13 maio, 2017

Cariri: Governo do Ceará entrega escola profissionalizante em Barro

Nas escolas deste tipo, são ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos e funcionamento diário em tempo integral, das 7h às 17h

"Meu sonho era buscar base para seguir a carreira na área de contabilidade. Com a chegada desta escola, vou aprender a parte técnica e me preparar para concorrer a uma vaga na Faculdade de Ciências Contábeis". A afirmação é de Emily Freitas, de 15 anos, aluna do 1º ano do Curso Técnico de Contabilidade da Escola de Ensino Profissionalizante Professor José Osmar Plácido da Silva, entregue nesta quinta-feira (11), no município de Barro, na Região do Cariri. A escola já está em funcionamento e atende 280 alunos dos cursos de Contabilidade, Informática, Finanças e Agropecuária.

O governador Camilo Santana destacou que a escola era uma reivindicação antiga da população. "Em 2010, quando eu era secretário no governo Cid, me propus a ajudar a construí-la. Hoje está aqui cheia de alunos e não será preciso o aluno desta cidade procurar grandes centros para concluir seus estudos e ainda vai poder escolher uma profissão técnica. É uma prova do investimento do nosso governo na Educação, enquanto outros estados estão com até dois meses de atraso no pagamento de seus servidores", disse o governador.

A unidade de ensino em Barro tem 12 salas de aula, auditório, biblioteca, blocos pedagógico e administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. O projeto ocupa uma área construída de 5,5 mil metros quadrados. O prédio foi construído com recursos estaduais e federais, tendo investimento total de R$ 10,4 milhões, utilizados na construção, compra de equipamentos e de mobiliário.

Nas escolas deste tipo, são ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos e funcionamento diário em tempo integral, das 7h às 17h. No terceiro ano, os alunos participam de estágio obrigatório e remunerado pelo Governo do Ceará.

Para o diretor Firmino Tavares Neto, a escola é um marco para a população de Barro. “É a maior obra que foi executada no município. É o que existe de mais importante para a cidade. A gente percebe que a EEEP melhorou a autoestima da população e aumentou a expectativa dos pais sobre o futuro dos filhos. Eles sabem que os jovens vão sair daqui com uma educação de qualidade e uma profissão”, ressaltou o diretor.

Segundo Firmino, como forma de destacar o importante papel da EEEP para o município, a escola homenageia um dos principais educadores de Barro. José Osmar Plácido da Silva foi professor de matemática da rede pública estadual de ensino e uma pessoa muito querida pelos moradores da região. “É uma homenagem justa a um excelente professor. Nada é mais significativo do que a escola ganhar o nome de um educador”, acrescentou.

Segundo Lara Faustino, de 14 anos, a escola, além de modelo para a região, veio trazer conforto e comodidade. "Vivemos numa cidade muito quente. Estudar em sala climatizada é muito bom, pois incentiva e nos proporciona melhores condições de aprendizagem", afirmou. Após os três anos na Escola Profissionalizante, Lara quer seguir cursando Ensino Superior na área de Ciências Exatas.

A Escola Professor José Osmar Plácido da Silva faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 20, sediada em Brejo Santo. A rede estadual na região conta com 21 escolas, sendo 14 de Ensino Médio Parcial, duas de Ensino Médio Integral, cinco de Educação Profissional e dois Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).


Escolas Profissionais

As Escolas Profissionais foram implementadas com a finalidade de integrar o Ensino Médio à Educação Profissional, dando oportunidade aos jovens de complementarem seus estudos, além de promover a formação para o mundo do trabalho. A rede oferta 53 cursos técnicos para 90 municípios cearenses. Em todo o Estado, são 50 mil jovens atendidos nas 116 Escolas Profissionais em funcionamento.

Na solenidade de entrega da escola, o governador Camilo Santana e o deputado federal André Figueiredo foram agraciados com a entrega do Título de Cidadão Barrense, entregue pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Erandir de Sousa Sinézio. Também estiveram presentes os prefeitos Marquinélio Tavares (Barro), Mano Morais (Mauriti), Lielson Landim (Milagres), o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, e o ex-prefeito de Brejo Santo, Guilherme Landim.


Juazeiro do Norte

Ainda nesta quinta-feira (11), o governador Camilo Santana esteve em Juazeiro do Norte, onde participou da solenidade que marcou o lançamento da retomada e finalização da Igreja Bom Jesus do Horto. O espaço religioso receberá a construção de presbitério e sacristia. As obras iniciaram no último dia 8 de maio. O prazo de finalização dependerá da arrecadação de recursos. O investimento para viabilização da obra provém da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga.

Camilo Santana destaca que a conclusão e entrega do equipamento é de grande importância histórica e também para o turismo no Estado. "O Cariri é referência do turismo religioso. São milhares de romeiros que visitam Juazeiro do Norte todos os anos. Então é muito importante a conclusão desse equipamento, que vai ser também mais uma espaço de fé, de oração, e de receber esses inúmeros fiéis. A iniciativa vem fortalecer o turismo religioso de Juazeiro e da Região do Cariri".






governadores do Nordeste assinam carta cobrando apoio do Governo Federal

Além de segurança, o 7º Encontro dos Governadores do Nordeste, em Salvador, debateu temas como previdência e operações de crédito

Os governadores do Nordeste assinaram nesta quinta-feira (11), em Salvador (BA), uma carta cobrando apoio do Governo Federal sobre a situação da segurança pública dos estados. “Diante do desafio do enfrentamento da violência nos estados, torna-se imprescindível e urgente alertar o Governo Federal sobre o problema que tem afligido milhões de habitantes e cobrar ações práticas da União.“, diz o início do documento, proposto pelo governador do Ceará, Camilo Santana, durante o 7º Encontro dos Governadores do Nordeste.

WEB WhatsApp Image 2017-05-11 at 14.29.40Os gestores estaduais presentes na reunião propuseram, entre outros temas, a criação de um Plano Nacional de Segurança, com orçamento próprio, para ajudar no melhor aparelhamento das polícias estaduais; a ampliação dos presídios federais de segurança máxima, de forma a isolar os principais líderes de facções; e iniciar uma urgente discussão com os estados, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal sobre a implantação de bloqueadores do sinal de celular em todos os presídios do país.

WEB WhatsApp Image 2017-05-11 at 14.30.06O governador do Ceará destacou a necessidade de mais investimentos do Governo Federal em políticas nacionais para a Segurança Pública. "Não basta só a presença da polícia na rua. É preciso também investigação, colocar os mandantes dos crimes na cadeia, assim como o julgamento deles, para que não haja impunidade. É essa reorganização que precisa ser feita em conjunto com o Governo Federal", disse Camilo Santana.


Reunião

O 7º Encontro dos Governadores do Nordeste contou com a participação de sete governadores – Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI), Robinson Faria (RN), Flávio Dino (MA), Renan Filho (AL) e Ricardo Coutinho (PB), além do vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas. Foram debatidos, ainda, temas como previdência complementar, alongamento da dívida dos estados com o BNDES e a liberação de novas operações de créditos.

Ficou definido que os governadores deverão se reunir, na próxima semana, com as bancadas do Nordeste na Câmara Federal e no Senado para tratar dos temas. “O objetivo (do encontro) é sempre unir e fortalecer o Nordeste em pleitos e ações, seja de desenvolvimento ou para demandas junto ao Governo Federal”, destacou o anfitrião Rui Costa, governador da Bahia.

  Veja, na íntegra, a carta dos governadores sobre segurança:

Nota dos governadores do Nordeste sobre a situação da segurança pública e o papel do Governo Federal

Diante do desafio do enfrentamento da violência nos estados, torna-se imprescindível e urgente alertar o Governo Federal sobre o problema que tem afligido milhões de habitantes e cobrar ações práticas da União.

 Pesquisas apontam como causa principal do crescimento da violência nos estados o avanço da atuação das facções criminosas, estimuladas, principalmente, pela movimentação do comércio milionário do tráfico de drogas.

 Referidas organizações criminosas, diante do permanente esforço das polícias estaduais em combatê-las, têm reagido de forma violenta e em cadeia através de atos terroristas como assassinatos, queima de ônibus e ataques a órgãos públicos, provocando o caos e deixando a população refém do medo, reação cada vez mais frequente no Brasil.

Diante do determinado em lei de que cabe ao Governo Federal apurar infrações penais contra a ordem política e social, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme; bem como prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, os governadores abaixo-assinados propõem:

1. A criação de um Plano Nacional de Segurança, com orçamento próprio, com fonte e valor definido e não contingenciado, para ajudar no melhor aparelhamento das polícias estaduais, a partir de discussões e sugestões dos estados, de forma a garantir apoio a cada ente na federação no efetivo combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas;

2. Ampliação dos presídios federais de segurança máxima, de forma a isolar os principais líderes de organizações criminosas e para que esses presos possam cumprir suas penas integralmente nas unidades federais;

3. Iniciar uma urgente discussão com os estados, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal sobre a implantação de bloqueadores do sinal de celular em todos os presídios do país, pela constatação de que boa parte dos crimes praticados recebem ordem e orientação de dentro das unidades penitenciárias;

4. Estimular o Congresso Nacional a rediscutir as leis penais, compreendidas pela sociedade como uma das causadoras da impunidade que estimula os criminosos e indigna a população.

5. Debate, no âmbito do Conselho Nacional de Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público sobre o funcionamento do Sistema de Justiça, no tocante à segurança pública, especialmente quanto aos presos provisórios, penas alternativas, audiências de custódia, casos de reincidência múltipla, etc.

       
  Governadores do Nordeste

Salvador, 11 de maio de 2017.






Prefeitura de Juazeiro do Norte convoca população a combater o Aedes aegypti

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio do Núcleo de Epidemiologia, da Secretaria de Saúde, confirmou 5 casos de chinkungunya (3 no Franciscanos, 1 no Betolândia e 1 no Sitio Gavião) e 3 casos de dengue (2 no Franciscanos e 1 no Aeroporto) no Município. Até o final de março apenas um caso de dengue havia sido confirmado. Nenhum caso de zika vírus foi confirmado.

A campanha de combate ao mosquito transmissor das doenças está sendo intensificada no Município, com atuação pontual também nas áreas onde foram detectados os casos. A participação da população com ações de prevenção se torna essencial para conter o mosquito.

Além dos casos confirmados, muitas notificações têm chegado ao Núcleo de epidemiologia como suspeita de dengue e chikungunya, e estão sendo investigados. Visando combater o mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Saúde, tem realizado constantes visitas aos imóveis residenciais e comerciais, terrenos baldios, pontos críticos, entre outros, fiscalizando e eliminando os criadouros do mosquito.

Também tem sido realizado o Dia ‘D’ de Combate ao Mosquito em diversos bairros, quando a SESAU, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Amaju, Secretaria de Educação, e outras pastas realizam caminhadas.

As visitas em bairros com altos índices de infestação também são intensificadas, como o João Cabral, Jardim Gonzaga e Pedrinhas. Novas ações já estão sendo programadas para este mês de maio. Outra ação importante é a coleta de lixo, realizada regularmente em todos os bairros do Município, bem como a retirada de entulho, evitando que se formem criadouros do inseto nas ruas.

Dessa forma, fica para a população o chamado a aderir a causa. Fazer regularmente a faxina em toda a casa e quintal, eliminando os focos, verificando se os reservatórios de água estão sempre bem tampados, não deixando baldes, garrafas, e outros objetos que possam acumular água espalhados, vedar caixas e toneis, deixar lonas de cobertura sempre bem esticadas para não acumular água, colocar o lixo na rua somente no dia da coleta, entre tantas outras ações simples, mas que são muito eficazes na luta contra o Aedes aegypti.

Professora Doutora realiza palestra de abertura da I Semana do (a) Assistente Social  

Para abrir as atividades da I Semana do (a) Assistente Social, a Professora e Doutora, Ana Elizabete Mota, ministrou palestra sobre o atual cenário do Serviço Social e as questões particulares que afetam a profissão. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 9, no Centro de Esportes Unificados (CEU).  

A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Isabela Bezerra, declarou aberta a Semana, parabenizando os profissionais da área, que somam e desenvolvem papel necessário para o progresso social. 

Estiveram presentes, o coordenador de Agricultura e Abastecimento, Romão França, profissionais da área, técnicos e coordenadores que integram os serviços da Assistente Social e funcionários da SEDEST. 

Dentro das questões abordadas pela professora Elizabete, está a intensificação da violência e criminalização das lutas sociais, que tem sofrido cada vez mais com a repressão de um Estado que está a serviço do grande capital. “A assistência social vem para minimizar a pobreza e mediar conflitos, mas não soluciona as desigualdades sociais, não enquanto o capitalismo preponderar”, ela ainda ponderou sobre ser o serviço social, uma profissão socialmente determinada. “É um serviço árduo, precisamos ter uma posição combativa, de resistência”, concluiu. 

Após a palestra, foi aberto ciclo de perguntas e provocações acerca do tema abordado. A professora do curso de Serviço Social da Universidade Leão Sampaio, Cecília Bezerra Leite, fez a mediação da mesa.  

O evento também contou com sessão de autógrafos do mais novo livro lançado pela palestrante, intitulado “Cenários, contradições e pelejas do Serviço Social Brasileiro”.  

A I Semana do (a) Assistente Social também irá trabalhar a temática lançada pelo Conselho Federal de Serviço Social, para a campanha de 2017 ‘Na luta de classes não há empate! ’.  

SEMASP se reúne com Associação de Fogos Cariri

O Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos, Luís Ivan Bezerra, reuniu-se com integrantes da Associação de Fogos Cariri para discutir melhorias na feira de fogos, que acontecerá entre os dias 15 de maio a 30 de junho, no parque Ecológico das Timbaúbas. A reunião teve como objetivo ouvir os feirantes e suas proposições, com a finalidade de fortalecer a parceria com a SEMASP e a entidade.

A feira de fogos é uma atividade comercial voltada às festividades juninas e chega a movimentar mais cerca de R$ 400 mil na economia local. Anteriormente era realizada na praça José Geraldo da Cruz, sendo transferida para cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) solicitado pelo Ministério Público, para o Parque Ecológico das Timbaúbas, onde acontece há cerca de cinco anos.

No local, serão anexadas 34 barracas, devidamente organizadas sob fiscalização do Corpo de Bombeiros e da SEMASP para garantir a segurança na comercialização dos artefatos pirotécnicos. De acordo com o Secretário Luís Ivan, a SEMASP dará toda assistência a feira de fogos, promovendo a limpeza diária, organização e padronização das barracas e acompanhando os 47 dias de comercialização dos produtos.

SEGEST participa de reunião com o SISEMJUM para tratar de pautas específicas

A Secretaria de Gestão de Juazeiro do Norte (SEGEST) participou na tarde desta terça-feira, 9, de reunião para tratar de pautas específicas no que diz respeito ao reajuste salarial dos servidores municipais. Representando a classe esteve o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUM), Marcelo Oliveira.

Durante a reunião foram abordadas três pautas específicas pelo sindicato. Uma delas foi o aprimoramento do texto da lei 3902/11 que faz menção aos percentuais da gratificação de titulação. A proposta é organizar e deixar claro que se trata de uma gratificação de titulação.

Outra demanda exposta foi à isonomia de salários entre os cargos de auditores fiscais da controladoria e da Prefeitura. A terceira é com relação aos servidores de nível superior que pleiteiam uma gratificação por atividade, no valor de 20%. A forma de implantação seria 5% a partir de julho desse ano, 10% para 2018, 15% para 2019 até chegar nos 20% em 2020.

O Secretário mais uma vez frisou a importância de não descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pois, caso aconteça, gera Improbidade Administrativa. Ele concordou que algumas leis de fato devam ocorrer correções e lembrou ainda que tudo tem que ser pensado e calculado nos mínimos detalhes para que a Prefeitura possa cumprir com os prazos e pagamentos dos servidores. Evaldo voltou a reafirmar o compromisso de sentar, discutir as pautas e resolver a situação, porém dentro dos percentuais que o Município possa pagar, sem haver prejuízos e desgastes no futuro.

O Secretário pediu a compreensão da classe no que diz respeito a atual situação e solicitou que as pautas fossem discutidas com maior clareza no segundo semestre, após ver como o Município se comporta depois da aprovação e implantação da Reforma Tributária. “Em agosto a gente teria uma noção de como seria o encerramento do exercício de 2017 e uma previsão de como será 2018”, argumentou Evaldo.

Memorial Padre Cícero realiza Semana Nacional dos Museus em Juazeiro do Norte

Entre os dias 15 e 21 de maio acontece em todo o Brasil a 15ª Semana Nacional de Museus, uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrada no dia 18 de maio.

Com o tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus, nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público cerca de três mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras.

Em Juazeiro do Norte, a Fundação Memorial Padre Cícero está organizando a programação local que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de maio, com objetivo de promover a integração entre os vários museus da Região do Cariri, através trocas de experiências entre os diretores dessas instituições.

Estão previstas ainda a realização de dois momentos de capacitação para os representantes dos museus caririenses presentes no encontro. São eles, a oficina Noções básicas de registro de acervos iconográficos, que terá como facilitador o historiador Renato Casimiro, e o minicurso Construção de Planos Museológicos, ministrado pela Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Cristina Holanda, que compartilhará as técnicas de como se elaborar o Plano Museológico, que é um documento que todos os museus devem ter, de acordo com o estatuto que regulamenta o setor. Trata-se de um planejamento de curto, médio e longo prazo que prevê as ações que as essas instituições devem adotar.

A Fundação Memorial Padre Cícero, a partir da realização Semana Nacional de Museus, passa a colocar em prática o plano para a criação de uma Rede de Museus do Cariri, que fortalecerá as ações dessas instituições em seus locais de origem e a implementação de políticas públicas para esse setor na região.

“Essa será uma boa oportunidade para que eles todos contem um pouco sobre sua organização e seus acervos. A proposta é que, a partir desse evento, nós possamos nos conhecer melhor e em breve criarmos uma rede articulada de Museus do Cariri”, comenta Cristina Holanda, Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero.

No primeiro, entre os intervalos das atividades, a organização do evento realizará visitas mediadas ao Memorial Padre Cícero.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Memorial Padre Cícero, localizado na Praça do Cinquentenário, S/N, bairro Socorro, em Juazeiro do Norte.

A programação completa pode ser conferida no site www.juazeiro.ce.gov.br

Sedeci ministra palestra na Semana do Microempreendedor Individual

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação tem participado ativamente das atividades promovidas por instituições que buscam fomentar o empreendedorismo, a indústria, entre outras atividades. Uma delas é a Semana do Microempreendedor Individual, que acontece até o dia 12 de maio, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

A SEDECI forneceu duas palestras para o evento, abordando temas como Inovação e Negócios Sustentáveis, com o objetivo de colaborar com a formação dos participantes do evento. O Secretário Michel Araújo, salientou a importância de momentos como esse como incentivo a categoria dos microempreendedores. “Fomentar a economia local com a participação do MEI e ao mesmo tempo incentivar a capacitação dessa categoria de empresários é de tamanha importância para o desenvolvimento econômico de Juazeiro do Norte para que se consolide de forma eficiente na criação de oportunidades de negócios”, declarou o gestor da pasta.

Além da Semana do Microempreendedor individual, a Secretaria apoia diversos eventos promovidos no Município, que tem o intuito de capacitar e fornecer informações importantes para o setor do comércio, indústria, entre outros.








Governo do Ceará vai dobrar o número de equipes do BPRaio no Estado

No Interior, ainda em 2017, o Governo do Ceará vai inaugurar batalhões em Canindé, Aracati, Morada Nova, Crato e Acaraú, além de outras 16 unidades em 2018. Em reunião de monitoramento do programa "Em Defesa da Vida", na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nesta quarta-feira (10), o governador Camilo Santana anunciou que irá dobrar o número de equipes do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Fortaleza e na Região Metropolitana, além de reforçar a presença do efetivo especializado em municípios do interior do Estado.

O BPRaio na Capital conta hoje com 38 equipes, 397 policiais militares, 350 motos e seis viaturas. Serão implantadas em 2018 novas unidades com 38 equipes, 320 policiais militares, 160 motos e seis viaturas. Na Região Metropolitana de Fortaleza, os municípios de Maracanaú, Caucaia, Maranguape e Eusébio somarão 26 equipes, 39 policiais militares, 100 motos e seis viaturas.

No Interior, ainda em 2017, o Governo do Ceará vai inaugurar batalhões em Canindé, Aracati, Morada Nova, Crato e Acaraú, além de outras 16 unidades em 2018. O projeto de interiorização do BPRaio no Estado prevê, ao final da implantação, que estejam atuando nas principais cidades do Interior 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Através da ação, oito cidades já receberam a estrutura da Polícia Militar: Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús e Tauá. Além destes municípios, o Raio atende a outros municípios próximos de cada localidade, alcançando 171 municípios ao todo.

Segundo Camilo Santana, a ampliação do policiamento é fundamental para o combate à criminalidade em território cearense. Este investimento, destaca o chefe do Executivo, caminha junto ao desenvolvimento passo a passo de melhores políticas de segurança pública para o Estado, com ações do Pacto por um Ceará Pacífico, a exemplo das últimas promoções de policiais e bombeiros militares, posse de novos policiais civis, Delegacias com Atendimento 24 horas, dentre outros avanços estruturais.  

"Onde o Governo do Ceará implantou o Raio nós tivemos resultados muito positivos de redução da violência, temos pesquisas em relação a isso. Decidimos, então, ampliar o Raio. Todas as cidades acima de 50 mil habitantes terão um batalhão específico. Todos os municípios da Região Metropolitana terão. E a meta em Fortaleza é dobrar, dividindo a cidade em territórios menores com a presença mais forte da polícia", detalhou o governador.


Reunião da Segurança

O Governo do Ceará também divulgou, na reunião na SSPDS, o consolidado dos índices de Crimes contra o Patrimônio (CVPs) e Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), referente ao mês de abril. Pelo quarto mês consecutivo, o número de roubos apresentou queda no Estado.

A redução dos CVPs no Estado, em abril, foi de 7,3%, comparados ao mesmo período do ano passado. Enquanto em 2016 os roubos somaram 6.499, neste ano o número foi de 6.026 (- 473 a menos). Na Capital, a queda foi de 8,1% (de 4.154 em 2016 para 3.819 em 2017).

Os furtos também seguem em queda no Ceará. Se em março os índices caíram 8,9%, no mês de abril a redução fechou em 9,5% (de 4.677 em 2016 para 3.233 em 2017). Em Fortaleza, a diminuição de furtos chegou a 17,3% (de 2.683 em 2016 para 2.218 em 2017).

No acumulado deste ano, de janeiro a abril, em relação ao mesmo período do ano passado, a queda de roubos e furtos apresentam queda em todo o Estado de, respectivamente, 8% e 6,7%.

Enquanto isso, os índices de CVLIs (homicídios) no Ceará apresentou acréscimo de 37% no mês de abril (de 274 em 2016 para 377 em 2017). Na capital cearense, o aumento foi de 86,7% (de 75 em 2016 para 140 em 2017).

O secretário da Segurança e Defesa Social, André Costa, ressaltou que hoje as Forças de Segurança do Estado atuam em regiões antes nunca exploradas em Fortaleza e em outros municípios do Ceará. Essa presença mais intensa das polícias na área de mais ações da criminalidade, destaca o titular da SSPDS, também causa reações que contribuem para a variação nos índices apresentados. "A gente vai continuar ampliando o trabalho. Não podemos permitir que os territórios fiquem nas mãos do crime organizado. Estamos fazendo esse enfrentamento e impedindo a ação e, claro, isso gera uma reação, efeitos colaterais. Mas a gente vai sempre trabalhar para melhorar e diminuir o impacto desses índices", disse Costa.


Continuidade nas ações

Ao longo do evento da Segurança Pública, Camilo Santana ressaltou a necessidade de se continuar ampliando as ações e fortalecendo as equipes para combater a violência em todo o Estado. O governador garantiu que, hoje, a variação dos CVLIs é preocupação central no debate junto à equipe da SSPDS e de todos os órgãos vinculados.

"Vamos trabalhar para identificar mais precisamente o que está ocorrendo, principalmente neste mês de abril, que foi um mês muito atípico em relação ao que vinha acontecendo no Ceará. Estou incomodado com essa situação, tanto que tenho determinado aqui a presença mais forte da polícia. O secretário tem fortalecido as operações no Estado, principalmente em Fortaleza, na ocupação de áreas em que antes a polícia não entrava. Procuro dar todo o apoio necessário, na contratação de mais pessoal, de mais equipamento, de mais estrutura e recursos", afirmou.

O chefe do Executivo também destacou a necessidade de mais investimentos do Governo Federal em políticas nacionais para Segurança Pública. Para ele, apenas com uma estrutura conjunta com trabalho intenso da Forças de Segurança e o cumprimento mais efetivo do papel da Justiça, é possível evoluir no combate à criminalidade. "Não basta só a presença da polícia na rua. É preciso também investigação, colocar os mandantes dos crimes na cadeia, assim como o julgamento deles, para que não haja impunidade. É essa reorganização que precisa ser feita", concluiu.




Ceará Filmes: Camilo Santana lança o Programa Estadual de Desenvolvimento do Audiovisual

O Programa conta com investimento de R$ 59,5 milhões, abrangendo ações de 2016 e 2017, da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Governo do Ceará. O governador Camilo Santana lançou, na noite desta terça-feira (9), no cinema do Centro Dragão do Mar, o "Ceará Filmes - Programa Estadual de Desenvolvimento do Audiovisual e da Arte e Cultura Digital". O Programa, cujo objetivo é ampliar a política para o audiovisual e a cultura digital cearense, conta com investimento de R$ 59,5 milhões, abrangendo ações de 2016 e 2017, da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Governo do Ceará.

"Quero parabenizar a Secult pela iniciativa. Quando vieram me apresentar a ideia do Ceará Filmes, fiquei encantado. Temos que estimular a cultura porque temos um potencial muito grande. Ela mexe demais com a economia nos estados brasileiros. Temos a compreensão da importância de tê-la como um eixo de desenvolvimento e uma forma de garantir a cidadania. Através dela podemos transformar a sociedade, olha a quantidade de jovens de talento, com a chance de fazerem o que gostam. E quem não gosta de cinema? Agradeço a Ancine por nos ajudar a levar duas salas para mais 10 cidades, interiorizando esse serviço tão rico e prazeroso", disse Camilo Santana.

Do montante de R$ 59,5 milhões, o valor da Ancine é de R$ 40 milhões, com o investimento do Estado chegando a R$ 19,5 milhões. Dividido em sete eixos - Produção, Distribuição, Exibição, Preservação, Formação, Rede Institucional e Legislação –, o programa se estrutura a partir de ações concretas advindas do diálogo integrador entre a Secult e os diversos agentes atuantes no audiovisual cearense: empresas produtoras, distribuidoras e exibidoras; associações, sindicatos e demais entidades de classe; escolas e universidades públicas e privadas; rede pública e privada de TV, além de instâncias governamentais.

O secretário da Cultura, Fabiano Santos Piúba, explicou a amplitude do projeto. "O programa é composto por várias linhas de ação, que vão desde produção, através do Edital Ceará de Cinema, exibição, onde entra o Cinema na Cidade, que prevê a construção de mais 20 salas de cinema em 10 municípios do interior, o eixo de formação através da Escola Porto Iracema das Artes, são vários projetos integrando políticas voltadas para o desenvolvimento e fomento do audiovisual no Ceará", disse.

O diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, destacou a vertente transformadora do programa. "É uma enorme alegria ver nascer o Ceará Filmes. Uma das ambições da Ancine era de que ao fazermos parcerias com os estados, a partir daqueles investimentos pudessem brotar políticas públicas. E estamos vendo isso acontecer no Ceará. A força desse país está em mobilizar o talento do brasileiro, com todos os sotaques, numa língua única, identidades culturais que ao invés de nos dividir, nos fortalece como nação. Parabéns ao governador Camilo Santana por, num momento de dificuldade econômica que vive o país, seguir apostando na cultura. Esse é um caminho que o Brasil precisa retomar", afirmou.

Arthur Leite, oriundo do Porto Iracema das Artes, é diretor de "Abissal", exibido durante o evento. O filme foi eleito do Melhor Curta-Metragem Brasileiro de 2016 e foi pré-selecionado para o Oscar 2017. Ele destaca que os jovens cineastas do Ceará têm tudo para ganhar novas oportunidades. "Esse é um momento simbólico, pois esses investimentos em políticas públicas culturais e audiovisuais são muito importantes. Eu nasci e me criei em Quixeré, cidade com menos de 20 mil habitantes, e através das políticas públicas consegui estruturar a minha carreira e me formei em cinema. Então, a Ceará Filmes será fundamental para a produção cinematográfica do Ceará. O Porto Iracema é uma das principais escolas de arte do país, pegando nome com pouca ou nenhuma experiência, junto com nomes experientes, transformando num lugar só de afeto e cultura através dos filmes, da dança, da música".


Veiculação pela TVC

Entre as novidades do Programa Estadual de Desenvolvimento do Audiovisual estão o Circuito Cearense de Cineclubes, a Programadora Ceará, a Distribuidora Dragão do Mar, o Edital de Cultura Digital e o Edital TVC Ceará Inédito, com investimento de R$ 10,5 milhões em produções audiovisuais – documentários, telefilmes, séries - voltadas para veiculação televisiva, fortalecendo o setor produtivo do audiovisual cearense e alavancando a visibilidade de produções através do sinal digital da TV Ceará.


Mais cinema no interior

A criação da Rede Cearense de Exibição também faz parte do Programa, consistindo em um circuito público de exibição comercial e cultural, com 13 complexos de cinema e um total de 23 salas voltadas para a diversidade estética, artística e cultural da sétima arte, com ênfase na produção brasileira - em especial a cearense – e na formação de público.

Vinte dessas salas de exibição resultam da parceria firmada entre a Secult, a Ancine e mais 10 municípios cearenses, pelo projeto Cinema da Cidade, componente do Programa Cinema Perto de Você. O investimento é de R$ 20 milhões da Ancine e R$ 12 milhões da Secult.

As 10 cidades são: Amontada, Aquiraz, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Iguatu, Itaitinga, São Benedito e Tauá. "Serão duas salas de exibição em cada um desse municípios, com investimento médio de R$ 3,2 milhões em cada um. Trata-se de uma ação de parceria entre Governo Federal, Governo do Ceará e as prefeituras, num federalismo cultural para democratizar o acesso à produção cinematográfica pelo cinema, que é o melhor lugar para se ver um bom filme", disse o secretário Fabiano Piúba.


Presenças

Estiveram também presentes no evento o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda; os deputados estaduais Manoel Duca, Carlos Felipe, Audic Mota, Augusta Brito e Ferreira Aragão; o presidente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Paulo Linhares; o presidente da TVC, Adriano Muniz; o presidente do Cine Ceará, Wolney Oliveira; o presidente da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine), Diego Benevides; os prefeitos de Amontada, Herbster Filho; Canindé, Maria do Rosário; Cedro, Nilson Diniz; Iguatu, Ednaldo Lavor; Itaitinga, Abel Rangel; São Benedito, Gadiel Gonçalves; Tauá, Windson Mota; e o secretário da Cultura de Aquiraz, William Mendonça; entre outros.






Governador anuncia 2ª turma da PM e média salarial da Polícia Civil e da Pefoce

Durante o bate-papo ao vivo, que acontece sempre às terças-feiras, o governador Camilo Santana afirmou que convocará 1.400 novos agentes da PM

Novos 1.400 agentes devem ser convocados pelo governador Camilo Santana, na próxima quinta-feira (18), para integrar o quadro de segurança da Polícia Militar do Ceará. O anúncio foi feito pelo chefe do Executivo nesta terça-feira (9), em primeira mão, durante o bate-papo semanal pelo Facebook. Os policiais que serão chamados vão se somar aos já 1.400 PMs da 1ª turma, convocados em março último. “Até o fim deste ano, eu quero que ingressem mais 2.800 novos policiais militares para que possamos aumentar o efetivo do Raio, aumentar a segurança do nosso Estado e garantir a tranquilidade do nosso povo”, projetou o chefe do Executivo.

Além disso, outra novidade comentada pelo governador foi a equiparação salarial com a média do Nordeste para inspetores e escrivães da Polícia Civil e para servidores da Polícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). “Da mesma forma que assegurei essa equiparação para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros, em abril, garantirei para esses outros segmentos”, confirmou Santana, que deve enviar Projeto de Lei em breve.

Durante a conversa ao vivo, que ocorre sempre às terças-feiras, a partir das 13 horas, o governador do Ceará respondeu a perguntas, dúvidas, elogios e críticas de seguidores em sua página. Uma das primeiras a participar do bate-papo, Rosina Lima questionou o chefe do Executivo quanto às questões de segurança pública. “Quando a violência vai diminuir?”, indagou.

“Este é o assunto que exige mais dedicação, mais empenho e de maior desafio para qualquer gestor. É preciso muito trabalho, dedicação, integração dos órgãos de segurança pública, da Justiça. É preciso valorizar os profissionais da área da segurança. E a primeira coisa que fiz, quando assumi o Governo, foi a Lei de Promoções, que promoveu quase 10 mil profissionais; a maior promoção do País. Além disso, houve concurso para a Polícia Civil. Até então, nós tínhamos o menor efetivo do País”, respondeu Santana.

O chefe do Executivo também enfatizou a regionalização das delegacias 24 horas e da implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no Ceará em diversos municípios cearenses. “Vamos implantar o BPRaio em mais de 21 cidades, com população acima de 50 mil habitantes”, garantiu o governador. A aquisição de mais armas, viaturas e helicópteros, e a implantação de mais delegacias pelo interior cearense foram outras medidas apontadas para reforçar a segurança do Estado.

Já o internauta Carlos André perguntou a opinião do chefe do Executivo sobre a proposta da Reforma da Previdência, que está no Congresso Nacional. “É importante algumas reformas neste País. É preciso ser feito um debate, com franqueza, sinceridade, transparência. Não se faz mudança sem dialogar. E sou contra a forma dessa proposta porque mexe muito com quem é mais pobre, principalmente com o homem do campo, o agricultor. Falo isso porque conheço a realidade do homem do campo do Nordeste brasileiro, principalmente a do Ceará”, disse Santana.

Outro comentário feito ao governador do Ceará foi dito por Antônia Santos. “Precisamos de mais empregos”, afirmou a seguidora. Citando o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) e a luta por tornar o Aeroporto Internacional Pinto Martins, que logo receberá investimentos da alemã Fraport, um HUB da TAM, o chefe do Executivo disse que novas perspectivas serão abertas no Estado. “O Governo tem trabalhado na perspectiva de alavancar os empregos e a economia”, assegurou.

Durante o bate-papo, que durou cerca de uma hora, o governador Camilo Santana também abordou temas relacionados à saúde, garantindo implantação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) aos municípios com mais de 50 mil habitantes. Além disso, Santana afirmou que Estado e Municípios estão juntos na execução de medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, mas que os cidadãos também colaborassem com as ações. “O problema pode estar na casa de cada um de nós”, alertou.

O chefe do Executivo também falou sobre o resultado, previsto para este mês, do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) que analisa os estudos de empresas privadas para a instalação de uma unidade de dessalinização no Ceará, que produzirá dois mil litros por segundo.

Santana também abordou o lançamento, nesta terça-feira (9), do projeto Ceará Filmes -  Programa Estadual de Desenvolvimento do Audiovisual e da Arte e Cultura Digital. O programa, em parceria com a Ancine, tem o objetivo de ampliar a articulação para o audiovisual e a arte e cultura digital cearense. O projeto prevê 20 salas de cinema espalhadas pelo Ceará. Municípios como Amontada, Aquiraz, Cedro, Crato, Iguatu, Itaitinga, São Benedito e Tauá devem ser beneficiados pela ação. “Só vamos diminuir a violência do nosso Estado com investimento, com profissionais qualificados, com prevenção, educação, ocupação de espaços públicos, investimento na nossa juventude, construção de Areninhas e lançamento de projetos culturais”, finalizou.



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...