31 janeiro, 2018

Em Brasília, governador se reúne com presidente da República para buscar apoio para a segurança pública

O governador Camilo Santana cumpriu agenda nesta terça-feira (30), em Brasília, onde se reuniu com o presidente da República, Michel Temer, para discutir medidas para a segurança pública do Estado. De imediato, foi aprovada uma força tarefa com grupo especializado da Polícia Federal.

“Discutimos os fatos ocorridos recentemente e solicitamos apoio em relação a ações urgentes no Estado, e também a médio e longo prazo. Ele já autorizou de imediato uma força tarefa com grupo especializado da Governo Federal para trabalhar a questão da inteligência e ficou de avaliar todos os pontos colocados na audiência”, disse o chefe do Executivo.

Participaram também da reunião o presidente do Senado, Eunício Oliveira; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gladyson Pontes; e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Albuquerque.
Camilo Santana destacou a importância da participação de todos os setores em prol da segurança do Estado. “Quero agradecer aos três poderes presentes, pois estamos mostrando unidade, união em defesa ao Ceará”, disse.

“Esse é um momento de somarmos forças, no interesse da defesa do povo do Ceará e na definição de que queremos viver um estado pacífico. Fomos bem recebidos pelo presidente da República em relação às questões trazidas pelo governador. Todas as reivindicações estão sendo analisadas, algumas foram de pronto autorizadas”, disse o senador Eunício Oliveira.





29 janeiro, 2018

Romaria das Candeias será aberta nesta segunda-feira (29) em Juazeiro do Norte

A Romaria de Nossa Senhora das Candeias terá início oficialmente nesta segunda-feira, 29, em Juazeiro do Norte. Visando acolher bem os fiéis, a Prefeitura Municipal promoverá serviços, em ação integrada entre as Secretarias, para garantir os dias de realização da romaria de forma organizada e segura para os munícipes e romeiros que visitam a cidade.

Às 18 horas desta segunda-feira, haverá procissão de abertura dos festejos alusivos à Nossa Senhora das Candeias, saindo da residência de Rosângela e Zefinha, na rua São Vicente, 154. Às 19 horas, acontece missa na Praça da Basílica, com hasteamento das bandeiras e missa de abertura da festa, seguida de quermesse e show do chapéu.
A Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) estará com uma tenda montada no largo da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. O espaço atenderá os romeiros das 08h às 21h, orientando-os e fazendo inscrições para o City Tour, que inicia na terça-feira, 30. O stand também servirá de apoio ao projeto Agentes de Romaria, que conta com 60 servidores cedidos por diferentes secretarias, para auxiliar os romeiros que visitam a cidade.

Os agentes de romaria também distribuirão os manuais do romeiro, material que servirá para amenizar os problemas para aqueles visitantes que se perderem ou necessitarem de informações sobre a cidade. No manual, há um espaço para anotar informações do romeiro e endereço da pousada que estejam hospedados. Além de informações sobre a cidade, roteiro de fé e dicas de saúde.

O Secretário de Turismo e Romaria, Junior Feitosa, ressalta que a Gestão Municipal do Prefeito Arnon Bezerra trabalhará de forma integrada para garantir uma boa acolhida para os visitantes do Município. “Nossa expectativa é que possamos desenvolver da melhor forma possível o acolhimento dos visitantes, garantindo uma estadia segura e atrativa para estes turistas, que vêm a Juazeiro do Norte para fortalecer a sua fé. Por isso, estamos realizando um trabalho em parceria com todas as secretarias, no intuito de oferecermos uma cidade limpa, segura, com trânsito fluindo melhor e espaços organizados”, afirma.

Parceria da administração

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte vem buscando fortalecer o trabalho de bom acolhimento dos romeiros, com diversos projetos realizados por meio de Secretaria de Turismo e Romaria. O Prefeito Arnon Bezerra tem orientado que seja desenvolvido um trabalho integrado entre as secretarias, no intuito de promover melhorias, possibilitar mais segurança, com uma cidade cada vez mais organizada. Essas ações são realizadas em conjunto com a Igreja, no intuito de promover um planejamento efetivo para receptivo na cidade. A Romaria das Candeias é a terceira maior em número de romeiros que visitam Juazeiro do Norte, até o próximo dia.





Demutran e Detran realizam ações educativas nas escolas, shopping e ruas da cidade

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (Sesp), através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Ceará), desenvolveram, nos dias 24 e 25 de janeiro, vasta programação voltada a educação no trânsito. O objetivo das ações foi divulgar o trabalho da Escola de Educação para o Trânsito do Cariri, a ser inaugurada ainda no primeiro semestre de 2018, em Juazeiro do Norte.

As ações, realizadas nas Escolas Municipais Ratts Barbosa e Lili Neri, no Cariri Garden Shopping e na Av. Padre Cícero, tiveram como foco promover a conscientização da população, através de medidas educativas, sobre a responsabilidade do cidadão no trânsito.

Na programação foram realizadas palestras, jogos e encenação teatral nas escolas, com distribuição de mil kit’s educativos para os estudantes. Para o Educador de Trânsito do Demutran, Edilson Marques, esta é uma ação de grande importância por formar, desde a infância, cidadãos mais responsáveis na sociedade.

O lúdico e interativo

As crianças que passeavam pelo Cariri Garden Shopping, na última quinta-feira, 25, tiveram a oportunidade de pilotar carrinhos de controle remoto, na cidade feita em lego, que estava em exposição. De acordo com a Educadora de Trânsito do Detran CE, Magla Holanda, o objetivo da ação é simular o trânsito de uma cidade, de forma lúdica e interativa. “Estamos divulgando o trabalho a ser realizado pela Escola de Educação para o Trânsito da região do cariri. Mostrando a importância de se educar cidadãos para o trânsito, desde a infância, pois esses serão os condutores do futuro. Temos a esperança de tornar o trânsito cada vez mais seguro”, ressalta.

Os educadores de trânsito ainda encenaram nas escolas e no shopping a peça teatral de cunho educativo “Chapeuzinho no Vermelho”, uma adaptação do clássico infantil dos irmãos Grimms, que tem por objetivo desenvolver no público a formação de uma consciência plena para o exercício da cidadania no trânsito.

Blitz Educativa

Na quarta-feira, 24, a equipe de Educadores do Demutran de Juazeiro do Norte e do Detran, desenvolveram uma Blitz Educativa na Av. Padre Cícero, uma ação, sem penalidade, com foco na conscientização dos condutores que passavam pela rotatória Crajubar. Os agentes falaraM sobre a importância de conduzirem seus veículos de forma correta, com documentação em dia e obedecendo as leis de trânsito.





Mais de 30 animais são adotados em primeiro evento promovido pelo CCZ

O 1º Evento de Adoção de Cães e Gatos, realizado na manhã do último sábado (27), em Juazeiro do Norte, foi considerado um sucesso pelos organizadores. Chegou a 37 o número de animais que ganharam um novo lar. O evento foi realizado por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Juazeiro do Norte, na Praça dos Ourives, e contou com o apoio do Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Município, de ONG’s da causa animal e de instituições de ensino superior.

Estavam disponíveis para adoção 40 animais, entre cães e gatos, que foram capturados doentes ou com suspeitas de zoonoses e recuperados pelo CCZ, além de animais vítimas do abandono. Na ocasião, houve ainda vacinação contra raiva, orientações sobre leishmaniose com estudantes do curso de farmácia da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), e conversas com os profissionais do CCZ sobre posse responsável.

Adoção responsável

O veterinário do CCZ, Huedo Gonçalves, explica que as principais orientações para adoção responsável são observar se realmente há espaço adequado para abrigar o animal e se a pessoa terá tempo suficiente para realizar os cuidados necessários, como levar para vacinar e fazer o acompanhamento periódico com o veterinário. “A gente orienta aqui a sempre manter em dia a vacinação, vermifugação, e se não tiver interesse na reprodução do animal fazer a castração no período correto”, completou.

A dona de casa Claudiana Andrade adotou dois cães. Para ela, a atitude é um ato de amor. “Maltratar animais não é bom. A gente tem que ter respeito, carinho por eles, cuidar deles. Não é só adotar. É dar amor, alimento, atenção. É tudo isso que eu vejo que eles precisam”, disse.

Na avaliação da coordenadora do CCZ, Rosilene Rodrigues, o evento foi muito positivo. “É muito importante poder continuar nosso trabalho, pois aumenta os espaços em nossos canis. Fico feliz pelo fato de serem animais encontrados na rua, doentes, abandonados. E espero que agora eles estejam em um lar amoroso, que lhes dê todo o amor e cuidado que eles merecem”, completa.





CGM inicia segunda fase de capacitação com servidores que atuam no Controle Interno das Secretarias

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Juazeiro do Norte dará prosseguimento, na manhã desta segunda-feira, de 9h às 12h, a segunda fase da capacitação com os servidores do Município, que atuam no sistema de Controle Interno das Secretarias, através de gerenciamento de riscos na administração pública. Será um encontro de alinhamento estratégico para unidades gestoras, com foco em licitação e despesa pública.

Seu acontecimento se dá em módulos e ocorre na sede do Núcleo de Prática Jurídica, localizada na Avenida Maria Letícia Pereira s/n.º, Bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte/CE. O treinamento teve início nos dias 5 e 6 de dezembro, logo após houve um recesso, e agora reinicia.

A proposta visa incentivar as ações para a construção de um controle interno preventivo, com foco na gestão e guiado pela legislação. O objetivo é apresentar aos servidores as principais noções sobre Administração Pública e ações de Controle Interno, expor os requisitos necessários para o seu funcionamento e analisar, com os participantes, as possíveis metodologias para a sua implantação.





PAA Leite reúne secretários municipais e coordenadores na terça-feira (30)

Ação prevê investir cerca de R$ 24 milhões em 2018. Meta é ampliar o raio de atuação e atender 134 municípios. 
Cerca de 99 coordenadores e secretários municipais participarão do Seminário Estadual do Programa do Leite (PAA Leite) na próxima terça-feira (30). O evento, marcado para ter início às 8h, assinala o pontapé inicial da execução da ação que atendeu 321.677 pessoas através de 1.746 entidades socioassistenciais em 99 municípios cearenses. A meta, segundo a coordenadora do programa Gizelli Morais, é atingir 134 municípios, além de fomentar e aumentar o número de cooperativas.

“Estamos convocando, pessoalmente, cada um secretários e coordenadores municipais e movimentos sociais a estarem conosco na próxima terça-feira. Será o ponto alto da execução do PAA Leite em todo Ceará, com um crescimento de 39% apenas nos últimos doze meses e a perspectiva de consolidarmos ainda mais essa política pública tão importante para os agricultores familiares e para a parcela da população mais vulnerável do nosso Estado”, assinalou o secretário Dedé Teixeira.

O Programa de Aquisição do Leite (PAA Leite), também conhecido pelo seu nome mais antigo, o “Leite Fome Zero”, é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) executada em parceria com os governos estaduais do Nordeste Brasileiro e Minas Gerais. O programa é responsável pela aquisição de leite de vaca e cabra da agricultura familiar, que deve ser de produção própria dos agricultores familiares e deve cumprir os requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes.

No Estado, o Governo do Ceará contrata organizações da agricultura familiar responsáveis por pela captação, pasteurização, envasamento e transporte do leite para as Centrais de Recebimento e os pontos de distribuição em locais pré-definidos pelos municípios. São beneficiários consumidores pessoas atendidas por entidades da rede socioassistencial e unidades da rede pública de ensino, além de famílias registradas no Cadastro Único, com prioridade para as famílias com perfil do Bolsa Família.

Em 2017, a coordenação estadual do PAA Leite adquiriu 9.609.205 litros de leite bovino e 232.478 litros de leite caprino, fomentando a sustentabilidade da cadeia produtiva em todo Estado, atendendo 2.020 produtores da agricultura familiar e pagando um preço mais justo e estável que o aplicado pelas empresas do ramo mais atuantes no Estado.

SERVIÇO

Encontro com Secretários Municipais de Agricultura
Data: 30/01/2018
Horário: 8h
Local: Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
PROGRAMAÇÃO
8h – Credenciamento
8h30 – Café da manhã
9h – Composição da mesa de abertura
9h30 – Acolhida dos participantes e apresentação da metodologia do evento
9h40 – Balanço das atividades realziadas no ano de 2017 e perspectivas para 2018
11h – Termo de Cooperação: relembrando e destacando nossas obrigações
11h30 – Trabalhando com nossas entidades
12h – Almoço
14h – SISLEITE: cronograma, relatórios e rotinas
16h30 – Considerações finais e encerramento





ZPE Ceará bate recorde de movimentação no segundo semestre de 2017

A ZPE Ceará encerrou o segundo semestre de 2017 com 5,9 milhões de toneladas de carga solta e a granel movimentadas na sua Área de Despacho Aduaneiro (ADA). A movimentação é considerada recorde e representa um crescimento de 31,12% em comparação ao segundo semestre de 2016, período em que foram movimentadas 4,5 milhões de toneladas.

A movimentação total do ano de 2017 foi superior a 11 milhões de toneladas. Desse total, 7,5 milhões foram de entrada de matérias-primas como minério, carvão, calcário, brita e 3,5 milhões de saída de produtos como placas de aço, escória, BTX e alcatrão. As placas de aço produzidas pela CSP já ocupam o primeiro lugar no ranking das cargas mais movimentadas na rota internacional. Os EUA são o principal destino, recebendo 37% desse material que sai pelo Pecém.

A ZPE Ceará, em função das quatro empresas instaladas em sua área, proporcionou um incremento significativo na movimentação do Porto do Pecém no ano passado. Só de carvão mineral e minério de ferro importados pela CSP, mais de 6,2 milhões de toneladas passaram pelo Porto do Pecém em 2017.
Segundo o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior, o resultado do ano passado representa a consolidação da prática operacional do monitoramento e controle de cargas na ADA da estatal, de acordo com a função da ZPE de dar suporte ao controle aduaneiro da Receita Federal.

Mário Lima ressalta que toda a operação foi realizada com mão de obra recrutada nas regiões de São Gonçalo, Paracuru, Caucaia e Fortaleza. “É importante frisar que, além da infraestrutura disponibilizada pela ZPE Ceará, o Sistema de Controle Aduaneiro (SICA) desenvolvido na própria ZPE, para adequação das rotinas às portarias regulamentadoras da Receita Federal, foi fundamental para o sucesso das nossas operações”, explica.

Insumos regionais

Do total de 7,5 milhões de toneladas de matérias-primas da CSP movimentadas nos gates da ZPE Ceará no ano passado, 848,6 mil toneladas foram oriundas de municípios cearenses, representando 11,24%, o que demonstra o fortalecimento dos negócios da Companhia Siderúrgica com o interior do Estado. Com o setor siderúrgico consolidado, a ZPE Ceará, além de proporcionar a geração de empregos, tem estimulado a pauta de exportação do Estado, a partir da fabricação de placas de aço voltadas para exportação pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

Os insumos regionais (brita, calcário, dolomita, quartzo, briquete, magnesita e sílica, entre outros) foram oriundos de municípios como Eusébio, Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Quixeré, Jucás, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Jaguaribe, Forquilha, Quixeramobim, Quiterianopólis, Banabuiú, Horizonte, Pentecoste e São Luís do Curu, com reflexos positivos diretos na economia destas regiões.

O envolvimento destes municípios na comercialização de insumos para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) reflete o esforço do Governo do Estado do Ceará para desenvolver a economia local e gerar emprego no âmbito regional.

Comércio exterior

De acordo com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), em 2017, as exportações do Ceará somaram US$ 2,10 bilhões, representando crescimento de 62,48 por cento em relação a 2016, quando foi registrado US$ 1,29 bilhão.

Dos US$ 2,10 bilhões da pauta de exportação do Estado no ano passado, os produtos e subprodutos da Companhia Siderúrgica do Pecém- CSP (placas de aço, ferro gusa, btx e alcatrão) movimentados nos gates da ZPE Ceará representaram 48,03% (US$ 1,016 bilhão).

Segundo estudo do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (CIN/FIEC), do total de US$ 1,016 bilhão exportado pela CSP, US$ 999,2 milhões foram movimentados pelo Porto do Pecém e US$ 17,1 milhões pelo Porto de Fortaleza.





Secretaria do Turismo e Copa Airlines anunciam novo voo para a Cidade do Panamá

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e a Copa Airlines anunciaram nesta segunda-feira (29) o novo voo da companhia que ligará a capital cearense à Cidade do Panamá. Serão duas frequências semanais que terão início no próximo dia 18 de julho. O anúncio foi realizado em evento para o trade turístico e a imprensa, no Centro de Eventos do Ceará. Com o novo voo, o Ceará passa a ter, até o fim deste ano, 43 frequências semanais internacionais para 13 destinos.

“A cidade do Panamá concentra um hub que permite que tenhamos acesso imediato a 78 destinos em 32 países das Américas do Norte, do Sul e Central, além do Caribe. Esses voos são importantíssimos tanto para ampliar o número de visitantes estrangeiros ao Ceará como também para facilitar a ida do cearense a países como Estados Unidos, México e Canadá, por exemplo. Além disso, abre também possibilidade de mais negócios para o Estado”, afirma Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Ceará.

O voo CM343, com duas frequências semanais, sairá de Fortaleza às quintas-feiras e domingos às 2h13min, e chegará ao Panamá às 6h45min (horários locais). O voo de volta, CM342 sairá do Panamá às quartas-feiras e sábados às 15h25min e chegará às 23h57min a Fortaleza (horários locais). Os voos serão operados por um Boeing 737-800 com capacidade para 16 passageiros em classe executiva e 138 passageiros na cabine principal.

“É com muita alegria que anunciamos Fortaleza como novo destino Copa, depois de uma excelente negociação com o Governo do Estado. Aumentaremos nossa capilaridade no Nordeste, com o voo que já operamos no Recife e com o que também lançaremos em Salvador, atendendo à crescente demanda dos passageiros da região”, afirma Emerson Sanglard, gerente geral da Copa Airlines no Brasil. As passagens já começam a ser vendidas nesta segunda-feira (29) por US$ 545 ida e volta.





Governo do Ceará forma mais 98 jovens em Pentecoste e Umirim

Os jovens foram capacitados através dos Projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) segue preparando a mão de obra no interior cearense e forma nesta terça-feira, 30 de janeiro, nos municípios de Pentecoste, às 8h30, e Umirim, às 10h30, mais 98 jovens qualificados através dos Projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades. O titular da Pasta, Josbertini Clementino, fará a entrega dos certificados de conclusão dos cursos nos municípios.

Em Umirim, além da entrega de certificados, o secretário apresentará o Cartão Mais Infância para 355 famílias que serão beneficiadas com a ação.

Dos 98 formandos, 40 foram capacitados em Pentecoste, sendo 20 concludentes do curso de Auxiliar Administrativo, na linha de ação Jovem Bolsista do Primeiro Passo e, outros 20 formandos do curso de Cabeleireiro, através do Criando Oportunidades. Em Umirim, foram qualificados 58 jovens, desse total, 18 foram capacitados no curso de informática, na linha ação Bolsista, do Primeiro Passo, e outros 40 através do Criando Oportunidades, nos cursos de Costureiro (20), e Cabeleireiro (20)
Cartão Mais Infância

Em Umirim, além da certificação, Josbertini conversará com 355 famílias beneficiadas com o Cartão Mais Infância. “Estamos visitando cada um dos municípios contemplados, e esclarecendo dúvidas, bem como orientando os gestores municipais e beneficiários sobre o processo de transferência de renda e todas as demais especificidades do Cartão. Aproveitamos também para conversar com as mães, que são as administradoras desse recurso e, nossas maiores aliadas nesta missão que é dar uma infância digna para nossas crianças”, ressalta Josbertini.

No Ceará, cerca de 60 mil famílias em situação de extrema pobreza, cadastradas no CadÚnico e com crianças entre zero a cinco anos e 11 meses de idade, serão contempladas com R$ 85,00, mensais, até o fim de 2018. O Cartão Mais Infância, mais uma ação do Programa Mais Infância Ceará, foi lançado pelo governador Camilo Santana e pela primeira-dama Onélia Santana, em dezembro, durante cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará. Os recursos são do governo do Estado, e são pagos por meio do Banco do Brasil.
Condicionalidades

A transferência de renda contempla os núcleos familiares cearenses que se enquadram na situação de alta vulnerabilidade social: residentes de zona rural, em propriedades sem banheiro ou sanitário, de estrutura inapropriada (taipa, palha, madeira aproveitada ou outro material), além de residências urbanas sem água canalizada em pelo menos um cômodo. Até julho de 2018, cerca de 60 mil famílias cearenses serão beneficiadas com o Cartão Mais Infância.

Projetos

O Primeiro Passo qualifica profissionalmente adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. O projeto atua em três linhas de ação: Aprendiz, Bolsista e Estagiário.

Articulado com outras políticas públicas, o projeto Criando Oportunidades amplia as oportunidades dos cidadãos cearenses. O público prioritário são mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais. As turmas do projeto são desenvolvidas de acordo com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.

Serviço

30 de janeiro (terça-feira)

• Pentecoste

→ 8h30 – Câmara Municipal – Rua Antonio Carneiro, s/n, Centro
Projeto Primeiro Passo (Jovem Bolsista): 20 formandos do curso de Auxiliar Administrativo
Projeto Criando Oportunidades (4 kits): 20 formandos do curso de Cabeleireiro

• Umirim

→ 10h30 – Câmara Municipal – Rua Carlos Antônio Sales, Centro
Projeto Primeiro Passo (Jovem Bolsista): 18 formandos do curso de Informática
Projeto Criando Oportunidades: (8 kits) 20 formandos do curso de Costureiro e 20 formandos do curso de Cabeleireiro.

*Mais informações

Projeto Primeiro Passo: 85 3101.1559 / 1554

Criando Oportunidades: 85 3101 1558/ 1556





A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...