23 junho, 2023

Vice-prefeito de Barbalha Vevé Siqueira participa da estreia do segundo bolsa jovem


O vice-prefeito de Barbalha, Vevé Siqueira, participou da estreia do segundo Bolsa Jovem de Barbalha, um programa que oferece oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social. A aula inaugural aconteceu no Cine Teatro Municipal, com a presença de autoridades.

Vevé Siqueira destacou a importância do Bolsa Jovem para o desenvolvimento humano e econômico de Barbalha. Segundo ele, cerca de 80% dos jovens que estavam participando nunca tiveram chances no mercado de trabalho. Ele também elogiou a gestão do prefeito Guilherme Saraiva, pela iniciativa e pelo compromisso com a juventude barbalhense.

A reportagem da Web TV Crajubar acompanhou a estreia do segundo Bolsa Jovem de Barbalha e conversou com o vice-prefeito Vevé Siqueira, que falou sobre a satisfação em estar participando da estreia do segundo Bolsa Jovem.





Vereador Dorivan Amaro faz um balanço dos seis primeiro meses de 2023


O vereador Dorivan Amaro fez um balanço positivo dos seis primeiro meses de sessão na Câmara Municipal de Barbalha, que encerrou no último dia 22 de junho. Em entrevista à nossa reportagem, ele destacou alguns projetos e requerimentos aprovados pelo plenário que beneficiam a população barbalhense.

Dorivan Amaro também ressaltou o seu papel fiscalizador como vereador, cobrando do Poder Executivo ações e obras que atendam às demandas da comunidade. Ele citou como exemplo a construção do canal da Bela Vista, que deve ter início no próximo dia 10 de julho e ser concluída em 180 dias. Segundo ele, essa é uma obra esperada há décadas pelos moradores da região, que sofrem com alagamentos e transtornos em períodos chuvosos.

O vereador afirmou que aproveitará o recesso parlamentar de 15 dias para visitar as comunidades e ouvir as reivindicações dos cidadãos. Ele disse que planeja voltar do resseso com novas ideias e projetos para o segundo semestre de 2023. Ele agradeceu o apoio e a confiança dos seus eleitores e se colocou à disposição para continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Barbalha.



Odair Matos fala quão foi produtivo para o municipio esse primeiro semestre


O primeiro semestre de 2023 foi o mais produtivo da história da Câmara Municipal de Barbalha, segundo o vereador e presidente Odair Matos. Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, ele afirmou que “temos que continuar os trabalhos” em prol do desenvolvimento do município.

Ele também disse que está satisfeito com a sintonia com os demais colegas vereadores, que aprovaram diversas leis importantes para a população barbalhense. Entre elas, destaca-se a lei que cria a Procuradoria Especial da Mulher.

No retorno do recesso, a Câmara Municipal terá três ou quatro inaugurações, a primeira delas será a inauguração dos gabinetes no dia 7 de julho. A outra deve acontecer no dia 17 de julho, que será a inauguração do plenário reformado. E também a Procuradoria Especial da Mulher e a Casa do Cidadão, que acontecerão em meados de julho. Já foram comprados todos os equipamentos necessários para o funcionamento desses espaços.

O vereador e presidente Odair Matos ressaltou que a Câmara Municipal está cumprindo seu papel de fiscalizar o Executivo e legislar em benefício da sociedade. Ele também agradeceu o apoio da população e convidou todos para participarem das sessões legislativas e das atividades da Casa.

22 junho, 2023

Diretoria do colégio santo Antônio realiza mais um grande são João com os alunos e familiares


O Colégio Santo Antônio de Barbalha é uma instituição de ensino que há 70 anos forma cidadãos com qualidade e valores cristãos. Nesta quinta-feira, dia 22 de junho, o colégio realizará a sua tradicional festa junina, que contará com a participação dos alunos e familiares. 

O diretor do colégio, Giuseppe Sampaio, afirma que a ideia é confraternizar e celebrar a cultura nordestina, com muita música, dança e comidas típicas. A festa terá início às 19h e se estenderá até a meia-noite ou uma hora da manhã. Haverá duas atrações musicais: Danilo Sanfoneiro, Na Base da Chinela. 

Além disso, os alunos realizarão apresentações de quadrilhas, xaxado e outras manifestações folclóricas. A expectativa é de receber cerca de mil pessoas no São João deste ano de 2023.



Câmara de Vereadores de Barbalha aprova reajustes salariais e aumento de carga horária aos agentes de trânsito do município


A Câmara de Vereadores de Barbalha aprovou por unanimidade um projeto de lei que concede reajustes salariais e aumento de carga horária aos agentes de trânsito do município. O projeto foi enviado pelo Executivo e beneficia cerca os profissionais que atuam na fiscalização e orientação do trânsito na cidade.

O projeto prevê um aumento no salário dos agentes, além de uma ampliação da carga horária. Segundo o agente Wellington, que concedeu uma entrevista à reportagem da Web TV Crajubar, o projeto é beneficial tanto para a classe quanto para a administração do município.

“É um reconhecimento do nosso trabalho, essencial para garantir a segurança e a mobilidade dos cidadãos barbalhenses. Com o aumento da carga horária, teremos mais agentes nas ruas, o que melhorará o serviço prestado à população”, afirmou Wellington.

O presidente da Câmara, professor Odair Matos, destacou a importância dos agentes de trânsito para o desenvolvimento de Barbalha e parabenizou o prefeito Guilherme Saraiva pela iniciativa. “A Câmara está sempre aberta ao diálogo e à parceria com o Executivo em prol do bem-estar dos servidores públicos e da comunidade em geral. Os agentes de trânsito merecem esse reajuste e esse aumento de carga horária, por realizarem um trabalho fundamental para a ordem e a paz no trânsito”, disse Odair.



Merece destaque o projeto de lei que beneficiam os profissionais


Aconteceu na última reunião da câmara de vereadores de Barbalha, contemos os principais pontos discutidos e aprovados pelos parlamentares. Foi uma sessão muito proveitosa e histórica para o município, onde tivemos um semestre letivo muito produtivo em termos de legislação.

Entre os nove projetos apresentados neste dia, destacamos o projeto de resolução do vereador Epitácio que concede o título de cidadão Barbalhense ao deputado Fernando Santana, que tem sido um grande parceiro do município em diversas áreas. 

Também merece destaque o projeto de lei que beneficiam os profissionais da saúde do município. Um deles concede o aumento salarial do piso aos profissionais da saúde, conforme previsto na Lei Federal. Com isso o benefício a categoria unificada dos agentes de endemias e os agentes de saúde, garantindo a eles além do direito do passe livre nos transportes públicos do município.  Essa é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais essenciais para a saúde pública.

Outro projeto importante foi o que concede reajuste à categoria do Demutran. Essa medida visa melhorar as condições de trabalho e a qualidade do serviço prestado à população.

Além dos projetos, foram aprovados sete requerimentos, entre eles, que solicita ao poder executivo a construção de uma praça no bairro do Rosário. Essa é uma demanda antiga dos moradores daquela localidade, que carecem de um espaço de lazer e convivência.

Agradecemos a todos os vereadores pelo empenho e dedicação em prol do desenvolvimento de Barbalha. Continuaremos trabalhando juntos para fazer da nossa cidade um lugar cada vez melhor para se viver.



A Câmara Municipal de Barbalha aprovou o piso


A Câmara Municipal de Barbalha aprovou projeto de lei que beneficiam os profissionais da saúde do município o aumento salarial do piso, conforme previsto na Lei Federal. O benefício é para os profissionais da enfermagem, que engloba enfermeiros, técnicos e auxiliares.

O projeto foi votado na sessão da última quarta-feira dia 21 de junho e contaram com o apoio unânime dos vereadores presentes. Segundo o presidente da Câmara, Odair Matos, os projetos são uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais da saúde, especialmente neste momento de pandemia.

Uma das maiores reivindicações dos profissionais da saúde é a aprovação de um piso salarial para a área de enfermagem, que engloba enfermeiros, técnicos e auxiliares. Essa categoria é responsável por grande parte do atendimento e cuidado aos pacientes nos hospitais, clínicas e postos de saúde, mas muitas vezes não recebe o reconhecimento e a valorização que merece.

Agora os projetos seguem para a sanção do prefeito Guilherme Saraiva, que já manifestou seu apoio às propostas. Os profissionais da saúde comemoraram a aprovação dos projetos e agradeceram o empenho dos vereadores e do prefeito pela conquista.



21 junho, 2023

Vereador e empresário Bosco Vidal fala do balneário e convida


O balneário Recanto das Barreiras, localizado na zona rural de Barbalha, é uma ótima opção de lazer para quem busca contato com a natureza e diversão em família. O empreendimento é fruto da iniciativa do vereador e empresário Bosco Vidal, que conversou com a reportagem da web TV crajubar sobre o projeto e o funcionamento do balneário.

Segundo Bosco Vidal, o balneário foi inaugurado recentemente e conta com piscinas. Além disso, o local oferece churrasqueiras, quiosques, banheiros, estacionamento e um restaurante que serve comida regional. 

Bosco Vidal disse que o balneário é um sonho antigo que se tornou realidade graças ao apoio da sua família e dos seus amigos. Ele afirmou que o objetivo é proporcionar um espaço de lazer e entretenimento para os moradores da região do Cariri, especialmente os barbalhenses. Ele também destacou que o balneário gera emprego e renda para a comunidade local, por empregar cerca de 15 pessoas diretamente e outras indiretamente.

O vereador e empresário aproveitou para convidar a todos para conhecerem e desfrutarem do balneário Recanto das Barreiras, que fica na estrada que liga Barbalha ao distrito de Arajara. Ele disse que: “O balneário é um lugar seguro e agradável para quem quer relaxar e se divertir em meio à natureza”.

A pedido do vereador Bosco Vidal a câmara concede título de cidadão Barbalhense


O título de cidadão barbalhense é uma honra concedida pela Câmara Municipal de Barbalha a pessoas que se destacam por suas contribuições à cidade. Neste ano, um dos homenageados será a professora Verinha, que nasceu na cidade de Cedro, em Pernambuco, mas que há muitos anos desenvolve sua atividade docente em Barbalha.

Formada em pedagogia, ela leciona há um bom tempo na rede pública municipal, tendo passado por diversas escolas e projetos educacionais. Ela é conhecida por sua dedicação, carisma e amor pela profissão.

O vereador Bosco Vidal, que propôs a homenagem, destacou a trajetória e o trabalho da professora Verinha em seu discurso. Ele ressaltou que ela é um exemplo de cidadã barbalhense, que contribui para o desenvolvimento e a educação da cidade.

20 junho, 2023

Novos gabinetes e salão de reunião dos vereadores será inaugurado no início do mês de julho


A reforma da Câmara de Vereadores de Barbalha, a construção dos gabinetes de todos os vereadores e o novo salão da sessão com novas bancadas foram um grande investimento para o município. A obra, que começou já no início desse ano, está prevista para ser inaugurada no início do mês de julho com uma celebração da santa missa. O presidente da casa, Odair Matos, falou à reportagem da web TV crajubar sobre a gratidão em fazer parte desse grande investimento e os serviços que tem prestado à população barbalhense.

Segundo Odair Matos, a reforma da Câmara foi necessária para melhorar as condições de trabalho dos vereadores e dos servidores, além de proporcionar mais conforto e acessibilidade aos cidadãos que acompanham as sessões legislativas. Ele destacou que a obra foi realizada com recursos próprios da Câmara, sem comprometer o orçamento do município. “Fizemos uma gestão responsável e transparente, economizando nas despesas e aplicando os recursos na melhoria da estrutura física da Câmara”, afirmou.

Odair Matos também ressaltou o papel dos vereadores na fiscalização das ações do Executivo e na elaboração de leis que beneficiam a população. “Trabalhamos com afinco e dedicação para atender aos anseios do povo barbalhense, buscando sempre o diálogo e a harmonia entre os poderes”, disse, o presidente da câmara Odair Matos.

A reforma da Câmara de Vereadores de Barbalha e a construção dos gabinetes de todos os vereadores e o novo salão da sessão com novas bancadas são um marco na história do legislativo municipal. A obra representa o compromisso do presidente Odair Matos com a democracia, a transparência e o desenvolvimento de Barbalha.



19 junho, 2023

A energia na câmara de Barbalha gera uma economia 92,5% na conta de luz


O presidente da Câmara Municipal de Barbalha, Odair Matos, anunciou uma economia significativa nas contas de energia da Casa, graças à instalação de placas de energia solar. Segundo ele, a economia chega a quase 2 mil reais por mês, representando uma redução de cerca de 92,5% no valor da fatura.

Odair Matos destacou que a compra das placas de energia solar foi um investimento muito proveitoso, pois além de gerar economia para os cofres públicos, também contribui para a preservação do meio ambiente. Ele afirmou que a Câmara de Barbalha é uma das pioneiras na região a adotar essa fonte de energia limpa e renovável.

O presidente da Câmara também ressaltou outras ações que realizou em seu mandato à frente do Legislativo, como a construção do gabinete dos vereadores, a instauração da Procuradoria da Mulher, a capacitação dos servidores da Casa e a garantia da gratuidade do curso “Alcance Preparatório” para o Enem. Ele disse que planeja continuar trabalhando em parceria com o prefeito Guilherme Saraiva e o deputado Fernando Santana para trazer mais benefícios para o povo de Barbalha.



18 junho, 2023

Secretaria de cultura de barbalha realizou o 32º festival de quadrilha

 



A Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha promoveu o 32º Festival de Quadrilha de Barbalha, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de junho, no Complexo Social Mais Infância de Barbalha. O evento contou com a participação de quadrilhas de vários municípios do estado do Ceará, que disputaram o título de campeã. O secretário de cultura Isaque Luna falou sobre a importância do festival para a valorização da cultura popular e o fortalecimento do turismo na cidade.

Festival de Quadrilha é uma tradição que faz parte do nosso ciclo junino, que envolve também o corte e o hasteamento do pau da bandeira de Santo Antônio, o padroeiro de Barbalha. É uma festa que reúne milhares de pessoas, que vêm prestigiar as apresentações das quadrilhas, que são verdadeiros espetáculos de cores, ritmos e alegria. Além disso, o festival movimenta a economia local, gerando renda e emprego para os barbalhenses, disse o secretário.

O festival é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o festival é pela União Junina do Ceará e o apoio da Prefeitura Municipal de Barbalha. A entrada é gratuita, a reportagem da web TV crajubar esteve presente na terceira noite do festival das quadrilhas que se apresentaram.



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...