02 setembro, 2017

Hemoce lança IX Concurso de frases e desenhos para estudantes

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce da rede pública do Governo do Ceará, lança a IX edição do Concurso de Frases e Desenhos  para estudantes da rede pública e privada do Ceará. As inscrições para participar do concurso iniciaram no dia 29 de agosto e seguem até o dia 12 de setembro e devem ser feitas pelas escolas interessadas.

Desde 2007 o Hemoce trabalha anualmente o concurso entre os estudantes. A ideia partiu da necessidade de desenvolver ações de conscientização de cidadania e solidariedade entre jovens estudantes estimulando a formação de futuros doadores voluntários. No ano de 2016 o concurso inscreveu 516 escolas em todo o estado, esse número representa um aumento de 25% em comparação ao ano anterior. Entre desenhos e frases foram recebidos 5.813 trabalhos, um índice 10% maior do ano que ano de 2015. Todas as informações encontra-se no site  do Hemoce: www.hemoce.ce.gov.br



Polêmica! Ejacular em mulher constrange, mas não justifica prisão, diz juiz

Masturbar-se em um ônibus e ejacular no braço e no pescoço da passageira ao lado pode ser constrangedor aos que presenciam e aos que sofreram com a situação, mas não é motivo o suficiente para manter o responsável pelo ato preso, mesmo que ele tenha antecedentes criminais. Com esse entendimento, o juiz José Eugênio do Amaral Souza Neto relaxou a prisão em flagrante de um homem em São Paulo.

O acusado foi preso nesta terça-feira (29/8) após se masturbar e ejacular na passageira que estava sentada ao seu lado em um ônibus que cruzava a avenida Paulista, em São Paulo (SP). Após o ato, o homem quase foi agredido pelos outros passageiros, mas o motorista do veículo e o cobrador impediram as agressões enquanto a Polícia Militar não chegava.

Ele foi acusado de estupro, mas o juiz converteu o crime para o delito previsto no artigo 61 na Lei de Contravenções Penais: “Importunar alguém, em lugar público ou acessível ao público, de modo ofensivo ao pudor”.

Essa mudança recebeu o apoio da defesa do acusado, feita pela Defensoria Pública de São Paulo, e do Ministério Público paulista. Ambos se manifestaram pelo relaxamento do flagrante. A pena para essa contravenção penal é uma multa que varia entre 200 mil réis e dois contos de réis, segundo a norma.

“O crime de estupro tem como núcleo típico constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. Na espécie, entendo que não houve o constrangimento, tampouco violência ou grave ameaça, pois a vítima estava sentada em um banco do ônibus, quando foi surpreendida pela ejaculação do indiciado”, justificou o magistrado.

Apesar do relaxamento do crime, José Eugênio do Amaral considerou que o ato praticado por Novaes é “bastante grave” e resultou em traumas para a vítima. Ele também considerou o histórico do acusado, que já tem passagens anteriores por condutas que atentam ao pudor, mas ressaltou que a solução para esse problema é o tratamento psiquiátrico e psicológico, não a prisão.



Agentes de saúde de todo o país terão mais atribuições no dia a dia

A Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que inclui representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o Brasil, aprovou ontem a nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) do Ministério da Saúde. A proposta ficou em consulta pública dez dias, e recebeu 6.281 contribuições. O documento também passou pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A nova política prevê o aumento do número de equipes que poderão receber recursos do Governo Federal, e uma mudança nas atividades atribuídas aos agentes comunitários de saúde. Agora, os agentes passarão a medir a pressão sanguínea, verificar a glicemia e realizar curativos em pacientes durante as visitas domiciliares.

Isso só passará a ocorrer após a autorização legal e a capacitação dos profissionais. O Brasil tem 329 mil agentes comunitários; destes, cerca de 60% serão capacitados pelo Ministério da Saúde em até 5 anos. Os demais já são qualificados como técnicos em enfermagem e podem executar as novas funções.

Fortaleza

Segundo Rui de Gouveia, coordenador da Atenção Primária de Saúde de Fortaleza, a porcentagem de agentes comunitários capacitados para realizar as atividades propostas se aproxima do percentual nacional. Para o coordenador, a nova Pnab traz pontos positivos em relação à valorização das habilidades profissionais dos agentes, mas pode representar complicações quanto à estruturação da atenção básica de modo geral.

“A nossa atenção básica é prioritariamente composta por equipes de Estratégia e Saúde da Família (ESF). Pela política anterior, a ESF era a estratégia que fazia com que o município recebesse do Governo valores além do piso fixo da atenção básica, de acordo com a quantidade de habitantes do município (per capita). Com a nova política, o Ministério da Saúde passará a reconhecer outras modalidades, e isso desvaloriza a ESF, que era o principal receptor de recursos variáveis”, salienta Gouveia.

Flexibilidade

A carga horária dos profissionais de saúde contratados pela Atenção Básica também será flexibilizada. A partir da nova legislação, os municípios poderão contratar até três profissionais da mesma categoria para exercer as 40 horas semanais de trabalho que, até então, eram cumpridas por uma única pessoa. Agora, cada funcionário deverá cumprir, no mínimo, 10 horas.



Fortaleza recebe congresso de Radiodifusão Norte/Nordeste

Reunindo profissionais de rádio e televisão, o congresso Fala Norte/Nordeste 2017 acontece em Fortaleza entre os dias 4 e 6 de setembro. O evento foi confirmado pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) e é considerado o principal encontro de radiodifusão das duas regiões.

Nesta edição, o congresso traz como tema “A Importância dos Meios de Comunicação para o Desenvolvimento e Geração de Negócios”. Serão estimuladas discussões a respeito do desenvolvimento econômico das regiões Norte e Nordeste, assim como assuntos voltados para a radiodifusão.

Haverá ainda debates fomentados pela Abert sobre as leis da migração do rádio AM/FM e da digitalização do sinal de TV, as novidades do integrador de rádios Mobi Abert e o combate a notícias falsas. O evento contará ainda com a entrega do Prêmio Aboio de Comunicação e a Mostra Audiovisual e Sonora, que trará a história do rádio no Ceará.
Em evento paralelo ao congresso, a Feira da Indústria da Radiodifusão contará com a presença de expositores locais.



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...