14 fevereiro, 2020

Índios Cariris e suas historias

O modo de vida dos indígenas que aqui habitavam mudaram com a descoberta do território brasileiro pelos lusitanos. O homem branco queria dominar o território a seu modo, impondo trabalho escravo aos índios e tentando amansá-los de alguma forma com o ensinamento do Cristianismo (catequização), em detrimento da cultura peculiar que eles preservavam.

Como movimento de resistência dos índios, algumas tribos indígenas da região Nordeste formaram a Confederação dos Cariris, e em 1683, tentaram recuperar os vastos hectares de terra que os fazendeiros portugueses haviam tomados.
Os Índios Cariris tinham hábitos de vida similares ao homem neolítico: com seus costumes tribais, eram liderados por um sábio e desenvolviam práticas rudimentares de agricultura, morando próximo aos rios para plantarem em terrenos férteis.

A vida na tribo era tranquila. Suas residências eram construídas com a palha da palmeira. Usavam utensílios feitos de forma artesanal como cabaças, cuias e coités. Fabricavam seus utensílios domésticos. Dentre eles destacamos o pilão de socar, a arupemba, o abano, esteiras de palha de palmeira e artigos feitos em cerâmica como vasos, pratos e panelas onde podiam fazer seus cozidos provenientes da farinha de mandioca, (produzida em estilo rudimentar, em casas de farinhas primitivas). O bejú, a tapioca, a puba, a canjica, o cuscuz e muitas outras receitas nutritivas vieram dos nossos antepassados indígenas.

Os cariris eram tribos mestiças, divididas da seguinte maneira a partir de suas localizações geográficas:

• Inhamuns: viviam na região sertaneja de Inhamum;
• Cariris: viviam no sul do Ceará;
• Cariús: viviam entre os rios Cariús e Bastões, próximo à Serra do Pereiro;
• Crateús: viviam nas proximidades da bacia superior do Rio Poti.

Primeiro, eles ocuparam a província do Rio Grande do Norte, expulsando violentamente fazendeiros portugueses de lotes fundiários que antes eram territórios indígenas. Em seguida, migraram para uma cidade paraibana, onde permaneceram por muito tempo em conflito com a população local e, por último, ocuparam o Vale do Jaguaribe, no Ceará.

Com medo de que a revolta se alastrasse, o governador-geral do Brasil Manuel da Ressurreição pediu ajuda aos bandeirantes de São Paulo e São Vicente para tentar domá-los. Entretanto, a iniciativa só piorou o conflito. Os cariris começaram a ocupar outros territórios cearenses e receberam apoio de outras tribos.

Irritados com o êxito dos indígenas, em 1713 o coronel João de Barros Braga mandou exterminar todos os povos indígenas que surgissem pela frente, sem distinção de sexo ou idade, pois queria certificar-se de sua vitória. Só depois de muito sangue derramado o governo-geral conseguiu exterminar a Confederação dos Cariris, deixando um lamentável legado histórico para o Brasil.



Amarrado com correntes corpo é encontrado na cachoeira de Missão Velha

Um cadáver foi encontrado da forma mais macabra possível por volta das 10 horas desta sexta-feira na cachoeira de Missão Velha e logo identificado como sendo da travesti “Monique”, como era conhecida Leonardo Matias Chagas, de 25 anos, que residia no Sítio Cajueirinho em Juazeiro do Norte. O mesmo estava com o abdômen amarrado com correntes, além de cordas de nylon envoltas no pescoço e sob a ponte da cachoeira.

O corpo se encontrava perto de um local com muitas pedras e parcialmente submerso. Uma patrulha do Destacamento Militar de Missão Velha esteve no local, onde um popular amarrou a ponta da corda no ferro que aponta os indicadores relacionados com o nível de profundidade para que o cadáver não descesse nas águas do rio. Os próprios populares, com a ajuda dos PMs, se encarregaram de retirar a vítima do reservatório.

Este foi o primeiro homicídio do mês de fevereiro em Missão Velha e o segundo do ano. O outro tinha acontecido na noite do dia 7 de janeiro quando Francisco dos Santos Moura, de 20 anos, foi morto a golpes de faca. O crime aconteceu na Avenida Coronel José Dantas perto do Hospital Geral de Missão Velha (Bairro Maternidade). Ele residia na Rua José Arnaldo Maia daquele bairro e não tinha passagens pela polícia num caso, até agora, envolto em mistério.



Projeto que obriga preso a ressarcir gastos com prisão é aprovado em comissão do Senado

O texto foi levado a plenário em julho do ano passado, porém os senadores decidiram enviá-lo para reexame da CCJ.
 
O ressarcimento poderá ser feito com recursos próprios ou por meio de trabalho oferecido pelo presídio. Foto: Divulgação/Governo do Ceará
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (12) projeto de lei que prevê a obrigação de o preso ressarcir o Estado pelos gastos com sua manutenção. O ressarcimento poderá ser feito com recursos próprios ou por meio de trabalho oferecido pelo presídio. O PLS 580/2015, do ex-senador Waldemir Moka, retorna agora para análise em Plenário.

O texto foi levado a plenário em julho do ano passado, na forma de um substitutivo da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), porém os senadores decidiram enviá-lo para reexame da CCJ. O novo relator da proposta na comissão, Alessandro Vieira (Cidadania-SE), apresentou novo substitutivo para deixar evidente que somente haverá obrigação de pagamento das despesas para os presos hipossuficientes — ou seja, sem condições financeiras — quando os presídios oferecerem trabalho.

Para esses presos que não tenham como arcar com todos os custos, haverá um desconto, fixado em até 25% da remuneração recebida pelo preso. O texto determina que, ao término do cumprimento da pena, eventual saldo remanescente da dívida estará extinto.

Recursos próprios.

O relator também deixou claro que o preso que possuir recursos próprios deverá ressarcir o Estado independentemente de oferecimento de trabalho pelo estabelecimento prisional.

Na hipótese de não ressarcimento por esses presos, as despesas serão convertidas em dívida e será aplicada a legislação relativa à cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública.

Os presos provisórios também deverão arcar com os custos do sistema prisional. Os valores serão depositados em conta judicial e serão devolvidos em caso de absolvição.

“Não há como deixar de diferenciar o preso que possui recursos próprios dos hipossuficientes. Da mesma forma, não vemos razão para não cobrar as despesas do preso provisório, até porque é assegurada a devolução de todos os recursos em caso de absolvição”, apontou o relator. 


Fontes Senado.

Secretaria de saúde de Barbalha é vitima de tratamentos não recomendados

Vereadores da oposição na cidade de Barbalha que não se tocaram que a eleição municipal passada acabou, resolveram permanecer em palanque na tentativa de mostrarem serviço ao governador Camilo Santana que não está nem ai para o que possa ou não acontecer naquela cidade, pois que tem a magnitude de sacar que Barbalha não é o centro do mundo, muito menos o umbigo do Ceará.

Os edis barbalhenses que vivem em campanha 24 horas por dia, agora cismaram de trazer para este ciclo vicioso, membros da administração daquela cidade que amanhem o dia e anoitecem, dando o sangue para bem servir ao povo citadino e ganhando muito aquém do que merecem. São uns abnegados. É por isso que muita gente boa hoje se nega a emprestar seus nomes às administrações públicas municipais para não passarem por estes constrangimentos.

É o que ora está a acontecer com a secretária municipal de Saúde, doutora Poliana Callou, uma senhora técnica em saúde pública, determinada, criteriosa e ciente de suas responsabilidades à frente desta importante Pasta. Bom ressaltar que Poliana e sua secretaria foram elogiadas mês passado pela Coordenadoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (Corac/ Sesa) da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará por seus excelentes desempenhos. Os vereadores oposicionistas estão querendo desautorizá-la nas suas atribuições funcionais, chegando ao cúmulo de convocá-la coercitivamente como se esta fosse uma”maria mole” que pode ser manejada para este ou para aquele outro lugar na hora que melhor lhes aprouver. Não é por ai e é justamente por isso que publicamos logo mais abaixo, Nota de como deve ser tratada uma mulher no desempenho de suas atividades laborais:

“Diferente do que se imagina, não é preciso ser agredida fisicamente para estar em uma relação violenta.

Algumas palavras e atitudes podem ferir a autoestima de uma mulher tanto quanto.

E isso tem nome: violência psicológica. Esta é a forma mais subjetiva e, por isso, difícil de identificar.

Para romper esse silêncio, desde 1981 o movimento feminista comemora em 25 de novembro, o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgados na última semana, uma em cada três mulheres é vítima de violência no mundo. E esta violência, de tão latente, chega a ser classificada entre: física, sexual, moral e psicológica.

Por ser subjetiva e, por isso, de difícil identificação, a violência psicológica, na maioria dos casos, é negligenciada até por quem sofre – por não conseguir perceber que ela vem mascarada pelo ciúmes, controle, humilhações, ironias e ofensas.”



Fontes cncariri/cariri e isso.

Prefeito Arnon Bezerra entrega nesta sexta-feira, 14, a EEIF Manoel Balbino da Silva

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação (Seduc), irá reinaugurar nesta sexta-feira, 14, às 18h, a EEIF Manoel Balbino da Silva, localizada na Vila Carité.

De acordo com a Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, tais reformas são de suma importância para a comunidade e são possíveis graças ao empenho do Prefeito Arnon Bezerra que cada vez mais busca elevar os índices da educação pública municipal.

A unidade escolar é uma das instituições que passou por reforma e requalificação na sua estrutura física, para proporcionar aos alunos e professores um ambiente mais propício e adequado ao processo de ensino e aprendizagem, valorizando assim a prática pedagógica.



Servidores da Educação participam de reunião com a Fundação Elos e a Fundação Lemann

Servidores da Secretaria de Educação (Seduc) de Juazeiro do Norte estiveram na manhã desta terça-feira, 11, no Centro de Empreendedorismo (CEI) da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) para reunião com a fundação Elos Educacional por meio de uma parceria através do Programa Formar da Fundação Lemann, onde ambos realizam assessoria para a Seduc.

Na oportunidade foi discutido o aprimoramento para a gestão educacional como Plano de Ação Individual e Reuniões de Alinhamento. Estiveram presentes educadores, gestores pedagógicos e técnicos, ouvindo e debatendo acerca de uma melhor maneira para que se possa trabalhar a pedagogia nas escolas, tanto pelos gestores quanto pelos professores.



Secretaria de Turismo e Romaria cria setor de inteligência

A Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) implantou nesta semana um setor de inteligência com o intuito de coletar, analisar e distribuir dados e informações sobre a movimentação turística de Juazeiro do Norte. A unidade funciona no mesmo prédio da Setur, no anfiteatro do Centro de Apoio aos Romeiros, e ajudará a proporcionar subsídios para criação de políticas públicas mais assertivas.

Outra finalidade do setor é colaborar com a produção científica local, assim como estimular o fomento ao turismo e o desenvolvimento econômico do município. O setor conta com um economista, um profissional da área de estatística e um administrador público. Esses profissionais irão condensar dados e informações relevantes sobre o turismo e o fenômeno das romarias dentro de uma rotina constante de relatórios avaliativos que ficarão à disposição da sociedade, sobretudo aos profissionais ligados diretamente ao turismo, economia e à pesquisa.

De acordo com o Secretário da pasta, Júnior Feitosa, o novo setor apresentará estratégias focadas diretamente no potencial de cada segmento. “Essa rede de inteligência irá trabalhar de forma mais constante, dentro da secretaria, com levantamentos atualizados com maior frequência, e nos dará um melhor direcionamento nas nossas ações”, afirmou.



Seagri recupera estrada que leva ao Sítio Taquari

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, deu início na manhã desta quarta-feira (12), a recuperação da estrada que leva à comunidade do Sítio Taquari.

Cerca de dois quilômetros de estrada passam pelo processo de terraplanagem, com a utilização de equipamento próprio do Município, destinados através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

O trabalho de recuperação de estradas vicinais na Zona Rural de Juazeiro do Norte tem sido intensificado desde meados do mês de janeiro.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento de Juazeiro do Norte, Romão França, afirma que o objetivo da pasta é dar atenção às estradas das 51 comunidades rurais do Município. "Nós estamos trabalhando incansavelmente, inclusive nos finais de semana. Nosso objetivo é continuar garantindo o trânsito da população entre as comunidades e a sede do Município", destaca o Secretário Romão França.



Prefeitura de Juazeiro do Norte realiza convênio com Hapvida e oferece vantagens exclusivas aos servidores

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio de parceria entre as secretarias de Administração (SEAD) e de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDECI), trouxe para uso exclusivo dos servidores municipais o aplicativo “GanhoMais”. Através desse aplicativo os servidores podem aderir ao plano de saúde Hapvida com vantagens especiais.

A adesão é simples e rápida. Após baixar o aplicativo “GanhoMais”, disponível nas lojas Google Play e Apple Store, basta clicar no menu “Saúde” e escolher o plano que melhor se adequa ao servidor e sua família. O valor do plano é descontado diretamente na folha de pagamento, sem burocracia.

Esse é um dos diversos benefícios que a Prefeitura Municipal, em parceria com o “GanhoMais”, oferece aos servidores, reforçando a atenção em proporcionar mais qualidade de vida a estes profissionais.



Servidores devem comparecer ao atendimento do Bradesco até a sexta (14) para evitar problemas com salário

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Administração, informa aos servidores municipais que ainda não compareceram ao atendimento presencial do Banco Bradesco para formalizar a conta-salário, que devem ir ao Hotel Verdes Vales até a próxima sexta-feira (14).

O horário de atendimento é das 8h às 18h. É necessário levar documento de identificação, CPF e comprovante de residência. Quem não compareceu no dia específico do agendamento ou da letra inicial do seu nome será atendido normalmente.

Os servidores que não comparecerem ao atendimento não entrarão na folha de pagamento de fevereiro, uma vez que o depósito dos salários já passará a ser feito pelo Banco Bradesco. De acordo com informações do banco, ainda faltam 1.800 servidores se apresentarem.



Gasolina “sem imposto” será vendida a R$ 2,68 nesta sexta em Manaus

O movimento “Mais Amazonas, Menos Impostos”, iniciativa formada por ativistas e empresários pró-liberdade, em parceria com o Instituto Ajuricaba, promoverá nesta sexta (14), uma manhã de “Gasolina Sem Imposto” no Autoposto Ipiranga São Francisco, localizado próximo ao fórum Henock Reis. Na ocasião, 4 mil litros de gasolina comum serão vendidos por apenas R$ 2,68 o litro.

Segundo Artur Fonseca, presidente do Instituto Ajuricaba, o objetivo da ação é conscientizar a população de que a principal razão do alto preço dos combustível é a grande alíquota de impostos estaduais e federais. “Atualmente cerca de 44% do preço da gasolina é formada por tributos, e isso onera principalmente o bolso dos mais pobres” afirma Fonseca.

Com o tema “O problema não é o posto, é imposto”, o movimento busca demonstrar que a insatisfação popular com o preço dos combustíveis é válida e que a redução dos tributos é um assunto urgente e necessário. O assunto foi trazido à tona na última semana após o presidente da república Jair Bolsonaro (sem partido) “desafiar” os governadores a zerar o ICMS cobrado da gasolina (cuja média nacional é de 29% por litro).

“Nosso objetivo é que a população de Manaus saiba o quanto economizaria caso o peso dos impostos no preço da gasolina não fosse tão grande” afirmou Vivianne Santos, coordenadora regional do Students for Liberty Brasil. “Por isso, além da venda de combustível sem imposto, também haverá no local um trabalho de conscientização tributária para os pedestres e motoristas” finaliza a coordenadora.

Recorde de arrecadação

Em 2019, o governo do Amazonas arrecadou quase R$ 2,6 bilhões de reais a mais que o previsto. Segundo o deputado estadual Serafim Correa (PSB), o estado arrecada cerca de R$ 2 bilhões por ano somente com o ICMS cobrado dos combustíveis. Tal situação faz com que o Amazonas possua uma das gasolinas mais caras do Brasil.

Ainda em 2019, os impostos estaduais sobre o combustível chegaram a impressionantes R$ 584 bilhões, e representou quase 18% da arrecadação total do ICMS no país. No mesmo período, o governo federal arrecadou R$ 27,4 bilhões sobre os combustíveis através do PIS/COFINS e do CIDE.


Médicos e enfermeiros passam por capacitação sobre temas da Campanha Fevereiro Laranja e Roxo

Médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de Juazeiro do Norte participaram, na tarde desta quarta-feira (12), no auditório da Faculdade de Medicina de Juazeiro (FMJ), de capacitação sobre Conduta clínica do lúpus, mal de Alzheimer e fibromialgia. Estas patologias são o foco da Campanha Fevereiro Laranja e Roxo.

O evento faz parte do cronograma de ações da Secretaria da Saúde, que tem como objetivo explanar a importância da temática no âmbito da Atenção Primária.

Os profissionais participaram de palestras sobre comprometimento cognitivo e demências no acompanhamento de idosos na Estratégia Saúde da Família, ministrada pela médica Jaciara Marques; e também sobre conduta clínica do lúpus e fibromialgia, ministrada pela médica Patrícia Andrade.

A diretora da Atenção Primária, Cristina Alencar, agradeceu a participação de todos os profissionais e ressaltou que estes temas não são muito abordados no dia a dia como outros que o Ministério da Saúde propõe durante todo o ano, e que por isso momentos como esse são relevantes para agregar conhecimentos e trocas de experiências, proporcionando atendimento mais qualificado à população.



Seu Barriga e Chiquinha estão namorando na vida real

Os atores Édgar Vivar e María Antonieta de las Nievas e, o Seu Barriga e a Chiquinha e da Turma do Chaves, respectivamente, compartilharam um beijo recentemente e aqueceram as notícias de que eles estavam namorando.

Em 1970, os dois trabalhavam juntos em uma das séries de maior sucesso, Chaves.  Na década de 1970, ambos trabalhavam em uma das mais emblemáticas séries da história, Chaves. Édgar Vivar, que interpretava o seu Barriga, teve vários escândalos em relação à sua vida romântica.

No ano de 2018, surgiu até um boato de que ele era gay, não apenas porque ele mostrou seu apoio a casais gays, mas porque ele também nunca teve filhos. Ele disse ainda que está fazendo um livro com suas memórias, onde esclareceria todas as dúvidas, mas publicaria até morrer.

Vivar e María Antonieta sempre foram próximos e que foram sempre melhores amigos. Ambos se conhecem há cerca de 50 anos e ela confessou: “Esta é a primeira vez que nos beijamos”. E também afirmou com muita confiança: “Eu sou uma viúva, ele é solteiro, ninguém pode nos falar nada”, confessou à revista TVNotas .

“Gostei do beijo e brincamos que somos solteiros”, com essa frase a atriz encerrou as declarações.

Dessa forma, Chiquinha e Seu Barriga estrearam o romance, sem culpa, sem preconceitos e, acima de tudo, sem se importar com o que dirão.



Fonte: cncariri.com.br e El Dictamen

Prefeitura de Juazeiro do Norte realiza reforma da Praça do Taquari

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está reformando a Praça no Sítio Taquari, na Zona Rural do Município.

A obra está sendo realizada com recursos próprios da Prefeitura.

A praça é um local de encontro e lazer da comunidade do Sítio Taquari. Além da reforma do piso, a praça receberá jardinagem, iluminação em Led e urbanização no seu entorno.



Projeto autoriza porte de arma a mulher com medida protetiva

Projeto autoriza porte de arma a mulher com medida protetiva
Autor: Maria Eduarda Oliveira,
quarta-feira, 12/02/2020

Manaus – Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), durante o primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018, os casos de violência contra mulheres cresceram 11% no Amazonas. Além disso, em relatório divulgado pela Polícia Civil do Amazonas, mais de 5 mil medidas protetivas foram concedidas a mulheres em 2019. Os dados chamaram atenção do Deputado Sanderson (PSL-RS) e de profissionais que defendem a causa das mulheres no Estado.

Sanderson criou o Projeto de Lei 6278/19, que autoriza o porte de arma de fogo para as mulheres que estejam sob medida protetiva decretada por juiz. A proposta tramita na Câmara dos Deputados e acrescente a medida ao Estatuto do Desarmamento. O deputado espera combater a violência doméstica praticada contra a mulher. O argumento dele é que o Estado não tem sido efetivo em prover a segurança de seus cidadãos.

No Amazonas

A tenente Adriane Silva, oficial da Polícia Militar do Amazonas e comandante do Ronda Maria da Penha, disse acreditar que todo cidadão que preencha os requisitos legais pode portar arma de fogo para proteger sua vida e propriedade e que isso não seria diferente para as mulheres que sofrem violência.

"Estar ou sentir-se segura, com ou sem arma de fogo, é uma forma de diminuir a violência. Se a mulher estiver se sentindo segura e protegida ela terá, inclusive, mais facilidade para tomar decisões", afirmou a tenente.


Marco Charneski
 
Adriane explicou ainda que a problemática da violência contra mulheres precisa ser abordada em todos os âmbitos, seja na escola, na igreja, no trabalho, na televisão, entre outros locais. Para ela, dialogar sobre o assunto é o primeiro passo, uma vez que a educação é superior a qualquer forma de punição.

Já na opinião da delegada Débora Mafra, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), não é armando uma mulher que se resolve o problema da violência, ainda mais quando ela pode ser vítima de sua própria arma.

‘’Acredito que as políticas públicas atuais, como a lei Maria da Penha e suas atualizações, tem sido muito relevantes na segurança das mulheres. A denúncia é a melhor arma que uma mulher pode utilizar para combater a violência doméstica, como vemos nas estatísticas’’, declarou a delegada.


Marco Charneski
 
Débora ainda trouxe alternativas que podem ajudar na diminuição desse índice, como a implementação de matérias na educação dos jovens e crianças sobre direitos individuais, incluindo a defesa à mulher e o combate à violência doméstica. De acordo com ela, somente por meio da educação a cultura machista enraizada no Brasil mudará.



Barbalha se prepara para o dia “D” de vacinação contra o sarampo

A Prefeitura de Barbalha, através da Secretaria de Saúde, realiza, neste sábado, 15, o dia “D” de vacinação contra o sarampo para pessoas de 5 a 19 anos. Neste dia será disponibilizada a vacina no Centro de Saúde Materno Infantil de 8 às 17horas.

A campanha teve início na última segunda-feira em todas as salas de vacina do Município. A vacinação contra o sarampo segue orientações do Ministério da Saúde, e acontece em todo o país, no período de 10 de fevereiro até 13 de março de 2020.


No Município de Barbalha, todas as salas de vacinas disponibilizarão as vacinas, no horário de funcionamento das unidades. As pessoas que irão se vacinar devem portar a caderneta de vacinação e o cartão SUS.



13 fevereiro, 2020

Sextou Barbalha – Prefeito dará início à construção de Ginásio Poliesportivo

O prefeito Argemiro Sampaio Neto assina nesta sexta-feira, 14, a ordem de serviço do Ginásio Poliesportivo do Arajara. A iniciativa é mais uma ação desenvolvida no programa “Sextou Barbalha”, que estabelece cronograma de entrega de equipamentos, ordens de serviços, e assinatura de convênios.


A programação está prevista para às 17 horas, em frente a escola municipal, Antônio Costa Sampaio. A assinatura da ordem de serviço envolve as Secretarias de Educação, de Infraestrutura,  Esporte e Juventude.



Nova proposta salarial para policiais pode ultrapassar os 440 milhões; acordo deve ser fechado hoje

A nova proposta salarial para os profissionais da segurança pública discutida na manhã desta quinta-feira, 13, cuja decisão deve sair em reunião marca para esta tarde, pode ultrapassar os R$ 440 milhões, valor proposto inicialmente pelo governador Camilo Santana (PT) em janeiro. O acordo pode ser fechado ainda nesta quinta-feira, 13, durante o encontro entre representantes da categoria e deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).


Para o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Élcio Batista, a reunião desta manhã resultou em algumas convergências, o que pode refletir no aumento do valor da proposta salarial do Executivo. "A gente chegou e começou convergir numa única proposta. Elas (propostas) vão ter um impacto sim, na medida que você tem uma parte da variável de gratificações que vai ser incorporado ao salário base isso produz uma repercussão financeira" afirmou.


Na reunião da semana passada, o Governo prometeu reduzir o número de parcelas, garantindo que a primeira seja um valor maior para sentir diferença no salário. Sobre as gratificações, o Estado se comprometeu em uni-las para se tornarem um salário fixo e evitar salários com tantas variações. Na ultima segunda-feira, 10, o titular da Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS), André Costa, avaliou que "tudo é discutível" na fase de negociações. 




cncariri e O Povo Online

Audiência Pública 'O Papel de Meninas e Mulheres em Posições de Liderança acontece dia 19, em Juazeiro do Norte

Com a intenção de promover e ampliar a participação de meninas e mulheres em posições de liderança em nosso município, o NUCA de Juazeiro do Norte em parceria com o CMDCA, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Vereadores promovem AUDIÊNCIA PÚBLICA - O PAPEL DE MENINAS E MULHERES EM POSIÇÕES DE LIDERANÇA. 
Além da participação dos adolescentes do NUCA e lideranças locais, o evento contará com a participação da Secretária Estadual de Educação, Eliana Estrela, e da Deputada Estadual, Augusta Brito. A audiência será no próximo dia 19, às 15h, na Câmara Municipal de Vereadores. Participe!



11 fevereiro, 2020

Aos olhos do TCE-CE, prefeitos ignoram crise financeira e abrem cofres públicos para triplicar gastos com Carnaval

O próprio levantamento do Tribunal de Contas do Estado, do ano passado, aponta com clareza de dados a precariedade fiscal dos cofres públicos municipais, ao mostrar que mais de 40 municípios cearenses arrecadam menos de 1% das despesas.


Problemas na saúde, educação e infraestrutura ficam de lado, e prefeituras investirão em festanças megalomaníacas no interior do Estado. O próprio levantamento do TCE-CE, do ano passado, aponta com clareza de dados a precariedade fiscal dos cofres públicos municipais, ao mostrar que mais de 40 municípios cearenses arrecadam menos de 1% das despesas.

Em ano de eleições, é mais lógico que as festas patrocinados com dinheiro público tenham finalidade real política de reeleição, em vez de econômico e social. Por exemplo; de Wesley Safadão, a Gustavo Mioto, atrações são confirmadas no interior do Estado, como por exemplo pelas prefeituras de Aracati, Itarema, São Benedito e Camocim.

No município de Itarema, a agitação carnavalesca fica por conta de Forró Real, Aldair Playboy e Gustavo Mioto, atrações confirmadas até o momento pela Prefeitura para passar pelo corredor da folia na Praça Pedra Cheirosa.



Fontes Revista Ceará

10 fevereiro, 2020

Projeto obriga que pais de alunos compareçam às reuniões em escolas da rede pública

Segundo deputado André Fernandes (PSL), autor do projeto, a iniciativa é uma forma de acompanhar o desenvolvimento do filho na escola e saber o comportamento e desenvoltura do mesmo.

O Projeto de Lei N° 02/2020, de autoria do Deputado Estadual André Fernandes, obriga, nas reuniões designadas para pais e mestres da Rede Pública Estadual, o comparecimento do pai\mãe ou responsáveis por aluno com idade inferior a 18 anos.

Segundo Fernandes, a iniciativa é uma forma de acompanhar o desenvolvimento do filho na escola e saber o comportamento e desenvoltura do mesmo. “Muitos pais não sabem o que seus filhos fazem na escola e isso complica a trajetória do aluno. Precisamos que os pais tenham conhecimento de tudo que ocorre, para se necessário, corrigi-los”, explica André.

O texto de lei ainda deixa claro que o responsável pelo aluno terá direito a receber declaração para comparecer as reuniões e não ter prejuízos em suas atividades profissionais e ainda terão prioridade na rematricula.

O texto está em sua fase inicial e será votado nas Comissões da AL e se aprovado, seguirá para o Plenário.



Fonte Revista Ceará

Camilo Santana (PT) deve ficar de fora de acordo para reduzir ICMS sobre combustíveis

No Ceará, 29% do preço da gasolina é referente à cobrança do imposto estadual feita pelo Governo do Ceará. Bolsonaro voltou a defender que o imposto seja cobrado apenas sobre o preço dos combustíveis na refinaria.

O Estado do Ceará já sinalizou que deve ficar de fora de proposta para reduzir imposto ICMS sobre combustíveis. No Ceará, 29% do preço da gasolina é referente à cobrança do imposto estadual feita pelo Governo do Ceará.

Ontem (7), o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender que o imposto seja cobrado apenas sobre o preço dos combustíveis na refinaria, e não no valor das bombas dos postos.

O presidente afirmou que o Palácio do Planalto tem feito um esforço para aprovar a reforma tributária no Câmara dos Deputados e no Senado Federal e que seria melhor se a mudança na cobrança do ICMS sobre combustível fosse contemplada na proposta.

A titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Fernanda Pacobahyba, destacou que a tributação sobre combustíveis representa cerca de 24% da arrecadação do Estado e que o Ceará não pode perder receitas. “Entendemos que a alta do petróleo vai afetar o consumo lá na ponta (na bomba), mas para nós, é absolutamente fundamental a arrecadação sobre combustíveis”, destaca.




Fontes Revista Ceará

Argemiro entrega mais duas casas com projeto João de Barro

Mais duas famílias que residiam em casas de taipa passam a morar em casas de alvenaria em Barbalha. A entrega das residências ocorreu nessa sexta-feira, 7, pelo prefeito Argemiro Sampaio, nos Sítios  Espinhaço e Boa Esperança, através do projeto João de Barro”.

As famílias ganharam as casas de alvenaria, a partir de um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Barbalha em parceria com o Governo Federal. A iniciativa está ligada à prevenção da doença de Chagas e conta com apoio da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Depois de dois meses desde que foram iniciadas as obras, os imóveis são entregues de forma totalmente gratuita às famílias que realizaram cadastro para participar do programa ainda em 2017, e que agora têm seus sonhos realizados.

“Esta é mais uma iniciativa para beneficiar a população mais carente do município”, acrescentou o prefeito Argemiro. Ele disse, ainda, que há possibilidade de outros imóveis serem construídos, nos próximos anos, beneficiando novas famílias barbalhenses.



A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur), deu início às obras para instalação da nova Via Sacra da Rua Caminho do Horto. Os trabalhos são desenvolvidos tendo como base a xilogravura. Cada estação será assinada por um artista visual da Região do Cariri.

A empresa licitada que está responsável pelas obras de instalação é a Jao Construções e Serviços LTDA – ME, no valor de R$ 142.541, 16. O prazo para a entrega das estações é de seis meses, de acordo com o contrato, mas o secretário Júnior Feitosa afirma que os trabalhos serão intensificados para que antes da Semana Santa a Via Sacra esteja pronta.

A primeira das 15 estações já está construída desde abril de 2019. A autoria da obra é do artista plástico, Kartegeanes. A proposta do projeto é exprimir, através de uma perspectiva da cultura regional, o caminho da crucificação de Jesus Cristo. Por isso, as peças têm aspectos das técnicas de xilogravura. “É uma proposta diferenciada que vai levar mais beleza e valorização à nossa cidade e ao Horto”, afirma Júnior Feitosa.

Entregue no ano passado, a primeira Via Sacra passará por revitalização. O intuito desse trabalho, além de dar visibilidade a uma arte que possibilite maior durabilidade, é evidenciar a cultura local, com uma de suas manifestações emblemáticas, através da xilogravura. Com isso, o turismo local e regional também será fortalecido. 



Ação alerta para prevenção de doenças trabalhadas em campanhas em Fevereiro

A Prefeitura de Barbalha, através da Secretaria de Saúde, esteve nas ruas da cidade promovendo um adesivaço, abrindo a programação do mês Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja. A iniciativa ocorreu nessa sexta-feira, 07, e tem foco no combate e conscientização sobre Lúpus, Mal de Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia.

As equipes da Vigilância em Saúde, Atenção Primária e o Departamento de Mobilização Social, em parceria com a ATS,

abordaram a população levando panfletos com orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que são trabalhadas nas campanhas do segundo mês do ano.

Durante a ação, foram ofertados serviços de saúde, como aferição de pressão e testes rápidos. Além disso, o Comitê Municipal de Arboviroses de Barbalha esteve presente, passando informações aos presentes sobre doenças como Zika e Chikungunya.



Prefeitura de Juazeiro do Norte recupera estradas das localidades de Pedra de Fogo e sítio Gaviãozinho

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) de Juazeiro do Norte está intensificando o trabalho de recuperação das estradas da zona rural. Neste final de semana, em função das chuvas, realizou melhoria nas estradas das localidades de Pedra de Fogo e sítio Gaviãozinho.

O trabalho tem sido feito também contando com a parceria da Secretaria de Infraestrutura. O Prefeito Arnon Bezerra, tem determinado que esse serviço seja fortalecido através da Secretaria, possibilitando melhores condições de trafegabilidade para os moradores, sem causar prejuízos na mobilidade para quem reside nas áreas da zona rural da cidade.

O trabalho tem sido realizado com maquinário adquirido através do PAC 2. O secretário Romão França afirma que as ações continuam, no intuito de atender aos moradores da zona rural e que essa ação vem sendo realizada quase que de forma continuada, para dar melhor comodidade aos moradores, sem causar maiores prejuízos. 



Estudantes de Barbalha participam do projeto Jovens Empreendedores

Mais de 1200 estudantes da rede pública de ensino de Barbalha participarão do projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP). A formação da turma de professores, que deve desenvolver o projeto junto aos estudantes, ocorreu na última sexta-feira, 07, na Escola Josefa Alves.

A iniciativa é desenvolvida através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae. Os estudantes do1º ao 9º ano desenvolverão projetos orientados pelos professores, que passaram por formação técnica de empreendedorismo. Eles executarão um Plano de Negócios e, em novembro, haverá a apresentação de todos os projetos em um grande festival.

A representante da Secretaria de Educação, Gorete Cardoso, disse ver como excelente a oportunidade de novo aprendizado para esses jovens, que precisam se adequar à realidade do mercado depois que saírem da escola.

Já a articuladora regional do Sebrae Cariri, Tânia Porto, destacou a importância dos jovens participarem de iniciativas como essa. “As vezes eles já convivem com o empreendedorismo em casa, seja com uma mercearia, oficina ou com uma máquina de costura que seus pais têm em casa. Trabalhar isso é essencial para o desenvolvimento técnico do estudante”, finaliza.



Lançado projeto “Amigo do Homem” em Barbalha

Lançado nessa sexta-feira, 07, pelo prefeito Argemiro Sampaio, o programa de castração de animais em Barbalha “Amigo do Homem”. A iniciativa ocorreu durante a primeira edição do projeto “Sextou Barbalha”, na Praça Brasília. O programa visa reduzir ao mínimo a presença de animais de rua no município.

O projeto “Amigo do Homem” envolve a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Saúde, além de parcerias com Organizações Não Governamentais (ONG). De acordo com o prefeito Argemiro, essa ação conjunta deve promover qualidade de vida para os animais e bem estar para a população, evitando riscos de acidentes e mordeduras.

O projeto consiste em recolher, testar para doenças, castrar e pôr para adoção animais domésticos em situação de rua. As ONG’s devem participar do processo, em especial, no tocante à adoção, após a castração e recuperação realizadas pela gestão municipal. O “Sextou Barbalha” contará, ainda, com diversas outras realizações semanais como a entrega de casa, dentre outros benefícios para munícipes e visitantes.



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...