22 agosto, 2012

CONTINUA CAMPANHA DE VACINAÇÃO EM BARBALHA PARA CRIANÇAS DE ZERO A 04 ANOS


Assessoria de Imprensa


    Teve início no último sábado 18, a Campanha Nacional de Multi-vacinação em todo Brasil. Só no estado do Ceará, a meta é vacinar 656.647 crianças de zero a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Nessa campanha, todas as crianças devem ter suas cadernetas de vacinação atualizadas.
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal em todo país, a multi-vacinação é uma estratégia do Ministério da Saúde que está oferecendo para as crianças, várias vacinas ao mesmo tempo.
Aqui na cidade de Barbalha, a Secretaria Municipal de Saúde através da coordenadora de Imunização Talita Freitas, disse que a campanha vai até a próxima sexta-feira dia 24 de agosto e está mobilizando todas as mães para que levem seus filhos nos PSFs, postos de Saúde e verificar como se encontra a caderneta de vacinação das crianças e que possam atualizar o esquema.
Talita Freitas informa que duas novas vacinas foram introduzidas, que é a Penta Valente e Pólio injetável e essas duas novas vacinas vão está na rotina das crianças e por ser uma vacina nova, ela terão uma idade nova.
A coordenadora de imunização da secretaria Municipal de Saúde, Talita Freitas explicou sobre todo processo da campanha, fortificando ainda que, é importante os país levarem seus filhos de zero a quatro anos aos postos de saúde até a próxima sexta-feira dia 24.  
       

Galeria de Fotos



FINAIS DO CAMPEONATO BARBALHENSE FOI UMA FESTA NO INALDÃO


Assessoria de Imprensa


     Foi por ocasião das comemorações ao dia do município de Barbalha ocorridas no último dia 17 (sexta-feira), a LDB – Liga Desportiva Barbalhense em parceria com a Secretaria de Juventude e Esportes (SEJUVE), promoveram as finais do Campeonato Barbalhense de Futebol 2012, no Estádio o Inaldão.
Foram três finais: 1ª, 2ª e 3ª divisão respectivamente. O primeiro jogo foi pela final da 3ª Divisão jogando, Divisa Futebol Clube e Associação Atlética Venha Ver, essa sagrando-se campeã pela primeira vez da competição, vencendo o jogo por 3 a 1 no tempo normal.
Na decisão da segunda divisão, o confronto ficou por conta de Gama Esporte Clube e Malvinense Futebol Clube, que fizeram uma grande final. O Gama levou a melhor vencendo o Malvinense por 3 a 1. O Gama agora com esse título, garante sua vaga para a primeira divisão do Campeonato Barbalhense no próximo ano.
Já a final da 1ª Divisão, foi um espetáculo de jogo entre as duas equipes que apresentaram bons índices, tanto técnicos como tático e, evoluíram em campo. Eessa final foi entre as duas melhores equipes da competição: Juventus Esporte Clube do sítio Santana e o Internacional Futebol Clube do sítio Lagoa.
O placar no tempo normal foi 2 a 1 para a Juventus que jogou um futebol extraordinário, sagrando-se campeã pela primeira vez da competição.
O Estádio Antônio Liryo Callou (Inaldão), ficou super lotado com torcedores das equipes participantes e foi um verdeiro espetáculo a festa que feita pelo torcedor.
A solenidade no Inaldão que começou às 15h00 com a participação da Filarmônica São José, com a execução do Hino Nacional e Canta Barbalha. A solenidade de entrega da premiação, contou com a participação dos secretários: Fernando Santana, da SEJUVE e Antônio de Luna, da SECULT além da participação dos diretores dos clubes e desportistas.
Foram entregues troféus e medalhas aos campeões e vice respectivamente das três divisões, além de premiação em dinheiro para as equipes colocadas em terceiro lugar das três divisões. Ainda houve premiação para o goleiro menos vazado e artilheiros.
Nessas três divisões do campeonato barbalhense de futebol, reuniu 94 equipes que são filiadas a LDB. O Campeonato barbalhense é promovido pela Liga Desportiva Barbalhense e, patrocinada pela Prefeitura Municipal através da (SEJUVE) Secretaria da Juventude e Esportes. Os trabalhos de arbitragem são de responsabilidade da ABADA-Associação Barbalhense de Árbitros e Desporto Amador. 
Competições como essas promovidas pela LDB e com o apoio da SEJUVE, vem promover além da competição, saúde, novos valores no futebol, entretenimento para a juventude, além de geração de emprego e renda no comércio informal.

Galeria de Fotos



PROJETO TERÇA NO BAIRRO LEVOU AÇÕES AOS MORADORES DO SÍTIO FARIAS


Assessoria de Imprensa


     Assim como na zona urbana, o projeto Terça no Bairro que descentraliza as ações da Secretaria Municipal de Saúde, hoje terça-feira 21, o projeto foi levado à zona rural, desta feita no sítio Farias.
O projeto terça no Bairro vem proporcionando aos moradores de diversas comunidades, atendimentos da área da saúde púbica como: Verificação da Pressão Arterial, Teste de Glicemia, consultas médica como: Clínico geral, odontológica, pediatra, ginecológica, atendimento nutricional, psicológico, atendimento terapêutico; alem de marcação de exames e entrega de medicamentos.
Os técnicos da área da saúde pública levam esses atendimentos semanalmente às localidades, e tem alcançados bons resultados, pela maneira como os atendimentos são levados as pessoas carentes do município.
A secretária de Saúde, Jacqueline Cavalcante Sampaio tem mostrado os bons resultados diante das ações que são levadas as comunidades e, parabeniza os profissionais da secretaria, pela maneira humanitária que eles têm apresentado ao público.     
Os atendimentos foram realizados no Posto de Atendimento da comunidade do sítio Farias, que faz parte da Micro área do PSF do sítio Macaúba, onde todas as quintas-feiras um médico e um enfermeiro atende naquela comunidade, e pela primeira vez, o Posto de atendimento do sítio Farias recebe o Terça no Bairro.
 

Galeria de Fotos



CORREDOR DOS SABINOS EM FASE DE CONCLUSÃO


Assessoria de Imprensa


   Uma obra esperada há mais de 35 anos pelas comunidades do Distrito Estrela e sítio Lagoa, está próximo a ser concretizada. Trata-se do corredor dos Sabinos que está em fase de conclusão com 1 km de extensão, onde as pontes estão sendo concluídas, para em seguida, a sinalização horizontal e vertical em toda sua extensão. A referida estrada servirá de escoamento para a produção agrícola, além de ter uma nova via de acesso para as comunidades daquela região rural.
Para o agricultor José Paiva, morador do Distrito Estrela, o corredor dos Sabinos será uma evolução e uma valorização dos terrenos daquele Distrito, já que antes, o acesso era somente feito pelo povoado de Estrela e, agora os moradores terão um novo acesso com a estrada nova.
Para o comerciante Francisco Costa, conhecido por “Zú”, a chegada do corredor dos Sabinos aumentará a venda do seu comercio, já que, será uma nova via de acesso para os transportes coletivos, feirantes e estudantes que agora, passará a aquecer as vendas do seu comércio.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Obras Magno Silva Coelho, nunca Barbalha teve um ritmo de crescimento como esse, já que várias obras de grande porte estão acontecendo no município e, com isso, melhorará o escoamento da produção agrícola, as linhas dos transportes coletivos e estudantes, até para o desenvolvimento na área do turismo rural em toda aquela região do Distrito Estrela.  
 

Galeria de Fotos



DIA DO FOLCLÓRE É COMEMORADO EM BARBALHA


 Assessoria de Imprensa


     O Dia Nacional do Folclore se comemora nesta quarta-feira 22 de agosto. E para marcar a data, a Secretaria de Cultura e Turismo juntamente com a Secretaria de Educação, fez um desfile folclórico que contou com a participação dos grupos da cultura popular de Barbalha.
O desfile que saiu do Largo do Rosário passando pela Rua do Vídeo e finalizou na Praça Filgueira Sampaio (Praça do Calçadão), houve a presença das bandas cabaçais e dos grupos Para folclórico que são mantidos pela Secretaria de Educação do município.
Os grupos Para Folclórico são formados por jovens adolescentes das escolas da rede municipal de ensino e, e são coordenados pela folclorista e professora, Celene Sá Queiroz.
Barbalha é conhecida no país inteiro, pela tradição de suas raízes culturais. São grupos folclóricos que carregam suas tradições há mais 100 anos como é o caso dos Penitentes dos Irmãos da Cruz do sítio Cabeceiras e as incelencias, grupos de reisados e maneiro pau, dança do Pau de Fitas e dança do côco. São grupos extraordinários e que representam toda uma cultura popular através de seus componentes que se orgulham em mostrar o que eles têm de melhor da cultura barbalhense.   
Todos os povos possuem suas tradições, crenças e supertições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas entre outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo. 
 

Galeria de Fotos



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...