03 outubro, 2018

Delegacias de Caririaçu com apoio de Juazeiro e Jardim cumpre mandato

A Delegacia Municipal de Caririaçu com o apoio de equipes das delegacias de Juazeiro do Norte e Jardim deflagraram operação na manhã desta quarta-feira (03/10/18) a fim de dar cumprimento a mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de TOMPSOM JORGE MEDEIROS DE ARAÚJO  por infração do art. 12 ESTATUTO DO DESARMAMENTO (LEI 10826),  posse irregular de arma de fogo. 

Também foram encontrados diversos objetos suspeitos, inclusive um distintivo de agente penitenciário do Ceará, Coldre, spray de pimenta, entre outros. A Polícia Civil está incessantemente buscando promover a segurança da população, desarticulando quadrilhas e capturando infratores. 

Ressaltamos que é muito importante a colaboração de todos em repassar informações sobre suspeitos e atividades ilícitas para a delegacia, o sigilo é garantido.

Delegacia de Caririaçu
Fone: 3547-1593






Decisão sobre Lei Seca nas eleições deve sair até sexta, dia 5

A quatro dias do primeiro turno das eleições 2018, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) ainda não definiu se a Lei  Seca será ou não adotada no dia das eleições no Estado. A Corregedoria do Tribunal está debatendo o tema com juízes eleitorais.

Como a decisão é de cada estado e município, alguns podem ter a restrição e outros não. Durante as eleições municipais de 2016, Barbalha adotou as regras da Lei Seca. À época, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas foram proibidos.

A Justiça Eleitoral e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) determinam ou não a proibição da venda e do consumo de bebidas alcoólicas durante a votação, assim como a duração da medida. Em 2016, em Barbalha, a proibição valeu de zero hora às 18 horas.

Caso as regras da Lei Seca sejam aplicadas, no próximo domingo ficará proibido vender e consumir bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, supermercados, estabelecimentos congêneres e demais locais abertos ao público das zonas eleitorais.

Os estabelecimentos que descumprirem a medida, se ela for adotada, poderão ser fechados e os eleitores flagrados consumindo álcool, punidos com detenção e multa. De acordo com o artigo 296 do Código Eleitoral, quem promover desordem e prejudicar os trabalhos eleitorais poderá ser punido com detenção de até dois meses e pagamento de multa.

POR JOSELIO ARAÚJO





Demutran amplia sinalização nas ruas de Barbalha

 Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Barbalha está ampliando a sinalização da malha viária do município, tanto na zona urbana como na zona rural. O trabalho continua de forma intensa, instalando e revitalizando a sinalização. 

Nas ruas do Bairro Nossa Senhora de Fátima o trabalho está em execução com a demarcação e sinalização das vias. Nas avenidas de maior fluxo veicular, as lombadas já haviam recebido uma revitalização e nesse novo processo estão recebendo as faixas de pedestres. O órgão de segurança pretende terminar toda a revitalização da malha viária até o final de outubro.

POR JOSELIO ARAÚJO





Conheça o perfil do eleitorado barbalhense em 2018

A Justiça Eleitoral na cidade de Barbalha já está fazendo a carga das urnas eletrônicas com vista no primeiro turno das eleições 2018. O ato público que marcou o início do processo ocorreu na segunda-feira (01), no Fórum Eleitoral do município. Na segunda e terça-feira, as urnas foram abastecidas com os dados dos candidatos aos cinco cargos que serão disputados no próximo dia 07 de outubro.

Para os eleitores, os prazos para alterações no título eleitoral foram exauridos e com a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem não realizou o processo de recadastramento biométrico, ficará de fora da eleição. Conforme o Cartório da 31ª Zona Eleitoral esse processo quase não alterou o volume de eleitores no município.

São mais de 170 urnas eletrônicas a serem distribuídas nas 150 sessões eleitorais dos 36 pontos de votação. as urnas são da primeira geração, utilizadas desde 2009, Elas passarão por um processo de avaliação, desenvolvido pelo próprio sistema, e só então recebem o conteúdo para receber os votos dos 43.242 eleitores.

Saiba mais – A última estimativa do IBGE para Barbalha indica uma população total de 59.811 habitantes. O número total de eleitores corresponde assim a 72% da população total, sendo 23.292 mulheres (53,86%) e 19.950 homens (46,14%). Por faixa de idade no município de Barbalha em 2018, são: 206 eleitores com 16 anos (0,48%); 448 (1,04%), com 17 anos; 3.028 (7,00%) com idade entre 18 a 20 anos; 4.241 (9,81%) na faixa entre 21 a 24 anos; 10.416 (24,09%) entre 25 e 34 anos; 8.946 eleitores (20,69%) com idade entre 35 a 44 anos; 8.974 (20,75%) na faixa entre 45 a 59 anos; entre 60 a 69 anos de idade são 3.754 eleitores (8,68%); idade superior a 79 anos.

Por grau de instrução, o perfil do eleitorado de Barbalha apresenta: 5.019 eleitores (11,61%) analfabetos: 5.206 (12,04%) ler e escreve; 6.903 (15,96%) têm o ensino fundamental incompleto e outros 1.700 (3,93%) têm o ensino fundamental completo; 5.120 (11,84%) têm o ensino médio incompleto, enquanto 13.284 (30,72%) concluíram o ensino médio. 1.341 (5,31%) têm o ensino superior incompleto e 3.669 (8,48%) concluíram o ensino superior.





02 outubro, 2018

“Outubro Rosa” terá atividades em Barbalha

A Secretaria de Saúde de Barbalha estará promovendo diversas atividades chamando a atenção da mulher, no mês em que é desenvolvida a campanha “Outubro Rosa”. O objetivo é garantir que as mulheres do município realizam os exames de prevenção ao câncer de colo uterino e de mama.
 
Durante este mês em que as atenções estão voltadas para a campanha, serão realizadas palestras, rodas de conversas, conversas individuais e várias atividades para chamar a atenção da sociedade quanto à importância de prevenção doenças, como o câncer. 

As equipes de Saúde da Família estarão buscando as mulheres nas faixas etárias dentro do que preconiza o Ministério da Saúde para que elas possam ter o devido cuidado com a prevenção.  Os exames são realizados na Policlínica a partir dos encaminhamentos das equipes de saúde da família.





Iniciada audiência para abastecimento e lacre das urnas de Juazeiro e Jardim

Sem a presença de nenhum representante de partidos políticos, foi iniciada nesta segunda-feira (1), a audiência para o abastecimento e lacre das urnas eletrônicas e de lonas que serão usadas nas eleições em Juazeiro do Norte e Jardim. A cerimônia será encerrada nesta quarta-feira, dia 3.
A chefe do Cartório da 28ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte, Patrícia Vieira, explica que esse processo é aberto e deve contar com a participação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), partidos políticos e interessados.

Na prática, os servidores inserem nas urnas as informações dos candidatos (nomes, fotos, partidos, coligações) e os dados dos eleitores de cada zona. Em seguida, todas as urnas são lacradas e programadas para detectar qualquer violação.

Há ainda as urnas de contingência. Na 28ª zona, por exemplo, são 258 urnas e mais 23 de “reserva”, todas estas precisam apresentar falhas para que o voto, nesta zona em específico, seja depositado manualmente nas urnas de lona. A audiência dura três dias. Nesta terça (2), serão preparadas as urnas da 119ª zona que serão enviadas para Jardim, na quarta-feira (3), as da mesma zona, mas que ficarão em Juazeiro.

Juazeiro do Norte, nas duas zonas, terão disponíveis quase 300 urnas. Em Jardim, serão 81. Cerca de 80 servidores trabalham na preparação das eleições para os dois municípios.





01 outubro, 2018

Operação Sorriso retorna a Barbalha após mais de 10 anos

Na missão de 2018 devem ser realizadas cerca de 40 cirurgias gratuitas, entre os dias 11 e 14 de outubro.

A Operação Sorriso retorna ao Ceará pela 26ª vez para a realização de mais um mutirão de correção de lábio leporino e fenda palatina, a partir do dia 9 de outubro. Desta vez, a missão humanitária será no interior do estado, na região do Cariri, onde a ONG realizou programas entre 2007 e 2009, no município de Barbalha.

Na missão de 2018 devem ser realizadas cerca de 40 cirurgias gratuitas entre os dias 11 e 14 de outubro. No Ceará (Fortaleza e Barbalha), a Operação Sorriso já atendeu mais de 4.400 pacientes, realizou mais de 39 mil consultas médicas e operou 2.150 pessoas, tudo de forma gratuita.

Como participar

Este ano, para participar da triagem, basta comparecer à seleção no dia 9, na Unidade Básica de Saúde Pirajá (em Juazeiro do Norte), levando documentos de identificação do paciente e também do responsável (caso o paciente seja menor de idade). Pacientes e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. Nesse caso, a Operação Sorriso também oferecerá transporte do local da hospedagem à instituição de saúde, além de alimentação sem custo.

Sobre a Operação Sorriso

A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 270 mil crianças pelo mundo.





Campanha Setembro Amarelo é finalizada com blitz nas ruas de Barbalha

As atividades do “Setembro Amarelo” foram encerradas na sexta-feira (28), com blitz em várias ruas da cidade. A campanha, que acontece durante todo o mês, alertou a população para a problemática do suicídio, prática que avança em números, a cada dia, no País.

Durante o “Setembro Amarelo”, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, promoveu diversas atividades, conscientizando quanto à prevenção do suicídio como forma de valorização da vida.

POR JOSELIO ARAÚJO







Mais de 43 mil eleitores vão às urnas no próximo domingo em Barbalha

O Cartório Eleitoral da 31a Zona, de Barbalha, está em ritmo acelerado de trabalho para favorecer o voto de 42.242 eleitores em 150 seções que vão funcionar em 36 locais, no próximo domingo, 7/10. Os trabalhos no cartório são chefiados por Eduardo Alves de Carvalho e pleito será presidido pelo juiz Renato Esmeraldo Paes. A principal faixa etária dos eleitores barbalhenses é de 30 a 34 anos, cerca de 53% do total são gênero feminino. Este ano, todos os eleitores do município estão biometrizados.

Ao todo, quase mil pessoas estarão envolvidas em todo processo eleitoral (entre mesários, juízes, promotores eleitorais, servidores da justiça eleitoral, auxiliares, policiais e delegados de prédios.

Os mais locais de votação no município de Barbalha: 1) Escola Antônio Costa Sampaio (Distrito de Arajara)

2) Colégio Nossa Senhora de Fátima

3) Escola Josefa Alves de Sousa

4) Faculdade de Medicina da UFCA

5)Escola Senador Martiniano Alencar

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará alerta os eleitores do Estado para que consultem com antecedência o número da secção e o local de votação para evitar transtornos no dia da votação.

POR JOSELIO ARAÚJO





A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...