11 maio, 2023

Praça e quadra poliesportiva do Sítio Lagoa foi requalificada


A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), realizou a requalificação de praça e quadra poliesportiva do Sítio Lagoa, com o objetivo de oferecer espaços de lazer, entretenimento e acessibilidade para os residentes locais.

Com investimento de aproximadamente R$ 390 mil, o novo espaço permitirá o desenvolvimento de atividades de lazer, visando a integração da comunidade no entorno da praça.

De acordo com o titular da pasta, Arôldo de Castro, foi realizada a manutenção de toda a quadra poliesportiva. “Realizamos a requalificação da estrutura metálica, além de pinturas na fachada e piso. A comunidade do Sítio Lagoa agora conta com uma quadra revitalizada, proporcionando melhores condições às práticas esportivas”, disse.

A Praça também passou por intervenções e recebeu um novo piso Inter travado, paisagismo e iluminação e bancos. O local também passou por melhorias de acessibilidade com a instalação de rampas de acesso para cadeirantes.

Fontes: Assessoria de Imprensa

Dia das Mães, ações de humanização celebram a data



Com a aproximação do segundo domingo de maio, dia dedicado às mães, as homenagens estão por todos os lugares. No ambiente hospitalar não é diferente. As mães internadas no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) – equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) –, ou em cuidados com os filhos na Unidade Neonatal terão a oportunidade de participar de atividades para celebrar a data nesta sexta-feira (12), a partir das 9h30.

Da programação, constam a produção de fotos com os bebês e suas mães; a entrega de cartas, como se fossem dos próprios filhos; e a realização de mais uma edição do Recriar-se. O grupo, que ensina e conversa com as mulheres sobre autocuidado e maternidade, terá uma edição especial. Na ocasião, haverá ainda uma sessão de meditação e relaxamento.

A assistente social residente, Luiza Ruth Assunção Vasconcelos, diz que as atividades foram pensadas para promover momentos de fortalecimento, apoio e orientação às mães. “A gente vai trabalhar, de forma humanizada, o reconhecimento da maternidade no sentido que é atribuído ao ser ‘mãe’ e também ser mãe de bebês prematuros“, destaca.

As ações serão conduzidas pelos integrantes da Residência Multiprofissional do HGCC e pretendem envolver pacientes, acompanhantes e colaboradoras.

Anunciado pelo Governo do Ceará voo semanal entre Fortaleza e Aracati


O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quinta-feira (11), o início da nova conexão regional aérea entre Fortaleza e Aracati. O voo semanal com capacidade para até 70 passageiros, que será operado pela companhia LATAM, já estará disponível a partir deste sábado (13), com horário de saída do Aeroporto Pinto Martins às 17h45. Já o retorno está previsto do Aeroporto Regional Dragão do Mar, às 18h45.

Elmano de Freitas ressaltou a importância de cada vez mais voos dentro do território cearense, desenvolvendo assim o turismo e criando mais oportunidades de emprego no estado. “É muito importante que estejamos disponibilizando esses voos. Quanto mais turistas para o Ceará, mais desenvolvimento teremos, além de mais oportunidades de emprego para melhorar a renda do nosso povo. Trabalhamos para que possamos cada vez mais aumentar o número desses voos, criar promoções, desenvolvendo assim o turismo do Ceará”, salientou.

“Em breve, também estaremos divulgando novos recursos para a melhoria não só do aeroporto de Aracati, mas também de outros municípios, gerando assim mais segurança para quem for utilizar o equipamento. Queremos ampliar essas parcerias com as empresas aéreas pois considero algo fundamental. Não tenho nenhuma dúvida que isso será muito importante para o Ceará”, complementou o governador.

10 maio, 2023

Odair Matos recebe a visita do prefeito Guilherme Saraiva e do Deputado Fernando Santana


Na manhã da última terça-feira, 9, o presidente Odair Matos recebeu na Câmara Municipal de Barbalha o deputado estadual Fernando Santana e o prefeito Guilherme Saraiva. A visita se deu para verificar os gabinetes dos vereadores, que já estão em fase de conclusão.

Aproveitaram também e foram visitar as obras do Plenário e das novas salas da Câmara, incluindo uma sala destinada à Procuradoria Especial da Mulher de Barbalha.





08 maio, 2023

Presidente Odair Matos envia dois requerimentos



Na secção da última segunda dia 08 de Maio, o presidente Odair Matos enviou dois requerimentos de sua autoria onde teve aprovação por unanimidade pelos seus pares. Os requerimentos foram enviados ofício a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Diretos Humanos, solicitando celeridade no cumprimento da Lei Municipal n°2.711/2023 que instituiu no âmbito do Município de Barbalha/CE a carteira de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, garantindo assim a atenção. 

O outro foi que, também seja enviado ofício a Secretaria de Saúde, com cópia ao Prefeito Municipal, solicitando a criação de um Núcleo de Atendimento para Pessoas com Transtorno de Espectro Autista em nosso Município, tendo em vistas que hoje a demanda não é atendida em um centro de referência que é o ideal de acordo com estudos e pesquisas da área da saúde.



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...