30 setembro, 2023

Bruno Henrique pode deixar o Flamengo no fim do ano


O futuro de Bruno Henrique no Flamengo ainda é incerto. O atacante tem vínculo com o rubro-negro até o final de 2021 e não houve avanço nas negociações para uma extensão contratual.

Com isso, Bruno Henrique está livre para negociar com qualquer outro time a partir de junho, aumentando o interesse de vários clubes no seu futebol. O jogador é um dos destaques do Flamengo desde 2019, quando foi campeão brasileiro e da Libertadores.

Barbalha registra homicídio e tentativa de homicídio na tarde deste sábado


Um fato violento chocou a população de Barbalha na tarde deste sábado (30/09/2023). Um homem foi assassinado e outro ficou ferido por disparos de arma de fogo em uma oficina de motos no Bairro Cirolândia.

Conforme a Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 14 horas, na Rua Miguel de Freitas Andrade. Segundo testemunhas, dois homens em uma moto Brós preta chegaram ao local e efetuaram vários tiros contra as vítimas.

O mecânico Cleidson Feitoza Santana, de 23 anos, conhecido como “Keka”, que morava na Rua T 19, no Bairro Bela Vista, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O dono da oficina, Andreite de Sousa Santos, de 42 anos, apelidado por “Galego”, foi atingido de raspão nas nádegas e levado ao hospital por populares.

A polícia informou que encontrou dez cápsulas deflagradas de calibre ponto 40 no local do crime. A motivação e a autoria do atentado ainda são desconhecidas. A Polícia Civil investigará o caso.

Mutirão da Catarata em Barbalha: uma iniciativa para reduzir a fila de espera e garantir acesso à saúde ocular


O município de Barbalha promoveu uma ação de saúde pública no último sábado, 30, para atender as pessoas que sofrem de catarata. 

Em parceria com a Secretaria de Saúde, o Mutirão Municipal da Catarata avaliou mais de 150 pacientes que precisam fazer a cirurgia para corrigir o problema. 

A avaliação médica e a triagem foram realizadas no Centro de Diagnóstico e Especialidades (Ced), sob a coordenação do oftalmologista Dr. Paulo Victor e do técnico em óptica Mardonio Oliveira. 

O objetivo do mutirão é reduzir a fila de espera e garantir o acesso à saúde ocular para a população barbalhense.

Vereador Vicente de Lica reafirma apoio às iniciativas que promovem o bem-estar em Barbalha


O vereador Vicente de Lica esteve presente na Copa São Vicente de Futebol, um evento esportivo que reuniu diversos times da região na quadra de esporte do Bairro Alto da Alegria. 

O parlamentar elogiou a organização e o nível técnico dos jogos, e destacou a importância do esporte para a saúde e a integração social dos moradores. “Foi uma honra para mim participar dessa festa do futebol”, que mostrou o talento e a garra dos nossos atletas. 

Quero agradecer o convite e dizer que estou sempre a disposição de todas as comunidades Barbalhenses, apoiando as iniciativas que promovem o bem-estar e o desenvolvimento da nossa cidade.", disse Vicente de Lica.

29 setembro, 2023

Vereador Hamilton agradece ao prefeito Dr. Guilherme pela parceria e compromisso com a educação


O vereador Hamilton Lira concedeu uma entrevista à tv crajubar para falar sobre a sua luta para conseguir a reforma da escola do sítio cabeceiras, que estava em péssimas condições há anos. Ele disse que desde as gestões anteriores ele já cobrava essa obra, mas só agora, na gestão do prefeito Dr. Guilherme, ele teve o apoio necessário para realizar esse sonho da comunidade escolar.

Hamilton também aproveitou para esclarecer sobre as pedras retiradas do centro da cidade e levadas para outras localidades, para melhorar a trafegabilidade e a segurança dos moradores. Ele disse que as pedras não foram descartadas, mas sim reaproveitadas em obras de pavimentação e calçamento de ruas e estradas.

O vereador agradeceu ao prefeito Dr. Guilherme pela parceria e pelo compromisso com a educação e o desenvolvimento do município. Ele disse que continuará trabalhando pelo bem-estar da população e pela fiscalização das obras públicas.



Canal da Bela Vista e Cirurgias de Catarata: Prefeito de Barbalha Anuncia Novidades na Reinauguração de Escola


A escola de ensino fundamental Brasil, localizada no sítio cabeceiras, em Barbalha, foi reinaugurada na manhã desta sexta-feira, 29 de setembro, pela prefeitura municipal. 

A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, como o prefeito Dr. Guilherme Saraiva, os vereadores André Feitosa, João Ilanio e Hamilton Lira, e os secretários Sandoval Barreto, João Paulo, Nerilane, Jonas Damasceno, Josué Nascimento e Arôdo. 

Em entrevista à TV Crajubar, o prefeito destacou a importância da reforma da escola, que atende cerca de 300 alunos da zona rural. Ele também falou sobre outras obras que estão sendo realizadas no município, como o canal da Bela Vista, que beneficiará mais de mil famílias com água tratada e esgoto sanitário. 

Além disso, ele anunciou que 130 pacientes serão encaminhados para cirurgia de catarata, e que o calçamento do Barro Branco, também nas cabeceiras, será concluído em breve.



28 setembro, 2023

750 jovens beneficiados pelo Programa Bolsa Jovem Barbalha, com o dinheiro na conta


Você já sabe que a Prefeitura de Barbalha está investindo na formação e no desenvolvimento dos jovens da cidade? Pois é, o Programa Bolsa Jovem Barbalha, que beneficia 750 jovens com idades entre 15 e 29 anos, já está pagando a bolsa referente ao mês de setembro. 

O Programa Bolsa Jovem Barbalha é uma iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, que visa oferecer oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho para os jovens barbalhenses. O programa também contribui para o fortalecimento da cidadania, da autoestima e do protagonismo juvenil, por meio de ações que estimulam o desenvolvimento de habilidades e competências pessoais e profissionais.

Se você é um dos contemplados pelo programa, não perca tempo e confira o saldo da sua conta. E se você ainda não faz parte do programa, fique atento às próximas inscrições. O Programa Bolsa Jovem Barbalha é uma oportunidade imperdível para você que quer construir um futuro melhor para você e para a sua cidade.

Agente de saúde, Maria Salviana, pede audiência pública para discutir taxa de esgoto em Barbalha


Há um questionamento sobre o valor que será cobrado pelo serviço de taxa de esgoto, que consideram abusivo e injusto. A cidadã e agente de saúde, Maria Salviana é uma das vozes que defendem que segundo ela, está fora da realidade do município.

Em uma sessão na câmara municipal, ela usou a tribuna para sensibilizar os demais vereadores e pedir que fosse realizada uma audiência pública para discutir o assunto com a população. Ela argumentou que a taxa de esgoto é muito cara que muitas pessoas não têm condições de arcar com esse custo, especialmente em um momento de crise econômica e social.

A proposta de Salviana foi apoiada por todos os vereadores, que também manifestaram sua insatisfação com o valor que será cobrado da taxa de esgoto. Eles concordaram necessário ouvir a opinião da população e buscar uma solução justa e viável para esse problema. A audiência pública ainda não tem data definida, mas deve acontecer em breve.



Odair Matos reafirma seu compromisso com a fiscalização e apoio às ações que beneficiam a população de Barbalha


O presidente da câmara municipal de Barbalha, Odair Matos, Ele elogiou a atuação da agente de saúde Maria Salviana, que usou a tribuna da câmara para falar do valor abusivo cobrado pela empresa responsável pelo serviço, ela pediu que houvesse uma audiência pública para discutir sobre o assunto. Segundo Odair, Salviana é uma representante legítima do povo, com coragem de defender os interesses da comunidade onde vive. 

Odair também falou sobre o convite que recebeu do prefeito Dr. Guilherme para acompanhar as obras que estão sendo realizadas em diversos pontos da cidade. Impressionado com o ritmo e a qualidade das obras que o prefeito está fazendo, uma gestão eficiente e transparente. Odair afirmou que seu papel como presidente da câmara é fiscalizar e apoiar as ações que beneficiam a população de Barbalha.



Do Centro da Cidade aos Sítios: Barbalha Reutiliza Pedras em Novos Calçamentos


A equipe do grupo de notícias da TV Crajubar, site CN cariri e blog de notícias estiveram em alguns sítios de Barbalha, para ver de perto os calçamentos que estão sendo construídos com as pedras retiradas do centro histórico da cidade. 

Nossa reportagem visitou as comunidades da Mata dos Dudas, Barro Vermelho, Baixio dos Cordas e Rua Nova do Caldas, onde conversamos com os moradores e os trabalhadores das obras. 

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Arôdo de Castro, também nos recebeu e nos explicou sobre esse e outros projetos da sua secretaria.



26 setembro, 2023

Comunidade do Sítio Lagoa agradece ao vereador Vicente de Lica por sua rápida intervenção após furto de fiação elétrica


Uma notícia revoltante chocou os moradores do Sítio Lagoa na última segunda-feira, 25 de setembro. Um criminoso furtou toda a fiação elétrica do poço que abastece de água a comunidade, deixando centenas de famílias sem acesso a esse recurso essencial. 

Mas graças à rápida intervenção do vereador Vicente de Lica, o problema foi solucionado no dia seguinte, terça-feira, 26 de setembro. O parlamentar providenciou a reposição da fiação e a reativação da bomba, garantindo o retorno do fornecimento de água para as casas dos moradores. 

Vicente de Lica demonstrou mais uma vez seu compromisso e sua responsabilidade com o povo do Sítio Lagoa, que às vezes com a falta de infraestrutura e serviços básicos.



Padre Joaquim Ivo assume a paróquia de Santo Antônio de Barbalha


O padre Joaquim Ivo, que atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida — Crato, foi nomeado pelo bispo Dom Magnus Henrique Lopes, para assumir a paróquia de Santo Antônio de Barbalha. Ele substituirá o padre Cícero Leandro, transferido para a paróquia de Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Farias Brito.

O padre Joaquim Ivo realizou sua primeira reunião com os conselhos pastoral e administrativo da paróquia de Santo Antônio, para conhecer a realidade e os desafios da comunidade. Ele se mostrou animado e disposto a trabalhar em comunhão com os fiéis e as pastorais.

A posse do novo pároco, padre Joaquim Ivo, está previsto para o dia 09 de dezembro. Já a do padre Cícero Leandro, a data de sua posse na cidade de Farias Brito será no dia 13 de dezembro, a pedido dele por ser o dia de Santa Luzia, Padre Leandro, aproveitou essa reunião que também dela participou, para agradecer pelo carinho dos paroquianos de Santo Antônio pelos seus quase quatro anos, e pediu orações pela sua nova missão.



25 setembro, 2023

Vereador Vicente de Lica Recebe Aplausos na Festa do sítio Venha Ver.


​A festa do sítio Venha Ver começou com muita animação no último final de semana, quando os moradores da comunidade fizeram o carregamento do pal da bandeira, uma tradição que simboliza a fé e a união do povo.

O vereador Vicente de Lica esteve presente no evento e recebeu o carinho dos carregadores, que o aplaudiram pela sua atuação na região.

Em entrevista à tv crajubar, o vereador agradeceu a todos do sítio Venha Ver e afirmou que está à disposição de qualquer sítio, distrito e a cidade, para atender as demandas e os anseios da população. Ele disse que fará o que for preciso e estiver ao seu alcance para melhorar a qualidade de vida dos seus eleitores.



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...