27 julho, 2018

O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, concluiu a obra de restruturação

O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, concluiu a obra de restruturação do setor de oncologia e recepção de pacientes de acordo com todas as exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e acabando a fila de espera.  


O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo é referência na saúde do paciente com câncer no Cariri e no sul do estado, contando com uma equipe multiprofissional atuando de forma integrada e atende a pacientes também dos estados da Paraíba e Pernambuco. A reforma vai proporcionar melhoria e a ampliação no atendimento oncológico.


No final do ano passado, o São Vicente, assim como os hospitais do Coração e Santo Antônio, todos em Barbalha, entraram em colapso financeiro por conta da demora do repasse do SUS. O hospital filantrópico é ainda referência em parto de alto risco, realiza em média 40 partos por mês. Atende a pelo menos 60% – mas pode passar dos 70% – dos seus pacientes pelo Sistema Único Saúde, sendo a maior referência em oncologia do interior cearense.


Mais de 100 mil pacientes em início de terapia antirretroviral tiveram um resultado melhor no tratamento do HIV com o uso do medicamento dolutegravir (DTG). De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 76.713 pessoas utilizam o DTG como primeira linha e outras 45.645 começaram a se tratar com o medicamento. São mais de 122 mil brasileiros com HIV que utilizam o dolutegravir de alguma forma. O número representa 19% do total dos 572 mil que recebem tratamento antirretroviral gratuitamente pelo SUS.





Juazeiro do Norte representado em Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde

A Secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Albuquerque, está representando o Município no XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece entre os dias 25 a 27 de julho em Belém do Pará.

O Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS reúne gestores da saúde de todo o país para discutir as políticas de saúde pública e reorganizar os processos de trabalho da gestão.

Com o tema “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde”, o evento tem o objetivo de promover o debate sobre as principais propostas dos gestores municipais do SUS, em um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no seu fortalecimento.


Francimones está compondo a banca de avaliação das experiências exitosas de todos os Estados na 15ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS. Foi a única gestora do Ceará selecionada entre os 52 avaliadores do país, colocando o Município em posição de destaque no cenário nacional neste Congresso que reúne mais de 5 mil participantes.

O Município teve ainda um trabalho apresentado no Congresso pela ex-secretária de saúde, Nizete Tavares, cujo título é “Plano Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte – Ceará, 2018 – 2021: uma construção participativa”.





Sejuv divulga resultado dos editais de parceria para 2018

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv), divulga o resultado dos editais de chamamento público para formalização de parcerias esportivas em 2018, como prevê a lei federal 13019/14.  Ela estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil.

Sobre os editais, o 001/18 está destinado para a realização de campeonatos e o 002/18 para parcerias diversas. No 001/18 foram disponibilizados quatro tipos de eventos: campeonatos municipais de futebol de campo amador adulto, futsal amador adulto e de base, futebol de campo de base e rural de futebol de campo amador adulto. Para este, foi destinada a quantia total de R$ 220 mil.

Foram selecionadas as seguintes instituições: Centro de Apoio ao Desporto e Comunidade Rural (Cadescor), com 82 pontos; Associação de Apoio ao Esporte Amador de Juazeiro do Norte (Asseajuno), com 78 pontos, e Construir Ecologicamente (Construeco), também com 78 pontos. Mais detalhes do resultado podem ser acessados no seguinte link http://www2.juazeiro.ce.gov.br/arquivos/resultado-definitivo-sejuv-edital-001-2018.pdf

Já no 002/18 serão selecionadas seis entidades de modalidades coletivas e nove de modalidades individuais e foi destinada a quantia de R$ 255 mil. Neste foram selecionadas as seguintes instituições. Centro de Apoio ao Desporto e Comunidade Rural (Cadescor), Associação de Apoio ao Esporte Amador de Juazeiro do Norte (Asseajuno), Liga de Esporte Juazeirense, Associação Caririense de Voleibol, Instituto Monsenhor Pedro Rocha, Comunidade Zaíla Lavor e Judô Clube Samurai Dojo.

Mais detalhes do resultado podem ser acessados no seguinte link http://www2.juazeiro.ce.gov.br/arquivos/resultado-definitivo-sejuv-edital-002-2018.pdf










Sedeci apresenta comércio para representantes do Sebrae Quixeramobim

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), recebeu na última sexta-feira, 20, representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Unidade Quixeramobim, para dialogar sobre as características e potencialidades do comércio de Juazeiro do Norte como referência para o Município de Pedra Branca. 

O trabalho realizado pela Prefeitura Municipal, através de parcerias com o setor privado, oferecendo capacitações e consultorias, tem sido modelo para outros Municípios. A Sedeci recebeu a visita da Agente de Desenvolvimento do Município de Pedra Branca, Rachel Silva e do Consultor do Sebrae Ceará, Marden Barreto, interessados em realizar networking e trocar ideias sobre o desenvolvimento do comércio. 

De acordo com a Diretora de Comércio e Serviços da Sedeci, Josefa Costa, o setor de comércio e serviços representa 86% da economia de Juazeiro do Norte.  “Município é destaque e chama a atenção de diversas cidades que pretendem desenvolver esses setores. Os representantes do Município de Pedra Branca procuraram a Sedeci para articular parceria com o comércio varejista daqui, buscando dicas e indicações para fortalecer o fornecimento de peças íntimas das fábricas do Município”, ressalta.

Entre os dias 04 e 05 de agosto, Pedra Branca sediará a primeira feira de negócios da cidade, a Fest Moda. Na ocasião, os fabricantes de moda íntima e vestuário do Município terão a oportunidade de expor os seus produtos e realizar vendas no atacado.





Quadrilha junina de Juazeiro do Norte selecionada para representar o Ceará em campeonato nacional

A quadrilha junina Nação Nordestina, de Juazeiro do Norte, foi selecionada para representar o Estado do Ceará no VI Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas 2018, que será realizado nos dias 03, 04 e 05 de agosto na cidade de Brasília, Distrito Federal. O evento é organizado pela Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos (CONAQJ).

A Nação Nordestina conquistou, na última segunda-feira (23), o primeiro lugar no Concurso Cearense de Quadrilhas Juninas 2018. O grupo ficou em primeiro lugar, em um empate técnico, no Festival de Quadrilhas Juninas de Juazeiro do Norte deste ano, promovido pela Prefeitura Municipal, o que possibilitou sua classificação para participação na etapa estadual.

A quadrilha foi criada há nove anos no bairro Limoeiro e desde então participa de vários festivais importantes. Esse ano, participou de 18 festivais, dos quais estiveram no pódio 16 vezes, conquistando 05 primeiros lugares, 10 segundos lugares e um terceiro lugar. Ao todo, o grupo já soma 75 títulos.





Demutran prorroga período de desconto nas multas

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), informa que a redução de 60% do valor das multas, aplicadas pelo órgão, foi prorrogada por 90 dias, encerrando no dia 23 de outubro. O desconto é destinado à regularização dos motoristas com multas aplicadas até o dia 31 de dezembro de 2017, incluindo as inscritas na Dívida Ativa do Município.

A medida está prevista na Lei Municipal N° 4.832, de 18 de abril de 2018, que propõe o desconto para a regularização das multas. Ao todo 1.412 pessoas já regularizaram suas dívidas com o desconto, iniciado em maio deste ano.  

Para ter acesso ao desconto o motorista deverá apresentar-se na sede do Demutran, localizada na Rua Beata Maria de Araújo, S/N, Bairro Romeirão, portando RG, CPF e Comprovante de Residência.






Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2018

Foi divulgada a lista de filmes indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2018, que acontecerá no mês de setembro, no Rio de Janeiro. 

Após uma primeira etapa de votação, envolvendo os sócios da Academia Brasileira de Cinema, chegaram à final da disputa 36 longas e 20 curtas nacionais, além de cinco estrangeiros, que concorrerão ao Troféu Grande Otelo em 25 categorias. 

Considerada por muitos o “Oscar Nacional”, a cerimônia deste ano homenageará a atriz Fernanda Montenegro. E a região do Cariri também se fará representada nessa importante premiação. O documentário Candeias, realizado pela produtora O Berro Filmes, foi indicado na categoria de melhor curta documentário. 

Filmado durante a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, em 2016, o curta-metragem apresenta um olhar voltado para uma das mais belas expressões da religiosidade popular do Cariri, a “Procissão das Velas”, que ocorre em Juazeiro do Norte, sempre no dia 02 de fevereiro.


Dirigido por Reginaldo Farias e Ythallo Rodrigues, o documentário foi produzido com recursos do Fundo Estadual de Cultura, aprovado no XI Edital de Cinema e Vídeo (de 2014) da Secretaria de Cultura do Estado Ceará. A cerimônia do Grande Prêmio do Cinema Nacional acontecerá no dia 18 de setembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com transmissão do Canal Brasil para todo o país.





Colonia de férias em Barbalha

Crianças e adolescentes assistidos pelo Município participam da colônia de férias realizada pela Prefeitura de Barbalha sob a coordenação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS. 

Como parte da programação, houve contação de histórias, na terça-feira, 24, oportunidade em que se encantaram com o mundo dos livros e participaram do momento com muita interação. 

A atividade, com a parceria do Sesc, foi realizada no CRAS Malvinas, com a presença da boneca Lili, uma atração à parte para o público presente. Já no CRAS Santo Antônio, houve  torneio de futsal, envolvendo equipes masculinas e femininas. 

A programação marca para esta quinta-feira, 26, a entrega de medalhas e troféus às equipes vencedoras das competições de futsal. A colônia de férias faz parte das ações do Município voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, de modo especial contra o trabalho infantil.





Argemiro apresenta projeto da Orla de Barbalha

O prefeito Argemiro Sampaio apresentou projeto de requalificação da entrada da Barbalha, através da construção de uma Orla. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, dia 25, durante transmissão ao vivo pelo facebook, quando o gestor detalhou o projeto para os internautas. O novo equipamento é um calçadão que abrange toda a frente da cidade. Contará com espaço de lazer, área esportiva, lago artificial, pista de corrida e ciclismo, recuperação de área verde e conexão com Centro Histórico da cidade. 

Serão 5,5 milhões de reais investidos na primeira etapa com recursos oriundos do Ministério das Cidades, através do -Avançar Cidades – projeto de mobilidade urbana do Governo Federal, que concede empréstimo para os municípios com melhores propostas. 

De acordo com Argemiro, o projeto da Orla de Barbalha foi o primeiro aprovado no estado do Ceará e explica que ele é auto-sustentável, já que contará com restaurantes, bares, quiosques e pedalinhos, que pagarão o financiamento. 

A expectativa é que em um ano e meio a primeira etapa do projeto esteja concluída e entregue para usufruto da população e visitantes, além de gerar até 100 empregos diretos. A intenção é fomentar o desenvolvimento econômico com comércio e exposições de artesanatos; saúde, através da prática de esportes, exercícios e atendimentos; lazer, qualidade de vida e fortalecimento da convivência familiar, além da despoluição dos rios do entorno e construção de um lago artificial. 

Para continuidade do projeto, a Câmara de Vereadores tem que autorizar o Município a contrair empréstimo junto à Caixa, com juros baixos e parcelas que podem ser pagas com os próprios resultados financeiros do investimento. 

O prefeito Argemiro pediu sensibilidade dos parlamentares para a autorização, já que o projeto é capaz de se pagar com a arrecadação de, aproximadamente, 30 mil reais por mês, oriundos de aluguéis, além dos impostos gerados pela comercialização no local. 

Representantes de órgãos ambientais já realizaram visitas técnicas na área e se mostraram satisfeitos com o projeto a ser implementado na Orla. Para a segunda etapa, o projeto deve contar com piscina olímpica, quadra de futsal, quadra de vôlei, bosque com ampla área verde, e muitos outros benefícios que devem atrair novos públicos.





24 julho, 2018

Prisão em flagrante na cidade de Jardim

As equipes da Delegacia de Polícia Civil e do Destacamento da Polícia Militar de Jardim/CE efetuaram a prisão em flagrante de ARISTÓTELES LEITE DA ROCHA, por participação em crimes de roubo.

No início da tarde desta segunda-feira (23/07/2018), 02 (dois) indivíduos armados roubaram um mercantil e um banco correspondente do Banco do Brasil, no Centro de Jardim/CE.

Testemunahs relataram que ARISTÓTELES estava próximo aos estabelecinentos, e repassou informações aos criminosos, indicando onde estaria o dinheiro em um dos locais.

Após diligências, ARISTÓTELES foi preso em flagrante.

Os demais envolvidos no crime seguem foragidos, estando a Polícia Militar ainda em perseguição a eles.





Convenção partidária

O Partido dos Trabalhadores vai realizar no próximo sábado, a partir das 9 horas, no Hotel Praia Centro, o seu Encontro de Tática Eleitoral. 

Nessa ocasião,a legenda reunirá filiados delegados das correntes do partido para decidirem, através de votação, o rumo da sigla nas eleições. A informação é da assessoria de imprensa do PT. 

Vão participar do encontro os delegados escolhidos pelas chapas do partido no Estado. Ao todo, serão 300 nomes que votarão a aprovação dos nomes para a chapa proporcional, a reeleição do governador Camilo Santana, o nome de Lula para presidente e decidindo ainda se o PT sairá com um candidato para a vaga ao Senado.





Mais 26 municípios cearenses tiveram situação de emergência

Mais 26 municípios cearenses tiveram situação de emergência em decorrência da seca reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. 

A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil foi publicada na edição desta segunda-feira (23) do Diário Oficial da União. Com esses, já são 66 municípios nesta situação reconhecida pelo Governo Federal. 

Outros nove municípios cearenses se encontram em situação de emergência por estiagem ou seca decretada ou homologada pelo Governo do Estado do Ceará, à espera de reconhecimento pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. 

O reconhecimento permitirá que as prefeituras solicitem apoio do Governo Federal para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população atingida. A portaria do Governo Federal tem vigência de 180 dias. 

Os municípios reconhecidos pelo Governo Federal nesta segunda-feira, são Acopiara, Assaré, Bela Cruz, Cedro, Chaval, Crateús, Crato, Groaíras, Hidrolândia, Icapuí, Icó, Iguatu, Independência, Ipu, Itapajé, Jaguaruana, Lavras da Mangabeira, Madalena, Missão Velha, Nova Olinda, Ocara, Parambu, Paramoti, Reriutaba, São Gonçalo do Amarante e Umirim. 

No caso da seca, antes de ter o reconhecimento do Governo Federal, é necessário a decretação da situação de emergência pelo governo municipal ou estadual com o fim de estabelecer uma situação jurídica especial para a execução das ações de assistência à população (Operação Carro-Pipa, por exemplo) e de restabelecimento do abastecimento d'água (obras e serviços como a instalação de sistemas simplificados de abastecimento.





Novo período para saque do abono salarial 2016 começa dia 26 de julho

O prazo para o pagamento do abono salarial ano-base 2016 foi prorrogado e os trabalhadores poderão sacar o benefício a partir desta quinta-feira (26). 

O dinheiro ficará disponível até 30 de dezembro. Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao Programa de Integração Social (PIS), sacam o dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal. 

Para saber se tem algo a receber, a consulta pode ser feita pessoalmente, pela internet ou no telefone 0800-726-0207. Para os funcionários públicos vinculados ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), a referência é o Banco do Brasil, que também fornece informações pessoalmente, pela internet e pelo telefone 0800-729-0001. 

Tem direito ao abono salarial quem trabalhou formalmente por pelo menos um mês em 2016 com remuneração média de até dois salários mínimos. O valor que cada trabalhador tem para sacar depende de quanto tempo ele trabalhou. 

Quem trabalhou o ano todo recebe o valor cheio, que equivale a um salário mínimo (R$ 954). Quem trabalhou por apenas 30 dias recebe o valor mínimo, que é R$ 80.





A programação comemorativa dos 172 anos do município de Barbalha

A programação comemorativa dos 172 anos do município de Barbalha foi a pauta da reunião nesta segunda-feira, 23, às 15 horas, na Secretaria de Governo. 

O titular da pasta, Cícero Santos, convocou para o encontro todos aqueles que, direta ou indiretamente, possam contribuir com ações e eventos celebrativos da importante data. A ideia inicial é promover a tradicional Semana do Município, tendo como ponto alto 17 de agosto, dia da emancipação política da Terra de Santo Antônio.

Questões relacionadas aos resíduos sólidos e ao licenciamento para execução de obras de urbanização na entrada da cidade foram discutidas, nessa sexta-feira, 20, em Barbalha. 

À reunião, na sede da Prefeitura, estiveram presentes o secretário de Infraestrutura, Roberto Wagner Machado, o superintendente do Ibama, Ebert Lobo,  e o presidente da Agarce – Associação das Gestões Ambientais do Ceará, Eraldo Oliveira. 

Eles visitaram o local que margeia o Rio Salamanca e a CE 293. Ali, será construída uma área de convivência com calçadão, largo artificial e equipamentos para a prática desportiva, beneficiando a população e visitantes. 

Sobre o aterro sanitário, os representantes dos órgãos ambientais assistiram a apresentação de projeto para resolver o problema, em curto prazo, enquanto não são definidas as políticas de resíduos que serão destinadas aos municípios da região do Cariri. 

Os técnicos devem realizar estudos sobre os projetos e em 30 dias orientar o município sobre as políticas de resíduos a serem implementadas em Barbalha.





PM de Barbalha disponibiliza contato via WhatsApp para denúncia

O comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Barbalha, Tenente Ramalho, lançou mais um canal de comunicação direta com a população. Além dos contatos através do 190 e de celular, a PM  disponibiliza um números via WhatsApp. 

Os números também estão disponíveis para as cidades de Jardim, Missão Velha e Abaiara, que também são comandadas pela 2ª Cia de Barbalha.  Com esta nova ferramenta tecnológica, a polícia poderá dar mais celeridade às diligências. Por este aplicativo, além de mensagens escritas, a população também poderá enviar vídeos ou imagens, auxiliando na identificação de acusados. 

O comandante alerta, porém, para o uso inadequado da ferramenta, o conhecido como trote.  “Quem, porventura, tentar enganar a polícia, tão logo será identificado e responsabilizado por este crime.





A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...