29 abril, 2023

2º Encontro de Famílias de Autistas de Barbalha



O transtorno  que afeta 1 a cada 44 crianças em todo o mundo; aconteceu no último sábado dia 29 de Abril na Escola de Tempo Integral Dr. Lírio Callou, o II Encontro de Familiares de Autistas de Barbalha. No dia 02 de Abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Criado em 2007 pela ONU e instituído no Brasil pela Lei 13.652/2018, o Dia Mundial e o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo são celebrados em 2 de abril. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas.

O evento contou com a participação de vários seguimento da sociedade como, atendimento voluntário para pessoas com Autismo e seus Familiares com os seguintes profissionais: Clinico geral, Psiquiatria, Técnico de enfermagem, Psicólogo, Fisioterapia Motora, Pilastes, Dentista, (Orientação e Aplicação de Flúor), Advogados, Pedagogos e Psicopedagogos.

Cadastro da criança autista no Sistema do Estado (Levar documentação da criança; dois contatos de telefone - responsável e de um familiar ou vizinho; e-mail) 

Pintura no rosto das crianças brinquedos, pula-pula, casinha de bolinhas, algodão doce, pipoca, sorteio de brindes e muito mais.





28 abril, 2023

Sesau promove capacitação para digitadores do mutirão de cadastramento


Trinta digitadores que irão trabalhar no mutirão de cadastramento dos usuários de medicação especial participaram, nesta sexta-feira, 28, de uma capacitação. As orientações ficaram a cargo de uma equipe da Secretaria de Saúde e ocorreram no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador- Cerest.

O mutirão vai acontecer nos dias 2, 3 e 4 de maio, no próprio Cerest e na Quadra do Municipal (com acesso pela Rua Santa Isabel), das 8h às 15h.

Vigilantes e auxiliares de serviços gerais da rede de ensino participam de capacitações


Cerca de 150 vigilantes, de escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, participaram nessa quinta-feira, 27, de um encontro formativo voltado para a temática de fiscalização, segurança patrimonial e procedimentos de segurança. A atividade foi realizada em uma parceria das secretarias de Educação e Segurança Pública. O momento, que ocorreu no auditório da Seduc, contou com a participação da Guarda Civil Metropolitana.

Simultaneamente, e seguindo o cronograma de capacitação de servidores, 240 auxiliares de serviços gerais também estiveram no percurso formativo, que aconteceu na Escola de Saberes Daniel Walker. Foram trabalhadas questões ligadas ao socio-emocional. O grupo protagonizou momentos de imersão à arte, envolvendo dinâmicas relacionadas à música, artes visuais e teatro.

A diretora de controle interno, Cintia Pinheiro, ressalta que essas formações continuadas, para todos os servidores, qualifica para o exercício de suas funções na rotina escolar, além de ser um momento de escuta e acolhimento daqueles que são peças fundamentais para a Educação do município.

Oficinas voltadas à educação e saúde são realizadas na Escola Odete Monteiro



Em parceria com as secretarias de Educação e Saúde de Juazeiro do Norte, acadêmicos de Medicina da Faculdade Estácio - IDOMED ministraram oficinas para alunos do 1º ao 6º ano da Escola Municipal Professora Odete Monteiro.

Através do Programa Saúde na Escola - PSE foram disponibilizadas, nessa sexta-feira, 28, vacinas para as crianças, bem como para professores e funcionários. Foram realizados, também, testes de prevenção de tracoma, através do centro de endemias, e distribuição de brindes.

Em um primeiro momento, os estudantes de medicina visitaram a escola promovendo entrevistas com alunos, professores e funcionários, no intuito de perceber as principais vulnerabilidades sociais da localidade, para a verificação de serviços que atendam à comunidade.

Vice Giovanni Sampaio assume Prefeitura de Juazeiro pelos próximos seis dias



Em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 28, o Prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra, transmitiu, oficialmente, o cargo para o vice-prefeito, Giovanni Sampaio.

Ele assumirá a gestão municipal a partir deste sábado, 29. O Prefeito em exercício ficará no cargo até o próximo dia 4 de maio.

Glêdson irá se ausentar para tratar de assuntos particulares e destacou o quanto confia no trabalho e parceria de Giovanni. "É a primeira vez, na história de Juazeiro, que um prefeito assume duas legislaturas seguidas, fruto do compromisso e competência que ele tem com Juazeiro do Norte. Estou muito tranquilo, pois a cidade estará em boas mãos" pontuou.

Durante o período em que estiver ausente, Glêdson não entrará na folha de pagamento.

Giovanni destacou a conduta do Prefeito Glêdson e agradeceu a confiança. "Irei sempre lutar pelo bem do Juazeiro, pela transparência", afirmou.

O momento ocorreu no Centro de Artes e Esportes Unificados - CEUs, contando com a presença de todo o secretariado municipal e imprensa.

Operação Dia do Trabalho: Polícia Militar vai atuar em 28 pontos com apoio de mais de 90 veículos



O Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) inicia, a partir de 18h desta sexta-feira (28), a Operação Dia do Trabalho. Com 28 pontos fixos e o uso de 99 veículos, entre viaturas e motocicletas, os policiais militares atuarão na prevenção de acidentes e na preservação da ordem pública.

Com efetivo de 395 policiais militares do batalhão especializado, as ações são baseadas nas diretrizes operacionais do BPRE da PMCE e também contarão com 14 guinchos. A fiscalização se estende até as 18h de segunda-feira (1º), para controlar o fluxo de veículos nas rodovias estaduais, no fim do feriado prolongado.

O comandante do BPRE da PMCE, tenente-coronel Nazareno Nunes Cordeiro Filho, orienta sobre a importância de planejar toda a viagem, antes de sair de casa. “Lembre-se de fazer a revisão completa do veículo, antes de sair. Verificando principalmente freios, pneus, óleo e água. 

Na estrada, se estiver cansado, pare e descanse antes de seguir o percurso”, e completa: “Não realize ultrapassagens em locais proibidos. Esse é um dos principais fatores indutores de acidentes. Tenha paciência, empatia e responsabilidade no trânsito, para chegar ao seu destino em segurança”.

27 abril, 2023

Vereadores viajam a capital em busca de recursos


O vereador Dorivan Amaro, juntamente com os vereadores, Vicente de Lica e João Hilanio, estiveram na capital do estado nesta terça e quarta-feira, cumprindo agenda em Secretarias de Estado e Gabinete de Parlamentares..

As visitas foram agendadas com o Deputado e vice presidente da assembleia legislativa do estado do Ceará, Fernando Santana, que de forma receptiva recebera os vereadores.



Prourbi Iluminação Pública realiza troca de braços e lâmpadas na avenida Zuca Sampaio


A Prefeitura da cidade de Barbalha, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), intensifica o trabalho de manutenção corretiva em postes de iluminação pública na avenida Zuca Sampaio. Essa medida leva mais conforto, comodidade e segurança a todos os moradores que ali trafegam principalmente no período da noite.

Nesta quinta-feira (27), o prefeito Guilherme Saraiva, acompanhando a equipe da Prourbi com o engenheiro Felipe, o secretário de governo Josué Nascimento, estiveram acompanhando de perto o trabalho de reposição de toda a iluminação que está sendo executado na Avenida Zuca Sampaio. A medida trará mais segurança para toda aquela avenida, tendo em vista recentemente ter recebido calçamentos novos que há anos não recebia os serviços de manutenção e iluminação.

“Essa ação consiste na substituição colocar toda iluminação de lede e mais potentes como também substituição de materiais danificados, reparos em braços, troca de reatores e outros serviços que estão sendo reparados pelas equipes de manutenção preventiva e corretiva”.



24 abril, 2023

Prefeitura de Barbalha lança edital para ornamentação da cidade em alusão as festividades de Santo Antônio de 2023


Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, lançou o Edital de Chamamento Público N. 04/2023, para a realização dos trabalhos de confecção, montagem e desmontagem da ornamentação da cidade para Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha 2023.

A ornamentação deve ser realizada, entre os dias 19 de maio a 02 de junho, nos seguintes locais: Largo das Igrejas do Rosário e Matriz; Rua do Vidéo; Rua da Matriz; Marco Zero; entrada da cidade Praça Monsenhor Murilo e Av. Salustiano Canuto de Sousa, Av. Cal. João Coelho, Praça do Centenário, Rotatória da descida do Caldas, Largo da estátua de Santo Antônio.

A seleção será feita através de uma análise das propostas enviadas pelas organizações interessadas, que devem ser apresentadas até às 17h do dia 15 de maio, junto a documentação necessária, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo. O resultado será publicado no dia 19 de maio conforme Edital.

‌Para mais informações confira o Edital:

Escola Laurentino Alves será reinaugurada nesta segunda-feira, 24



A Prefeitura de Juazeiro do Norte entrega nesta segunda-feira, 24, às 16 horas, mais uma unidade escolar reformada.

A escola de Educação Fundamental Laurentino Alves Macena, no Sítio Leite, é mais um ambiente de aprendizado reestruturado por meio do Programa Educa Juazeiro. No total, já foram reformadas, através de recursos próprios do município, 45 escolas.

O equipamento conta com cinco salas de aula, quadra, pátio, cantina, biblioteca, diretoria, sala de professores. O espaço também recebeu a instalação de gradil e totem na fachada.

Além desta, de acordo com o cronograma, serão reinauguradas mais três unidades escolares durante esta semana.

 POR ASCOM

SEJUV realiza competições de Futebol Amador



A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude - SEJUV, realizou nesse domingo, 23, a abertura da temporada de competições de futebol amador. O evento acontece por meio de parceria via termo de fomento com a Associação de Apoio ao Esporte Amador de Juazeiro do Norte (ASSEAJUNO) e a Central de Apoio ao Desporto e Comunidade Rural (CADESCOR).

Foram realizadas, respectivamente, a 1ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo Urbano Masculino - 3ª divisão (ASSEAJUNO) e a 1ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo Rural Masculino (CADESCOR). A competição urbana conta com 32 equipes de futebol de vários bairros, com uma média 960 atletas de faixas etárias variadas. Os jogos foram realizados em diversos bairros.

Já a competição rural tem a participação de 15 equipes de futebol das comunidades rurais do município, com cerca de 450 atletas.

Seduc realiza percurso formativo com Agentes de Desenvolvimento Infantil


Dando continuidade ao cronograma de formações para os servidores, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu nesta segunda-feira, 24, mais um percurso formativo. Desta vez, o encontro foi voltado para os agentes de Desenvolvimento Infantil, que atuam com crianças nos seus aspectos físicos, emocionais, sociais e intelectuais. Cerca de 165 profissionais participaram da capacitação.

A atividade integra o Programa Educa Juazeiro, que visa a formação continuada dos servidores para o aperfeiçoamento no desempenho das funções. Durante o momento, foram abordadas as principais atribuições desempenhadas por estes profissionais.

Dentre as várias funções do profissional está o estímulo da comunicação das crianças nas suas mais diversas manifestações: corporal, musical, plástica e verbal, observar criteriosamente e continuadamente as crianças e fazer o registro do seu desenvolvimento.

Governo do Ceará lança edital para selecionar artesãos que participarão de feira em Olinda


A Secretaria da Proteção Social (SPS) está com chamada pública aberta para seleção de artesãos que queiram participar do espaço da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) na 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Olinda, de 5 a 16 de julho de 2023. Serão disponibilizadas três vagas, sendo uma vaga para artesão individual e duas vagas para entidades artesanais cadastradas no Programa Brasileiro de Artesanato (PAB) e que estejam devidamente credenciadas nos editais da CeArt.

Os interessados devem acessar o edital nº 05/2023 disponível no site da SPS e preencher formulário de inscrição (Anexos I ou II), Termo de Compromisso (Anexo III ou IV), Carta de Anuência do Artesão Representado por Entidade (Anexo V), caso o artesão seja representado pela entidade, Declaração de Direito de Uso da Imagem (Anexo VI) e apresentar os documentos exigidos.

As inscrições acontecem de 24 de abril a 24 de maio com envio da ficha de inscrição e dos documentos exigidos para o email edital.feirasceart@sps.ce.gov.br, com assunto 23 FENEARTE/OLINDA-PE-2023 e no corpo do e-mail informar nome completo do interessado.

A lista provisória será divulgada no dia 1º de junho, com prazo para recurso de 2 a 5 de junho pelo e-mail edital.feirasceart@sps.ce.gov.br. No dia 7 de junho, será apresentado o resultado com a lista definitiva. Aqueles que ficarem fora do número de vagas oferecidas poderão ser chamados, caso surjam vagas, por desistência ou impossibilidade de participação, respeitando a ordem de classificação. Os resultados serão publicados na página eletrônica da SPS .



Entre os critérios de avaliação estão: referência à cultura popular; criatividade; linguagem própria; tradição; expressão contemporânea; inovação; consciência ambiental e produto associado à cultura local.

Os selecionados receberão auxílio integral de passagem e hospedagem no período da feira. As peças, devidamente acondicionadas pelo artesão, serão transportadas pela CeArt. Os artesãos também devem comprovar o esquema vacinal completo contra a Covid-19. Somente poderão participar do edital os artesãos que não tenham participado da Fenearte no ano passado. A Fenearte é uma das maiores feiras de artesanato da América Latina. No ano passado recebeu um público de aproximadamente 300 mil pessoas e movimentou R$ 43 milhões.

Escola de Gastronomia Social oferta 200 vagas em seis cursos gratuitos


As formações acontecerão nas modalidades on-line e presencial no mês de maio.

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), oferta 200 vagas em seis cursos presenciais e on-line no mês de maio. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas no site, em ciclo único, e os interessados nos cursos devem se inscrever entre os dias 24 e 25 de abril.

Os cursos disponíveis são “Bolos Comerciais e Regionais” (presencial/tarde); “Caldos e Sopas” (presencial/manhã); “Pães Artesanais” (on-line/tarde); “Fichas Técnicas: Precificação e Custos” (presencial/manhã); “Boas Práticas de Manipulação” (on-line/noite); e “Biscoitos Decorados” (presencial/manhã). O resultado da seleção será divulgado no dia 26 de abril e as aulas acontecem de 2 a 5 e 8 de maio.

“Essa programação, que acontece a cada mês com novos cursos, tem o objetivo comum de proporcionar ao aluno a capacidade de refletir sobre a cadeia produtiva da alimentação e a valorização dos saberes e insumos locais, além de possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais ao exercício da profissão, inclusive a de atuar como empreendedor”, afirma Selene Penaforte, superintendente do equipamento.

Para participar da seleção, os candidatos precisam ter a partir de 17 anos, incluindo adultos e idosos, disponibilidade para participar das aulas no período da manhã; das 8h30 às 12h, ou tarde, das 13h30 às 17h ou noite, das 18h30 às 21h. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, seguindo critérios estabelecidos em edital. As pessoas selecionadas serão contatadas por whatsapp, sendo necessário ter atenção no momento de preencher o formulário.

IDT tem mais de 2,1 mil vagas abertas nesta segunda-feira (24)


A semana se inicia com 2.110 vagas abertas nas Unidades de atendimento do IDT/Sine em todo o Estado. Desse total, embora a Capital possua a maior oferta, com 602 postos de trabalho, outros municípios também se destacam. Nesse contexto, o posto de atendimento de Maranguape (462) e as Unidades de Juazeiro do Norte (195), Sobral (163) Pecém (158) e Maracanaú (147), estão entre as que possuem mais oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24).

No estado, existem oportunidades para todos os setores em diversas ocupações, como atendente de lojas e mercados (193), teleoperador (150), costureira em geral (113), colhedor de laranja (105), costureira de peças sob encomenda (60), auxiliar de linha de produção (59), vendedor pracista (52), costureiro a máquina na confecção em série (45) e operador de caixa (41). Em Maranguape, são 193 vagas para tendente de lojas e mercados e 110 para costureira em geral; já, em Juazeiro do Norte, são 105 para colhedor de laranja.

“Nossa expectativa é que, em maio, sejam mais de 5,2 mil vagas captadas em todo Ceará. Estaremos empenhados em ampliar o número da oferta, bem como para estimular a criação de ambiente que possibilite o investimento, com a criação de novos empreendimentos e empregos”, acrescenta o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.

Além disso, do total de vagas abertas hoje, cerca de 271 são destinadas às pessoas com deficiência, especialmente em Maracanaú, que está com 87 oportunidades, a maioria delas para ajudante de carga e descarga de mercadoria (52) e auxiliar de linha de produção (30).

“É importante que os trabalhadores interessados em participar das seleções se dirijam a uma das unidades do IDT/Sine mais próxima, munidos de RG, CTPS (física ou digital) e currículo atualizado, para ser encaminhado àquelas que estejam no seu perfil profissional”, alerta o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Raimundo Angelo.

Em reunião com o governador do Ceará, Azul confirma retorno do voo diário entre Fortaleza e Juazeiro do Norte


Em reunião com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque, o diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas César Grandolfo confirmou o retorno da operação diária de Juazeiro do Norte para Fortaleza, a partir do dia 2 de maio.

O trecho será realizado por uma aeronave à jato Embraer E1, que tem capacidade para transportar 118 passageiros. O horário de partida do aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, será às 23h55. O trajeto de volta, saindo do aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, ocorrerá às 4h30. A frequência da conexão será diária, com redução no final de semana.

O encontro ocorreu no Palácio da Abolição, na manhã desta segunda-feira (24). Pelas redes sociais, o governador comemorou a notícia. “Ficou confirmada a retomada do vôo diário entre Fortaleza e Juazeiro do Norte. O retorno da rota atende uma importante demanda para o setor de turismo e negócios para todo o Cariri”, escreveu.


Vereador e presidente Odair Matos visita



O vereador e presidente Odair Matos sempre nos finais de semana, visita comunidades. O objetivo de suas visitas é ouvir as reivindicações da comunidade, conversar com os moradores sobre os problemas mais urgentes.





A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...