03 novembro, 2018

Segunda edição da Feira do Conhecimento do Ceará ocorre no mês de novembro

Robótica, jogos digitais, batalha de drones, casa inteligente, inovações científicas, mostra de tecnologias assistivas, sessões no Planetário Móvel, rodadas de negócios, são algumas das muitas atrações da segunda edição da “Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios”, que será realizada de 21 a 24 de novembro, das 9h às 20h, no Centro de Eventos do Ceará. A feira é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), e terá como tema: “A Ciência para a Redução das Desigualdades”.

Durante os quatro dias do evento, os visitantes vão poder conferir mais de 200 expositores que apresentam soluções tecnológicas para áreas fundamentais como saúde, energias renováveis e inclusão social. Além disso, terão a oportunidade de participar de 35 oficinas e 60 palestras sobre diversas temáticas, de acordo com o público e área de interesse, totalizando 260 horas de programação gratuita.

Ciência em Show

Uma das principais atrações da feira é o projeto “Ciência em Show”, formado pelos físicos Wilson Namen, Gerson Julião e Daniel Ângelo, e da pedagoga Ana Ralston. O grupo, que desde 2000 viaja o Brasil promovendo shows e também realizando trabalhos na internet e na televisão, participa da solenidade de abertura do evento e promete ao público comunicar a ciência de uma forma descomplicada e descontraída.



Robótica

A robótica marcará presença na Feira do Conhecimento através da Batalha de Drones, onde os competidores terão que pilotar seus drones pelo trajeto marcado no menor tempo possível, enquanto disputam com um adversário, e o Campeonato de Robótica, que consiste em corridas e desafios de robôs divididas em três modalidades: Seguidor de Linha, Seguidor de Linha com Obstáculos e Estoura Bola. Não é exigido conhecimento prévio sobre robótica e não há limite de idade para participar.



Empreendedorismo

Os interessados na arte de empreender poderão assistir ao painel: “Por que grandes empresas de tecnologia apostam em empreendedorismo”, que será apresentado por representantes de grandes empresas de tecnologia a nível mundial, como a IBM, Microsoft e a Amazon. O painel ocorrerá no dia 22, às 17h30.

A programação da feira contará ainda com a 2° edição do Hackathon, onde os participantes desenvolvem projetos de start-ups, Game Jam, Festival de Jogos e Mostra de Tecnologias Assistivas, sessões no Planetário Móvel, Rodadas de Negócios, e muito mais!

A expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas, entre jovens empreendedores, empresários, estudantes, professores e pesquisadores, profissionais da área de tecnologia, gestores e comunidade em geral.






Iniciada a formação para 250 novos oficiais da PMCE

O Governo do Ceará realizou nesta quinta-feira (1), na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), a aula inaugural do curso de formação profissional para a carreira de oficiais da Polícia Militar no Estado. Composta por 250 alunos, esta é a segunda turma de candidatos do concurso de 2013 – foram 183 tenentes nomeados na primeira para a PMCE e 33 para o Corpo de Bombeiros. O curso é a terceira etapa do certame, com duração de três semestres.

Os futuros oficiais da PM receberam as boas-vindas do governador Camilo Santana durante o primeiro dia de aulas. O chefe do Executivo destacou a importância dos efetivos no Ceará terem comando qualificado e dedicado a somar forças para combater o crime no Estado.

“Toda a tropa precisa ter oficiais. Nós convocamos um grande número de soldados e agora estamos contratando novas turmas de oficiais para comandar esse efetivo. Hoje estamos iniciando com mais 250 oficiais, que serão divididos por todo o Estado de acordo com a necessidade. Há todo um planejamento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para que o aumento do efetivo seja para praças e oficiais. Este que inicia hoje é um curso mais demorado, dura três semestres. A partir do primeiro semestre de 2020 essa turma estará apta a estar nas ruas comandando tropas”.

Também participaram da abertura do curso o secretário titular da SSPDS, André Costa, o comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Ronaldo Viana, o secretário chefe da Casa Militar, coronel Túlio Studart, o diretor geral da Aesp-CE, tenente-coronel Juarez Gomes Nunes Júnior, o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel Heraldo Pacheco, o delegado geral da Polícia Civil, Everardo Lima, o comandante do BPRaio, coronel Márcio de Oliveira, dentre outras autoridades policiais.

Ao longo do evento, o governador recebeu das mãos do tenente-coronel Juarez Gomes a Medalha Ordem Do Mérito Acadêmico pelo compromisso da gestão com a qualificação dos profissionais.

Satisfação



O fim da espera chegou para mais 250 convocados do concurso de 2013 para a Polícia Militar. Para a aluna Mayara de Paula, 29, a concretização do sonho que ela perseguiu por anos. “Estamos todos muito felizes com essa aula inaugural que marca o início dessa jornada de quase dois anos. A Aesp é um ícone na formação de segurança pública, então é um orgulho muito grande”, sorriu satisfeita.



Tiago Max, 32, disse estar muito ansioso para aprender com um corpo de profissionais experientes na prática policial. Servir a PM no seu Estado, segundo o concursado, é tarefa de alta responsabilidade e que ele espera cumprir com todos os ritos e estar apto a exercer da melhor forma a função de oficial. “Estar aqui é um sentimento de muita felicidade e dever cumprido. Nossa missão começa agora. Esperamos lograr êxito e chegar até a formação”.

Curso de Formação de Oficiais

A formação dos novos tenentes é promovida pela Aesp e tem duração de três semestres letivos e carga-horária de 2.720 horas/aula. A capacitação segue uma matriz curricular diversificada que inclui instruções teóricas e práticas de técnica policial militar; policiamento ostensivo geral; polícia comunitária; planejamento operacional; inteligência em segurança pública; tiro policial defensivo; defesa pessoal; gestão da qualidade; gerenciamento de crises; elaboração e gestão de projetos. Além de conhecimentos da área jurídica e de diversas modalidades de policiamento.

Os oficiais das corporações militares são os responsáveis por desempenhar funções de comando e gestão direta com a tropa. Além de gerenciar recursos humanos e logísticos da corporação.

André Costa explicou que, ao final do curso, os aprovados serão destinados a regiões do território cearense mais carentes de novos profissionais de segurança. “É uma turma que vai levar três semestres para a formação e até lá vamos analisar o contexto para fazer o planejamento sobre para onde cada uma delas será destinada. O fato é que hoje carência existe para o aumento do efetivo e vamos trabalhar para que todos saiam daqui capacitados da melhor forma e cumpram o seu papel”.

Centro integrado

O governador Camilo Santana aproveitou a ocasião para confirmar que a entrega do Centro Integrado de Inteligência do Nordeste, que será sediado no Ceará, deve ocorrer no próximo mês de dezembro. A definição ocorreu na última quarta-feira, durante reunião entre Camilo e o ministro da segurança Pública, Raul Jungmann, onde foram selados os detalhes finais para a implementação.

“Já vamos entregar funcionando. Agora, no mês de novembro, estão vindo equipes de todo o Nordeste brasileiro e de Brasília que vão formar o corpo de profissionais. Estamos providenciando toda a estrutura de equipamentos”, afirmou. O centro será o primeiro dedicado à inteligência de Segurança Pública do Brasil e contemplará todos os nove estados da região Nordeste.








Moradores da avenida Santo Expedito nas Malvinas é desprezada pela prefeitura de Barbalha

Moradores da Rua Santo Expedito, no bairro Malvinas, reclamam da situação dos esgotos naquela via. A reportagem do Jornal Crajubar esteve no local e constatou que, devido ao vazamento, conversamos com a moradora Oriana Santos, que fala da sujeira em frente a sua casa.



A rua fica tomada de água oriunda do esgoto. Além de tornar a rua quase intransitável, o mau cheiro também incomoda os moradores que dizem já ter recorrido até à Secretaria de Obras para resolver o problema.








02 novembro, 2018

Perícia no pente-fino do INSS

A cada duas pessoas que passaram por perícia no pente-fino do INSS, uma teve o benefício por incapacidade cancelado, informou o Ministério do Desenvolvimento Social. O pente-fino do INSS começou em 2016 com as perícias nos auxílios-doença e nas aposentadorias por invalidez. 

Ao todo, até 25 de outubro, foram realizadas 1,1 milhão de perícias, com o corte de 552,1 mil auxílios-doença e aposentadorias por invalidez mantidos de forma irregular. Ao todo, o pente-fino cancelou 686,2 mil benefícios por incapacidade, já que também houve cortes em razão de convocados não terem comparecido à perícia e de outras situações, como morte ou decisões judiciais.






O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 será aplicado neste e no próximo domingo, 4 e 11 de novembro, em 1.725 municípios brasileiros, 70 deles de difícil acesso. A estrutura para aplicação do Enem em Barbalha vai envolver 14 locais de aplicação, 32 salas e mais de 120 colaboradores. 

O Enem 2018 será aplicado seguindo o horário oficial de Brasília. Este ano, o início do horário de verão coincidirá com o primeiro domingo de aplicação de provas, 4 de novembro. 12h – Abertura dos portões. 13h – Fechamento dos portões. 13h30 – Início das provas. 19h.  Término das provas em 4/11. 18h30 – Término das provas em 11/11






A Universidade Federal do Cariri anuncia abertura de curso

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) anunciou a abertura de dois novos processos seletivos no Ceará, para a contratação de seis profissionais no cargo de professor substituto. Foi divulgado, anteriormente, edital de concurso público que irá preencher uma vaga para professor adjunto no Instituto de Formação de Educadores (IFE) da UFCA, no setor de Estudos Educacionais Básicos. 

O edital n° 36/2018 abre quatro vagas nas áreas de Matemática, Ensino das Ciências e Educação Matemática. A lotação dos aprovados será no Campus Brejo Santo. O edital n° 37/2018 abre duas vagas nas áreas de Piano/Teclado e Educação Musical e Saxofone e Matérias Teóricas. Os aprovados serão lotados no Campus Juazeiro do Norte. Os contratados serão remunerados com salários de R$ 2.465,31 a R$ 4.730,99, para cumprimento de cargas horárias de 20 a 40 horas por semana. Interessados podem se inscrever até 14 de novembro de 2018, através da plataforma forms/UFCA. 

Será cobrada taxa de inscrição de R$ 61,00 a R$ 118,00, de acordo com a área pretendida.
A seleção dos candidatos será feita por meio de prova escrita discursiva e prova didática para todas as áreas, além de prova prática para as áreas do edital nº 37/2018.






Aumento na passagens de ônibus da região do Cariri

As rotas de ônibus intermunicipais entre Juazeiro do Norte e as cidades de Barbalha, Crato e Missão Velha, que compõe a Região Metropolitana do Cariri, amanheceram ontem com o aumento na tarifa de transporte coletivo. A passagem para as principais rotas, que custava R$ 2,25, passou a custar R$ 2,40, e meia tarifa no valor de R$ 1,20. 

As linhas entre Crato/Juazeiro, Barbalha/Juazeiro aumentaram 15 centavos do valor atual, que representa reajuste de 6,21% em relação ao antigo valor que antes custava R$ 2,25. Já entre Juazeiro do Norte/Missão Velha, o preço passou a R$4,60, com meia tarifa custando R$ 2,30, representando um aumento de 30 centavos ou 7% em relação ao antigo valor, que era de R$ 4,30; 

A interseção entre Barbalha/Missão Velha subiu para R$ 3,10, antes era R$ 2,90. Segundo a empresa, as vans e transporte alternativos que também fazem esta rota irão acompanhar este aumento.






31 outubro, 2018

Terceira turma do STJ condena SERASA a indenizar por danos morais e materiais todos os consumidores que ficam com nome sujo por mais de 5 anos

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ordenou que os cadastros negativos com o nome do devedor sejam excluídos assim que o vencimento da dívida completar cinco anos. 

A orientação é válida para dívidas cobradas em cartório. Em caso de ações judiciais, o prazo para de contar assim que o consumidor é acionado pelo tribunal.

O STJ condenou a Serasa Experian a indenizar, por danos morais e materiais, todos os consumidores que tiverem seus dados divulgados contrariando o novo entendimento. Segundo a ação, a entidade mantinha o nome dos consumidores inadimplentes por prazo superior a cinco anos sem qualquer controle da data prescricional. A Serasa é uma das rés na ação civil pública promovida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Se seu nome foi parar no cadastro de negativados ou algum funcionário de empresa de cobrança, bancos, financeiras e cartões de crédito lhe informou falsamente, que "agora não há mais a prescrição em relação às dívidas e o cadastro em SPC e SERASA pode permanecer para sempre", não acredite. 

Procuramos o Advogado Juliano Pires, e ele confirmou: É Mentira! A perda do direito de cobrar as dívidas na justiça (prescrição), assim como o prazo máximo de cadastro em órgãos de restrição ao crédito, como SPC, SERASA e SCPC é de 5 anos, a contar da data em que a dívida venceu (data em que deveria ter sido paga), e não da data em que foi feito o cadastro! 

O Superior Tribunal de Justiça também já decidiu que o prazo máximo é de 5 anos a contar da data de vencimento da dívida (Recurso Especial 1.316.117), confirmando o tempo previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Notícias e mais notícias apontam que os brasileiros estão cada vez mais endividados. Mas, como saber se você faz parte dessa (triste) estatística? 

Atualmente, três são as principais bases de dados usadas por empresas e bancos para checar se o consumidor possui dívidas em atraso: a Serasa, administrada pela Serasa Experian, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), administrado pela Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela Boa Vista Serviços. 

A Boa Vista SCPC e o SERASA permitem a consulta de nome sujo pela internet de graça. Para checar a situação do CPF na base do SCPC pela internet, é preciso acessar o site Consumidor Positivo (CLIQUE AQUI) ou (CLIQUE AQUI) e clicar em “Consulta CPF grátis”, no menu superior da página. Quem não é cadastrado deve fazer a inscrição e depois digitar o e-mail e a senha. Em seguida, o site informa se consta algum registro negativo em seu nome no SPC, SCPC ou SERASA.





Escolas públicas do Ceará não podem mais impedir a entrada de estudantes sem fardamento

Por decisão da 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), as escolas municipais e estaduais não poderão mais impedir a entrada de estudantes que não estejam vestidos com o fardamento. A liminar, proferida pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de Quixadá, foi mantida pelo TJCE. A multa em caso de descumprimento é de R$ 5 mil por dia.

De acordo com o processo, a Defensoria Pública do Estado solicitou que as escolas públicas municipais e estaduais deixem de impedir a entrada de estudantes que não tiverem condições financeiras de adquirir o fardamento. Além disso, pediu também que o Estado forneça o fardamento aos alunos. O pedido, que partiu do Juízo da 2ª Vara da Comarca de Quixadá, determina que, em caso de descumprimento, a multa no valor de R$ 5 mil seja paga por dia.

O Estado, no entanto, pediu que a medida fosse suspensa, alegando que a decisão causa "lesão grave e de difícil reparação", pois impõe o custo do fornecimento de fardas escolares para os alunos, em descumprimento à legislação estadual.
 
Também houve o argumento da falta de segurança ao permitir a entrada de pessoas sem farda dentro da escola. Informou também que, depois de consulta pública do Conselho Escolar sobre a adoção do fardamento, os pais se comprometeram a adquirir o material pelo valor de R$ 30.

Nesta segunda-feira, 29, a decisão da 1ª Câmara de Direito Público foi a de manter a liminar. No voto, o desembargador ressaltou que não parace razoável, muito menos compatível com as ideias de igualdade e respeito às pluralidades defendidas pela Constituição Federal de 1988, o ato de excluir do ambiente escolar aqueles que não tem condições financeiras de adquirir o fardamento. 

No que diz respeito à consulta aos pais dos alunos, o relator afirmou que “não há indício de que tenha sido lançada consulta pública à comunidade sobre o uso ou não de fardamento, o que pressupõe coleta de votos, tampouco que essa decisão caberia igualmente aos pais”.
O desembargador validou a suposta justificativa de segurança para o ambiente escolar, mas decidiu que deve ser buscada uma alternativa inclusiva e socialmente adequada, que não exclua ou discrime aqueles que não tem como adquirir o fardamento.





A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...