04 setembro, 2015

Justiça militar reintegra Cabo Sabino aos quadros da PMCE

No dia 21 de Maio de 2013, o Cabo PM Flavio Alves Sabino, após mais de 20 anos de serviço ativo na Policia Militar do Ceará, era demitido de forma injusta da corporação, isso aconteceu devido sua participação em uma reunião informativa na sede da antiga APROSPEC, no mesmo período que ele, outros 09 (nove) policiais militares foram demitidos pelo mesmo motivo.

O Cabo Sabino nos seus mais de 20 anos de policia militar serviu na 3° Cia do 6° BPM (Maracanaú); extinto BPTran e as antigas 4ª/5° (Salinas) e 5ª/5° (Centro), destacando-se  na Associação de Cabos e Soldados Militares do Ceará, desde 2005, sendo Presidente da ACSMCE, no período de 2010 até Maio de 2015. Fruto de seu trabalho na defesa da classe dos profissionais de segurança pública, foi  eleito Deputado Federal em 2014, alcançando a votação de 120.485 votos.  

Após 02(dois) anos e 5 (cinco) meses de consumada  a demissão do Cabo Sabino, hoje (03) de Setembro de 2015, no processo de n° 0205706-81.2013.8.06.0001, o Exmo. Sr. Juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho, Juiz Titular da Auditoria Militar do Estado do Ceará,  declarou nulo  todo o procedimento Administrativo Disciplinar que  culminou com a exclusão de Sabino da Corporação, incontinente determinou  que o Estado do Ceará promova a reintegração do mesmo a Polícia Militar do Ceará, na situação em que foi excluído, retornando assim seu  status quo, condenando ainda ao pagamento da renumeração correspondente ao período da exclusão da folha de pagamento até o efetivo retorno ao trabalho, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 (Mil reais) por descumprimento dessa sentença.

Isso quer dizer que o Deputado Federal Cabo Sabino pode a partir de agora voltar a ser verdadeiramente chamado de “Cabo”, porque com essa decisão ele retorna as fileiras da Policia Militar do Ceará, de onde nunca deveria ter saído.

O Deputado Federal Cabo Sabino vem a público enaltecer o poder judiciário cearense, nas pessoas da Exma. Sra. Juíza  Dilce Feijão, que foi a primeira a reconhecer as ilegalidades do processo, concedendo a  liminar antecipatória, que  reintegrou Sabino a Corporação; a Exma. Sra. Des. Maria Iracema Martins do Vale, que restabeleceu a Liminar e por fim a pessoa do Exmo. Sr. Juiz Dr. Roberto Bulcão, por confirmar os efeitos da liminar antecipatória e finalmente julgar o processo reconhecendo a nulidade do ato administrativo, reintegrando finalmente por sentença o Cabo Sabino à PMCE.


Sesc apresenta seleção de filmes inspirados nos Dez Mandamentos

Em setembro, o Sesc* realiza a mostra “Decálogos”, como parte do projeto Cinematógrafo. A programação reúne obras do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski inspiradas nos Dez Mandamentos. As sessões acontecem nos dias 9, 16, 23 e 30/9, sempre às 19 h, na Unidade Juazeiro do Norte do Sesc. O acesso é gratuito e a classificação indicativa é de 14 anos.
         Realizadas para a televisão polonesa em 1988 e vencedoras do Prêmio de Crítica Internacional no Festival de Cinema de Veneza, as obras são ambientadas em Varsóvia, capital da Polônia, e as histórias ilustram conflitos morais e dramas familiares.
         A sessão do dia 9 apresenta os filmes “Guardarás domingos e festas de guarda” e “Honrarás pai e mãe”. Na primeira trama, para procurar seu marido, desaparecido durante a véspera do Natal, uma mulher pede ajuda a um antigo amante, relembrando durante o encontro, o relacionamento tumultuado que tiveram no passado. Em seguida, o telespectador pode acompanhar a história de um relacionamento afetuoso entre um viúvo e sua filha de 20 anos que sofre alterações quando descobre, por meio de cartas escritas pela mãe, que ele não é seu verdadeiro pai.
        Dando continuidade ao Cinematógrafo de setembro, no dia 16, são exibidos os filmes “Não Matarás” e “Não cometerás adultério”. A primeira obra, conta a história de um crime ocorrido em Varsóvia e que une três personagens: um desocupado, um taxista e um advogado em início de carreira. A segunda trama, conta a história de um jovem tímido que declara seu amor a uma vizinha e fica decepcionado ao descobrir que ela encara com extrema liberdade uma possível relação entre eles.
           No dia 23, são apresentados os filmes “Não roubarás” e “Não levantarás falsos testemunhos”. O filme “Não roubarás” conta a história de uma garota que entrega sua filha para a avó criar e se passa por sua irmã posteriormente. Quando a criança está com 6 anos, a verdadeira mãe resolve aproximar-se, levantando antigas mágoas entre as duas mulheres. Na trama “Não levantarás falsos testemunhos”, uma pesquisadora judia encontra-se com uma professora de Ética da Universidade que, há 45 anos, negara-lhe ajuda durante a Segunda Guerra Mundial, pois sendo católica, se recusa a cometer falso testemunho.
            Encerrando a programação do mês, no dia 30, é exibido “Não desejarás a mulher do próximo” e “Não cobiçarás coisas alheias”. Na primeira trama, ao descobrir que o marido é impotente, uma mulher envolve-se com um jovem amante, criando uma situação conflituosa para si e seu marido. No segundo filme, filhos de um casal de filatelista são obrigados a tomar medidas de segurança para proteger uma inesperada herança.


Programação
Cinematógrafo 
Tema: Decálogos
Classificação indicativa: 14 anos

Dia 9
- Guardarás domingos e festas de guarda
- Honrarás pai e mãe

Dia 16
- Não matarás
- Não cometerás adultério

Dia 23
- Não roubarás
- Não levantarás falsos testemunhos

Dia 30
- Não desejarás a mulher do próximo
- Não cobiçarás coisas alheias


SERVIÇO
Cinematógrafo
Local: Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Datas: 2, 9, 16, 23 e 30/9
Horário: 19 h
Classificação indicativa: 14 anos
Informações: (88) 3512.3355/ 3587.1065


:::Gratuito:::   




MP vai realizar audiência pública para debater a situação do Corpo de Bombeiros em Juazeiro

O Ministério Público de Juazeiro do Norte, através da promotora de justiça, Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, vai realizar no próximo dia 16 deste mês, às 09:00h, na sede do MP, uma audiência pública para debater a situação do Corpo de Bombeiros deste município. Após receber inúmeras denúncias e solicitações do Poder Legislativo e de várias entidades, a promotora resolveu convocar o Corpo de Bombeiros, alvo maior das críticas, como também a Companhia de Água e Esgotos do Ceará (Cagece), Câmara de Diretores Lojistas (CDL), além de outros setores da sociedade.

Segundo a promotora Alessandra Magda, não é de hoje que surgem reclamações sobre as dificuldades enfrentadas pelo Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte. “Diante dos mais recentes acontecimentos e procurando evitar problemas futuros, acredito ser o momento oportuno para realizar uma audiência desse porte, na tentativa de encontramos uma solução a curto prazo e evitarmos uma tragédia em nossa cidade”. A promotora já tem em mãos um raio X completo de como se encontra os bombeiros de Juazeiro do Norte, desde o incêndio da Zenir e dos mais recente incêndio numa loja de tintas na rua São Pedro.

VERTICALIZANDO
O vereador Gladson Bezerra, um dos provocadores dessa audiência junto ao Ministério Público, lamenta que numa cidade do porte de Juazeiro do Norte, o Corpo de Bombeiros funcione numa precariedade enorme. "nossos bombeiros são verdadeiros heróis e trabalham em condições precárias", lamenta Gladson. Por sua vez o vereador Normando Sorácles, que, há muito tempo tem criticado o tratamento dispensado aos bombeiros juazeirenses, assegura que “Juazeiro do Norte está se verticalizando a cada dia e temos prédios com mais de 20 andares. Por outro lado, nossos bombeiros não tem sequer uma escada que atenda um prédio de dois andares”.


Contas desaprovadas na gestão de 2012 do prefeito de Milagres serão votadas hoje Sexta Feira

Nesta sexta-feira (04/09), às 19 horas, será posta em discussão e votação o Parecer do desfavorável do Tribunal de Contas Dos Municípios TCM-CE (processo nº 2012. MIG.PCG.07589/13), para as contas da gestão do ano de 2012, de responsabilidade do então e atual Gestor do Município de Milagres-CE, Hellosman Sampaio de Lacerda (PMDB).

Para que as contas sejam aprovadas é preciso que 2/3 dos votos da Casa sejam favoráveis, o que corresponde a 8 votos, dos 11 parlamentares . A situação do gestor esta da seguinte forma: Os 05 vereadores da oposição já sinalizaram que irão votar contra, 05 dos parlamentares da base de sustentação, todos do PMDB, devem votar a favor, a expectativa fica em saber como presidente da casa Hubelardo do Santos irá votar.

Relembramos que populares que lotaram o plenário Chico Abraão, na tarde de sábado (13/06), para acompanhar a sessão extraordinária da Câmara Municipal de Milagres onde as contas seriam apreciadas e muito provavelmente saíram frutados da Casa do Povo diante dos desdobramentos da sessão que culminaram no não julgamento das contas pelos vereadores.
.
Uma manobra regimental da base aliada do prefeito Hellosman Sampaio fez com que os parlamentares votassem pareceres das comissões permanentes da Câmara Municipal que, em síntese, diziam que o gestor não teve direito ao contraditório no processo em questão junto ao TCM (clique aqui e relembre).

A expectativa é de casa cheia para assistir essa sessão extraordinária.


PRF e PRE reforçam fiscalização nas rodovias no feriado com 736 agentes

As polícias Rodoviárias Federal (PRF-CE) e Estadual do Ceará (PRE-CE) vão intensificar a fiscalização no feriado da Independência com 736 agentes em todo o Ceará, de sexta-feira (4), até segunda-feira (7).

A PRF-CE vai fazer a Operação Independência 2015, com abertura na Unidade Operacional de Eusébio, km 19 da BR-116, às 9h.

De acordo com a PRF-CE, serão empregados no estado cerca de 215 policiais em turnos ininterruptos de revezamento, aproximadamente 35 veículos operacionais caracterizadas, seis radares fotográficos, 81 etilômetros.

Na operação serão priorizadas ações preventivas para a redução da violência do trânsito e de acidentes relacionados ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante, às ultrapassagens indevidas, não uso da cadeira para transporte de crianças e ocorrências envolvendo motocicletas ou ciclomotores. O foco da PRF-CE, durante o feriado, continua sendo nas condutas responsáveis por elevados índices de letalidade no trânsito.

Estradas estaduais

​Já a Polícia Rodoviária Estadual está reforçando a fiscalização em todo o estado durante esse feriado. Nos quatro dias, 521 policiais estarão se revezando nas principais rodovias. A PRE-CE vai contar com 88 etilômetros em todos os postos capital e interior. Vão ser 56 viaturas, 53 motos e 17 guinchos nos 23 postos fixos da PRE, além dos quatro postos avançados.

Nesse feriadão, a polícia vai fazer a Operação Praia, em parceria com o Detran, para fiscalizar as principais praias do estado e coibir o trânsito de veículos na faixa de areia e os motoristas que dirigem alcoolizados. No asfalto, uma das principais preocupações é com os motociclistas. Por isso, eles estão fazendo também a operação Capacete, para reforçar a importância do uso do equipamento.

Outra grande preocupação é com o transporte irregular de passageiros e com o uso da cadeirinha para quem transporta crianças. A orientação da PRE é de que as pessoas, antes de sair de casa, verifiquem os itens de segurança do carro, faça uma revisão, calibre os pneus.


Polícia apreende rifle americano no Interior do Ceará

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), através do Departamento de Polícia do Interior (DPI), prendeu duas pessoas e apreendeu um rifle Winchester, na cidade de Morrinhos, a 208 km de Fortaleza. A operação ocorreu na última quarta-feira (02/09) e também foram apreendidas uma espingarda e cerca de 900 munições.

A ação, que contou com o apoio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou ainda no fechamento de um stand de tiros.

A operação deu cumprimento a 21 mandados de busca e apreensão domiciliar e foi realizada no Centro e na zona rural de Morrinhos. Os mandados decorrem de investigações acerca do tráfico de drogas e de armas na região. Durante a ofensiva, um stand de tiros foi desativado. O local funcionava sem autorização legal.

Apreensão de rifle Winchester

O rifle Winchester, de fabricação americana de calibre 44, foi apreendido no Centro do município, na casa de um homem de 60 anos. O acusado foi encaminhado à Delegacia Municipal de Amontada, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. Após prestar esclarecimentos e realizar o pagamento de fiança, ele foi liberado e responderá ao processo em liberdade.

Zona Rural

Ao todo, 875 munições de calibres 22, 32 e 380 e uma espingarda de calibre 762 foram apreendidas em um stand de tiro esportivo, localizado em uma fazenda na zona rural. O estabelecimento foi desativo pela Polícia e o proprietário, um homem de 24 anos, foi encaminhado à Delegacia de Amontada e autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e de munição. O homem também foi liberado após o pagamento de fiança, devendo responder ao processo em liberdade.

Nos outros imóveis revistados pelos agentes de segurança, nada de ilícito foi encontrado.


Governo reduz metade das vagas no Pronatec

Da promessa à realidade. O governo criará pouco mais da metade das vagas prometidas pela presidente Dilma Rousseff (PT) para a segunda etapa do Pronatec, programa voltado para o ensino técnico e profissional. Em junho do ano passado, a presidente afirmou que, até 2018, iria abrir 12 milhões de novas vagas. Agora, num cenário de recessão econômica e de necessidade de cortes no Orçamento, os números oficiais mostram que essa promessa não será cumprida.

A meta atual é ofertar 5 milhões de vagas entre 2016 e 2019, segundo dados do Ministério do Planejamento. O programa já sofreu corte neste ano, com previsão de oferta 57% menor em comparação a 2014. Segundo o Ministério da Educação, neste ano 1,3 milhão de vagas estão garantidas. Esse número deve se repetir em 2016. Assim, o volume final será de 6,3 milhões até 2019.

“O Pronatec oferecerá, até 2018, 12 milhões de vagas para que nossos jovens, trabalhadores e trabalhadoras, tenham mais oportunidades de conquistar melhores empregos e possam contribuir ainda mais para o aumento da competitividade da economia brasileira”, afirmou Dilma ao tomar posse, em janeiro. O programa foi uma das principais bandeiras na campanha para o segundo mandato. No ano passado, a presidente participou de ao menos 11 formaturas dele.

Até o final de 2014, 8,1 milhões de matrículas foram registradas pelo programa, alcançando a meta inicial definida no lançamento realizado em 2011 em pronunciamento nacional. A maior parte dos estudantes (72%) fez cursos de formação inicial e continuada, de até quatro meses, como auxiliar administrativo e operador de computador. Os cortes no Orçamento, no entanto, levaram à redução do ritmo de expansão do ensino técnico. A pasta cortou R$ 362,8 milhões do orçamento original do Pronatec, cifra modesta diante do custo total deste ano (R$ 4 bilhões).


Temer alerta: é difícil Dilma resistir com prestígio tão baixo

O vice-presidente da Republica, Michel Temer, disse, nessa quinta-feira (04/09), em mais uma rodada de conversas com empresários de São Paulo, que será difícil Dilma Rousseff chegar até o fim do mandato se permanecer com índices tão baixos de popularidade.  Ao ser questionado sobre as hipóteses para o fim precoce do governo – renúncia, impeachment, cassação via Justiça Eleitoral– e sobre a manutenção do governo mesmo sob forte crise, Michel Temer disse que Dilma não “é de renunciar”. “Ela é guerreira, não me parece que ela seja, digamos, renunciante”, observou.

A impopularidade, na avaliação de especialistas da área política, não é motivo para impeachment, mas deixa o Governo Federal fragilizado na relação com o Congresso Nacional. Diante da perda de apoio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer apelo a presidente Dilma Rousseff para se reaproximar do PMDB .

O diagnóstico exposto pelo vice-presidente da República é que, diante da baixa aceitação popular, Dilma terá dificuldades para se manter até o final do mandto.  “Hoje, realmente, o índice [de aprovação do governo] é muito baixo. Ninguém vai resistir três anos e meio com esse índice baixo. (…) Se continuar assim, eu vou dizer a você, 7%, 8% de popularidade, de fato, fica difícil”, concluiu.

Segundo Michel Temer, a melhora do cenário econômico e do ambiente político podem ajudar o governo a recuperar a confiança da população. “Agora, não é torcer. É trabalhar.” Temer afirmou, ainda, que espera “que o governo vá até 2018”. Sobre a hipótese de o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidir cassar a chapa com base nas denúncias da oposição de abuso de poder econômico e político na campanha, disse que não discutiria “porque as instituições têm que funcionar”. “Se a chapa for cassada eu vou para casa feliz. Ela vai para casa… Não sei se feliz”, concluiu.

Ao fim, a pergunta de um dos empresários presentes ao evento fez Temer se exaltar. Fora dos microfones, Fábio Suplicy questionou como o vice gostaria de entrar para a história: “Estadista ou oportunista?”, indagou.

Com semblante de irritação, Michel Temer disse que muita gente fala sobre o assunto, mas ele “não move uma palha” para prejudicar a petista. Em seguida, afirmou que, se conspirasse, “aí sim” estaria manchando a sua história. Os dirigentes nacionais do PMDB voltam a se reunir para discutir a relação com o Governo Federal.


Lucro dos bancos: Câmara aprova maior tributação

Os deputados federais e senadores que defendem o aumento da carga tributária sobre o sistema financeiro comemoram, nessa quinta-feira, uma vitória: a Câmara aprovou a Medida Provisória que eleva a tributação das instituições financeiras. De acordo com o texto, a  CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) será elevada de 15% para 20%.

O imposto recai sobre as instituições financeiras como bancos, administradoras de cartão de crédito e corretoras de câmbio. A Medida Provisória, para se transformar em lei, passará ainda pelo Senado e  precisa ser aprovada até o dia 18, quando perde a validade.

O Governo Federal conta com a aprovação da MP para melhorar o caixa: se aprovada a Medida,  a arrecadação passa de  R$ 996 milhões neste ano, para R$ 3,8 bilhões em 2016 e R$ 4 bilhões em 2017.

O líder do PROS na Câmara Federal, Domingos Neto, é um dos defensores de maior tributação sobre o sistema financeira. O aumento do tributo tem data para acabar: em 1º de janeiro de 2019, a alíquota volta ao patamar original. O projeto aprovado também estabeleceu um aumento menor –de 15% para 17%– para cooperativas de crédito.

O aumento da carga tributária sobre os bancos agrada os setores do Governo e da base aliada do Palácio do Planalto que se queixam sobre as medidas que atingem mais diretamente os trabalhadores. O Governo Federal enxerga na MP do imposto dos bancos como resposta a críticas do PT de que as medidas de ajuste estavam atingindo prioritariamente os trabalhadores.


Bom conselho: Lula prega reaproximação com PMDB

Preocupado com o agravamento das crises políticas e econômica, o  ex-presidente Lula alertou  à presidente Dilma Rousseff, nessa quinta-feira, para a necessidade de reaproximação com o PMDB. Lula, segundo as agências de notícias, disse estar preocupado com o afastamento do vice-presidente Michel Temer e do PMDB do governo e afirmou que a sucessora precisa “repactuar” a relação com o aliado.

Dilma, em resposta ao antecessor e padrinho político, disse que, durante a semana, já havia se reunido  com o vice-presidente Michel Temer e com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha – todos do PMDB, em uma tentativa de costurar entendimentos e garantir a aprovação de medidas do ajuste fiscal e da proposta orçamentária, que prevê um rombo de R$ 30 bilhões em 2016.

Impaciente, o ex-presidente Lula alertou, mais uma vez, que essa articulação  não era suficiente, visto que setores do governo estão preocupados com movimentos de alguns peemedebistas e que o sentimento era de “conspiração”. Cunha e uma ala do partido defendem antecipar o congresso do PMDB, marcado para novembro, com o objetivo de discutir a saída do governo.

O encontro entre Dilma e Lula, no final da tarde dessa quinta-feira, marca mais uma etapa de conversações entre os principais líderes do Governo e do PT em uma tentativa de diminuir os impactos da crise política, que ganha novos contornos com a crise econômica, com o aumento do dólar e a ameaça diária da saída do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy.


Bando preso em Juazeiro após roubar malote com 49 mil em dinheiro

O assalto ocorreu minutos antes da prisão no centro da cidade do Crato.


Dois paulistas e um cearense foram presos por policiais do Raio por volta do meio-dia e meia desta quarta-feira,  no Bairro São José em Juazeiro Norte, minutos após terem roubado  a quantia de 49 mil reais em dinheiro, no Centro da vizinha cidade do Crato.  Renan Pereira de Sousa, de 23 anos, Thiago dos Santos Covic, 24, ambos residentes no estado de  São Paulo, e Robson Oliveira da Silva, 28 anos, residente em Altaneira/CE armados com um revólver abordaram defronte a agência da Caixa Econômica Federal do Crato, duas mulheres de iniciais, F A da S, C R dos S, M E S da S e Q M da S, que transportavam um malote levando o dinheiro pertencente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar do município de Nova Olinda/CE para após cometerem o assalto empreenderem fuga pela Avenida Padre Cícero num  automóvel em direção a Juazeiro Norte.

O operador de plantão na Ciops/Crato repassou a informação ao policiamento militar de Juazeiro do Norte que através das equipes do Raio conseguiu prende o bando na Avenida Padre Cícero, no Bairro São José, imediações da Zenir.

Durante a fuga o trio que trafegava em alta velocidade colidiu com a motocicleta Honda Biz, 125, placa ORI 8208 momento em que parou o veículo e tentou fugir a pé sendo preso.

A policia informou que em poder dos três homens foram apreendidos, o malote roubo, o carro que eles utilizaram no crime, Peugeot/207 Passion XR S, cor prata, 2013/2013, placas FDU-7689, inscrição de Barueri/SP; um revólver, Calibre  38, seis cartuchos intactos do mesmo calibre; um simulacro de arma de fogo; duas bolsas, dois aparelhos de telefonia celular e uma carteira masculina. 

Os produtos apreendidos juntamente com Renan, Robson e Thiago foram apresentados ao delegado de plantão na 20ªDRPC-Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte onde os três foram autuados por assalto a mão arma de tentativa de homicídio no transito.





Homem de 42 anos é morto com tiros na cabeça no Bairro Santa Teresa.

A polícia informou que vítima respondia apenas por um porte ilegal de arma.

O plantão policial em juazeiro do Norte registrou no final da tarde desta quarta-feira, um crime morte, no Bairro Santa Teresa. Por volta das 17h30min, no cruzamento das ruas José de Alencar e São Damião, Jose Nilton Salustriano da Cruz, 42 anos, que morava na rua da Paz, Romeirão foi morto por disparos de fogo na cabeça. O SAMU ainda foi acionado, porém ao chegar constatou já o óbito da vítima. Populares disseram aos policias que atenderam a ocorrência que uma dupla ocupante de uma moto de características não anotadas foi os autores do crime.

A CIOPS Juazeiro informou em seu boletim enviado a imprensa, que Jose Nilton respondia apenas por um Porte Ilegal de Arma. O Núcleo de Perícia Forense (Antigo Instituto Médico Legal-IML) Regional do Cariri acionado e fez o traslado do corpo para necropsia.

Outros três corpos também foram levados a PEFOCE Cariri para exames cadavéricos nesta quarta-feira, dia 02. O primeiro a chegar foi o do agricultor Ronaldo Inácio da Silva, 29 anos que veio a óbito em um dos leitos do hospital Regional do Cariri. Ele morava no Sítio Alto Vermelho, Distrito de Buritizinho, em Mauriti, onde no dia anterior a sua morte trabalhava na construção de um muro que desabou por cima dele. O mesmo foi socorrido inicialmente ao hospital municipal de Mauriti, em seguida transferido ao regional onde morreu.

As outras vítimas morreram em consequência de acidentes domésticos (Queda da própria altura) fatos ocorridos nas residências das mesmas. Procedente do Hospital Regional do Cariri chegou o corpo do idoso aposentado Antonio Rosa de Almeida que morava na Rua Nossa Senhora de Lourdes, 216, Franciscanos em Juazeiro. Pouco tempo depois do hospital Santo Antonio de Barbalha veio o de Genésia Dutra Duarte, 80 anos que morava na Avenida Perimetral Dom Francisco, 160, Bairro Pinto Madeira, em Crato.


03 setembro, 2015

Prefeito de Barbalha continua calçando ruas

O Prefeito José tem visitado constantemente as obras  que continuam em andamento no município. Mesmo depois das comemorações da semana do município ocorrida em agosto, quando foram inauguradas algumas obras e outras visitadas, o prefeito tem acompanhado de perto e vistoriado todas elas.
A obra de calçamento no município, que é uma das preocupações do Governo Municipal desde 2009 é com a infraestrutura do município, o prefeito José Leite continua calçando ruas e avenidas na cidade, seja na zona rural ou urbana. Por exemplo, já em fase de acabamento o complemento da Avenida Gustavo Barroso, lá são 1.861 M² com meio fio rejuntado; na Vila São Pedro e na Rua Inácio Feitosa, são 7.784M², com meio fio e bem compactado.
Essa sempre foi uma das prioridades do Governo Municipal dotar o município com uma infraestrutura que leve segurança, conforto e mobilidade aos munícipes, isso em todas as áreas, tanto na zona urbana como rural. 
À administração municipal vem priorizando as obras emergências e, que até então, eram prementes em várias localidades do município concernente a pavimentação de várias áreas do município.
Esses serviços de calçamento em pedra tosca, que o município tem recebido, são serviços que têm como finalidade, garantir conforto e segurança a população, em seus diversos deslocamentos. Essas obras são importantes, porque  elas abrem novas vias, dar acesso a novas ruas e, essas vias todas, têm recebido uma atenção especial por parte do Governo Municipal, levando melhorias as diversas comunidades.



Temer diz a Dilma que não voltará à articulação política

A presidente Dilma Rousseff fez nesta quarta-feira (02/09) um novo apelo para que o vice, Michel Temer (PMDB), reassuma a articulação política do governo, mas ouviu um “não” como resposta. Os dois almoçaram no Palácio da Alvorada, e Dilma pediu ao vice que volte a fazer a “ponte” com o Congresso. Mas Temer recusou.

“Eu não me furto a colaborar, mas esse assunto está encerrado”, disse o peemedebista à presidente. Após anunciar uma reforma administrativa, com corte de dez dos 39 ministérios, Dilma planeja agora remodelar a Secretaria de Relações Institucionais, que hoje é responsável pela articulação política.

Na segunda-feira, Dilma conversou com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo (PCdoB), e pediu a ele que auxilie o governo na reaproximação com o PMDB. O gesto foi interpretado como um sinal de que Aldo pode voltar a comandar a articulação política, como fez no primeiro mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O assessor especial da Presidência Giles Azevedo foi designado por Dilma para ouvir deputados e senadores da base e montar a blindagem do governo na CPI do BNDES. No novo modelo planejado por Dilma, Giles permaneceria como uma espécie de “ouvidor”, mas não seria ministro. Hoje, além de assessor da presidente, ele é conselheiro da empresa Itaipu Binacional.

Com a saída definitiva de Temer da articulação política, o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB), deixará o “varejo” das negociações com o Congresso. Apesar de ocupar a Aviação Civil, Padilha despachava no gabinete da pasta de Relações Institucionais desde abril, quando Temer assumiu a tarefa.

Na reforma administrativa, Padilha é cotado para assumir o Ministério dos Transportes, que deverá ser fortalecido. Nos bastidores, o comentário é que Transportes abrigará Portos e Aviação Civil. Embora petistas queiram que o ministro da Defesa, Jaques Wagner, assuma a articulação política ou a Casa Civil, no lugar de Aloizio Mercadante, Dilma não dá sinais, até agora, de que fará essa mudança.

Na conversa, Temer disse a Dilma que o governo erra na forma como vem tratando a crise e citou a proposta de recriar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que, no seu diagnóstico, foi tratada de forma “atabalhoada”.

Dilma concordou e convidou Temer para uma reunião, no domingo, no Alvorada, com o objetivo de encontrar saídas para o déficit orçamentário. O vice informou Dilma de que na terça-feira reunirá governadores do PMDB, além dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (AL), da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), e ministros do partido, para discutir como debelar a crise política e econômica.


Prefeitura de Barbalha apresentou o calendário de formação PAIC

A Prefeitura de Barbalha apresentou o calendário de formação PAIC, através da Secretaria de Educação de Barbalha e da Coordenação Pedagógica, que já estar fazendo formação para professores do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano. A formação estar acontecendo no Auditório do Centro Administrativo Municipal.
Para os professores do 1º Ano, a formação aconteceu na manhã desta quarta-feira e, e para os professores do 2º Ano a formação será também na manhã desta quinta-feira dia 3. No dia 8 deste mês de setembro, a formação será para os professores do 4º Ano pela manhã (Português) e, no período da tarde, para professores de Matemática do 3º Ano; no dia 9 para os professores de matemática do 4º Ano pela manhã e no período da tarde, a formação será para professores do 5º Ano a tarde.
Durante a formação do 1º Ano, estiveram se apresentando duas alunas do 1º Ano da Escola E.E.F Joaquim Duarte Grangeiro, as duas alunas; Ana Jayne Carvalho Mota e Ana Letícia Cordeiro  estiveram fazendo uma experiência exitosa da professora Ângela Fortunato.
No dia 10 a formação será para professores de matemática do 5º Ano, pela manhã e para professores de português do 3º Ano a tarde.
E na tarde desta quarta-feira dia 3 de setembro, a Secretaria de Educação do município barbalhense, acontecerá apresentação dos livros didáticos (PNLD) 2016 a 2018. O evento acontece no Auditório do CAM - Centro Administrativo Municipal.
Cada escola já fez uma pré-escolha. Será uma análise dos livros que melhor atenderão as necessidades pedagógicas do alunos.



Ministro do Planejamento sugere a Dilma corte de 15 ministérios

A presidente Dilma Rousseff determinou ao ministro Nelson Barbosa que amplie o corte de cargos comissionados. No anúncio feito na semana passada, seriam apenas mil dos 22 mil que ocupam a Esplanada. A presidente resiste, no entanto, a reduzir mais ministérios. Ainda está em dez o corte, sendo cinco apenas perda de status. O Planejamento apresentou estudo com corte de 15 pastas, entre elas a incorporação do Desenvolvimento Agrário à Agricultura ou ao Desenvolvimento Social, e a extinção do Turismo. Mas Dilma quer evitar mexer com a base social que ainda tem ao seu lado, evitando perder o MST.

Paralelamente aos cortes, a presidente voltou a falar com seus assessores sobre a importância de ter o apoio do PMDB, que poderá ser compensado na reforma ministerial. Com isso, Dilma pretende “reinaugurar” as relações com os peemedebistas, deterioradas com a saída de Michel Temer e Eliseu Padilha da articulação política. Só que as mudanças não serão fáceis. Integrantes do Ministério do Planejamento já defendem que as secretarias de Aviação Civil e de Portos sejam mantidas com status de ministério.

O argumento usado é que essas pastas, criadas no primeiro mandato de Dilma, ainda não terminaram a sua missão. No caso da Aviação Civil, por exemplo, é preciso concluir o marco regulatório do setor (dos aeroportos regionais), definir a situação da Infraero e modernizar o Código Brasileiro de Aeronáutica. Em relação a Portos, estão pendentes uma definição sobre as companhias Docas e questões relativas à cabotagem e à praticagem (serviço de auxílio à navegação).

— No Ministério dos Transportes, que sempre foi voltado para rodovias e ferrovias, aeroportos e portos ficarão em segundo plano — avaliou um técnico do Planejamento.

FUSÃO DE PREVIDÊNCIA E TRABALHO EM ESTUDO

De acordo com esse grupo, a fusão entre os Ministérios da Previdência e do Trabalho também pode ocorrer. Além disso, Turismo e Micro e Pequenas Empresas deverão migrar para o Ministério do Desenvolvimento, e a pasta da Cultura poderia voltar a integrar o Ministério da Educação. Ainda tendem a perder o status de ministério os seguintes órgãos: Secretaria de Comunicação Social (Secom); Gabinete de Segurança Institucional (GSI); a Secretaria-Geral da Presidência da República; Direitos Humanos; Igualdade Racial e das Mulheres. Há, no entanto, fortes resistências do PT no caso destas duas últimas secretarias.

Cotados na lista inicial de cortes, o Banco Central (BC) e a Controladoria-Geral da União (CGU) também podem manter o status de ministério. No caso do BC, a avaliação é que a perda de título poderia ter impactos negativos no mercado. E, no caso da CGU, a manutenção do status seria pelas tarefas “pesadas”, como a participação nas investigações da Operação Lava-Jato.

Com informações do O Globo


Ricardo Pessoa vai pagar multa de R$ 51 milhões

O dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, um dos delatores da Operação Lava Jato, vai pagar multa de R$ 51 milhões. O valor consta do acordo assinado pelo empreiteiro com a Procuradoria-Geral da República em 13 de maio deste ano e anexado aos autos da Lava Jato nesta quinta-feira, 3.

Ricardo Pessoa é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. O empreiteiro afirmou, em sua delação, ter se encontrado sete vezes com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ter entregue R$ 2,4 milhões em dinheiro vivo para a campanha do petista em 2006, mas admitiu não saber se o ex-presidente tinha conhecimento que o dinheiro era ilegal.

Presidente da UTC Engenharia, ele é apontado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal como o presidente do ‘clube vip’ das empreiteiras que se apossaram de contratos bilionários da Petrobrás entre 2004 e 2014.

Pessoa foi preso em novembro de 2014, na Operação Juízo Final, etapa da Lava Jato que derrubou o braço empresarial do esquema de propinas na estatal.

O delator teve aproximadamente R$ 12 milhões bloqueados pela 13ª Vara Federal de Curitiba na época de sua prisão. Pelo acordo de delação, ficou estabelecido que, deste total, R$ 5 milhões seriam dados como pagamento da primeira parcela. O restante (R$ 7 milhões) seria liberado ao delator com a homologação da delação. “O restante da multa compensatória, R$ 46 milhões será pago da seguinte forma: a) R$ 5 milhões no prazo de 150 dias a contar a partir da homologação do presente acordo; b) o saldo remanescente será pago a partir de janeiro de 2016, em 39 prestações consecutivas iguais e mensais no valor de R$ 1 milhões – e uma prestação, a de número 40, no valor de R$ 2 milhões”, diz o acordo.

Em garantia ao pagamento da multa e pena compensatória, Ricardo Pessoa deu dois bens: um lote em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, no valor de R$ 23 milhões, e uma aeronave Citation Sovereign, prefixo PP-UTC, avaliado em R$ 30 milhões.

Delação

Ricardo Pessoa fechou acordo de colaboração com a Procuradoria-Geral seis meses após sua prisão. Ele apontou pelo menos 18 políticos com foro privilegiado perante o Supremo Tribunal Federal (STF) que teriam recebido propinas.

O delator já implicou ao menos 15 partidos, que, segundo ele, recebiam doações legais e também repasses ilegais “para abrir portas” no Congresso e ainda o filho do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o advogado Tiago Cedraz, que teria recebido repasses mensais da UTC para, segundo Pessoa, beneficiar a empresa em casos no âmbito da Corte de Contas.


Eunício afirma que reforma política aprovada pelo Senado faz país avançar

O líder do PMDB no Senado Federal, Eunício Oliveira (CE), disse que se houver confirmação da Câmara dos Deputados da proposta de reforma política aprovada pelos senadores, o Brasil dará uma boa avançada nessa questão. O projeto acaba com as doações de empresas a candidatos e partidos. Ele celebrou, sobretudo, o fim dessas doações, de acordo com o texto aprovado pelo Senado, que ainda terá destaques a serem votados, e depois voltará para a Câmara dos Deputados.

“Acabou o financiamento das empresas. Há um apelo da população nesse sentido. Isso é importante do ponto de vista social. A sociedade vinha cobrando isso, principalmente depois dos processos da Lava-Jato,” disse o líder. Na tarde desta quinta-feira, no entanto, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou que a Casa vai restaurar a doação das empresas para os partidos, dispositivo antes já aprovado pelos deputados.

Ele não crê, contudo, que estejam sanados todos os problemas resultantes da lei eleitoral em vigor no Brasil. “O Senado deu uma bela caminhada nessa votação, não votou tudo o que precisava, mas acho que valeu a pena. Eu não diria que foi a solução de todos os problemas, até porque ainda existem dispositivos que precisam ser extintos, como o que permite a reeleição de governantes e a janela para que candidatos mudem de partido sem perder o mandato,” disse o líder.

Eunício Oliveira também se disse satisfeito com as mudanças nas regras das coligações partidárias e da fusão de partidos. E lamentou que a reforma política não tenha decretado o fim do suplente sem voto, regra que ele considera absurda.

Com Agência Senado


Câmara restabelecerá financiamento privado na reforma política, diz Cunha

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta quinta-feira, 3, não ter dúvidas de que os deputados restabelecerão o texto sobre o financiamento privado de campanhas eleitorais. Na quarta-feira, 2, o plenário do Senado derrubou na reforma política o financiamento empresarial, seja para partidos ou para candidatos. “A maioria na Casa está consolidada, vai restabelecer o texto”, apostou o peemedebista.

Cunha anunciou que colocará em pauta a reforma política aprovada pelo Senado assim que o novo texto chegar à Casa. Segundo o peemedebista, as emendas aprovadas pelos senadores serão as prioridades da próxima semana. “Como o Senado entrou como Casa revisora, a Casa iniciadora (a Câmara) vai concluir de acordo com a concordância ou não com que o Senado aprovou”, afirmou.

Minissaias

O presidente da Câmara disse que não vai entrar no mérito da discussão sobre a vestimenta feminina na Casa. Na quarta-feira, o primeiro-secretário da Mesa Diretora, Beto Mansur (PRB-SP), informou que vai apresentar uma proposta para restringir minissaias e decotes. O parlamentar disse que vai se inspirar no “dress code” exigido em repartições do Judiciário e da iniciativa privada para definir as regras de vestimenta do público feminino que circula pelas dependências da Casa.

“Ouvi falar e ri. Não acho que é um assunto que tem de ser deliberado. Não sou favorável a ter de me intrometer nisso. Nem acho nada”, afirmou Cunha.

O presidente da Câmara disse que não vê razão para entrar nessa discussão. “Cada um tem que ter juízo sobre forma que se comporta, não tenho de definir o comportamento de terceiros. Não concordo com essa visão”, declarou.


Bancada do Nordeste discute as dívidas dos produtores rurais com Ministérios

O Coordenador da Bancada Federal Cearense, Deputado José Airton Cirilo PT-CE articulou o encontro dos membros da Bancada do Nordeste nesta quinta-feira,(03), para tratar sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC 87/15) das dívidas rurais .

Os deputados relataram aos representantes do Ministério do Planejamento e da Fazenda a necessidade de rejeitar a proposta de emenda constitucional (PEC 87/2015) enviada pelo Governo Federal à Câmara dos Deputados, que tem como objetivo reduzir em 30% os recursos dos Fundos Constitucionais (FNO, FNE e FCO) durante nove anos já a partir de 2015.

De acordo com José Airton, que defende o desenvolvimento regional, o corte de 30% dos recursos dos Fundos constitucionais será extramente prejudicial, principalmente, para regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e parabenizou o Coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Federal Júlio César por apoiar a luta.

“Parabenizo o deputado Júlio César que sempre trás os números e dados para que todos nós juntos possamos lutar contra a PEC 87/2015 que foi apresentada pelo poder executivo e que prejudica o desenvolvimento das regiões mais carentes do Brasil. Sabemos que nosso país passa por uma grave crise econômica, mas não é cortando recursos das regiões que mais precisam que as coisas vão melhorar”, destacou.


STF dobra prazo para Cunha apresentar defesa na Lava Jato

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) dobrou o tempo para que o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apresente sua defesa prévia na denúncia oferecida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o parlamentar pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no esquema de desvios na Petrobras. Inicialmente, o prazo previsto para defesa era de 15 dias, mas os advogados solicitaram que o período fosse dobrado para 30 dias.

A 2ª Turma do STF já havia tomado decisão com mesmo teor na terça-feira, 1, para beneficiar a defesa do ex-presidente da República e senador Fernando Collor (PTB-AL), também denunciado por Janot na Lava Jato. Nos dois casos, o prazo para defesa começou a contar da data de notificação do parlamentar, realizada no dia 26.

Ao STF, a defesa de Cunha argumentou, a exemplo do que fizeram os advogados de Collor, que não teve acesso à integra dos documentos que embasam a denúncia e que, no âmbito do processo civil, o prazo de resposta é contado em dobro quando há mais de uma pessoa alvo de ação.

Por analogia, os advogados pediram que o tempo fosse dobrado no caso de denúncia contra mais de um investigado. Cunha foi denunciado por Janot juntamente com a prefeita de Rio Bonito (RJ) e ex-deputada federal, Solange Almeida, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O ministro Teori Zavascki sustentou que as informações já estavam disponíveis para a defesa e votou pela manutenção do prazo de 15 dias para apresentação de manifestação. Por seis votos a quatro, contudo, o plenário do STF entendeu que o prazo em dobro atende o direito de ampla defesa dos denunciados.

“Acredito, ministro Teori, que 15 dias a mais em benefício da ampla defesa é algo extremamente razoável”, disse o presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, que se mostrou favorável à possibilidade de o Tribunal contar o prazo em dobro como regra definitiva para casos de mais de um denunciado. Os ministros entenderam, no entanto, que o caso não se torna uma regra geral e dependerá da análise do relator em cada denúncia.


Mercadante nega saída de Levy do Governo

O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse nesta quinta-feira, 3, que uma possível saída do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, do governo não foi tratada em reunião com a presidente Dilma Rousseff e que Levy “vai continuar ajudando” a equipe.

Mercadante ressaltou que a equipe trabalha em unidade e alinhada no esforço de promover corte de gastos e aumento de receitas para o País. “Levy está na equipe, ajuda muito e vai continuar ajudando”, afirmou. “Num momento de instabilidade, tem aliança entre os mal informados e os mal intencionados”, completou, indicando que muitas pessoas querem especular no atual momento. “Estamos juntos e quem apostar no contrário, vai perder”.

De acordo com o ministro, a reunião da junta orçamentária desta tarde, com Dilma, Levy, e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, discutiu a importância de manter vetos presidenciais no Congresso, a reforma administrativa, além de fazer uma avaliação sobre o cenário no Congresso. “Vamos procurar melhorar gestão, mas precisamos de decisões do Congresso”, disse.

Ao comentar possíveis medidas para aumentar as receitas, Mercadante não deu detalhes, mas ressaltou a importância de que as decisões tenham menos impacto na vida da população e da economia, ponderando que é preciso resolver a questão das contas públicas.

Sobre o cenário econômico, o chefe da Casa Civil afirmou que a inflação está caindo fortemente. “Em agosto, teremos inflação próxima de 0,25%.

estadao-conteudo


Peritos do INSS anunciam greve e ampliam prejuízos ao trabalhador

O trabalhador prestes a se aposentar ou mesmo aquele que queira dar entrada com pedido de benefício, vai ter que esperar mais um tempo para realizar os procedimentos legais junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Há mais de 90 dias parados, os servidores daquele órgão vão ganhar a partir desta sexta-feira (4) o reforço dos peritos que também decidiram cruzar os braços. Com  isso as perícias ficaram totalmente inviabilizadas.

A perícia médica é requisito para benefícios como auxílío-doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial e, para reconhecimento de acidentes de trabalho. Segundo o vice-presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social, Samuel de Oliveira, 30% dos médicos peritos vão continuar em atividade. Oliveira informou que perícias iniciais, casos de maior gravidade e idosos serão atendidos. “Os que já estão em benefício, o INSS vai ter que continuar pagando até o final da greve”, disse ele.

No Ceará, a greve chega a 60 dias na próxima segunda-feira. São 133 agências no Estado, que estão praticamente paradas. Com a greve, cerca de 4.000 a 4.500 segurados ficam sem atendimento só em Fortaleza. Já o  prazo de agendamento do pedido de aposentadoria aumentou para até 103 dias.

Na pauta de reivindicações da categoria, estão redução da carga horária de 40 horas para 30 horas, incorporação de benefícios ao salário, redução de níveis de progressão, recomposição do quadro de peritos e aumento salarial de 27% em dois anos. Enquanto isso, a proposta do governo é de aumento de 21,3% em quatro anos.

Com Agência Brasil


Jogos Escolares Brasileiros serão abertos nesta quinta em Fortaleza

Fortaleza foi escolhida como sede das fases nacionais dos Jogos Escolares da Juventude 2015. A abertura do evento esportivo acontece nesta quinta-feira (3), no ginásio Paulo Sarasate, a partir das 18h, com desfile das delegações, juramentos do atleta e do árbitro, acendimento da Pira Olímpica e apresentações artísticas.

Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) com o apoio da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará, os Jogos Escolares da Juventude tem como objetivo identificar novos atletas para o alto rendimento e contribuir para a inserção social dos jovens por meio do esporte.

“Através do esporte e do envolvimento das crianças numa competição como esta é possível construir em cada uma delas um conjunto de valores e responsabilidades que serão levadas para a vida toda. Estamos muito honrados de receber um evento como este para que os nossos jovens consigam sentir a responsabilidade de defender a escola, cidade ou o estado que estão representando, isso tudo com uma torcida calorosa já que estamos em casa”, afirmou Márcio Lopes, Secretario de Esporte e Lazer de Fortaleza.

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estará presente controlando o tráfego no entorno do Ginásio Paulo Sarasate durante a abertura dos jogos escolares da Juventude. A operação terá início às 6 horas com a coibição de estacionamento no lado direito da R. Ildefonso Albano, entre as vias Heráclito Graça e Rocha Lima. A partir das 18 horas, está previsto o bloqueio no cruzamento das ruas Jaguaretama x Ildefonso Albano. Ao longo do dia, um efetivo composto por 20 agentes disciplinará a circulação de modo a facilitar o ir e vir do público com segurança e agilidade.

Programação

Os Jogos Escolares da Juventude acontecem entre os dias 3 e 12 de setembro. Mais de 3.800 jovens de 12 a 14 anos estarão reunidos na capital cearense para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

Durante o evento, os atletas terão à disposição uma série de ações paralelas. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento será ‘Igualdade de Gêneros’. O Centro de Convivência dos Jogos trará uma série de conteúdos da ONU Mulheres.

Outro destaque do evento é a escolha de 12 atletas ou ex-atletas olímpicos ou pan-americanos como Embaixadores dos Jogos. A função dos Embaixadores é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas. Os atletas escalados como embaixadores para Fortaleza são: Vanderlei Cordeiro (atletismo), Luiz Henrique Dias dos Santos (badminton), Josuel Santos (basquete), Ana Paula Casetta (ciclismo), Franklin Bueres (futsal), Luisa Harumi Matsuo (ginástica rítmica), Deborah Hannah (handebol), Luciano Correa (judô), Antoine Jaoude (luta), Joanna Maranhão (natação), Ligia Silva (tênis de mesa) e Helia Fofão (vôlei).

“Estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos alcançando com os Jogos Escolares da Juventude. A cada edição avançamos e estabelecemos novos padrões na organização, possibilitando a entrada de mais jovens neste processo de inclusão”, afirmou Edgar Hubner, gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do COB e gerente geral dos Jogos Escolares. “Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar a formação da base que já está revelando representantes para as delegações multiesportivas organizadas pelo COB”, completou Edgar

Anualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB desde 2005, reúne em cada faixa etária atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. Em novembro será realizada a etapa nacional para jovens de 15 a 17 anos, em Londrina (PR).

Saiba mais

Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil. O evento acompanhou também o desenvolvimento de atletas como as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo; do semifinalista Leonardo de Deus, da natação; além do jogador de basquete Raulzinho, atualmente na NBA. Já nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, 75 atletas da delegação brasileira tiveram passagem pelos Jogos Escolares.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza 


Ministro da Educação defende mais ensino superior, mas evita falar sobre verba

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, defendeu nesta quinta-feira, 3, a necessidade de ampliar o número de pessoas que cursa ensino superior no Brasil. Apesar de considerar que o porcentual de jovens que chegam à faculdade dobrou em doze anos, afirmou que ainda é preciso crescer. Ele reforçou, porém, o papel do ensino técnico e profissional para acesso ao mercado de trabalho, mas evitou comentários sobre o orçamento dos programas do governo.

“Temos 21% de jovens entre 18 e 24 anos que já completaram ou estão completando o ensino superior. É mais que o dobro de 12 anos atrás, mas ainda tem que aumentar”, disse, mencionando que, em países desenvolvidos, esse porcentual supera 50%. O ministro considerou, porém, que “há pessoas que desejam um itinerário diferente na vida” e que podem ser atendidas pelo ensino técnico e profissional.

Ribeiro participou de evento de lançamento de um programa de capacitação de jovens da Nestlé, em São Paulo. Ele foi abordado por jornalistas, mas não quis responder a questões sobre o orçamento do Ministério em 2016.

Durante o evento, ele comentou apenas que o governo tem o desafio de aumentar a quantidade de vagas e a qualidade da educação. Questionado pelo moderador do debate, o jornalista Gilberto Dimenstein, sobre se esse desafio se resolveria “aumentando o dinheiro”, Ribeiro concordou que aumentar verbas não basta. “Temos que ter as duas coisas, não dá pra ter educação sem professores qualificados, não é só aumentar o dinheiro”, afirmou.

O ministro ainda riu ao ser provocado depois que um jovem no evento disse que faria um pedido ao MEC. “Só não pede verba que eles estão sem nada”, brincou Dimenstein. Ao final, o jovem pediu apenas que o MEC atuasse por um melhor relacionamento entre empresas e as universidades.


Assembleia aprova reserva de vagas no Estado para egressos do sistema penal

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (03), mensagem do Poder Executivo que dispõe sobre a reserva de vagas em empregos referentes contratos com o Estado para egressos do sistema penal. A matéria recebeu nove emendas favoráveis.

O projeto institui a obrigatoriedade de reserva de 2% das vagas de emprego para apenados em regime de cumprimento de pena semiaberto, aberto, livramento condicional e egressos do sistema penal, nas contratações de obras e prestação de serviços da Administração publica Estadual. A exigência da reserva, segundo o projeto é restrita as contratações cuja execução exija mais de 49 funcionários.

Na justificativa, o governo alega que as politicas públicas de reintegração social são um dos esforços para garantir a aproximação entre a sociedade e o apenado, bem como a minimização das discriminações e dificuldades encontradas pelos indivíduos ao conquistar a liberdade pelo cumprimento do ato cometido, “Este é o papel a ser desempenhado pelo Estado do Ceará, o de possibilitar oportunidades sociais a essas pessoas”, concluiu,


Domingos Neto defende tributo maior sobre lucro de bancos

O líder do PROS na Câmara dos Deputados, Domingos Neto, lamentou a rejeição pelo plenário da Câmara do aumento da alíquota, para 35%, da Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL) de instituições financeiras: bancos, seguradoras, administradoras de cartões de crédito, conforme destaque apresentado pelo PDT à MP 675/15.

Para Domingos Neto o aumento da taxa seria uma oportunidade para que os bancos ajudassem o Brasil a superar a crise. A medida faz parte do ajuste fiscal proposto pelo governo e em discussão no Congresso, que já alterou benefícios como o seguro-desemprego, o abono salarial e a pensão por morte. O Plenário aprovou apenas o texto-base da MP que eleva o tributo sobre lucro dos bancos de 15% para 20%.

Na defesa do destaque, apresentado pelo PDT, Domingos Neto afirmou ser falacioso o argumento utilizado por alguns parlamentares de que tudo que  o aumento na tributação seria repassado diretamente ao contribuinte ou ao consumidor.  “Estamos aqui propondo uma taxação daqueles que estão batendo recorde de lucro no Brasil, que são os concentradores da renda nacional, os banqueiros. Agora, em um momento de crise, escutarmos o discurso demagógico de que se está querendo proteger o pequeno tomador de crédito correntista, isso não é verdade”, disse Domingos Neto.

O Parlamentar acusou os defensores de uma alíquota menor para os bancos de “legítimos representantes da Febraban”, prevendo ainda  que  esses mesmos  parlamentares serão contra o imposto sobre grandes fortunas. “Toda vez que se fala em taxar banco, uma tropa de deputados vem afirmar que os correntistas serão os  mais prejudicados”.  Na opinião de Domingos Neto, o aumento da taxa seria apenas o primeiro passo para a necessária reforma tributária e para a regulamentação do sistema financeiro.

Pelo texto aprovado, na tarde desta quinta-feira (3), o aumento do tributo será temporário, com vigência de três anos: entre 1º de setembro de 2015 e 31 de dezembro de 2018. A partir de 2019, as alíquotas voltam a ser de 15%. As regras valem apenas a partir de 1º de setembro por causa da “noventena”, prazo de 90 dias a partir da publicação da lei, necessário para vigência de aumento de tributo. A Medida Provisória foi publicada em maio. A exceção é para o aumento de CSLL para as cooperativas de crédito, que passarão a pagar 17% a partir de 1º de outubro de 2015.

com Assessoria de Imprensa


Número de homicídios volta a crescer, mas em 2015, a queda é de 11%

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou nesta quinta-feira (03/09), que o estado do Ceará registrou no mês de agosto um aumento de 15% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Segundo a SSPDS, o Ceará em agosto, teve 356 homicídios, contra 308 no mesmo período em 2015.

A SSPDS também registrou aumento na Região Metropolitana de Fortaleza (3,4%) e no interior Norte (25,5%) e Sul (24,2%). Em Fortaleza foram registradas 160 ocorrências em agosto de 2015, 19 a mais do que o registrado em agosto de 2014 (141). Apesar do aumento no mês de agosto, o total do número de crimes com o perfil CVLI em todo o ano de 2015 soma 2.634 no Ceará. Número inferior ao registrado em 2014, quando o estado contabilizou 2.963, uma diferença de 11%.

Entre os pontos levantados pelos responsáveis da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros pelas 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Ceará, estão o elevado número de crimes com mais de uma vítima no período. Neste mês, ocorreram 14 ocorrências com mais de um óbito. Duas delas somaram cinco vítimas cada. “São números expressivos. Por isso, a importância de nossas reuniões periódicas para que encontremos as causas e saná-las ao máximo. De qualquer maneira, obtivemos bons resultados a partir das investigações e ações integradas, resultando em importantes prisões e apreensões em todo Estado”, destacou o secretário Delci Teixeira, da Segurança Pública e Defesa Social.

Além disso, foi apontado também pelos policiais o fato de agosto de 2014 ter sido o mês com o menor número de CVLIs em todo o ano passado. Além de ter sido o mês em que teve início a queda nos Crimes Violentos Letais Intencionais, após a implantação do Programa Em Defesa da Vida. Entre os pontos positivos ressaltados, figura a rápida resolução dos inquéritos pela Polícia Civil e o trabalho em conjunto realizado com outras forças de segurança e entidades judiciais.

Mortes nas estradas caem 27%

Também foram apresentadas estatísticas sobre a atuação da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), após a intensificação da fiscalização e o início da atuação do Batalhão de Divisas nas estradas que fazem fronteira com Pernambuco. O número de acidentes com vítimas fatais em rodovias estaduais no mês de agosto caiu 10%, se comparado com o mesmo mês do ano anterior. Foram 40 óbitos, em agosto de 2014, e 36, no mês passado. No acumulado de 2015, a redução é ainda maior – 27%, passando de 359 vítimas fatais para 261.



Território 2014 2015 Variação (%)
Fortaleza 1.372 1.107 -19,3%
Região Metropolitana 599 495 -17,4%
Interior Norte 412 439 6.6%
Interior Sul 580 593 2,2%
Ceará 2.963 2.634 -11,1%


A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...