03 setembro, 2015

Eunício afirma que reforma política aprovada pelo Senado faz país avançar

O líder do PMDB no Senado Federal, Eunício Oliveira (CE), disse que se houver confirmação da Câmara dos Deputados da proposta de reforma política aprovada pelos senadores, o Brasil dará uma boa avançada nessa questão. O projeto acaba com as doações de empresas a candidatos e partidos. Ele celebrou, sobretudo, o fim dessas doações, de acordo com o texto aprovado pelo Senado, que ainda terá destaques a serem votados, e depois voltará para a Câmara dos Deputados.

“Acabou o financiamento das empresas. Há um apelo da população nesse sentido. Isso é importante do ponto de vista social. A sociedade vinha cobrando isso, principalmente depois dos processos da Lava-Jato,” disse o líder. Na tarde desta quinta-feira, no entanto, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou que a Casa vai restaurar a doação das empresas para os partidos, dispositivo antes já aprovado pelos deputados.

Ele não crê, contudo, que estejam sanados todos os problemas resultantes da lei eleitoral em vigor no Brasil. “O Senado deu uma bela caminhada nessa votação, não votou tudo o que precisava, mas acho que valeu a pena. Eu não diria que foi a solução de todos os problemas, até porque ainda existem dispositivos que precisam ser extintos, como o que permite a reeleição de governantes e a janela para que candidatos mudem de partido sem perder o mandato,” disse o líder.

Eunício Oliveira também se disse satisfeito com as mudanças nas regras das coligações partidárias e da fusão de partidos. E lamentou que a reforma política não tenha decretado o fim do suplente sem voto, regra que ele considera absurda.

Com Agência Senado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...