20 janeiro, 2024

Barbalha realiza triagem para o maior programa de cirurgias eletivas do Cariri


Você quer saber mais sobre o maior programa de cirurgias eletivas de Barbalha? Então, continue acompanhando o site cncariri.tv.br e a tv crajubar e descubra como participar dessa iniciativa da prefeitura de Barbalha, por meio da secretaria de saúde, sob a gestão de Paulo Márcio. 

Nesta segunda-feira, acontecerá uma triagem no centro administrativo, a partir das oito horas da manhã, para selecionar os pacientes que serão beneficiados pelo programa. 

Para se inscrever, você precisa levar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do sus, solicitação médica, número do nis atualizado e exames realizados. Não perca essa oportunidade de cuidar da sua saúde com qualidade e agilidade. 

O programa de cirurgias eletivas de Barbalha é um compromisso da prefeitura com o bem-estar da população. Aproveite e compartilhe essa informação com seus amigos e familiares. Esperamos você no centro administrativo!

Secretaria de educação de Mauriti promove Jornada Pedagógica 2024 com foco nas Práticas Restaurativas na Pedagogia Dimensional


A Jornada Pedagógica 2024 da cidade de Mauriti será um evento de grande importância para os profissionais da educação que atuam no município.

Uma iniciativa da Secretaria de Educação, liderada pelo secretário Gilberto Juca da Silva, que é um professor dedicado e engajado em oferecer um ensino de qualidade para todos os estudantes. Ele faz questão de convidar pessoalmente todos os educadores para se juntarem a ele nessa jornada de aprendizagem e troca de conhecimentos.

O evento acontecerá na próxima semana, a partir do dia 22 de janeiro, segunda-feira, às 18 horas, na Escola Profissionalizante Padre João Bosco de Lima. O tema escolhido para a jornada é “Abraçando as Práticas Restaurativas na Pedagogia Dimensional”, que propõe uma reflexão sobre como integrar os saberes e as experiências dos educandos e dos educadores, buscando transformar as realidades educacionais.

Durante a jornada, haverá palestras, oficinas, debates e trocas de experiências entre os participantes. Será uma oportunidade única de aprendizado, atualização e valorização dos profissionais da educação de Mauriti.

19 janeiro, 2024

Barbalha já respira eleições municipais: Saiba quem são os possíveis candidatos


O ano de 2024 será marcado por mais uma eleição municipal em Barbalha, uma das principais cidades do Cariri. Os eleitores terão que escolher quem vai comandar a prefeitura pelos próximos quatro anos, entre os vários nomes que já se colocam como pré-candidatos. Nesta matéria, vamos apresentar alguns deles.

Dr. Guilherme: o prefeito que busca a reeleição pelo PT.

O atual prefeito de Barbalha, Dr. Guilherme, é médico e está no seu primeiro mandato. Ele foi eleito em 2020 pelo PDT, mas na próxima quarta-feira irá se filiar ao PT, partido do governador Elmano e do ministro da Educação Camilo Santana. Com isso, mostra que ele é o candidato do governador e do ministro da educação para a sua reeleição. Dr. Guilherme mostra uma gestão eficiente e transparente, com foco na saúde, na educação e na geração de emprego e renda. Ele também destaca as obras de infraestrutura que realizou na cidade, como a pavimentação de ruas, a construção de praças e a reforma de equipamentos públicos.

Rommel Feijó: o ex-deputado federal e ex-prefeito pensa em nomes de sua confiança para concorrer e poder voltar ao poder.

Um dos principais adversários de Dr. Guilherme é Rommel Feijó, com possíveis nomes de sua indicação, mas o próprio já foi prefeito de Barbalha por dois mandatos e deputado federal. Ele lidera a oposição ao atual governo municipal. Rommel tem experiência para indicar um nome que entre no páreo rumo à prefeitura e pode administrar a cidade novamente. Segundo seus aliados, ele tem um projeto de desenvolvimento para Barbalha. Caso ele possa ser candidato a prefeito ou, se não, apoiar algum aliado, dependendo da sua situação jurídica. Rommel Feijó será um grande divisor e promete fazer uma campanha limpa e propositiva, sem ataques pessoais.

Zé Leite: o ex-prefeito que pode mudar de partido e surpreender. Mas…

Uma novidade que pode mudar o cenário eleitoral em Barbalha é a possível candidatura do ex-prefeito Zé Leite, que está no PT há mais de 20 anos, mas se fala em ele se filiar ao PDT. Zé Leite foi prefeito de Barbalha por duas vezes e, segundo alguns aliados, ele tem uma grande popularidade na cidade por ter sido prefeito por dois mandatos. Ele se mostra disposto a entrar na disputa, mas só entra se tiver o apoio do governador Elmano e do ministro da Educação Camilo Santana, “palavras do próprio Zé Leite”, mas eles já declararam que o candidato deles é o atual prefeito Dr. Guilherme. Zé Leite afirma que não tem medo de concorrer, mas só entra se for com o apoio de Elmano e do Camilo. Se não tiver e caso queira mesmo assim lançar sua candidatura, vai na certeza de enfrentar o governo do estado, o ministro Camilo e, para isso acontecer, terá que abrir mão do cargo e dos empregos que tem na administração estadual. No entanto, ele ainda não confirmou se vai mesmo trocar de partido e se lançar candidato.

Esses são alguns dos possíveis candidatos a prefeito de Barbalha em 2024, mas até o prazo final para as definições partidárias, muita coisa pode mudar. Os eleitores devem ficar atentos aos movimentos políticos e às propostas dos pré-candidatos. A disputa pela prefeitura promete ser acirrada e cheia de surpresas.

18 janeiro, 2024

Vereador André Feitosa participa da entrega de escrituras do programa Meu Pedaço de Chão e elogia gestão do prefeito Guilherme Saraiva


Meu Pedaço de Chão, é uma iniciativa da prefeitura de Barbalha que tem como objetivo ajudar as famílias carentes a terem suas próprias casas. No dia 17 de janeiro, aconteceu a entrega das escrituras do segundo lote do programa, que beneficiou mais famílias.

Uma das pessoas que esteve presente na cerimônia foi o vereador e vice-presidente André Feitosa, que é um dos defensores do projeto. Ele falou com exclusividade para a nossa tv crajubar e contou como se sentiu ao ver a felicidade das pessoas que receberam os documentos. "Foi um momento muito especial, de muita emoção. Essas pessoas lutaram muito para conquistar esse direito e agora podem ter a tranquilidade de saber que são as proprietárias legais dos seus imóveis", afirmou.

O vereador André Feitosa também aproveitou para parabenizar o prefeito Guilherme Saraiva pelo trabalho realizado à frente da prefeitura e pelo apoio ao programa Meu Pedaço de Chão. Ele disse que espera que mais famílias sejam beneficiadas nos próximos lotes e que o projeto continue sendo um exemplo para outras cidades. "O prefeito Guilherme Saraiva está de parabéns pela gestão eficiente e humana que vem fazendo em Barbalha. 

Ele tem demonstrado sensibilidade e compromisso com as causas sociais e com o desenvolvimento do município. O programa Meu Pedaço de Chão é uma prova disso e espero que possa inspirar outras iniciativas semelhantes", concluiu.



Vereador Dorivan Amaro celebra a entrega de escrituras do programa Meu Pedaço de Chão


O programa Meu Pedaço de Chão é uma iniciativa da prefeitura de Barbalha que visa viabilizar as famílias carentes que não tem suas casas próprias. Na última quarta-feira, dia 17 de janeiro, foi realizada a solenidade de entrega das escrituras do segundo lote do programa, meu pedaço de chão.

Entre os presentes na cerimônia, estava o vereador Dorivan Amaro, que é um dos apoiadores do projeto. Ele conversou com a reportagem da TV Crajubar e se mostrou muito emocionado com o momento. "É uma alegria imensa ver essas pessoas realizando o sonho da casa própria. Muitos deles viviam em situação de insegurança e agora têm a garantia de que são os donos legítimos dos seus terrenos", disse.

O vereador também elogiou o trabalho da prefeitura e do prefeito Guilherme Saraiva, que tem se empenhado em levar mais qualidade de vida para a população barbalhense. "O prefeitoGuilherme está de parabéns por essa iniciativa, que é um exemplo para todo o país. Ele tem feito uma gestão séria e comprometida com o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade", afirmou.




Dr. Guilherme entrega escrituras de lotes para famílias de baixa renda em Barbalha


O projeto Meu Pedaço de Chão, da secretaria de assistência social da prefeitura de Barbalha, tem como objetivo proporcionar a oportunidade de acesso à terra e à habitação para as famílias de baixa renda do município. 

Na última quarta-feira, 17 de janeiro, foi realizada a solenidade de entrega das escrituras dos lotes doados pela prefeitura, na presença de representantes do poder executivo e legislativo, como Dorivan Amaro e André Feitosa, vice-presidente da Câmara Municipal. 

O prefeito da cidade de Barbalha Dr. Guilherme, em entrevista a tv crajubar, destacou a relevância desse projeto para assegurar o direito à moradia adequada para essas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.



Prefeitura de Barbalha entrega escrituras de terrenos doados a famílias de baixa renda pelo programa Meu Pedaço de Chão


O programa Meu Pedaço de Chão, da secretaria de assistência social da prefeitura de Barbalha, beneficiou várias famílias de baixa renda com a doação de terrenos para a construção de suas casas próprias. 

Na quarta-feira, 17 de janeiro, foi realizada a cerimônia de entrega das escrituras na sede da prefeitura, com a presença de algumas autoridades municipais e vereadores, como Dorivan Amaro e André Feitosa, vice-presidente da Câmara Municipal. 

A primeira-dama Catiane Landin, falou com a nossa reportagem sobre a importância desse programa para garantir o direito à moradia digna para essas famílias carentes.



17 janeiro, 2024

Barbalha lança o maior programa de cirurgias eletivas da sua história com emenda de 3 milhões de reais do deputado Guimarães


O prefeito municipal de Barbalha, Guilerme Saraiva, realizou na manhã da última terça-feira, dia 16, uma coletiva de imprensa para anunciar o maior programa de cirurgias eletivas da história da cidade. O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-prefeito Everton Siqueira, a primeira-dama Catiane Landim, o presidente da câmara de vereadores Odair Matos, os vereadores Dorivan Amaro, André Feitosa e Vicente de Lica, a mãe do deputado estadual Fernando Santana, Lúcia Santana, e os diretores dos hospitais Santo Antônio e São Vicente.

O programa foi viabilizado graças a uma emenda parlamentar do deputado federal José Guimarães, no valor de 3 milhões de reais, destinada à saúde de Barbalha. Com esse recurso, todos os barbalhenses que estavam na fila de espera para realizar qualquer tipo de cirurgia eletiva terão a oportunidade de fazer o procedimento sem custos. Hoje foi apenas a primeira etapa desse programa, que beneficiará milhares de pessoas.

O prefeito Guilerme Saraiva destacou a importância dessa iniciativa para a qualidade de vida da população. “Esse é um momento histórico para Barbalha. Estamos realizando um sonho de muitas pessoas que esperavam há anos por uma cirurgia. Quero agradecer ao deputado Guimarães pela parceria e pelo compromisso com a nossa cidade. Também quero parabenizar toda a equipe da Secretaria de Saúde e dos hospitais envolvidos nesse projeto. Juntos, estamos fazendo a diferença na saúde pública de Barbalha”, afirmou.



15 janeiro, 2024

Vereador Marcelo Junior, inicia o ano legislativo solicitando através de requerimento, uma vistoria por parte da Enel no Sítio Santo Antônio do Caldas


O vereador Marcelo Junior, em seu primeiro dia de 2024 na câmara municipal de Barbalha, apresentou o seu primeiro requerimento legislativo, de número 2/2024, na sessão desta segunda-feira. 

O documento solicita que a Enel Distribuição Ceará realize uma vistoria no sistema elétrico do Sítio Santo Antônio do Caldas, onde os moradores e comerciantes sofrem com constantes quedas de tensão e falta de energia. 

O vereador argumenta que essa situação prejudica a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico da comunidade, e espera que a empresa Enel atenda ao seu pedido e solucione o problema. Em entrevista à nossa reportagem, Marcelo Junior falou sobre o seu requerimento e as suas expectativas.



Odair Matos apresenta três requerimentos para melhorar a infraestrutura e os serviços públicos para Barbalha


O ano legislativo de 2024 começou com muitas demandas para o presidente da câmara Odair Matos, que apresentou três requerimentos na sessão de abertura. Os requerimentos são voltados para a melhoria da infraestrutura e dos serviços públicos em diversos bairros da cidade.

O primeiro requerimento, de nº 12/2024, solicita ao Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos a conclusão da pavimentação asfáltica da Rua Padre Jataí, no bairro do Rosário, e da rua Antônio Candido, no Alto do Rosário. Além disso, pede que sejam feitas as canaletas do Rosarinho, que sofrem com o acúmulo de água e lixo.

O segundo requerimento, de nº 13/2024, pede ao mesmo secretário o aumento da tela da areninha do bairro do Rosário, que está causando transtornos aos desportistas e aos moradores das casas vizinhas. O documento também solicita a reforma da quadra Luciano França, que está em péssimas condições de uso.

O terceiro requerimento, de nº 5/2024, solicita ao Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos canaletas, troca das lâmpadas dos postes e seus respectivos braços de iluminação, e o serviço de limpeza em regime de urgência na Rua Antônio Libório Matias, no bairro Cirolandia. O presidente da câmara disse que essas são reivindicações antigas dos moradores, que merecem mais atenção do poder público.

Odair Matos afirmou que tem expectativas muito boas para o ano de 2024 e que vai continuar trabalhando em prol da população. Ele disse que espera contar com o apoio dos demais vereadores e do prefeito para aprovar os projetos que beneficiem a cidade. Ele também agradeceu a nossa reportagem pela oportunidade de divulgar o seu trabalho.



Vereador Dorivan Amaro fala sobre seus projetos e expectativas para Barbalha em entrevista exclusiva


O vereador Dorivan Amaro concedeu uma entrevista exclusiva ao site cncariri.tv.br e à tv crajubar, na qual falou sobre a primeira sessão do ano de 2024 na Câmara Municipal de Barbalha. Ele também comentou sobre os seus projetos e as suas expectativas para o seu mandato como representante do povo barbalhense.

Dorivan Amaro agradeceu a confiança dos barbalhences e disse que está à disposição para ouvir as demandas e as sugestões da comunidade. Ele também convidou os barbalhenses a acompanharem o seu trabalho nas redes sociais. Ele finalizou dizendo que tem muito orgulho de ser vereador e que vai honrar o seu compromisso com a cidade.



14 janeiro, 2024

Padre Ivo, com apoio dos seminaristas Antônio e Leví organizaram 1º Congresso Paroquial Jovem em Barbalha


No domingo, 14 de janeiro, a paróquia de Santo Antônio de Barbalha realizou o 1º Congresso Paroquial Jovem, com o objetivo de reunir e motivar os jovens da comunidade. O evento contou com a presença do pároco padre Ivo, que acompanhou as atividades e interagiu com os participantes. 

Os seminaristas Antônio e Leví foram os responsáveis pela organização e condução do congresso, que teve início às 14 horas e terminou às 18h30, no salão paroquial. O congresso abordou temas relevantes para a formação cristã e cidadã dos jovens, como a vocação, a ética, a solidariedade e a esperança. 

Os jovens puderam expressar suas opiniões, dúvidas e anseios, além de compartilhar experiências e testemunhos. O padre Ivo elogiou a iniciativa e disse que pretende realizar outros eventos semelhantes, para fortalecer os laços entre os jovens e a igreja. Ele também agradeceu aos seminaristas Antônio e Leví pelo empenho e dedicação na realização do congresso.

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...