21 setembro, 2015

Presos se rebelam e ateiam fogo na delegacia de Maranguape

Presos se rebelaram e atearam fogo na Delegacia de Maranguape, localizada no centro do município, na manhã desta segunda-feira (21/09). De acordo com informações da Polícia o motim teve início por volta das 8 horas da manhã, quando os detentos queimaram colchões e as celas na tentativa de fugir do local.

Há ainda também informações de que motocicletas da PM foi alvo do ataque dos detentos.

O motivo da rebelião é a superlotação. A PM adianta que conseguiu controlar a rebelião. Mas um preso está foragido. A delegacia tem capacidade para abrigar 10 presos, no momento do motim haviam 36 presos.

Equipes da Polícia Civil e Militar estiveram no local para reforças a segurança. Foi preciso retirar os presos das dependências do prédio e ficaram do lado de fora da delegacia.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou logo após o início do incêndio, o fogo foi controlado por volta das 9h30.



Justiça interdita parcialmente Instituto Penal Auri Moura Costa

O juiz corregedor dos Presídios de Fortaleza, Luiz Bessa Neto, interditou parcialmente, por quatro meses, o Instituto Penal Feminino (IPF) Desembargadora Auri Moura Costa. No prazo, a unidade não poderá acolher presas provisórias. A proibição não alcança presas condenadas em regime fechado.

O magistrado também determinou que “as internas em estado maternal deverão ser separadas das demais, sejam provisórias ou condenadas, e quando possível, observado o limite de vagas da creche, serem ali internadas a partir do sexto mês de gestação”.

Determinou ainda que a Diretoria do IPF encaminhe dados semanais ao Juízo Corregedor dos Presídios informando os níveis de encarceramento.

O corregedor considerou requerimento da Defensoria Pública do Estado, que denuncia irregularidades na gestão de encarceramento, como excesso prisional na ordem de 100%; encarceramento recente de presas provisórias junto a presas condenadas (contrariando a finalidade do IPF de acolher presas condenadas); e a necessidade de cuidar de forma mais adequada das gestantes encarceradas no local.

O juiz levou em conta que o instituto “alcançou o limite de mais de 500% de internas provisórias em face das condenadas em regime fechado e que essa realidade agride as recomendações das Regras Mínimas para o Homem Encarcerado da Organização das Nações Unidas”.


Apreensão de drogas no Ceará aumenta 49% nos oito primeiros meses do ano

Ações realizadas pelas Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará, de janeiro a agosto de 2015, em combate ao tráfico de drogas no Estado já resultaram na apreensão de 2,23 toneladas de entorpecentes. O número é 49% maior em relação à quantidade apreendida no mesmo período do ano passado.  Em 2014, o número foi de pouco mais de 1,5 tonelada.

Juntos, os policiais civis e militares apreenderam 1.907,31 quilos de maconha, 213 quilos de cocaína, além de 117,69 quilos de crack. Totalizando 2.238,00 quilos de drogas retirados de circulação. Em igual período em 2014, foram apreendidos 980 quilos de maconha, 94,27 quilos de crack e 427,81 quilos de cocaína, resultando em 1.502,08 quilos apreendidos. O comparativo do período registra aumento de 49% nas apreensões.

Para o diretor da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), delegado Sérgio Pereira, o crescimento nas apreensões é resultado, entre outras iniciativas, da integração entre policiais civis e militares. “O trabalho de inteligência que é desenvolvido é outro motivo para esse incremento. As ações realizadas estão desarticulando grupos criminosos responsáveis por este crime no Estado”.

O trabalho realizado pela DCTD também resultou na apreensão de drogas sintéticas. Este ano – até o mês de agosto, as ações de combate ao tráfico de drogas sintéticas resultaram nas apreensões de mais de 3,4 mil comprimidos de ecstasy, além de 2.115 selos de LSD e 165 pontos de NBOMe. Drogas como GHB e Ktamina, antes desconhecidas no Ceará, também foram apreendidas.

Prisões

Somente de janeiro a agosto deste ano, 3.086 adultos foram presos – sendo 618 mulheres e 2.468 homens – e 1.067 adolescentes foram apreendidos por tráfico e associação para o tráfico. Em todo o ano de 2014, foram capturados 3.855 adultos e 1.478 adolescentes por esses crimes.


Hospital Regional do Cariri reduz óbitos por AVC e evita sequelas

A unidade de AVC agudo do Hospital Regional do Cariri, da rede pública do Governo do Estado, em Juazeiro do Norte, realizou 1.594 atendimentos, em dois anos e cinco meses de funcionamento. Do total de atendimentos, 31% dos pacientes retornam para casa após passar pela unidade, 61% dão sequência ao tratamento na Unidade de Cuidados Especiais (UCE), 2,6% são encaminhados para UTI e apenas 3% vão a óbito. Segundo o coordenador da Unidade de AVC do HRC, Gustavo Vieira, médico neurologista, 51,6% dos pacientes são do sexo masculino e 48,4% são mulheres, com idade média de 69 anos.

Entre os fatores principais de risco que contribuem para o AVC estão: hipertensão arterial, diabetes e obesidade, como também o uso de álcool e de cigarro. De acordo com Gustavo Vieira, a criação da unidade de AVC na região do Cariri, projeto de descentralização do Programa de Atenção Integral e Integrada ao AVC no Ceará, tem reduzido de maneira significativa o número de óbitos. “Para que o AVC deixe de ser a  doença que mais mata no Ceará e no Brasil, é preciso que exista uma rede de atendimento. Com a criação da unidade no Cariri, a pessoa que está tendo um AVC tem acesso a exames como a tomografia, à medicação trombolítico (remédio para tomar na fase aguda do AVC) e na sequência, a reintegração desse paciente na sociedade”, afirma o neurologista Gustavo Vieira.

O tratamento trombolítico diminui em 18% os níveis de mortalidade e 36% na morbidade. O uso do medicamento só pode deve ser feito até quatro horas e meia após o AVC e o tempo do início dos sintomas até a chegada no HRC, em média, são de 10h. Gustavo Vieira acredita que esse tempo pode diminuir com o auxílio tecnológico do “SOS AVC”, um dispositivo criado pelo Comitê Especial de Controle ao AVC no Ceará em parceria com o Hospital Albert Einsten, em São Paulo e disponível de forma gratuita para aparelhos celulares com os sistemas iOS e Android.

Atualmente, a unidade de AVC do HRC atende 30 pacientes vítimas de AVC isquêmico. O neurologista e coordenador da unidade de AVC do HRC destaca a importância em ficar atento aos principias sintomas dessa doença silenciosa que pode atingir qualquer pessoa, inclusive crianças. “A orientação é simples: pedir para a pessoa com suspeita de AVC fazer o teste utilizando as letras da palavra SAMU. Para o “S”, pedir para a pessoa dar um sorriso. Se o sorriso sair torto ou se a boca entortar para um dos lados, pode ser um AVC. Para a letra “A” peça para dar um abraço. Se a pessoa tiver dificuldade para levantar ou após levantar os dois um deles cair, pode ser um AVC. Para a letra “M” basta pedir que diga uma mensagem, uma frase. Caso negativo, a pessoa pode estar sofrendo um AVC. Por último, vem a letra “U”, que significa urgente, é ligar para o SAMU 192.

O HRC, primeiro hospital no interior construído pelo Governo do Estado, e primeiro do Nordeste e Centro-Oeste, com mais de 200 leitos, a receber o título de Acreditado nível II, pela qualidade na assistência oferecida e pela segurança do paciente,.dispõe de 10 leitos na unidade de AVC agudo e 29 leitos para cuidados ao AVC crônico. Além de dois neurologistas, a unidade de AVC do HRC conta com sete médicos clínicos, cinco enfermeiros, doze técnicos de enfermagem, dois fisioterapeutas, nutricionista,  fonoaudiólogo e assistente social.


Dilma discute reforma administrativa com líderes do PMDB

A presidente Dilma Rousseff está reunida neste momento com o vice-presidente, Michel Temer, e o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), para discutir a reforma administrativa de seu governo.

Após participar da reunião de coordenação política nesta manhã, Dilma convidou Temer e Eunício para o encontro no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

De acordo com assessores de Dilma, a presidente se reunirá com várias lideranças políticas antes de anunciar a reforma ministerial.

Presidente Nacional do PMDB, Michel Temer chefiava a delegação brasileira em viagem internacional na semana passada e não havia conversado com Dilma sobre o assunto.

Na última quinta-feira (17), a presidente recebeu diversos ministros do PT no Palácio da Alvorada, onde se encontrou também com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No mês passado, o governo anunciou que cortaria dez dos 39 ministérios existentes. Além da extinção ou fusão de pastas, o governo promete cortar cerca de mil cargos em comissão.


Juiz Sérgio Moro condena Vaccari, e mais nove réus da Lava Jato

O juiz Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato na Justiça Federal, condenou dez pessoas por envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras. Entre elas estão o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, condenado a 15 anos e quatro meses de reclusão, e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, que recebeu pena de 20 anos e oito meses de reclusão. Ambos foram condenados pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Pelos mesmos crimes, também foram condenados o ex-executivo da empresa Toyo Setal Augusto Ribeiro de Mendonça Neto (a 16 anos e oito meses de reclusão); o ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro José Barusco Filho; Mario Frederico de Mendonça Goes (ambos condenados a 18 anos e quatro meses), apontado como operador do esquema; o ex-consultor da Toyo Setal Júlio Gerin de Almeida Camargo (12 anos); o operador Adir Assad e os responsáveis por parte dos pagamentos de propina Sônia Mariza Branco e Dario Teixeira Alves Júnior (cada um dos três condenados a nove anos e dez meses de reclusão).

O doleiro Alberto Youssef foi condenado a nove anos e dois meses de reclusão. Na sentença, o juiz Sérgio Moro disse reconhecer a “continuidade delitiva” do acusado na prática dos crimes de lavagem de dinheiro.Essas condenações são decorrentes da ação penal que teve origem na décima fase da Lava Jato.


Ibope: Temer, Cunha e Renan têm índices de rejeição próximos de Dilma

Pesquisa realizada pelo Ibope mostra que a presidente Dilma Rousseff não está só quando o tema é impopularidade. Tanto o vice-presidente, como os presidentes do Senado, Renan Calheiros como o da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha amargam índices parecidos com a da presidente. Apenas 11% da parcela da população acha Michel Temer é ótimo ou bom como vice-presidente. Temer e Dilma estão tecnicamente empatados em desaprovação. As informações são do O Estado de S. Paulo.

Entre 12 e 16 de setembro, o Ibope perguntou: “Pelo que sabe ou ouve falar, como avalia a atuação do Michel Temer, vice-presidente da República? É ótima, boa, regular, ruim ou péssima?”. Só 2% ficaram com a primeira opção; 9%, com a segunda; 29%, com a terceira; 14%, com a quarta; 26% com a última. Isto é: 11% de ótima/boa contra 40% de ruim/péssima e 29% de regular. Os outros 21% não responderam. Não têm ideia de quem seja Temer nem do que é capaz. É nesses que ele pode ter alguma esperança. Na maioria que tem ideia, o vice é como a presidente, quase uma unanimidade. A popularidade de Temer varia de 7% no Sul a 12% no Nordeste; de 10% entre os mais pobres a 11% entre os mais ricos. Popularidade é bumerangue: vai longe, mas volta na orelha.

E os presidentes da Câmara e do Senado, que ocupam o terceiro e o quarto lugares na linha sucessória de Dilma? Como são avaliados? Do mesmo jeito que a primeira e o segundo da linha: Cunha tem 11% de ótimo/bom e 35% de ruim/péssimo; Renan Calheiros, 8% de ótimo/bom e 40% de ruim/péssimo. São ilustres desconhecidos para 26% e 25% da população, respectivamente.


PT diz que condenação de João Vaccari foi um equívoco

A condenação do ex-secretário de Finanças do PT, João Vaccari Neto, decidida hoje (21), em primeira instância, pelo juiz Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato, foi criticada pela direção do Partido dos Trabalhadores, que considerou o ato um “equivoco, porque não há provas contra ele”.

Em nota oficial, o PT reafirmou sua confiança na reforma da “injusta sentença em um novo julgamento nas instâncias superiores do Judiciário”.

“A decisão de primeira instância baseou-se exclusivamente em delações premiadas, sem qualquer prova material, e ainda tentou criminalizar o PT ao insinuar que as contribuições para o partido, todas legais e declaradas ao TSE, constituem-se em doações ilícitas”, afirmou a nota assinada pelo presidente da legenda, Rui Falcão.

No documento, o PT defendeu Vaccari e destacou a trajetória e as lutas dele ao longo da vida, com “simplicidade e humildade”. “João Vaccari Neto construiu sua história nas lutas dos trabalhadores, em particular no Sindicato dos Bancários de São Paulo. Ao longo de sua vida, sempre cultivou a simplicidade e a humildade. Não enriqueceu na política, conforme já demonstrado quando da quebra de seus sigilos bancário e fiscal”.

O PT informou que, à frente da Secretária de Finanças e Planejamento e no exercício de suas funções, Vaccari “tão somente indicava aos doadores a conta oficial do partido para os respectivos depósitos de contribuições, que foram sempre declaradas à Justiça Eleitoral”.

Na nota, a direção do partido afirmou ainda que as doações recebidas foram semelhantes às recebidas por outros “grandes partidos”, na forma e em montantes. “Assim, causa indignação imputarem seletivamente ao PT acusações de ilegalidade”. O presidente acrescentou que o advogado de Vaccari, Luiz Flávio Borges D’Urso, divulgou nota em que “aponta falhas no julgamento e demonstra a injustiça da condenação”.

O juiz Sérgio Moro condenou dez pessoas por envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras, entre elas João Vaccari Neto, condenado a 15 anos e quatro meses de reclusão, e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, que recebeu pena de 20 anos e oito meses de reclusão. Ambos foram condenados pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.


Governadores propõem ao STF usar recursos de depósitos judiciais

Governos estaduais defenderam hoje (21), no Supremo Tribunal Federal (STF), o uso do dinheiro de depósitos judiciais – depósitos bancários feitos sob determinação judicial por uma das partes de um processo – na audiência pública que tratou justamente da utilização desses recursos para pagamento de despesas diversas.

Segundo ele, a lei do Estado do Rio de Janeiro que trata do tema foi formulada a partir de estudos realizados pelo Tribunal de Justiça do estado. “É factível quitar os precatórios com o sistema proposto pela lei”, afirmou. A audiência pública foi motivada por uma ação direta de inconstitucionalidade (Adi 50720), movida contra a lei fluminense pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Advogado-geral de Minas Gerais, Onofre Alves Batista Júnior acrescentou que o dinheiro só é utilizado após o processo estar transitado em julgado, ou seja, não caber mais recurso à decisão. Ele também defendeu que não há impedimento legal à prática. “Não há ofensa a normas de direito civil. O que ocorre é uma relação administrativo-financeira e o estado é competente para tanto”.

A procuradora-geral do Distrito Federal Paola Aires Lima lembrou que o DF vive uma crise financeira e que o uso dos depósitos judiciais é um “mecanismo criativo” para o aumento da arrecadação. A audiência pública foi convocada pelo ministro do Gilmar Mendes e ocorreu durante todo o dia. O ministro ouviu também representantes de tribunais de contas, de instituições bancárias, professores e parlamentares.

“Representantes de estados, do Congresso e professores trouxeram múltiplas visões sobre o tema, tanto em relação à autorização dos depósitos judiciais que garantem cobrança de dívidas dos estados, municípios e eventualmente da União, como a depósitos judiciais entre privados que estão sendo apropriados pela legislação estadual”, afirmou Gilmar Mendes.

De acordo com o ministro, em “três ou quatro meses” o tema deverá ser levado para julgamento em plenário.


Guardas municipais são capacitados para atuar no trânsito de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) dão sequência, nesta terça-feira (22/9), à capacitação dos servidores da Guarda Municipal que vão atuar no trânsito de Fortaleza.

O número de agentes dessa segunda turma é 80. De acordo com o titular da Sesec, Francisco Veras, a capacitação é composta de aulas teóricas e práticas ministradas por instrutores do Detran e da AMC. “O curso pelo qual os guardas passam é o mesmo elaborado para quaisquer outros agentes de trânsito”, ressalta.

A capacitação tem 140 h/a. As disciplinas do conteúdo programático são legislação de trânsito, ética no serviço público, atendimento ao público, postura profissional e noções básicas de perícia, de primeiros socorros e de direção defensiva. A primeira turma foi concluída dia 17 de setembro e a ideia é que os guardas estejam nas ruas executando a nova competência em outubro. A previsão é de que, no final de 2016, mais de mil guardas municipais estejam capacitados para desempenhar ações no trânsito.

O objetivo da nova competência da Guarda Municipal é pacificar o trânsito de Fortaleza, diminuindo os índices de violência no tráfego. “Os servidores deverão atuar, principalmente, com ações de orientação, educação e fiscalização, em parceria com a AMC”, explica Francisco Veras.

A Guarda Municipal de Fortaleza está se adequando a Lei 13.022 que prevê, dentre outras ações, a atuação no trânsito. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou ser legal conferir competência às guardas municipais para fiscalizar o trânsito de veículos e impor multas em geral, em Fortaleza, a Sesec criou o Grupo de Trabalho de Segurança Viária que, entre as atribuições, articula junto aos órgãos de trânsito, DETRAN e AMC, a criação da minuta que prevê a capacitação dos servidores que atuarão no trânsito.


Camilo sanciona lei que cria Programa de Pesquisa em Ciências Ambientais

O governador Camilo Santana sancionou nesta segunda-feira (21) a lei que vai permitir a contratação de novos pesquisadores para fomentar o desenvolvimento tecnológico e o conhecimento sobre o Semiárido Brasileiro. A proposta vai subsidiar a formulação de políticas públicas, diretrizes e estratégias voltadas para o uso racional e sustentável dos recursos naturais. A lei vai permitir a contratação desses novos bolsistas de ensino médio e superior para participar do Programa de Pesquisa em Ciências Ambientais (PPCA), que inclui Meteorologia e seus impactos no setores de Recursos Hídricos, Agricultura e Energias.

O PPCA será executado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com acompanhamento e supervisão de um Grupo de Trabalho instituído por portaria do Secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira. Uma das principais atividades do Programa será desenvolver e introduzir novas metodologias e soluções tecnológicas no monitoramento e difusão da informação de tempo e climas e seus impactos nos setores produtivos, ajudando assim no maior controle do uso dos recursos hídricos especialmente em anos de estiagem.

“As bolsas de estudo irão agregar profissionais capacitados, reforçando a equipe envolvida nos projetos da Funceme, focados no entendimento de questões de interesse do Estado nesses setores. Iremos envolver tanto profissionais recém formados como experientes, para que o programa sirva também como capacitação de recursos humanos. No curso do prazo do projeto, eles vão ganhar experiência nas áreas em que estão trabalhando”, explica o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.


Papa ataca riqueza da Igreja e exalta a pobreza e a misericórdia

Advertiu as instituições ricas da Igreja, preocupadas sobretudo com a economia e a boa gestão.
A pobreza é para os religiosos “o muro e a mãe” contra o mundanismo, afirmou neste domingo o papa Francisco ao discursar com veemência na Catedral de Havana. O pontífice pediu aos fiéis “que jamais se cansem de perdoar”.

“A riqueza pauperiza”, criticou o papa argentino, com uma expressão séria e de exasperação, diante de centenas de religiosos, freiras sacerdotes e seminaristas cubanos. Antes, ele havia entregue ao cardeal cubano, Jaime Ortega, o texto que estava lendo, pedindo que depois divulgasse a mensagem.

Com o rostro avermelhado devido ao calor úmido, a expressão particularmente tensa e indignada, Jorge Bergoglio lançou uma acusação sobre o problema das instituições ricas da igreja, preocupadas sobretudo com a economia e a boa gestão, e cujos membros podem “terminar mal e de maneira medíocre” caso se esqueçam dos “dos mais pobres, dos mais abandonados, dos mais doentes”.

“Por favor, não se cansem de perdoar, não tenham medo da misericórdia”, acrescentou o pontífice, que em dezembro começará um Ano Santo da misericórdia no mundo.

Em seu sermão improvisado, o papa reconheceu que o conflito é “desejável” e até “necessário” na Igreja.

A duas semanas de um sínodo dedicado à família que leva a conflitos internos agudos e a tensões entre os cardeais, Francisco pediu uma Igreja com diferentes carismas, “em que todo mundo não diga o mesmo”.

“Que possamos ser próximos, estar perto, com nossas diferenças, manias, estilos, mas próximos. Com nossas discussões, brigas, falando pela frente, e não por trás. Que sejamos pastores próximos ao nosso povo, que não deixemos de questionar por nossa gente”, clamou.

“Os conflitos, as discussões na Igreja são previsíveis e, até me animo a dizer, necessárias. Sinal de que a Igreja está viva e que o Espírito continua atuando, a continua dinamizando”, completou.

“Ai dessas comunidades onde não há um sim e um não! São como esses casamentos em que não se discute porque se perdeu o interesse, se perdeu o amor”, argumentou no texto.


Balanço geral de ocorrências da área que compete 10º Batalhão de Iguatu

OCORRÊNCIAS DA 1ª CIA / 10º BPM

1

1ª/10º

CARIÚS-CE

APREENSÃO DE ARMA BRANCA (FACA)

Informo que dia 20/09/2015, por volta das 08 h 15 min, a VTR 10061, apreendeu no sítio Malhada Grande, zona rural daquele município, uma faca que estava em poder de Tomaz de Freitas, amasiado, o mesmo encontrava-se embriagado e portando o referido objeto na cintura. Após a apreensão, a faca foi recolhida para a sede do Destacamento e apresentada à DP de Jucás-CE.

2

1ª/10º

IGUATU-CE

ROUBO A PESSOA

Informo que dia 20/09/2015, por volta das 10 h 35 min, a Polícia militar foi informada via 190 que uma pessoa teria sido vítima de um roubo no sítio Gadelha, a VTR FTA 10131 compareceu ao local constatou a ocorrência, identificando a vítima como: D C S, 17 anos, solteiro, natural de Carapicuíba-SP, o mesmo relatou aos Policiais Militares que dois indivíduos armado a revolver, anunciaram o roubo levando sua motocicleta Traxx 50 cilindrada, de cor vermelha, tomando rumo ignorado, os Policias Militares diligenciou em toda a área mais ninguém foi encontrado, a vítima foi orientada a prestar o Boletim de Ocorrência na Delegacia Regional de Iguatu-CE.

3

1ª/10º

JUCÁS-CE

APREENSÃO DE ARMA BRANCA (FACA)


Comunico que dia 20/09/2015 por volta das 10h20min, a VTR 10011 na realização de blitz saturação naquele município, abordaram na rua Inácio Alves Bezerra, JOSÉ SILVA, solteiro, natural de Jucás-CE, o mesmo encontrava-se com uma faca tipo peixeira e foi conduzido para a Delegacia Regional de Iguatu-CE, onde foram realizadas as medidas cabíveis.

4

1ª/10º

QUIXELÔ-CE

PRISÃO POR FURTO

Informo que dia 20/09/2015 por volta das 09 h 30 min , compareceu a sede do Destacamento de Quixelô-CE, um popular onde o mesmo relatou que chegou em sua residencia por volta das 02 h 40 min, e percebeu que haviam sido furtados os seguintes objetos: 01 notebook Positive, 01 HD de memoria externo de 500 GB, 01 Tablete Positive, 01 aparelho de DVD IMPO K 133, 01 TV de plasma 32’’ Semp Toshiba, 02 controles remotos Semp Toshiba, 01 churrasqueira portátil Weekend, 01 carteira porta cédula, 03 frascos de perfumes e 02 shorts. Os referidos objetos foram encontrados na posse de EMANUEL LIMA, solteiro, sem profissão definida, natural de Quixelô-CE, e JOSÉ DA SILVA, solteiro, natural de Acopiara-CE, ambos foram presos e conduzidos para a Delegacia Regional de Iguatu, pela VTR 10041 onde foi realizado o Auto de Prisão em Flagrante por infração ao artigo 155 do CPB.

5

1ª/10º

CARIÚS-CE

APREENSÃO DE MOTOCICLETA

Informo que dia 20/09/2015, por volta das 14 h 40 min, a VTR 10061, durante a realização de uma blitz saturação, na saída de Cariús para a cidade de Tarrafas-CE, apreendeu a motocicleta Honda Biz 125 de cor preta e placa HZA 6941, que era guiada por PEDRO NASCIMENTO, solteiro, natural de Jucás-CE, bairro Esplanada, Cariús-CE, o condutor não portava os documentos obrigatórios, motivo pelo qual o referido veículo foi apreendido e conduzido para a sede do Destacamento e apresentada à DP de Jucás-CE, para a realização dos devidos procedimentos.

6

1ª/10º

ACOPIARA-CE

ARROMBAMENTO SEGUIDO DE FURTO


Informo que por volta das 15 h 20 min do dia (20/09/15), a RD 1268 realizavam patrulhamento ostensivo de rotina, quando foram informados pela pessoa de ADNALDO ALVES, vigilante, natural de Acopiara/CE, o mesmo relatou que é vigia do Centro Pastoral Paroquial, localizado na Rua Luiz Gonzaga Mendonça, centro, Acopiara/CE, e que saiu do local, quando retorno por volta das 14 h 30 min, percebeu que uma das salas do Centro Paroquial estava arrombada e que haviam levado latas de refrigerantes e cerveja. Os policiais saíram em diligências no intuito de colher informações que levem a identificação e localização do(s) autor(es) do delito.

7

1ª/10º

QUIXELÔ-CE

TENTATIVA DE FUGA FRUSTRADA

Informo que dia 20/09/2015, por volta das 16 h 30 m, foi constatado pelo policiamento deste município que algum dos detentos da 2ª cela da cadeia pública desta urbe, tentava fugir cavando um buraco na parede. No mesmo instante foi solicitado reforço ao 10º BPM que enviou o FTA . Os presos da referida cela no total de 08 detentos foram transferidos para a cela vizinha que já continha 09 detentos. Na cela adulterada, foram encontrados pedaços de metal, parecendo ser de uma sanduicheira quebrada e pedaços de cabos de vassoura, que estavam sendo usados para cavar.

8

1ª/10º

ACOPIARA-CE

AGRESSÃO A MULHER

Informo que dia 20/09/2015, por volta das 19 h 00 min, a Polícia Militar foi informada, via 190, acerca de uma confusão que estava acontecendo nos Moreiras de Baixo, nas proximidades do posto Rufino de Acopiara-CE. De imediato a RD 1268 compareceu ao local informado e constataram a veracidade do fato. A vitima identificada como: Juliana Nascimento, foi agredida com chutes, sendo socorrida ao Hospital Julia Barreto com escoriações pelo rosto. O acusado identificado como Osmilton Almeida evadiu-se do local tomando rumo ignorado. A policia segue em diligência no intuito de prender o acusado.

9

1ª/10º

IGUATU

HOMICÍDIO A BALA

Informo que dia 20/09/2015, por volta das 20 h 40 min, a composição da Força Tática – CP-10131 foi solicitada por um popular onde o mesmo informou que havia acontecido um homicídio a bala no Sítio Córrego, próximo a entrada do Sítio Santa Rosa. De imediato a referida composição seguiu para o local indicado e ao chegar constatou a veracidade da denuncia. Segundo informações obtidas nas imediações, dois casais que trafegavam em duas motocicletas se aproximaram da vítima JOSÉ SILVA, amasiado, natural de Iguatu-CE, e em seguida efetuaram vários disparos, sendo que o mesmo sofreu 03 (três) perfurações na altura do tórax, vindo em seguida a óbito no local. Ressalto que, segundo o sistema da Polícia Civil, a vítima respondia um procedimento decorrente de uma lesão corporal. O rabecão compareceu no local e fez o traslado do corpo até o IML de Iguatu. As viaturas de serviço iniciaram diligências com o objetivo de localizar e prender os autores que, até o presente momento, não foram identificados.

10

1ª/10º

JUCÁS-CE

APREENSÃO DE ARMA BRANCA (FACA) E CONDUÇÃO A DP

Informo que dia 20/09/2015, por volta de 12 h 20 min, a VTR 10011 em realização de blitz saturação neste município, precisamente no Sítio Veneza, abordou varias pessoas entre elas o senhor Antônio Filho, brasileiro, casado, natural de Pedra Branca-CE, que estava de posse de uma FACA, tipo Peixeira, Sete Polegadas, o mesmo foi conduzido a Delegacia Regional de Iguatu para serem tomadas as medidas cabíveis.

11

1ª/10º

JUCÁS-CE

APREENSÃO DE ARMA BRANCA (FACA) E CONDUÇÃO A DP

Informo que dia 20/09/2015, por volta de 13 h 10 min, a VTR 10011 em realização de blitz saturação neste município, precisamente no Sítio Veneza, abordou varias pessoas entre elas o senhor Francisco Souza, brasileiro, casado, aposentado, natural de Jucás-CE, o mesmo olhava em direção o seu cavalo de forma reiterada, foi feita uma busca minuciosa, onde foi encontrado uma FACA, tipo Peixeira, Preta, debaixo da cela do cavalo. O mesmo foi conduzido a Delegacia Regional de Iguatu para serem adotadas as medidas cabíveis.

12

1ª/10º

JUCÁS-CE

CONDUÇÃO POR LESÃO CORPORAL POR ARMA BRANCA

Informo que dia 20/09/2015, por volta de 17 h 45 min, a VTR 10011 tomou conhecimento, através de ligação telefônica, de uma lesão a faca na Rua no Côco Verde. Chegando ao local constatou-se que ANTÔNIO SILVA, casado, natural de Jucás-CE, havia sofrido lesões leves por arma branca (faca tipo facão) dentro da sua residência, ficando em observação no hospital local. A segunda vítima, JARDERSON MORENO, natural de Jucas-CE, auxiliar de pedreiro, sofreu lesões graves e foi encaminhada ao Hospital Regional de Iguatu. As vítimas reconheceram o acusado como sendo a pessoa de ANTÔNIO PEREIRA, natural de Jucás-CE, agricultor. Segundo informações colhidas no local, o acusado entrou na casa das vítimas, no intuito de fazer uma cobrança no valor de R$ 10,00, porém entraram em luta corporal, vindo o acusado a lesionar pai e filho. A Polícia Militar localizou e conduziu o acusado a Delegacia de Polícia Civil para a adoção dos procedimentos cabíveis.


OCORRENCIAS DA 2ª CIA / 10º BPM

1

2ª/10º

ICÓ-CE

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL (CAPOTAMENTO)
02 vítimas

Informo que hoje 21/09/2015, por volta das 09 h 30 min, fomos informados via 190 de que a pessoa de nome ERIVAN ABREU, 36 anos, solteiro, natural da Paraíba, vinha conduzindo o veículo TREILLE BLAZER quando na altura do KM 89 da CE-282 o referido motorista perdeu o controle do carro vindo a colidir com uma barreira, capotando assim o veículo. No interior do mencionado veículo, também estavam seu pai, JOÃO VENTURA DE ABREU, 64 anos, casado, este vindo a óbito no local do acidente, sua mãe MARIA ZUMIRA DE SOUSA ABREU, 63 anos, natural de Cajazeiras, vindo a óbito ao dar entrada no Hospital Regional de Iguatu, e seus tios RAIMUNDO VENTURA DE ABREU, 59 anos, solteiro e JOSÉ VENTURA DE ABREU, 68 anos, solteiro, aposentado, todos residente no Sítio Nicácia em São João do Rio do Peixe – PB. O referido motorista e seus tios foram socorridos para o Hospital Regional de Icó. Foi ao local do acidente a RP 10092. Ao chegarem ao local constatam também a presença das viaturas do Corpo de Bombeiros, composta pelo SGT BM ROBERTO e o SD BM SÉRGIO e da SAMU composta pela Técnica de Enfermagem YARA MARIA ALVES e o socorrista MANUEL PAULO RODRIGUES SILVA que faziam os primeiros socorros dos feridos.

2

2ª/10º

UMARI-CE

PRISÃO POR POSSE DE ARMA DE FOGO

Informo que hoje 21/09/2015 a CP 10022 estavam realizando uma blitz barreira no Sítio Cajazeirinhas, distante aproximadamente 07 km da sede, quando por volta das 11 h 30 min foi feito uma abordagem a um veículo FIAT/STRADA, FIRE, ano 2003. O veículo era conduzido pela pessoa de Rayslan Bezerra, 21 anos, solteiro, estudante, natural de Juazeiro da Bahia. O passageiro do veículo, a pessoa de Giliardo Dias, 18 anos, solteiro, representante comercial, natural de Cajazeiras/PB, filho de Luzinete Jerônimo Dias e Antônio Dias da Cunha, Residente na Rua Projetada, Bairro Bela Vista, Triunfo/PB. Após ser dada a busca pessoal nos indivíduos acima citados, foi feita uma vistoria no veículo, onde foi encontrado embaixo do banco do motorista um revólver calibre 32 (trinta e dois), marca INA, Nº 188657, cano médio, capacidade para 06 (seis) munições, com 04 (quatro) munições calibre 32 (trinta e dois) intactas. De imediato foi dado voz de prisão e feita à apreensão da arma e dos indivíduos, os dois envolvidos foram conduzidos para Delegacia Regional de Icó, onde ambos foram autuados em flagrante de acordo com o artigo 14 da lei Nº 10.826/03 (Porte Ilegal de Arma de fogo).

3

2ª/10º

Icó-Ce

(LEI SECA)

ARTIGO 306 E 309 DO CTB

Informo que hoje, dia 21/09/2015, por volta das 16 h 40 min, estava de serviço a guarnição composta pelo SGT PM ROLIM, SD PM HUGO e o SD PM HENRIQUE, que faziam patrulhamento nesta urbe, onde foi abordado no Sítio Palmares, próximo à oiticica CE 282, o senhor HERMANO SILVA, natural de Icó-Ce, pedreiro, separado. O mesmo apresentava sinais de embriaguez e fazia direção perigosa ao conduzir seu carro, um carro GOL PRETO de ANO 2005/2006,. Diante das circunstâncias foi realizado o exame Etílico (teste do bafômetro) na PRF, onde acusou 1,15% de álcool no sangue do condutor, em seguida o mesmo foi conduzido à Delegacia de Policia Civil de Icó/CE, onde foi autuado no art. 306 e 309 do CTB.

4

2ª/10º

UMARI-CE

APREENSÃO DE ARMA DE FOGO


Informo a vossa senhoria que hoje 21/09/2015 em cumprimento a determinação contida na Circular Nº 18/2015 – P/3 do 10º BPM/CPI SUL, a CP 10022 composta pelo SD PM  MOISÉS, SD PM ANDRADE, SD PM TORRES, SD PM MOURA, estavam realizando uma blitz barreira no Sítio Cajazeirinhas, distante aproximadamente 07 km da sede, quando por volta das 11 h 30 min foi feito uma abordagem a um veículo FIAT/STRADA, FIRE, ano 2003, prata,. O veículo era conduzido pela pessoa de Rayslan Braz Bezerra, 21 anos, solteiro, estudante, natural de Juazeiro da Bahia. O passageiro do veículo, a pessoa de Giliardo Jerônimo Dias, 18 anos, solteiro, representante comercial, natural de Cajazeiras/PB, filho de Luzinete Jerônimo Dias e Antônio Dias da Cunha, Residente na Rua Projetada, Bairro Bela Vista, Triunfo/PB. Após ser dada a busca pessoal nos indivíduos acima citados, foi feita uma vistoria no veículo, onde foi encontrado embaixo do banco do motorista um revólver calibre 32 (trinta e dois), marca INA, Nº 188657, cano médio, capacidade para 06 (seis) munições, com 04 (quatro) munições calibre 32 (trinta e dois) intactas. De imediato foi dado voz de prisão e feita à apreensão da arma e dos indivíduos, os dois envolvidos foram conduzidos para Delegacia Regional de Icó, onde ambos foram autuados em flagrante de acordo com o artigo 14 da lei Nº 10.826/03 (Porte Ilegal de Arma de fogo).

5

2ª/10º

ICÓ/CE

CAPOTAMENTO DE VEÍCULO
COM VÍTIMAS FATAIS

Informo que dia 21/09/2015, por volta das 09 h 30 min, fomos informados via 190 de que a pessoa de nome ERIVAN ABREU, 36 anos, solteiro, natural da Paraíba, vinha conduzindo o veículo TREILLE BLAZER, quando na altura do KM 89 da CE-282 o referido motorista perdeu o controle do carro vindo a colidir com uma barreira, capotando assim o veículo. No interior do mencionado veículo, também estavam seu pai, JOÃO VENTURA DE ABREU, 64 anos, casado, este vindo a óbito no local do acidente, sua mãe MARIA ZUMIRA DE SOUSA ABREU, 63 anos, natural de Cajazeiras, vindo a óbito ao dar entrada no Hospital Regional de Iguatu, sua tia RAIMUNDO VENTURA DE ABREU, 59 anos, solteiro e seu tio JOSÉ VENTURA DE ABREU, 68 anos, solteiro, aposentado, todos residente no Sítio Nicácia em São João do Rio do Peixe – PB. O referido motorista e seus tios foram socorridos para o Hospital Regional de Icó. Foi ao local do acidente a RP 10092, composta pelo SGT PM ROLIM, SD PM HUGO e o SD PM HENRIQUE. Ao chegarem ao local constatam também a presença das viaturas do Corpo de Bombeiros, composta pelo SGT BM ROBERTO e o SD BM SÉRGIO e da SAMU composta pela Técnica de Enfermagem YARA MARIA ALVES e o socorrista MANUEL PAULO RODRIGUES SILVA que faziam os primeiros socorros dos feridos.


20 setembro, 2015

Incríveis aos 40: Conheça dicas de beleza das famosas

Letícia Spiller, Adriane Galisteu, Bianca Rinaldi e outras personalidades dão dicas para estar com o físico em dia
A chegada aos 40 anos é considerada problemática por algumas mulheres. QUEM+Saúde mostra que a idade está longe de ser um tabu e que é possível estar com o físico e a mente saudáveis.


Conheça as práticas adotadas pelas famosas:


Adriane Galisteu (Foto: AgNews e Reprodução/Instagram)
ADRIANE GALISTEU, 42 anos, apresentadora:

“Gosto de malhar, mas não me exercito para ficar saradona. Meu físico preferido não é o fortão. Não curto ficar musculosa”, diz ela. “Gosto de exercícios aeróbicos e de praticar corrida. Não sou da turma da musculação. Não curto ficar musculosa”, conta Galisteu, que também não deixa de experimentar novas atividades, como o balé fitness com a professora Betina Dantas e o circuito power preparado pelo personal trainer Marcio Lui.


Bianca Rinaldi (Foto: AgNews e Reprodução/Instagram)
BIANCA RINALDI, 40 anos, atriz:

“Fui atleta de ginástica olímpica e isso me ajuda muito. Não passo vontade, mas não exagero nas quantidades. Me alimento bem, faço ginástica e bebo muita água”, conta a atriz, que credita o físico à modalidade. “A estrutura do físico veio da ginástica olímpica. A musculação passei a fazer bem depois disso, já na faixa dos 30.”


Letícia Spiller (Foto: Divulgação/TV Globo e AgNews)
LETÍCIA SPILLER, 42 anos, atriz

“Minha alimentação é bem saudável. Procuro temperar as refeições com alho-poró, limão e azeite de oliva extravirgem. Gosto produtos naturais, mas não sou das mais radicais. Uso pouco sal, não exagero. De preferência, sal marinho. Para cozinhar, óleo de coco ou de palma. Não exagero nas quantidades e procuro fazer escolhas conscientes", diz a atriz, contando ainda que não deixa de comer doces. “Não sou de ferro. Como meu chocolate, mas opto por aquelas versões com 70% de cacau. Aos fins de semana, também me permito comer uma pizza (risos).”


O suco verde, feito com couve, maçã, cenoura, inhame, gengibre e limão, também faz parte da dieta da Letícia. “Noto que ajuda na digestão”, conta a atriz , que evita produtos com glúten e lactose e adora frutas como cupuaçu, manga e graviola. Para matar a fome no meio do dia, costuma ter barrinhas de cereais na bolsa.


Nívea Stelmann (Foto: AgNews e Reprodução/Instagram)
NÍVEA STELMANN, 41 anos, atriz

"Penso que o importante é estar sempre com o corpo em movimento. Não sou de ficar sedentária, enferrujada. É importante destinar uma horinha do dia para atividade física, nem que seja para caminhar pelo condomínio”, afirma a atriz, que faz exercícios aeróbicos e de musculação na academia, regularmente. Outra aliada de Nívea é a drenagem linfática. Ainda que esteja longe de aparentar a idade que tem, a atriz conta que nota a diferença dos 30 para os 40. “Antes, se dava uma engordadinha e queria eliminar, era mais rápido. O metabolismo não funciona como antes, mas estou feliz como estou. Não sou de ficar paranoica com o físico. Acho que tenho uma genética boa, mas não vou atribuir tudo à genética. Também tenho disciplina para me exercitar e adoto hábitos saudáveis. Nunca fui de beber e de ficar night. Com o tempo, isso acaba sendo refletido no corpo.”


Rita Guedes (Foto: Divulgação/TV Globo e AgNews)
RITA GUEDES, 43 anos, atriz

“A minha alimentação é saudável. Gosto de produtos orgânicos. Não sou fã do que é trash, nem da junkie food. Não tomo refrigerantes e fico facilmente enjoada com doces e açúcar”, conta ela, que costuma chamar a atenção pelo belo físico nas areias das praias cariocas. “Não sou rata de academia, mas procuro me exercitr umas três vezes por semana. A minha questão sempre será priorizar a saúde, não a estética.”


Scheila Carvalho (Foto: AgNews e Reprodução/Instagram)
SCHEILA CARVALHO, 41 anos, apresentadora e ex-dançarina

“A minha preocupação com o físico existe, mas isto não é um fardo. Quando não treino, sinto falta. É uma questão de que parece que faltou algo no meu dia. Ao me exercitar noto diferença até no astral, no humor, no ânimo. Tenho prazer em praticar atividades físicas.. Treino três ou quatro vezes por semana, durante uma hora por dia”, conta a ex-dançarina do grupo de axé É o Tchan, que adora doces – embora dispense o chocolate – e refrigerantes.


Fonte: cncariri.com.br e Revista QUEM.







Betty Faria está certa: nenhuma gorda é feliz

A patrulha do politicamente correto caiu matando em cima de Betty Faria. O motivo? A declaração da atriz, de 74 anos, de que tem se esforçado a vida toda para não ser uma velha gorda. Ela também disse que não gosta de mulheres gordas. “Me incomodam profundamente. Tenho repulsa, rejeição”, disse à revista de Joyce Pascowitch.


 Betty Faria está certa: nenhuma gorda é feliz 


Betty tem razão. Nenhuma mulher quer ser uma velha gorda. Passam a vida fazendo dietas, sendo cobradas para exibirem uma silhueta malhada, sarada, esticada. Betty inclusive. Fotografada de biquíni, foi atacada por muita gente, que a acusou de ser uma velha baranga.

Baranga, mas magra. Imagine se fosse uma baranga gorda. Teria sido ainda pior. Betty diz que não gosta de gordas. A sociedade não gosta das pessoas gordas. Elas são maltratadas, espezinhadas, sempre acusadas de folgadas, sem força de vontade, preguiçosas.


E o mundo precisa decidir o que deseja: se a pessoa é gorda, está errada. Se diz que quer ser magra, está errada também.  Todo mundo sabe que gordura faz mal à saúde, que a obesidade é um risco de vida e que ser gordo significa enfrentar o preconceito. A verdade é uma só: não dá para ser gorda e ser feliz.


Betty não quer ser gorda, como nenhuma mulher quer. Nenhuma gorda é feliz. Até as que se dizem gordinhas felizes, sempre que emagrecem admitem que ganharam uma nova vida. Sejamos todos menos hipócritas. Ou a gente respeita as gordas ou apoia as que querem ser magras. Mas criticar quem quer ser magro e admite que sim, as pessoas não gostam das gordas, não faz sentido.


O Nordeste perde grande repentista Sílvio Grangeiro

O poeta caririense Sílvio Grangeiro, que em 2014 recebeu o título de embaixador da cultura do Cariri, outorga entregue pela Fundação Jair Correia e UNESCO, morreu vítima de leucemia na manhã desta quinta-feira (17). Expedito Alves Grangeiro completara 68 anos no último dia 12 de agosto. O artista morreu em sua residência, situada a rua Sargento José Marcolino, bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte.

Sílvio lutava contra o câncer no sangue há dois anos, quando teria descoberto a doença. Em maio, o poeta ficou internado por mais de duas semanas no Hospital São Vicente de Paula, na cidade de Barbalha. Dias depois de receber alta médica, o quadro clínico do abaiarense se agravou, levando-o a mais duas semanas de internação.

Trajetória

Expedito Alves Grangeiro nasceu em 12 de agosto de 1947, na cidade de Abaiara, até então pertencente ao município de Milagres. Devido a severa seca de 58, os pais de Expedito decidem se mudar para São Paulo, ansiando dias melhores.

Aos 17 anos, o jovem migra para a cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, onde iniciou sua carreira como poeta repentista. O primeiro trabalho do cearense, ainda conhecido como Expedito, foi em uma programa de uma rádio local, onde permanecera por cinco anos, até retornar ao Cariri cearense.

Em Juazeiro do Norte, o poeta se destacava pelos versos e repentes. Já conhecido como Sílvio Grangeiro, casa-se com Marismar Barros Grangeiro, com quem teve seis filhos. Ao longo de cinco décadas dedicados à poesia, o artista publicou livros, cordéis, gravou CD e DVD. É detentor de mais de 300 troféus, conquistados em festivais por todo o Brasil.
No dia 17 de Julho de 2013, o poeta foi comunicado que receberia o título de Embaixador da Cultura no Cariri. Outorgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) através do Governo do Estado de Minas Gerais, o título foi entregue em 2014, ano em que Sílvio Grangeiro descobriu o câncer no sangue.




“Não me abalo mais”, diz Gabriela Pugliesi sobre críticas

Sucesso na internet, Gabriela espera o público crescer após estrear em quadro do “Caldeirão”
Famosa por causa do sucesso que alcançou com as redes sociais, Gabriela Pugliesi aceitou participar do quadro“Desafios: As Superprovas do Caldeirão”, na Globo, e afirma que está preparada para a repercussão com o público. Com 1,4 milhão de seguidores no Instagram, a blogueira fitness espera aumentar sua popularidade por causa de sua participação na televisão. “Tem muita gente que ainda não me conhece. Eu amo fazer vídeos, tenho um canal no YouTube. Já recebi convites para fazer outras atrações, mas não era o momento”, revelou ela em entrevista para a colunista Patricia Kogut, do jornal O Globo.


Sem comentar muito sobre quais são seus próximos planos para a carreira, Gabriela afirma que vai pisar devagar no novo ambiente. “Esse é um grande passo. Agora vou sentir um pouco o que é o mundo da TV”, comentou. Sobre as possíveis críticas ao seu trabalho, ela diz que aprendeu com as redes sociais e que está preparada para dar a volta por cima.


POP / Home Famosos


Planalto recorre a Renan Calheiros para evitar impeachment

A presidente Dilma Roussef enfrenta o momento mais difícil de seu conturbado governo, com a possibilidade real de o impeachment tomar corpo no Congresso Nacional. O fato mais recente foi a apresentação da proposta feita por um dos fundadores do PT, Hélio Bicudo. O movimento em favor de seu afastamento tem recebido cada vez mais adesões na Câmara dos Deputados. Com isso, o Palácio do Planalto passou a apostar no Senado como a última e mais segura barreira para evitar a interrupção deste segundo mandato da petista. As informações são do Estado de S. Paulo.

Após a Câmara avaliar e aprovar o processo do pedido de impeachment, caberá ao Senado dar seguimento ao processo. Na quinta ­feira passada, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB­RJ), recebeu o pedido de impeachment assinado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel

Reale Júnior.

O texto tem apoio de uma frente de oposição e foi considerado reservadamente pelo Palácio do Planalto como sendo o mais bem fundamentado e consistente entre os 13 que atualmente estão na Casa.

Por causa disso, na sexta ­feira, o ex ­presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com Cunha para pedir a ele que não leve adiante o pedido, tamanha a preocupação com essa possibilidade. No entanto, o diagnóstico do Planalto é de que o presidente da Câmara, rompido com a presidente Dilma, não deverá acatar o pedido de Lula.

Diante dessa adversidade, os governistas mapearam o apoio a Dilma no Senado e já iniciaram o corpo a corpo com a base de apoio à presidente. Desde o retorno do recesso parlamentar, no início de agosto, o governo melhorou suas relações com o presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB.­AL), o que favorece as articulações. Para que a presidente seja impedida de concluir o mandato são necessários ao menos 54 senadores a favor.


Ciro acusa Oposição e Temer de apoiarem o golpismo

O retorno de Ciro Gomes ao cenário político nacional após uma “desintoxicação política”, tem sido amplamente explorado pela mídia nacional. Na sua filiação ao PDT, o ex-ministro, no entanto, voltou com sua “metralhadora giratória” contra os que ele considera “adversários” políticos.

Em entrevista, na edição deste domingo da Folha de S. Paulo, Ciro acusou a oposição e o vice-presidente Michel Temer de apoiarem uma “escalada do golpismo” contra a presidente Dilma Rousseff. Para ele, a democracia está ameaçada pelo golpismo. Para ele seria muito caro o preço de uma interrupção do mandato. “É só olhar a Venezuela. Quem produziu aquele quadro lá foi esse tipo de antagonismo odiento. O país vai viver momentos tensos e graves, vizinhos à violência, por causa desses loucos”.

Ele disse que estará na primeira fila nas ruas defendendo a presidente Dilma. E entende que muitos brasileiros assim o farão, afirmando que não é para defender Dilma, mas as regras. “O impeachment pode ser a catarse de quem está zangado, mas no dia seguinte os problemas serão os mesmos. Só que agora o PT, a CUT e os servidores estarão em pé de guerra com um presidente sem legitimidade”.

Ele acusa Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso de serem pessoas de má fé. Diz que o PSDB apoia o impeachment por pura vingança. “Em 1999, quando houve a desvalorização violenta do real e a popularidade do presidente foi ao chão, o PT começou com o Fora FHC. O comportamento do Fernando Henrique é constrangedor. Como dizia Brizola, ele está costeando o alambrado do golpe. ”

Para Ciro, o motivo principal da fraqueza política da presidente não é o escândalo, mas a mentira. “A zanga do povo não é propriamente com a corrupção, que é chocante, mas com o sentimento de ter sido enganada. A gente votou em um conjunto de valores e está recebendo o oposto”.

Para ele, o governo tem que se reorganizar politicamente e fazer uma gestão econômica coerente com o discurso que lhe deu a vitória. E afirma que ainda há tempo. “O problema é que ela não tem projeto nem equipe”. Gomes afirma ainda que a equipe da Dilma é de quinta (categoria), salvo exceções.

Quanto ao pacote fiscal, ele tacha de ilusionismo, e que 70% não sairá do papel. Para ele o governo atrapalha a retomada da economia, aumentando os juros. Entende que a inflação é provocada por câmbio e preços administrados, dois setores sobre os quais os juros não têm o menor efeito. Observa que os maiores bancos estão tendo lucro 40% acima do ano passado. Estão ganhando com a crise.


Pela 11ª vez desde abril, Congresso tentará analisar vetos presidenciais

Em meio a negociações de um ajuste fiscal para evitar o deficit previsto para o próximo ano, o governo terá, nesta semana, que redobrar esforços para evitar novos gastos. Pela 11ª vez desde abril, deputados e senadores tentarão analisar, na terça-feira (22), os vetos da presidenta Dilma Rousseff a matérias analisadas pelo Congresso.

Na lista, estão decisões do Planalto que evitam a criação de despesas aprovadas pelos parlamentares, como o projeto de lei que reajusta os salários dos servidores do Judiciário em até 78,56% (PL 28/15), aprovado em junho.

Desde que o texto foi vetado integralmente, os corredores da Câmara e do Senado têm sido tomados por dezenas de manifestantes nos dias mais movimentados. Liderados por entidades como a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), os servidores prometem fazer barulho até o “último momento” para assegurar o reajuste, que, segundo eles, não ocorre há nove anos.

A pressão contrária à economia buscada pelo governo será intensa. Levantamento da Fenajufe apontou que a mobilização dos servidores conquistou o voto de mais de 340 deputados e 55 senadores pela derrubada do veto. “A aprovação geraria um impacto financeiro na ordem de R$ 25,7 bilhões para os próximos quatro anos, ao fim dos quais passaria dos R$ 10 bilhões por exercício. Um impacto dessa magnitude é contrário aos esforços necessários para o equilíbrio fiscal na gestão de recursos públicos”, declarou a presidenta Dilma Rousseff na justificativa do veto.

Paralelamente às conversas com lideranças da base aliada, ministros também negociaram uma fórmula intermediária de reajuste com o próprio Judiciário. O resultado foi a proposta apresentada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no início de agosto com aumento de 41,47% para os servidores, em oito parcelas semestrais, a partir de janeiro de 2016. De acordo com Ministério do Planejamento, o aumento terá impacto total de R$ 5,9 bilhões.

Esse veto é apenas um dos 306 dispositivos que foram barrados pelo Planalto. Na sessão marcada para as 19h de terça (22), os parlamentares decidem sobre outros nove vetos totais e 296 pontos de 22 textos votados que não foram integralmente aceitos pelo governo.

Além do reajuste do Judiciário, a base aliada também tentará segurar barreiras impostas pela equipe de Dilma a textos que vinculam os benefícios dos aposentados ao reajuste do salário mínimo e flexibilizam o fator previdenciário no cálculo de aposentadoria.

Diante de tantas matérias que provocaram problemas para o Planalto no primeiro semestre, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), comemorou com alívio as últimas votações. “Estamos na quinta semana [desde o retorno do recesso parlamentar em junho] em que não votamos qualquer material que aumente gastos”, disse. Guimarães atribui o “refresco” às negociações feitas pelo governo e à aproximação que o Planalto tem intensificado com os parlamentares de partidos aliados.

A última sessão em que deputados e senadores analisaram vetos presidenciais ocorreu em 11 de março. Em abril, os parlamentares teriam uma nova relação de dispositivos para analisar, mas as dez sessões marcadas desde então não ocorreram ou foram abertas sem atingirem quórum – maioria absoluta (257 deputados e 41 senadores) – para a votação.


Marcas de uma agressão covarde

Empresário Yuri do paredão e mais dois comparsas agrediram e espancaram covardemente (Juninho da Mídia) um dos produtores da RBA Produções, em cima do palco na madrugada desse sábado 19, na vaquejada de Farias Brito-CE. O primo do produtor que no caso é menor de idade, ao tentar ajudar o mesmo, também foi agressivamente espancado no palco e fora do parque de eventos pelos 3 indivíduos, que logo em seguida evadindo-se do local logo depois do ocorrido... O produtor e seu primo foram socorridos pelo Samu de plantão e encaminhados para o hospital da cidade de Farias Brito e passam bem, apesar das escoriações pelo corpo. A policia irá ouvir as partes, pois segundo populares no local do ocorrido o "empresário Yuri do paredão não teve motivo algum para que cometessem essa covardia. Pois os dois rapazes são de boas índoles e trabalhadores".



Policial Militar é preso por porte ilegal de arma de fogo

Na manhã do ultimo sábado por volta das   04 h: 30 min , na cidade de Farias Brito-CE, quando ao término de uma festa a composição da CP 2325 composta pelo SUB.TEN.PM Antônio Simplício Neto, MF: 011.910.1-2, CB.PM 17.715 Francisco Gama da Rocha Neto, MF: 112.958-1-9,  SD.PM 30.303 João Ramalho Dantas Neto, MF: 307.819-1-0 e o SD.PM 29.020 Mário Idenyo Lopes de Souza, MF: 306.470-1-7, ao sair do evento, quando ao passar na praça central, a composição ouviu um disparo de arma de fogo nas proximidades, o que de imediato a guarnição foi até o local do disparo e identificou 06 (seis) pessoas, sendo 04 (quatro) homens e 02 (duas) mulheres, e ao ser realizada abordagem em todos foi constatado que o disparo foi efetuado por um policial militar, o SD.PM 29.613 Alysson Izaquiel Bezerra dos Santos, MF: 307.355-1-X,  nascido em 01/12/1990, natural de Barbalha-CE, filho de Sérgio Bezerra da Silva e Lucilia Bezerra dos Santos, lotado na 3ª cia do 10º BPM em Várzea Alegre-CE,  sendo que um coldre foi encontrado na cintura deste e uma pistola PT 938, cal.380, de numeração KHY 76551, no veículo onde eles estavam e durante a abordagem também foi encontrado uma pistola PT 940 de calibre .40 de numeração SGT 19868, pertencente à carga da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, vinculada à Polícia Militar do Ceará, sendo que o outro abordado, também Policial Militar identificou-se como o SD.PM 27.399 Wagner Luiz de Araujo, M.F: 30501217, natural de Brejo Santo-CE, nascido em 13.07.1988, filho de José Luiz dos Santos e Maria Euni de Araújo, lotado na 3ª Cia do BP RAIO, Juazeiro do Norte-CE, seguindo orientação do CAP.PM José Adaílton da Silva, comandante da 5ª cia do 2º BPM, a pistola foi recolhida para ser apresentada ao mesmo, e também foi questionado ao soldado 27.399 Luiz se este havia ingerido bebida alcoólica, sendo respondido que não e que teria ido apenas fazer companhia à namorada e a sua irmã, sendo o conduzido até o posto da PRE Crato, o qual foi submetido ao teste do bafômetro e ao ser realizado, ficou constatado que este não havia ingerido qualquer bebida com teor alcoólico. Já o Soldado 29.613 Izaquiel ao ser indagado se a arma que tinha sido encontrado consigo possuía o devido  registro, este informou que não; o que de imediato foi informado ao comandante supracitado e em virtude do apresentado foi dado voz de prisão ao Soldado 29.613 Izaquiel e conduzido até a 19º Delegacia de Polícia em Crato-CE para adoção dos procedimentos legais.


Crime de saidinha bancária na cidade de Campos Sales

Neste sábado dia 19, por volta das 10 h, foi vítima de saidinha bancária a pessoa de Francisco Roniê Alves dos Santos, residente em Campos Sales-CE. O fato ocorreu quando a vítima iria fazer um depósito bancário na agencia da caixa econômica federal, desta cidade, quando apareceram três homens oferecendo ajuda, onde a vítima recusou a ajuda até um certo tempo, sendo depois envolvido por uma boa conversa de um dos homens que dizia que da forma que a vítima iria fazer o deposito, o mesmo iria pagar uma taxa ao banco, tendo ele a vítima passado a aceitar a ajuda, momento em que teve o seu envelope bancário com a quantia de Hum mil reais trocado por um envelope vazio. Depois disso os homens saíram rapidamente do interior da agência embarcando em um veículo, os quais foram  perseguidos  pela vítima, onde esta anotou a placa do veiculo e comunicou o fato a esta PM. De imediato foi repassada a informação para as Composições de serviço da Área da 4ª CIA/2º BPM, SGT Juca, SDs Gomes, Cesário, Alencar, J. Paulo, nas VTRs 2264 e 2334  e mais os PMs do Destacamento de Araripe-CE na VTR 2294, CB Aurílio, SDs Matos, Palmeira e CHARLES onde já no Município de Araripe, interceptaram o Veículo Ford Fiesta, Ano/Mod 2005, de cor preta,  inscrição de Juazeiro do Norte - CEI e placas MZB-9422, os quais estavam os três homens que aplicaram o golpe, onde foi realizada uma revista pessoal e veicular, sendo encontrado com os mesmos a quantia de Hum mil reais ainda dentro do envelope que tinha sido trocado e mais outros envelopes bancários vazios. Os infratores foram identificados como Antonio Edivânio Ferreira da Silva, natural de Juazeiro do Norte-CE, Aírton José Oliveira Silva, 49 anos vendedor; Francisco de Assis Pereira de Oliveira, 52 anos vendedor, todos residentes na Rua Santa Rosa, Nº 1021 e 1013, bairro salesianos, na cidade de Juazeiro do Norte-CE; os quais foram conduzidos e autuados em flagrante no Art. 155, &IV do CPB, pelo Bel. Diogo Gallindo de Goes, delegado plantonista da Delegacia Regional da Cidade do Crato-CE neste dia. Adianto-vos que os infratores serão conduzidos para a Cadeia pública de Campos Sales, onde ficarão encarcerados a disposição da Justiça, bem como o veículo em tela ficou apreendido no pátio daquela Delegacia do Crato. 





A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...