18 maio, 2012

CAMINHADA MARCA DIA NACIONAL DE COMBATE A EXPLORAÇÃO INFANTIL EM BARBALHA

                Ainda por ocasião da 1ª Semana da Criança em Barbalha, aconteceu na manhã desta sexta-feira 18, a caminhada com a participação de alunos da rede municipal de ensino, de crianças e adolescentes que são assistidos nos programas sociais, professores, diretores e coordenadores pedagógicos, além das secretárias de Educação, Izabel Cristina Cruz e Maria Tereza Amora do Trabalho e Desenvolvimento Social.
A caminhada teve como objetivo as comemorações o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual que é comemorado nessa quinta-feira 18 de maio.
O slogan da data é “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes.
A caminhada teve inicia na Rua da Matriz e passou por várias ruas centrais da cidade, os educadores e alunos portavam cartazes e faixas com dizeres e frases contra a exploração infantil e a violência contra as crianças. Chamavam atenção da sociedade para que todo tipo de violência contra as crianças sejam denunciadas aos órgãos de proteção aos menores.
Estiveram participando da caminhada, os projetos e programas sociais que são assistidos pelo Governo Municipal de Barbalha, O PETI-Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil; CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social; CRAS – Centro de Referencia Assistência Social; AABB Comunidade; Instituto Pestalozzi; Projeto Instituto Dom Bosco e grupos de cultura popular que são formados por alunos da  rede municipal de ensino.   

PNUD/CNM LOCAL REALIZARÁ OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM BARBALHA


          A cidade de Barbalha foi uma das quatro cidades do Brasil a ser selecionada pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que como objetivo o fortalecimento das capacidades humanas locais, para participar de um projeto da ONU – Organização das Nações Unidas. Este projeto que visa capacitar pessoas dos três setores da sociedade (público, privado, e sociedade civil organizada), além de trabalhar e fortalecer a gestão integrada do município.
            Como produto do Diagnóstico Municipal foi construído, com o apoio do GTL – Grupo Local de Trabalho, o Plano de Ação Estratégico de Barbalha onde estão inseridas as temáticas prioritárias, para a atuação do Projeto Capacidades no município. Com o objetivo de colocar em prática as ações definidas no Plano. Por isso, os técnicos do PNUD/CNM local estarão realizando oficina de elaboração de projetos
Objetivo da oficina: fazer com que o grupo, ao término dos trabalhos, esteja capacitado para elaborar projetos. Até 30 pessoas (deverão estar presentes representantes dos três setores: Público, privado e sociedade civil)
Oficina de Projetos: Terá como facilitadora Silvana Helena Granemann e, será aberto de 24 a 25 deste mês de maio de 2012 e, terá como local, o Auditório da Secretaria de Educação de Barbalha. O curso será das 9h00 às 17h00 da quinta e na sexta das 9h00 às 13h00.
                                     Minuta da oficina de elaboração de projetos
  a) Apresentação dos participantes;
  b) Expectativas em relação à oficina;
  c) Apresentação do formato da oficina;
  d) Conceitos de projetos;
  e) Etapas de um projeto:
      ETAPA 1 - A definição do projeto: O que queremos fazer?
ETAPA 2 – O Plano de trabalho: Como vamos agir?
ETAPA 3 – O andamento do projeto: Como vamos avaliar; tirar conclusões e disseminar os resultados?
ETAPA 4 – O orçamento: Quanto vai custar o projeto?  
Dúvidas e demais orientações
  g) Avaliação da oficina.
O período de inscrição é de 18 de maio de 2012 a 23 de maio de 2012 no horário de 08h00 às 14h00minh às inscrições serão feitas na sala do Projeto Capacidades (PNUD) na Prefeitura de Barbalha, Rua Princesa Isabel 187 – centro Barbalha.
Para maiores informações (88) 2101 1919 ramal 203 falar com Efigênia Garcia.

BRIQUEDOTECA MUNICIPAL INAUGURADA EM BARBALHA.


Por ocasião da 1ª Semana do Bebê que acontece de 13 a 18 de maio em Barbalha, promovida pela Prefeitura Municipal através das secretarias de Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social e Saúde, foi inaugurada na tarde desta quinta-feira 17, a Brinquedoteca do Município.
Na solenidade contou com as presenças de várias autoridades do município, além da presença da coordenadora da (APDM-CE) Associação para Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará, Amélia Prudente; do representante do UNICEF – Rui Rodrigues Aguiar; representantes da CREDE 19, as professoras, Lavina Soares e Adriana Bezerra; da (SEDUC) Secretaria de Educação do Estado do Ceará, a professora Vera Martins; Seleane Oliveira, formadora da U.F.C. além de vice-prefeita Maria Betilde Sampaio Correia; Izabel Cristina Cruz, secretária de Educação; Jaqueline Sampaio, secretária de Saúde e Maria Tereza Amora secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social; vereadores e secretários municipais. O articulador Municipal do Selo UNICEF, João Nascimento e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Isabelle Sampaio.            
Ainda na solenidade contou com as presenças de diretores, professores e coordenadores pedagógicos da educação municipal, bem como, alunos da educação infantil.
A Brinquedoteca recebeu o nome do professor Francisco Ionaldo Sampaio (saudosa memória), era funcionário da Educação no município e exerceu o cargo de diretor da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Sebastião Santiago da Paz no Distrito Estrela, Ionaldo Sampaio foi um profissional dedicado a educação infantil. Na solenidade de inauguração do empreendimento educacional infantil, também contou com as presenças dos familiares de Ionaldo Sampaio, sua mãe a Sra. Maria Jacula Leite Sampaio, a esposa Renata Sampaio e os irmãos, João Ilânio Sampaio e o primo vereador, João Flávio Cruz.
A Brinquedoteca está localizada a Rua Neroly Filgueira no centro da cidade e o objetivo do espaço, ou seja, da brinquedoteca que é um espaço mágico criado para dar oportunidade ás crianças de forma enriquecedora, de mergulharem em seus brinquedos sem adultos para atrapalhar. Lá existem muitos brinquedos, muita magia e diversas criatividades. E as “brinquedistas” são adultos, mas adultos iluminados pela criança viva dentro de cada uma. As brinquedistas estão trabalhando e proporcionando na brinquedoteca as diversas brincadeiras lúdicas que favorece e enriquece o brincar da criança. As brinquedistas que estão à disposição da brinquedoteca são: Fabíola Callou Tavares, Geane Maria Almeida, Janete da Costa e Maria Lindalva Sousa.
O representante do UNICEF Rui Rodrigues Aguiar disse que o programa brinquedotecas públicas municipais que agora ficou maior com o novo nome, “Ceará Cresce Brincando” é um programa que procura estimular um aspecto dos direitos das crianças, que é muito pouco lembrado, que é o direito ao brincar. Rui Rodrigues disse ainda que o município de Barbalha lhe deu uma grande alegria porque não estava previsto a instalação da brinquedoteca, mas, a administração municipal resolveu implantar a brinquedoteca, e isso demonstra uma seriedade e um compromisso do Governo Municipal e entendimento do que é o projeto, ressaltou o representante do UNICEF dizendo ainda que isso só é possível fazer quando um município já tem garantido outros direitos. E essa brinquedoteca que está sendo implantada, é a prova que em Barbalha, outros direitos a criança também estão sendo garantidos; direitos a educação, cultura e saúde, essa é uma demonstração concreta de que o município prioriza a criança e a família e, isso, é um exemplo para a região.
A representante da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará, Amélia Prudente disse que a APDM tem como missão contribuir o fortalecimento das políticas públicas dos municípios e, não poderia ser diferente em Barbalha.
Porque o Governo Municipal de Barbalha tem mostrado interesse em fortalecer as políticas públicas deixando um legado importante para a criança e o adolescente, inclusive, é o que está acontecendo em Barbalha com a inauguração da brinquedoteca que é um espaço de referência. E a APDM e o UNICEF vem disseminando essa cultura em todo Estado do Ceará e, aqui em Barbalha, os trabalho foram realizados com recursos do próprio Governo Municipal implantando esse espaço importante para as crianças.
A secretária de Educação Izabel Cristina Cruz, disse que este espaço de brincar, é um espaço de conquista não só para o município de Barbalha, mas para todas as crianças e adolescentes. Izabel Cristina Cruz enalteceu as presenças das autoridades, das crianças, professores e do público que prestigiou o evento.
A vice-prefeita Maria Betilde Sampaio Correia disse em seu discurso que as crianças têm que ter seu espaço agora, com direito às brincadeiras sadias, a cultura, saúde e educação, o bom acompanhamento e de serem crianças saudáveis dentro da nossa sociedade. Maria Betilde fortificou a importância do Governo Municipal através da Educação está implantando este espaço com brincadeiras lúdicas para as crianças.
Na solenidade ainda houve várias apresentações artísticas e culturais pelos alunos das escolas da rede municipal de ensino, das crianças do projeto “Amigos da Leitura”, além das filarmônicas São José e Batutas do Rosário e Fanfarra da Escola Alacoque Bezerra.
A placa foi descerrada pelos familiares do homenageado professor Ionaldo Sampaio, da secretária de Educação Izabel Cristina e da Secretaria de Saúde e o representante do UNICEF Rui Rodrigues Aguiar.

17 maio, 2012

Cobra de 6 metros capturada em MT é devolvida à natureza no Pantanal


          Serpente foi capturada pelo Corpo de Bombeiros em Várzea Grande. 
Especialista diz que aparição pode ser um alerta à devastação da natureza
.

                                                                                       
cobra de 6 metros em MT (Foto: Tita Mara Teixeira/G1)Cobra foi capturada em região de pântano em bairro de Várzea Grande     A sucuri de 6 metros de comprimento e com cerca de 160 quilos encontrada na última quarta-feira (16) em um bairro residencial no município de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foi devolvida à natureza por uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso. Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros Antônio Ventura Moraes Silva, que realizou junto à equipe a captura do animal, a cobra foi solta em seu habitat natural, no bioma do Pantanal mato-grossense.
“Provavelmente a sucuri não resistiria se fosse colocada em cativeiro, por isso optamos que ela voltasse ao seu local de destino”, afirmou o sargento.
Para o professor do departamento de Biologia e Zoologia da Universidade Federal de Mato Grosso, Marcos André de Carvalho, é comum o aparecimento desta espécie de sucuri em áreas urbanas, principalmente quando esta região fica próxima a matas ciliares de córregos ou rios.
cobra de 6 metros em MT (Foto: Tita Mara Teixeira/G1)Professor explica que sucuri pode chegar a até 9 metros de comprimento 
Segundo ele, estas espécies estão habituadas a regiões de rios perenes e o melhor destino para ela seria o Pantanal, devido à superpopulação dos zoológicos, que não ofereceriam o espaço adequado e as condições suficientes para sua adaptação.
“À medida que este animal cresce, ele sai de seu habitat em busca de pequenos vertebrados. É preciso verificar quais fatores estão contribuindo para que o aparecimento destas espécies tem se tornado constantes. Esta situação pode se configurar como uma alerta pela invasão do homem no ambiente natural desses animais”, ressaltou o professor.
O animal foi capturado pela equipe do Comando Regional 2 do Corpo de Bombeiros no bairro Jardim Paula II, em Várzea Grande, enquanto se alimentava de um cachorro. O bairro está localizado a 20 metros de uma área de pântano.
Apesar do susto causado pela visita inesperada da cobra, o professor ressalta que a sucuri não é venenosa e se alimenta de pequenos animais. Por ser uma espécie de serpente aquática, é comum o seu aparecimento em regiões próximas a bacias hidrográficas desde a amazônia até o sudeste do país. “Ela só oferece perigo quando se sente ameaçada ou está em busca de alimentos”, pontou.
cobra de 6 metros em MT (Foto: Assessoria/2ºBPM)Cobra capturada pelo Corpo de Bombeiros tinha cerca de 6m de comprimento 

Zinho apresenta reforços no Flamengo: Jorge Luiz e Amaral




        Diretor de futebol recebe meia e volante e avisa: ‘O manto sagrado tem que vestir com orgulho’

Zinho apresenta Jorge Luiz e Amaral  (Foto: Richard de Souza / globoesporte.com)Zinho apresenta Jorge Luiz e Amaral
Uma estreia para Zinho. Nesta quarta-feira, o diretor de futebol do Flamengo pela primeira vez apresentou reforços. Chegam ao clube por empréstimo até o fim do ano o meia Jorge Luiz, que estava no Friburguense, e o volante Amaral, do Nova Iguaçu. Ambos têm 24 anos. O dirigente recebeu os atletas no Ninho do Urubu com um desejo de boa sorte e um aviso.  - O manto sagrado tem que vestir com orgulho. Jorge Luiz passou pela base do Flamengo, mas deixou o clube aos 16 anos. Foi considerado muito baixo na época. No fim do vínculo, o Flamengo terá a opção de compra de 50% dos direitos econômicos do jogador.
- Estou muito feliz com esse retorno e preparado. Já vivi a pressão aqui, e é bom retornar. Será uma honra jogar ao lado de Ronaldinho Gaúcho.
Amaral estava no Nova Iguaçu e trabalhou com Zinho, que era diretor-técnico no clube da Baixada Fluminense. Na primeira bateria de exames, chegou a ser reprovado. Segundo ele, por conta da emoção.
- A pressão ficou alta (risos). Fizemos exames mais detalhados e ficou tudo bem. Vou manter a responsabilidade aqui, sei que é um grannde desafio jogar no Flamengo. Pretendo responder.       
Com Jorge Luiz e Amaral, o Flamengo chega ao quarto reforço para o Campeonato Brasileiro. Além deles, o clube contratou o lateral-direito Wellington Silva e o meia Ibson.

Fla no Recife: carinho, vascaíno e Ronaldinho Pernambucano


       Rubro-Negro desembarca na capital para a estreia no Campeonato Brasileiro, no sábado, contra o Sport

                  As férias forçadas do Flamengo estão muito perto do fim. Nesta quinta-feira, a delegação rubro-negra retomou a rotina de viagens e desembarcou no Recife para a estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Sport, sábado, às 18h30m (de Brasília). Foi um voo tranquilo, de menos de três horas. O avião com jogadores, comissão técnica e dirigentes pousou na pista do Aeroporto Internacional dos Guararapes pouco antes das 19h.

Cerca de cem pessoas aguardavam a saída dos atletas no saguão e cantaram o hino do clube. Antes de os jogadores passarem, um vascaíno que estava na mesma aeronave passou pelo local. Com a terceira camisa do Cruz-Maltino, ouviu vaias, fez o símbolo de uma das torcidas organizadas do clube com as mãos e saiu sem problemas.
            Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love foram os mais assediados. O camisa 10 passou pela porta do desembarque ao lado do técnico Joel Santana e logo foi cercado por fãs que queriam fotos e autógrafos. Um deles queria presentear o atacante e conseguiu. Flávio Leal é comediante e há seis anos trabalha na capital pernambucana como sósia de Ronaldinho. Com a camisa azul da Seleção Brasileira com o nome do jogador, faixa no cabelo e dentes que não cabiam na boca, aproximou-se do ídolo e conseguiu o que tanto esperava.

- Dei um livro religioso ao Ronaldinho. Ele sorriu para mim, pegou na minha mão e agradeceu. Depois, de dentro do ônibus, bateu no coração e apontou para mim. Estou muito feliz, consegui chegar perto dele e ainda quero tirar uma foto com ele. É a primeira vez que o encontro - disse.

O Ronaldinho Pernambucano logo virou atração e passou a posar para fotos com rubro-negros.

- Já que não deu para tirar com o verdadeiro, tiro com o sósia - brincou uma torcedora
.

1ª SEMANA DO BEBE CENTENAS DE MÃES E BEBÊS PARTICIPAM DE CAMINHADA EM BARBALHA

          O evento fez parte das comemorações da 1ª Semana do Bebê em Barbalha promovida pelo Governo Municipal, através das secretarias da Saúde, Educação e Ação Social:

          Dando continuidade a 1 ª Semana do Bebê em Barbalha, a Prefeitura Municipal através das secretarias de Educação, Saúde e Trabalho e Desenvolvimento Social, estão apresentando a sociedade barbalhense nas comunidades, as diversas ações de políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes do município.
Na manhã desta quinta-feira foi realizada a caminhada com as mães dos bebês de várias localidades, saindo do Largo do Rosário até o Centro Materno Infantil. A caminha fez parte das comemorações do dia Nacional de Combate a Exploração Sexual a Criança e ao Adolescente e contou com as presenças dos profissionais da área de saúde, educação e Ação social do município.
As mães com as crianças na caminhada pelo centro da cidade portavam bandeirinhas, cartazes e faixas com frases educativas e que falavam das ações, políticas sociais públicas e dos direitos e proteção que assistem hoje as crianças, políticas públicas essas, que hoje são proporcionadas através das ações do Governo Municipal.
No Centro Materno Infantil, as mães com seus bebês tiveram acento onde foi servido lanche e houve sorteio de brindes através de sorteio.

        As secretárias do Trabalho e Desenvolvimento Social e Saúde, Maria Tereza Amora e Jaqueline Sampaio respectivamente, além dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, agentes comunitários de saúde, educadores, coordenadores, Articulador Municipal do Selo UNICEF, comissão pro-Selo, mães e bebês estiveram atentamente participando da caminhada que foi bastante participativa.
Durante a caminhada, os profissionais da saúde e coordenadores alertavam as mães para os cuidados e a importância da gestação das mães, os cuidados para a realização do pré-natal, o nascimento do bebê, amamentação até os seis meses, o acompanhamento durante todas as campanhas de vacinação e a boa alimentação para o bebê, depois que este tenha deixado a amamentação. A coordenadora do Centro Materno Infantil, Cintia Bezerra enalteceu a realização da caminhada e agradeceu a participação das mães com os bebês. 

CORTE DO PAU DA BANDEIRA ACONTECE EM BARBALHA FOI HOJE DIA 17



          Aconteceu na manhã dessa quarta-feira (17), o tradicional corte do da árvore que servirá de mastro para a bandeira do padroeiro de Barbalha Santo Antônio. Os carregadores sairão do mercado público municipal em direção a Igreja matriz para receberem as bênçãos do pároco diante do altar, onde lá está o padroeiro maior da cidade. Em seguida subiram para a mata do sítio São Joaquim onde se encontrava a árvore já escolhida pela comissão. Um majestoso Jacarandá (Açoita Cavalo) de 23 metros e cerca de 2 toneladas. O mastro ficará em seu lugar “na cama” há espera dos mais de cem carregadores no dia 3 de junho que carregarão nos ombros até o local onde será fincado em frente à Igreja Matriz. É nesse dia abertura oficial daquela que se tornou a maior festejo folclórico e religioso do Brasil.



 O secretário de Cultura e Turismo de Barbalha Antonio de Luna disse que a Prefeitura teve todo um cuidado para se adequar ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que foi assinado juntamente com o Instituto Chico Mendes para o reflorestamento da mata em volta onde foi cortada a árvore que servirá de mastro. “Até 2014 o sítio São Joaquim será contemplado para a retirada das árvores da festa do padroeiro e, depois será feito um novo estudo para encontrar uma nova área para o corte” disse o secretário.
A técnica do Instituto Chico Mendes Flávia Regina disse que a função naquele momento foi para evitar excessos e diminuir impactos que venham a afetar a floresta, e tentar manter a festa e a manifestação cultural, mais com menor impacto possível e tentar restringir a entrada das pessoas na mata, disse Flavia Regina Domingos.
O capitão do Pau da Bandeira Rildo Teles disse que é uma emoção que se renova a cada ano, e a maneira de demonstrar nossa religiosidade e respeito as nossas tradições, e principalmente nossa cultura e, que, a intenção é fazer uma festa bonita.
Logo depois ao meio dia, o Governo Municipal ofereceu um almoço aos carregadores.

Ceará deve ter 3 mil políticos inelegíveis

Ministério Público está montando um banco de dados com todos os cadastros de pessoas com hipótese de inelegibilidade

             O número, informado pelo MP, corresponde à quantidade de gestores que tiveram suas contas rejeitadas pelo TCM
Pelo menos três mil pessoas em todo o Ceará poderão ficar inelegíveis durante as eleições municipais de outubro próximo, pois tiveram suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A informação foi repassada pelo procurador regional eleitoral, Márcio Torres, que realizou encontro, ontem, à tarde no Ministério Público Federal, quando apresentou um questionário para representantes de vários partidos, na intenção de formatar um pacto entre as legendas, visando o cumprimento de eleições limpas, da Lei Ficha Limpa e das cotas de gêneros.
Os partidos deverão responder as perguntas e enviá-las ao Ministério Público Eleitoral até o dia 8 de junho, dois dias antes do início das convenções municipais, que devem ser realizadas até o final daquele mês. "A ideia é realizar um grande pacto acerca desses temas, onde o questionário visará que os partidos se posicionem. O intuito é que os partidos não encaminhem candidatos, aquelas pessoas que estejam apenadas na Lei do Ficha Limpa, ou seja, que tenham tido suas contas desaprovadas por crimes de decisão de órgão colegiado, lícitos eleitorais ou em trânsito julgado", ressaltou o procurador Márcio Torres.
Segundo ele, o Ministério Público está montando um banco de dados com todos os cadastros de pessoas com hipótese de inelegibilidade, que será passado para os promotores eleitorais, para que esses impugnem aquelas possíveis candidaturas registradas. De acordo com Torres, em todos os municípios do Ceará, até o último levantamento, apenas com os informações prestadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), já chega a mais de 3 mil o número de possíveis gestores apenados com a Lei do Ficha Limpa. A esses números, precisa-se somar ainda, conforme disse, os registros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Tribunal de Contas da União (TCU).
Desaprovadas
Estas pessoas, segundo disse Márcio Torres, já tiveram suas contas desaprovadas, e o questionário apresentado ontem aos partidos políticos visa, justamente, atentar essas agremiações para a condução correta do processo eleitoral, não permitindo que estes personagens apresentem suas candidaturas, que, possivelmente, serão impugnadas. Durante o encontro de ontem, dezesseis partidos enviaram seus representantes, no entanto, apenas os presidentes do PSC e PSOL compareceram à reunião com o procurador. "Os representantes dos partidos é quem tem o poder de filtrar seus candidatos. É m compromisso de sair do discurso e partir para a aplicação prática. Ao lado da chamada autonomia partidária, tem se observado a efetividade da coibição de abusos, que com certeza a sociedade compartilha", salientou Márcio Torres.
A procuradora de Contas do TCM, Leyliane Feitosa, que esteve representando o órgão durante o encontro, afirmou que cabe aos partidos políticos o dever de cumprir com as obrigações da legislação eleitoral, assim como cabe aos órgãos fiscalizadores a realização de investigações, pois a população está ocupada com seus afazeres cotidianos. "Se os partidos não dão bom exemplo, como podem cobrar? Mesmo não sendo tão querida, eu darei parecer da forma como as contas me forem apresentadas. Mas também não acho que a sociedade deva ficar só na espera, tem que cobrar mais", disse.
Orientar
A intenção do questionário, no que diz respeito à propaganda eleitoral, é orientar os partidos políticos a apresentarem o modo como irão orientar e coordenar as propagandas em espaços públicos. Segundo Márcio Torres, em 2010, o que se viu foi "uma verdadeira ocupação do espaço público", com poluição sonora e visual nas praças e logradouros das cidades onde ocorreram eleições para governador, deputados e senadores. "A intenção é que os partidos não realizem propaganda com carro de som, mas se achar que deve fazer, que façamos um pacto em torno da não realização da propaganda por esse meio publicitário", ressaltou o procurador.
De acordo com Márcio Torres, é proibido a realização desses eventos próximos a escolas, hospitais e igrejas, o que não é respeitado. No entanto, Márcio Torres afirma que o Ministério Público não possui instrumentos de fiscalização para coibir tais ações desrespeitosas de algumas agremiações. A chamada "Eleição Limpa" foi o ponto defendido por ele, quando das suas explicações. "Em 2010 o que vimos foi a ocupação de muros de 10 a 100 metros com nomes de candidatos, o que polui a cidade", reclamou.
Representantes do PRB apresentaram um documento, aprovado pela Executiva Nacional do partido, que diz que os pretensos candidatos pela legenda têm que apresentar até cinco dias antes das convenções partidárias, certidões dando conta de sua legibilidade. No caso de ausência deste documento, a pessoa não terá sua candidatura aprovada pela agremiação.
Cota
Outro ponto tratado durante a reunião com as siglas partidárias, diz respeito à cota de gênero, prevista na Lei 9.504/97, que estabelece que, nas eleições proporcionais, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.
De acordo com o procurador regional eleitora substituto, Alexandre Meireles Marques, nos casos em que forem constatados o não estabelecimento dessas porcentagens, o Ministério Público deverá impugnar toda a chapa, pois a proporção precisa ser mantida, de acordo com a determinação legal. "Vamos impugnar e levar à Justiça se isso não for cumprido. O Ministério Público também está atento àqueles que colocarem os gêneros apenas para dar cotas, usando essas pessoas como laranjas", ressaltou Alexandre Meireles.

Em 2010, conforme lembrou o procurador Márcio Torres, várias candidatas abriram contas bancárias, mas não realizaram qualquer movimentação. As contas dessas pessoas foram aprovadas, mas com ressalvas, pois ficou claro par ao Ministério Público que se tratavam de candidaturas fantasmas com o único objetivo de preencher as cotas.

Corrida de Santo Antônio de Missão Nova


         Já foi confirmada pela Secretaria de Esportes a que será realizada, nesse próximo dia 27, mais uma edição da Corrida de Santo Antônio do distrito de Missão Nova.
A largada será dada às 8h, da placa de entrada do distrito, com percurso até a Capela de Santo Antônio, na sede da vila.
A Secretaria de Esporte informa que estará disponível o transporte gratuito dos participantes, levando os competidores da Praça Francisco Arrais Maia, centro de Missão Velha, até a largada, saindo às 7h.
As inscrições são gratuitas na Secretaria Esportes, Lazer e Juventude, no Dantão, de 18/05 à 26/05. A premiação total será de R$ 2.500 para atletas das categorias locais, visitante, masculino e feminino.

16 maio, 2012

PREFEITURA DE BARBALHA CONTINUA TRABALHO DE LIMPEZA NA CIDADE


         A Prefeitura Municipal de Barbalha continua com os trabalhos de limpeza nos bairros, avenidas e centro da cidade, os trabalhos são em vistas os festejos ao padroeiro da cidade Santo Antônio que começam neste dia 3 de junho. Os trabalhos de varrição, capinação, podas, retiradas de entulhos e pinturas nos meios-fios estão sendo realizados pela equipe da secretaria de Infraestrutura e Obras, além de uma equipe de 40 homens contratos pela Prefeitura.
Esse mutirão de limpeza além de contar com a equipe da SEINFRA, conta também com os funcionários da empresa Flamax que faz a coleta do lixo na cidade. O trabalho de capinação tem o objetivo limpar as vias, avenidas, praças e canteiros centrais nivelando-os todos os locais.       
A execução desse trabalho é essencial, porque deixa a cidade limpa e já preparada para receber os turistas e os amigos que chegam nesta época, para a festa de Santo Antônio, além de deixar a cidade limpa e com um aspecto visual nas suas ruas e avenidas, no Centro Histórico da Cidade e nos bairros, a Prefeitura zela também pelo aspecto da saúde pública. 

Galeria de Fotos



  

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...