18 fevereiro, 2017

Governo implanta oitava sede do BPRaio no Interior

O novo BPRaio atuará com ações nos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Catarina, Mombaça, Parambu, Piquet Carneiro, Quiterianópolis e Tauá. O cronograma da primeira etapa de interiorização do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) cumpriu mais um estágio neste sábado (18). No município de Tauá, o governador Camilo Santana inaugurou a oitava das nove sedes a receber unidade do Raio no Interior do Estado do Ceará.

A implantação envolveu investimento de aproximadamente R$ 1 milhão apenas em na aquisição de motos e viatura para a unidade - sem contar com o investido na compra de armas, fardamento e equipamentos de proteção individuais. O efetivo especializado contará com 37 policiais militares distribuídos em quatro equipes, com 16 motos e uma viatura que ajudarão no monitoramento das áreas de maior incidência de crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas.

O novo BPRaio atuará, para além de Tauá, com ações também em outros sete municípios da região: Aiuaba, Arneiroz, Catarina, Mombaça, Parambu, Piquet Carneiro e Quiterianópolis. Durante a solenidade de inauguração, Camilo Santana reforçou o compromisso do Governo do Ceará no desenvolvimento passo a passo de melhores políticas de segurança pública para o Estado, com ações do Pacto por um Ceará Pacífico, promoções de policiais e bombeiros militares, mais policiais civis empossados e a interiorização do BPRaio.

"Não existia Raio em nenhum município do interior do Ceará. Todos esses profissionais passaram por um grande treinamento (foram realizados cursos com 328 horas/aula cada para capacitar o PM com mais de dois anos de atividade operacional). É uma tropa de elite; o que há de melhor para colocarmos nas ruas. Portanto tem que treinar, comprar equipamento, armas e veículos. Agora temos tudo isso permanente em Tauá, 24 horas, aqui e nos municípios vizinhos. Essa ação tem feito sucesso enorme onde foi implantada. E faz parte do nosso compromisso de botar a bandidagem para correr. Não vamos continuar a combater a criminalidade no Estado e vou fazer o que estiver ao meu alcance, com reforços, equipamentos, para melhorar a Segurança até o último dia do meu governo", afirmou o chefe do Executivo.

O projeto de interiorização do BPRaio prevê, ao final da implantação, que estejam atuando nas principais cidades do Interior 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Este processo já havia instalado bases em outras sete cidades, abrangendo 163 municípios cearenses - Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Crateús contam com quartéis do grupamento especializado. Agora são 171 municípios contemplados. Canindé será a próxima beneficiada desta primeira etapa do cronograma.

Antes da implantação dos batalhões nas cidades do Interior, as equipes de policiamento motorizado se deslocavam para as regiões de forma esporádica, por períodos de uma semana. Com a difusão das atividades da Polícia Militar, o Governo objetiva ajudar no combate ao crime praticado em duas rodas, na abordagem, perseguições e dando rapidez na resposta.

Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, o trabalho feito no âmbito da Segurança Pública no Estado do Ceará pode ser reconhecido pelos resultados e também pela maior presença das polícias nas ruas. E não apenas na Capital, como também por diversos municípios do Interior, antes carentes de melhor suporte.

"Quando eu entrei na polícia há 17 anos, eu ouvia uma reclamação muito frequente: que a segurança pública não chegava ao Interior do Estado. Recentemente, quando recebi esse desafio de ser o secretário da Segurança a convite do governador, fiquei muito feliz porque vi que a interiorização está cada vez mais forte, com batalhões de divisas e o Raio. É momento de agradecimento por tudo que o governador Camilo Santana tem feito pela segurança do Estado e o apoio dado para as polícias", disse o titular da SSPDS.

Prefeito de Tauá, Carlos Windson agradeceu ao governador Camilo Santana pela implantação e destacou a importância do BPRaio para oferecer ganhos à qualidade de vida do povo tauaense. "Agora a população vai poder sair mais tranquila para rua, isso nos traz muita satisfação. Recebemos a polícia e vamos dá-la todo o apoio", disse.

Com a instalações do efetivo especializado em Tauá, 171 municípios já contam com atuação do Raio. O Batalhão ainda tem, em Fortaleza, 508 profissionais, 435 motocicletas e seis viaturas.

O evento

A implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas no município de Tauá fez parte da programação de sábado de muitos tauaenses e moradores de municípios dos arredores. Além de curtirem as músicas regionais e acompanharem o governador, os populares puderam ver de perto apresentação dos policiais especializados. O Raio desempenhou uma simulação de abordagem e fez exibição de habilidades com as motos, momentos que arrancaram aplausos dos cidadãos presentes.

Agricultor experiente na região do Inhamuns, o cearense Francisco Elias da Silva, de 73 anos, conta que por muito tempo viu casos de violência e muita sensação de insegurança pelo Interior. Para ele, a vinda de mais policiamento, com presença de profissionais especializados em abordagem, tudo deve melhorar. "É muito importante ter gente que pensa as coisas bem planejadas, né? Porque é só assim, com mais polícia nas ruas, que os bandidos vão ficar com medo e parar com a violência", afirmou.

O estudante Júnior Oliveira, de 17 anos, viveu a infância em Tauá sempre com cuidados na hora de andar até tarde nas ruas. Agora, ele afirma ter mais tranquilidade na hora de circular por sua cidade. "Precisava de um reforço desses. Anos atrás, aqui era tipo um faroeste. Mas, nos últimos anos, a gente vê que tem melhorado bastante. Hoje foi um dia muito importante porque a gente viu essa melhora se concretizar".







Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação participa de audiências sobre Aeroporto, em Brasília

Avanços para o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes foram debatidos durante esta semana em Brasília. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, junto com um dos maiores incentivadores de projetos relacionados ao equipamento, José Roberto Celestino, participou de duas audiências convocadas pela Deputada federal, Gorete Pereira. Na primeira, eles estiveram reunidos com o Presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero, Antônio Claret. Na ocasião, foi firmado o compromisso de apresentar o projeto básico do Aeroporto Regional, em 60 dias.

Na audiência seguinte, foi a vez do Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, confirmar o compromisso da entrega do projeto básico do Aeroporto. O projeto é o primeiro passo para colocar em prática a reforma do equipamento, já que, a partir dele será possível avaliar o orçamento para a obra.

Na segunda audiência convocada pela Deputada, também foi discutida a retomada das obras da Transnordestina, um dos mais importantes investimentos para o Nordeste, e que vai contribuir bastante para o crescimento da região do Cariri.


Juazeiro do Norte será incluída na Rede de Cidades Inteligentes e Humanas.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, esteve em Brasília participando de uma reunião com o Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, André Gomyde. Ficou firmado que a cidade de Juazeiro do Norte será incluída na rede, sendo o terceiro município do Estado a fazer parte. Apenas Icapuí e Sobral estavam associados.
Além de se filiar, o Município Juazeirense também será catalisador das Cidades Inteligentes do Ceará, ou seja, terá corresponsabilidade em disseminar a prática das cidades inteligentes e humanas pelo Estado.


A Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas foi criada em 2013, e reúne secretários e dirigentes municipais de ciência, tecnologia e inovação, bem como secretários municipais de desenvolvimento econômico. As Cidades Inteligentes e Humanas devem estar sempre em busca de utilizar corretamente os recursos naturais, e em busca da sustentabilidade, aliados à tecnologia de ponta, colocando o cidadão em primeiro lugar, num processo co criativo  e inovador.

Secretaria de Cultura realiza reunião com artistas visuais.

Ainda trabalhando a reativação do Conselho Municipal, a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, realizou mais uma reunião com representantes de segmentos  artísticos.Nesta sexta-feira, 17, o encontro realizado com artistas visuais trouxe uma série de discussões a respeito das possibilidades de se trabalhar esse segmento nos equipamentos públicos existentes e que estão passando por reformas, como o prédio da antiga Estação Ferroviária, o Núcleo Marcos Jussier e as dependências do Teatro Marquise Branca.

Além de se trabalhar com exposições, a Secretaria de Cultura pretende criar nas imediações da Praça Leandro Bezerra de Menezes, conhecida também como Praça dos Ourives, um corredor cultural. Para isso, tem-se como projeto a readequação do prédio onde existiu o antigo Sandu para que ele funcione como uma espécie de oficina, onde artistas possam produzir suas obras em locais adequados.

A partir disso, abre-se a possibilidade de se criar um passeio cultural naquelas imediações. Uma área de fruição artística entres os espaços públicos da SECULT, interligados por uma agenda cultural permanente e que possibilite livre circulação para artistas e o público em geral.
De acordo com o Secretário de Cultura, Alemberg Quindins, para que esses projetos ganhem força é necessário que o Conselho Municipal de Cultura tenha um representante atuante, que possa contribuir com ideias e ações juntas à SECULT Juazeiro. “Estamos realizando essas reuniões setoriais com todos os setores para demonstrar a importância da reativação desse Conselho e é muito importante que os artistas visuais tenham uma boa representação”, ressalta Alemberg.
Ainda segundo o Secretário, nesse momento, a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte tem buscado uma aproximação mais efetiva com a Secretaria do Estado. “A partir das conversas que estamos tendo, aos poucos vamos retirando Juazeiro do Norte do isolamento que ela estava”, comenta Alemberg Quindins, que participou ultimamente de uma série de reuniões com o Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, e a articuladora regional de Cultura, Dane de Jade, futura coordenadora do Escritório Regional da SECULT na Região do Cariri.


Secretaria de Saúde e SESC promovem campanha durante carnaval em Juazeiro.

A Secretaria de Saúde, através dos Núcleos de Epidemiologia, Assistência à Saúde da Família, Infectologia, Atenção Básica, Mobilização Social e Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, em parceria com o Serviço Social do Comércio, irá realizar a campanha “Caia na folia com a saúde em dia”, na intenção de intensificar a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs e AIDS.

As datas antes programadas pela Secretaria de Saúde (19, 22 e 23) foram modificadas para melhor contemplar o público que irá curtir o período carnavalesco. Serão realizadas diversas ações, confira a programação:

22/02: 15h– Exposição monitorada e Viva melhor sabendo o Teste HIV;

23/02: 8h às 10h – Blitz Educativa no Cariri Garden Shopping – Avenida Padre Cicero

15h– Cortejo de Marchinhas de Carnaval – Prefeitura – Juazeiro do Norte;

24/02: 18h – Blitze Educativas com apresentações culturais – Rodoviária

As ações integradas entre setor público e privado fazem com que um público maior seja atingido, e que as orientações sejam acompanhadas por profissionais de diversas áreas, sendo assim mais completas e eficazes.


Secretários visitam CEU da Vila Nova.

A Secretária de Desenvolvimento Social e do Trabalho, Isabela Bezerra, e o Secretário de Esporte, Juventude e Cultura, Luciano Basílio, juntos com suas equipes de trabalhos, realizaram uma visita ao Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), da Vila Nova. O equipamento, além da Vila Nova, atende outras seis comunidades vizinhas: Sítio Gavião, Sítio Gaviãozinho, Pedrinhas, Vila São Francisco, Aeroporto e Brejo Seco.

 Algumas atividades já são realizadas nas instalações do CEU. Cerca de 210 pessoas, jovens, crianças e adultos, das sete comunidades que o CEU atende, já estão cadastradas e participam das atividades desenvolvidas. Capoeira, atletismo, skate, recreação com crianças, jogos de tabuleiro, além da utilização do espaço da quadra para atividades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), duas vezes por semana e diariamente a comunidade utiliza a pista de atletismo para caminhada. São essas algumas das atividades que já existem e são ofertadas para a população no CEU.

A visita aconteceu nesta sexta-feira,17, e teve o intuito de conhecer as instalações do CEU e apresentar algumas melhorias que serão feitas no local. Alguns espaços que não estavam sendo utilizados, em breve estarão oferecendo novos serviços para as comunidades, como o CRAS, a biblioteca e o laboratório de informática.







17 fevereiro, 2017

Secretário Fernando Santana recebe homenagem no Cariri

O secretário Fernando Santana participou ao lado do Governador Camilo, da premiação de nível de excelência do Hospital Regional do Cariri. Com essa visita o secretário Fernando Santana aproveita e assina ordem de serviço do camelódromo do Crato ao lado do Governador Camilo e lideranças políticas da região do Cariri.

Com o titulo de Padrinho do Ráio, Fernando Santana solicitou ao Governador Camilo uma sede para o grupamento Raio Cariri, Fernando em 2015 foi escolhido padrinho do Raio e fez este compromisso, agora vou lutar para que está obra o mais rápido possível contemple os bravos guerreiros do Raio que prestam grande serviço ao cairarienses.
































Advogado é encontrado morto em cacimba

Advogado é encontrado morto em cacimba; corpo estava cimentado em poço. O caseiro da residência e a esposa dele confessaram o crime e foram presos em flagrante. Um advogado foi assassinado na última quinta-feira (16), em um sítio situado no município de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza.  O caseiro da residência e a esposa dele confessaram o crime e foram presos em flagrante, nesta sexta-feira (17).

Segundo informações concedidas pelo Delegado Renê Andrade, diretor do Departamento de Inteligência Policial (DIP), os acusados afirmaram que Aldrin Helânio Coelho Fonteles, de 49 anos, chegou sozinho ao sítio por volta das 22h30 da última quarta-feira (15), onde passou a ingerir bebida alcoólica.

 Após algumas horas, houve o início de uma discussão entre os envolvidos no caso e a vítima supostamente teria “agredido fisicamente e verbalmente os acusados”. O casal, então, teria enforcado Aldrin, com uma corda, e arremessado o corpo da vítima em uma cacimba. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) enviou uma retroescavadeira para o local no intuito de retirar o corpo, que foi coberto por cimento e esterco.

Antônio Rodrigo de Souza, de 35 anos, e Marina Ivone Nascimento Menezes, de 38 anos, foram autuados por homicídio doloso qualificado, ocultação de cadáver e fraude processual. De acordo com o delegado Leonardo Barreto, há provas que comprovam a participação do casal no crime. “Já existem indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva para a realização do flagrante”, afirma.




Nova escola de Estadual de Ensino Médio de Aquiraz muda a vida do distrito de Camará

A estrutura é composta de seis salas de aula, com capacidade para atender até 810 alunos nos três turnos (manhã, tarde e noite).

Camará é um distrito do município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, localizado às margens da BR 116. O local, que tem a segunda população do município, com aproximadamente 10 mil habitantes, recebeu, nesta sexta-feira (17), a nova escola de ensino médio Francisco Nailton Cavalcante de Lima.

Foram investidos R$ 4,1 milhões, provenientes dos Governos Federal e Estadual, para construir, mobiliar e equipar a unidade de ensino. Antes, os alunos estudavam em uma escola municipal, por falta de um espaço adequado. A estrutura é composta de seis salas de aula, com capacidade para atender até 810 alunos nos três turnos (manhã, tarde e noite).

O governador Camilo Santana comemorou mais esta inauguração e afirmou que mais escolas serão inauguradas. "Inauguramos mais esta escola de ensino médio e temos mais de 70 em construção em todo o Ceará, vamos continuar os investimentos em educação. Hoje quase 25% das escolas são em tempo integral, porque nós acreditamos que o melhor caminho para o desenvolvimento do Ceará é a educação ".

Entre os trabalhadores da obra, o ferreiro armador Antônio Neudo Ferreira de Lima, pai do jovem Nailton, que empresta o nome à nova escola. "Ele acompanhou a construção da escola, e tinha o sonho de estudar aqui, não deu, porque a doença abreviou a vida. Mas hoje eu vejo um pouco do meu filho nos jovens que estão aqui", declarou emocionado.

O novo prédio passa a contar com laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, salas para o grêmio estudantil, vídeo e uma biblioteca. O prédio dispõe ainda de anfiteatro e um ginásio poliesportivo. "Uma escola dessa é a realização de um sonho para a juventude de Camará e de todo o município de Aquiraz. Nossos alunos criaram uma relação de pertencimento com a escola e agora temos condição de oferecer educação de qualidade para os nossos alunos", afirmou Bosco Lucena, diretor da Escola.

Para os alunos, o novo prédio também é motivo de comemoração. Para Marcelo Silva Abreu, de 18 anos, que está cursando o segundo ano do ensino médio, a nova escola representa a realização de um sonho. "Faz tempo que a comunidade sonhava com uma escola como esta. Temos laboratórios estruturados, e podemos aproveitar essas condições para aprender nos preparar para o Enem e para a nossa vida, depois daqui". Marcelo quer estudar Psicologia.

José de Freitas Júnior, colega sala de Marcelo, também comemora a nova estrutura da escola. "Temos todo o material que precisamos para as nossas aulas práticas, a comunidade só tem que agradecer e comemorar". Maria Edilane Pereira afirmou que a nova escola é uma conquista, fruto de um esforço da comunidade. "Se a gente correr atrás dos nossos sonhos a gente consegue alcançá-los e temos toda uma estrutura pronta para nós corrermos atrás dos nossos sonhos".

O secretário da Educação, Idilvan Alencar afirmou que o Ceará está colhendo os frutos de uma política continuada. "Tivemos importantes resultados no Ideb e em breve vamos divulgar que o Ceará alcançou melhorias no resultado do Enem. Só para se ter uma ideia em 2016, foram 10 alunos da rede pública aprovados em Medicina, e neste ano tivemos mais de 25", anunciou o secretário.

A comunidade escolar desenvolverá diversos projetos, como o Professor Diretor de Turma, que mantém um professor da unidade de ensino como diretor de uma turma para acompanhar todo o desempenho escolar destes estudantes até o final de sua escolarização, identificando vulnerabilidades, fazendo as intervenções necessárias. Outra ação importante é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) articulada à Qualificação Profissional. Destinada aos maiores de 18 anos que se encontram fora da escola, e retornam para concluir o ensino médio, a iniciativa visa proporcionar melhor qualificação para o mundo do trabalho.

Para o prefeito de Aquiraz, Edson Sá, a escola é uma referência para o Ceará e toda a Região Metropolitana. "Esta escola do Camará não deixa a desejar para nenhuma escola particular do Ceará, principalmente pela estrutura, com laboratórios modernos e espaço adequado para o ensino".

Além de fortalecer o acesso à educação, a nova escola também tem o objetivo de melhorar a qualidade da aprendizagem para os alunos que saem do Ensino Fundamental e ingressam no Ensino Médio. Localizada nos arredores de um polo industrial, a unidade de ensino oferece a oportunidade aos jovens de prosseguir com os estudos e, posteriormente, concorrer a uma vaga no mercado de trabalho sem sair da comunidade onde vivem.

O governador Camilo Santana lembrou Darcy Ribeiro. "Quem não investe em educação hoje, vai ter que investir em presídios amanhã, e a nossa decisão de investir em educação é para garantir um futuro melhor para os nossos jovens e esta escola de Camará representa isso", concluiu.

Compareceram ao evento, a vice-governadora Izolda Cela, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque, além dos deputados estaduais Augusta Brito, Fernando Hugo, Evandro Leitão, Walter Cavalcante, Bruno Gonçalves, a ex-prefeito de Aquiraz, Ritelza Cabral, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho, além de secretários municipais e lideranças políticas de Aquiraz.





Ambulantes festejam autorização para o início das obras do Camelódromo do Crato

O reconhecimento refere-se à excelência nos serviços oferecidos à população, com o título de Acreditado com Excelência - Nível III.

O início das obras do Camelódromo do Crato, na Região do Cariri, foi autorizada, na manhã desta sexta-feira (17), pelo governador Camilo Santana. Recepcionado pelo grupo de Maracatu Uinu êre, da Região, o chefe do Executivo disse que cumpriu hoje um pedido antigo da população. "Essa é um reivindicação antiga dos usuários que, em parceria com a Prefeitura, está sendo possível concretizar. Vamos cumprir todas as exigências legais, sanitárias e de segurança, e, assim, permitir um empreendimento com mais qualidade e conforto para a população", enfatizou.

Com uma área total de mais de 1.700 m², o novo camelódromo possuirá 179 boxes, piso industrial e irá contemplar espaços e serviços. O valor total do investimento é de mais de R$ 1,6 milhão. O trabalho será executado pela Secretaria das Cidades com previsão de conclusão após oito meses do início da construção.

De acordo com o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, o Crato vai receber um dos centros de comércio popular mais modernos da Região. "Na minha primeira viagem oficial como secretário, venho ao Cariri para conferir o andamento e o início das obras do Estado. Vamos entregar aqui um dos centros de comércio popular mais modernos da Região, na qual tenho uma relação muito particular porque meu pai também foi camelô, neste mesmo espaço, e sei o quão importante é o comércio informal", declarou.

Segundo o presidente da Associação dos Comerciantes Informais do Crato (Acic), Jussiê Paulino, o camelódromo é uma antiga demanda da população do município, que atualmente não possui espaço adequado para o comércio ambulante. "Há vinte anos nós pelejávamos por esta obra e agora vemos se tornando realidade. Temos que agradecer a Deus, primeiramente, e ao Governo do Ceará que atendeu nossas preces. Governador, somos gratos por este investimento, que vai atrair os velhos e novos clientes ao Camelódromo", salientou.

A dona de casa Cecília Lopes, de 42 anos, acredita que o novo espaço vai garantir mais conforto, segurança e infraestrutura para os vendedores e clientes. "Tenho certeza que o Camelódromo vai melhorar em 100% a vida de quem trabalha e frequenta o local pq, hoje, encontramos diversos problemas por aqui. Corredores estreitos, escuridão e a infraestrutura precária dificultam, e muito, a vida dos frequentadores", pontuou.

No fim do evento, Camilo Santana acompanhou a apresentação do grupo folclórico Irmãos Aniceto e visitou os corredores do local que vai receber a obra do Camelódromo. Ao lado dos permissionários, o governador ouviu as reivindicações e elogios da população do município, que parabenizaram pelo compromisso com a Região do Cariri.




Investimentos no Crato

O Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria das Cidades, investe mais de R$ 6,5 milhões em convênios com a Prefeitura do Crato, sendo R$ 5.229.776,87 oriundos do Tesouro Estadual com contrapartida de R$ 1.310.591,52 da Prefeitura.







Prefeito Arnon Bezerra participa de reunião com a comunidade do bairro Pedrinhas, a fim de regularizar títulos de unidades habitacionais

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, participou, na tarde de ontem, da reunião, onde foi tratada a regularização de títulos equivalentes a 2 mil unidades habitacionais. O encontro com moradores, aconteceu na comunidade do bairro Pedrinhas, no Município, na Escola Modelo Doralice Figueiredo Rocha, e contou com a presença dos moradores que serão beneficiados com a isenção de custos na regularização fundiária urbana.


Também estiveram presentes a Secretária de Desenvolvimento Social e do Trabalho (SEDEST), Isabela Geromel, o Secretário de Gestão (SEGEST), Evaldo Soares, e a Presidente do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI), Rita Bezerra.

O Projeto é uma parceria do Governo do Estado do Ceará, por meio do IDECI, e da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. O objetivo é garantir o acesso à moradia plena. “Podem ter certeza que a Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho irá se empenhar ao máximo para conseguir realizar a dignidade da moradia, direito de todo cidadão”, afirmou a Secretária Isabela Geromel Bezerra de Menezes.

O Prefeito Arnon Bezerra disse estar tocado com o pedido da população para que pudesse dispor da escritura dos imóveis. “A prefeitura se sensibilizou por uma questão de justiça, porque somos todos iguais e queremos crescer juntos”, afirmou.

Para o Secretário da SEGEST, Evaldo Soares, a participação da comunidade em um momento como o ocorrido é de suma importância, uma vez que eles podem tirar suas dúvidas e serem esclarecidos, no que diz respeito a alguns outros assuntos e inquietações existentes. “Nós estamos aqui para melhorar a habitação de vocês. A participação de todos do bairro é importantíssima”, destacou o Secretário.

Para Rita Bezerra, a regularização fundiária urbana vai além do título da propriedade em si. Há todo um benefício por trás. Ainda de acordo com a Presidente do IDECE, o assunto começou a ser discutido a partir de um projeto apresentado por integrantes da própria comunidade, informando as duas mil unidades habitacionais que não tinham os seus títulos regularizados. “Foi desenvolvido um projeto, conseguimos o recurso e, já em 2017, entramos em contato com a Prefeitura e recebemos todo o apoio necessário para execução do trabalho”, destaca. Os títulos deverão ser entregues aos moradores do bairro no final desse ano.



Secretária de Saúde recebe Secretário Estadual e aborda atual situação do Município.

A Secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Nizete Tavares, recebeu, na tarde ontem, o Secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi. A reunião aconteceu na sede da Secretaria. O encontro foi importante para o avanço das melhorias previstas no plano de governo da nova gestão. A conversa com o Secretário Estadual de Saúde Henrique Javi.


Durante o encontro, foram debatidos assuntos como novas pactuações entre os municípios do Estado, reavaliação dos investimentos municipais, e priorização de áreas que necessitam de maior atenção, afim de melhorar a assistência à população. “A gente destaca hoje a prioridade de reestruturar a atenção secundária no Município. A atenção básica é fundamental e estamos organizando também, mas o fato é que Juazeiro tem hoje uma atenção secundária totalmente desestruturada, e queremos mudar isso”, afirmou a Secretária.

Além de falar sobre os próximos passos para a saúde pública em Juazeiro, Nizete Tavares também explicou ao Secretário Estadual como está a atual situação, mas o mais importante foi a disponibilidade que ele mostrou para auxiliar o Município. “Ele mostrou toda uma disponibilidade para que a gente possa fazer parcerias e com isso, ir em busca das melhorias”, explicou.

O Secretário de Saúde estadual também falou sobre as impressões que teve ao chegar para cumprir agenda na região. “Percebi a credibilidade já passada pelo Governo Arnon Bezerra, no sentido de garantir uma melhoria e isso me deixou muito entusiasmado”, declarou. Ele reforçou a parceria Estado-Município, dizendo que sai de Juazeiro com muita satisfação em aumentar ainda mais a parceria, através do Governador Camilo Santana e do Prefeito Arnon Bezerra, para que possa fazer com que a saúde de Juazeiro realmente se destaque no Ceará como um todo.



Escola ambiental, em parceria com SEMASP e SEDUC, realiza Projeto Ciclo de Palestras.

A Fundação Escola de Educação Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP) e Secretaria de Educação (SEDUC) de Juazeiro do Norte promoverá, neste sábado, 18, o projeto Ciclo de Palestras, com o objetivo de proporcionar, de forma educativa, a conscientização ambiental em estudantes do 5º ao 9º ano da Escola Municipal Dr. Edvard Teixeira Ferrer.


O encontro acontecerá no Parque Ecológico das Timbaúbas, das 07h30 às 11h da manhã. Na programação os estudantes terão a oportunidade de adquirir hábitos de sustentabilidade, que poderão semear em casa e na comunidade. O Projeto oferece as seguintes palestras: Recursos naturais, problemas ambientais e desafios - Joseane Lucena; Água um bem renovável e o uso adequado - Maria do Socorro Pinto; Resíduos sólidos e coleta seletiva na Escola - Maria do Socorro Pinto e Resíduos sólidos e práticas sustentáveis - Georgia Rolim .

A Fundação Escola de Educação Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto é uma instituição de educação diferenciada, que atua em parceria com escolas públicas municipais e estaduais, elaborando e executando Projetos Ambientais voltados à educação de crianças e professores.


  

SEMASP informa cronograma de coleta de resíduos domiciliar.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP) informa o cronograma com horários da coleta domiciliar por bairro, e ressalta a importância da colaboração de todos os munícipes em alocar o lixo de forma correta, na calçada da residência pelo menos duas horas antes da coleta feita pelo caminhão compactador.


A coleta domiciliar é o sistema de recolhimento de resíduos sólidos residenciais, visando garantir a qualidade na prestação deste serviço. A SEMASP orienta o cidadão que observe o horário de passagem do caminhão coletor e disponibilize seus resíduos com duas horas de antecedência em sacos plásticos, separando em caixas de papelão os vidros, garrafas e objetos pontiagudos ou cortantes para prevenir acidentes.

Evitar descartar resíduos em canteiros centrais, praças e terrenos baldios, é o primeiro passo para garantir uma cidade limpa e livre da proliferação de doenças.  Acesse o cronograma e fique atento a coleta do seu bairro. A participação da população é fundamental para garantir a limpeza urbana, qualidade de vida e bem-estar social. Qualquer sugestão ou denuncia entre em contato com a SEMASP-  3511-3512.





A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...