16 fevereiro, 2017

Juazeiro do Norte terá 25 creches beneficiadas com programa Nutrisus

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, em parceria com a Secretaria de Educação, por meio de um Grupo de Trabalho Intersetorial do Município (GTM-I), serão as responsáveis por colocar em prática o programa Nutrisus, do Ministério da Saúde. Em 2015, 14 creches receberam o programa e a partir do início do ano letivo de 2017, 25 creches da rede pública municipal serão beneficiadas com o programa, que visa garantir uma alimentação adequada e saudável para o pleno crescimento e desenvolvimento das crianças.

O Nutrisus consiste na distribuição de um sachê com pó de vitaminas e minerais que deve ser adicionado a principal refeição das crianças, na faixa etária de 6 meses a 4 anos de idade. As unidades que receberão os sachês foram escolhidas pelo Ministério da Saúde, e antes do suplemento ser distribuído nas refeições, serão realizadas reuniões com os pais. “Faremos uma explanação em uma reunião de pais, explicando as propriedades e benefícios, e os pais irão assinar ou não um termo de consentimento”, explicou Lorena Brito, responsável técnica do programa em Juazeiro do Norte.

A partir da implantação do programa nessas unidades escolares, será feito um acompanhamento de cada criança que estiver recebendo o suplemento. As escolas escolherão pessoas responsáveis para fazer esta avaliação, que deverá ser encaminhada ao Ministério da Saúde. Com o bom andamento do programa, há ainda a possibilidade de expansão. “Acreditamos que, como essa intervenção está sendo um sucesso, não só no Município como no Brasil, a gente espera que ele (o programa) seja expandido para todas as creches municipais, “ completa.

Município juazeirense está fora da área de risco da Febre Amarela.

Alguns estados estão enfrentando um forte surto de Febre Amarela, porém, o Ceará e diversos outros estados estão sem indicação de vacina, ou seja, não é necessário que a população procure os postos de vacinação para garantir a imunização nessas áreas.

Este é o caso do Município de Juazeiro do Norte, que pelo fato de não ser uma área endêmica da doença, as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde são em pequenas quantidades, o que impede a liberação em grande escala para a população. Apenas as pessoas que não foram imunizadas nos últimos dez anos, e vão viajar para as áreas com recomendação, devem tomar a vacina.

Devido à grande procura, a direção do Centro de Imunização está solicitando que as pessoas que necessitarem viajar para as áreas endêmicas e não estiverem imunizadas, ao procurar o Centro de Dermatologia, estejam munidas de algum comprovante da viagem para o Município atingido. Mas, atenção: quem não vai viajar, não precisa da vacina.

Com a proximidade do período carnavalesco, é preciso que a população esteja atenta para onde vai viajar. Se o Município não tiver recomendação por meio do Ministério da Saúde, ao tomar essa vacina, o cidadão pode tirar a oportunidade de outra pessoa que irá precisar verdadeiramente.

Coletiva de imprensa com Secretário de Esporte, Juventude e Cultura.

No intuito de divulgar a 35ª Corrida Padre Cícero, a Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), convida a todos os integrantes da imprensa caririense, para uma coletiva de imprensa. Nela será apresentado o projeto para a 35ª edição do evento pelo titular da pasta, Luciano Basílio. A coletiva está marcada para a próxima segunda-feira, 13, às 10h, na sede da SEJUC, que fica no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte.

Prefeitura Municipal realiza manutenção de poços de abastecimento de água na zona rural de juazeiro do Norte.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP), através da coordenadoria de Agricultura, desenvolve ações de acompanhamento, manutenção e recuperação dos sistemas de abastecimento hídrico da zona rural de Juazeiro do Norte, atendendo as comunidades que vinham sofrendo com a carência de água. No primeiro mês de trabalho, a SEMASP já atendeu cerca de 476 famílias, beneficiadas com troca de equipamentos de tubulação e substituição de bomba submersa.

O município é abastecido pelo manancial subterrâneo e possui um sistema de captação de água, implantado e operado na zona urbana pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), sendo a prefeitura responsável pelo sistema de abastecimento da zona rural. No primeiro mês de gestão a SEMASP atuou em nove comunidades rurais, substituindo as bombas de tubulação dos poços de abastecimento do Jardim Gonzaga, Carás do Umari (Vila Horácio) Carás do Umari (Igreja), Sítio Catolé, Tabuleiro da Sagrada Família, Sítio Jurema, Sítio Brejo Seco de Cima, sítio Espinho e realizando ações de desobstrução do poço e substituição da encanação, além da troca de bomba, no Sítio Pedrinhas.

De acordo com o coordenador de Agricultura e Abastecimento da SEMASP, Romão França, a determinação do Prefeito Arnon Bezerra é que a secretaria tenha bastante atenção com o sistema de abastecimento de água de Juazeiro, dessa forma a SEMASP está realizando um levantamento da situação de todos os poços de abastecimento da zona rural, para conhecer as necessidades e garantir as melhorias dos sistemas. “O acesso à água é mais do que uma questão de saúde, é um direito humano essencial”, ressalta Romão França.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...