05 julho, 2012

CURSOS DO PRONATEC SÃO INICIADOS


 Assessoria de Imprensa

Os cursos do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, já foram iniciados em Barbalha. Os cursos que foram iniciados no último dia 3, foram o de corte e costura de calçados e eletricista instalação predial; as aulas estão acontecendo no Pólo de Atendimento Antônio Américo de Freitas, ao lado do estádio Inaldão. No momento três turmas participam do referido curso, nos períodos da manhã, tarde e noite, atualmente 20 alunos por turma estão sendo capacitados para o mercado de trabalho.
A principal novidade do PRONATEC é a criação da bolsa formação, que permitirá a oferta de vagas em curso técnico e, de formação inicial, oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em estado de vulnerabilidade social.
Para a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social Tereza Amora os cursos soa importantes por que, com essa capacitação e esses cursos, o município de Barbalha tem a oportunidade de dar uma qualificação, para que os mesmos possam atuar no mercado de trabalho e, a parceria SENAI, SENAC tem sido fundamental para o bom desenvolvimento do programa em Barbalha.

 

SÍTIO SANTANA TEM OBRAS DO PSF E CALÇAMENTO INICIADAS


Assessoria de Imprensa

As obras da Unidade Básica de Saúde do Sítio Santana já foram iniciadas. Com essa obra, mais uma comunidade da zona rural a exemplo dos sítios Macaúba e Barro Vermelho será contemplada com uma Unidade Básica de Saúde.
Os recursos investidos na obra são na ordem de R$ 190 mil reais oriundos do tesouro municipal e, está sendo executada pela Construlima Construtora Ltda. Com prazo de execução de 180 dias.
Quando a unidade estiver pronta, à comunidade do sítio Santana passará a contar com uma nova unida moderna, com novas instalações, sala de vacinas, consultório médico e odontológico, sala de nebulização, farmácia e refeitório.
Ainda estão sendo realizadas no sítio Santana, obras de calçamento em pedra tosca com aproximadamente 5.889 m², já que era uma reinvidicação antiga daquela comunidade e, agora, através da Prefeitura Municipal, estão sendo realizadas.
Para a secretária de Saúde Jaqueline Sampaio, o município de Barbalha tem sido referência no que diz respeito à Saúde pública, já que muitos investimentos estão sendo feitos principalmente na atenção básica, e que em breve, será entregue a comunidade o PSF do sítio Barro Vermelho, ampliando a rede de Saúde do município disse a secretária.  


Galeria de Fotos



  

BARBALHA SEDIA III CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.


Assessoria de Imprensa

Foi realizada na manhã desta quinta-feira 05, nos salões da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil no Parque Bulandeira, a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará.
A conferência foi aberta às 8h30 com credenciamento e cofre Break, formação da mesa com representante do prefeito José Leite, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Maria Tereza Amora; Antônio de Luna secretário de Cultura; secretária da Educação, Isabel Cristina Cruz; do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Desiree de Sá Barreto Diaz Gino, diretora do Pestalozzi e de Keila Chaves que é Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. E logo após o Hino Nacional que foi cantado pelos presentes, o Coral “Mãos que Falam e Encantam” formado pelos alunos especiais da Associação Pestalozzi de Barbalha emocionaram a platéia.
Às 9h25 houve palestra magna sobre “Os Direitos das Pessoas com Deficiências”, ministrada pela representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Keila Chaves.
Em seguida houve palestra sobre Metodologia da Conferência: Aprovação do Regimento; trabalhos temáticos em grupo; divisão dos grupos e início dos trabalhos; ao meio dia todos pararam para almoço.
E às 13h00 os trabalhos tiveram continuidade em grupo e em seguida houve a eleição dos delegados de acordo com o regimento e o regulamento.
Às 15h00 os trabalhos foram apresentados em grupo: Socialização das situações/problema e propostas dos grupos que irão para a sistematização, que gerou um documento parcial, que subsidiará os trabalhos de etapa de culminância da conferência em Fortaleza.
Às 17h00 houve a entrega dos formulários das propostas e listas de delegados para a coordenação do evento e em seguida encerramento das atividades. 
A conselheira Keila Chaves do Conselho estadual dos Direitos da Pessoa com deficiência, disse que a conferência vem trazer justamente oportunidade a sociedade civil está contribuindo com as políticas públicas em relação ao município e da conferência, tirando os delegados para a etapa Estadual. Keila Cheves acrescentou ainda que em Barbalha as pessoas vão poder ter oportunidade, a sociedade civil de estar dando o seu olhar, sua contribuição em relação às políticas públicas para as pessoas com deficiência. Os delegados que saíram dessa III Conferência Regional, irão para a Conferência estadual e conseqüentemente irão participar da Conferência Nacional.
Débora Rabelo da Secretaria executiva do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência disse que essa conferência é um olhar através da convenção da ONU sobre os direitos, novas perspectivas e desafios realizados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Justiça e Cidadania e do gabinete da primeira Dama do Estado.
Os fóruns regionais que estão acontecendo no Ceará, objetiva multiplicar as possibilidades de articulação entre as esferas governamentais, municipais e os diversos segmentos sociais.
O presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Vicente de Paulo essa III Conferência Regional acontecida em Barbalha, vem tratar de uma questão não só sobre o deficiente físico, mas todo tipo de deficiência. Vicente de Paulo parabenizou o município de Barbalha, por sediar esta III Conferência e os debates dessa conferência só vai engrandecer a região do Cariri com as políticas públicas apresentadas.
Para a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Maria Tereza Amora, foi um orgulho para Barbalha em poder sediar esta III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A secretária enalteceu as políticas públicas hoje apresentadas pela Administração Municipal, alguma coisa já foi feita em relação às acessibilidades na cidade, nas praças. Tereza Amora reconhece que as ações estão acontecendo lentas , mas estão sendo feitas e há ainda o que fazer.                   



    

EDITAL DE CONVOCAÇÃO


Assessoria de Imprensa

O Município de Barbalha, considerando a desistência tácita dos candidatos aprovados e classificados em 11º e 15º lugares para ocupar o cargo de Assistente Administrativo no âmbito da Prefeitura Municipal de Barbalha, Felipe Alex Ponte, Paulo Bezerra Losing, Lucianna Vitorino de Araújo, Érico Ramon Alves de Oliveira e Francisco Daniel Gomes da Cruz; Convoca os candidatos abaixo relacionados, devidamente aprovados e classificados no Concurso Público de Provas e Títulos, estabelecidos pelo Edital nº 001/2010 - PMB, para provimentos de cargos efetivos do quadro de pessoal do Poder Executivo Município de Barbalha, por força das Leis Municipais nº 1.864/2009, de 14/12/2009 e 1.879/2010, de 21/01/2010, homologado através do Termo de Homologação expedido aos 30 dias do mês de abril de 2010.
Os candidatos devem comparecer a sede da Prefeitura Municipal de Barbalha, a Rua Princesa Isabel, nº 187, Centro, no horário das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, no prazo de 10 dias úteis, após a publicação deste, a fim de apresentarem a documentação exigida no item 13 e seus subitens do edital do Concurso Público, necessária ao processo de posse e nomeação em seus respectivos cargos.
Será considerado desistente os candidatos que não se apresentarem ou deixarem de entregar a documentação exigida, na forma e prazo estabelecidos.
16º Érico Nival Monteiro da Silva, 17º Thiago Adler Tavares Vieira, 18º Otávio Chaves da Cruz Junior, 19 Paulo José Alves Junior e 20º Cícero Alan Felix da Silva, a definir lotação dos classificados para os referidos cargos relacionados.
ACOMPANHE ABAIXO O EDITAIL DE Nº 040702/2012

EDITAL DE CONVOCAÇÃO


Assessoria de Imprensa

O Município de Barbalha, considerando a desistência tácita dos candidatos aprovados e classificados em 13º e 14º lugares para ocupar o cargo de agente de trânsito no âmbito da Secretaria de Infraestrutura e Obras deste Município, órgão DEMUTAN, Antonio Ednaldo Lima Silvino e Francisco Bezerra Pereira, respectivamente, ao não apresentarem a documentação exigida para a posse após suas convenções através do Edital nº  140602/2012; Convoca os candidatos abaixo relacionados, devidamente aprovados e classificados no Concurso Público de Provas e Títulos, estabelecidos pelo Edital nº 001/2010 - PMB, para provimentos de cargos efetivos do quadro de pessoal do Poder Executivo Município de Barbalha, por força das Leis Municipais nº 1.864/2009, de 14/12/2009 e 1.879/2010, de 21/01/2010, homologado através do termo de homologação expedido aos 30 dias do mês de abril de 2010.
Os candidatos devem comparecer a sede da Prefeitura Municipal de Barbalha, a Rua Princesa Isabel, nº 187, centro, no horário das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, no prazo de 10 dias úteis, após a publicação deste, a fim de apresentarem a documentação exigida no item 13 e seus subitens do Edital do Concurso, necessária ao processo de posse e conseqüentemente nomeação em seus respectivos cargos.
Será considerado desistente o candidato que não se apresentar ou deixar de entregar a documentação exigida, na forma e prazo estabelecidos.

SECRETÁRIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS: 
16º Joaquim Elias da Franca Neto e 17º Maurílio de Lima Pereira.
Acompanhe abaixo o EDITAIL de Nº. 040701/2012: 


ESCOLA CESAR CALS LEVA ALUNOS PARA AULA DE CAMPO NO MUSEU DE PALENTOLOGIA EM SANTANA DO CARIRI


 Assessoria de Imprensa

Os alunos do 8º e 9º ano da Escola Cesar Cals de Oliveira no bairro Cirolândia, estiveram participando de uma aula de campo no Museu de Paleontologia na cidade de Santana do Cariri. A diretora da Escola, Adriana Moura disse que foi uma nova experiência para os alunos e que, a Escola tem essa preocupação de poder buscar novos conhecimentos nas diversas áreas para os alunos.
Essa aula de campo servira para novos conhecimentos culturais, e o engrandecimento de novos conhecimentos para os alunos do 8ª e 9ª Ano.
Os alunos foram acompanhados dos diretores, coordenadores pedagógicos e professores, Tiago Santos, Lúcia, Jany Duarte Feitosa, Iolanda e a professora Irisneide que atua nas disciplinas, história e estudos regionais, que também puderam ter novos conhecimentos sobre as peças do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri.
Os alunos de debruçaram nos conhecimentos paleontológicos e, tiveram além do passei didático, conheceram de perto a história fossílíferas. Os alunos tiveram na verdade um novo capítulo em seus currículos no ensino fundamental. Para a diretora Adriana Moura, foi um verdadeiro mergulho na área cretácea onde foi um momento impa para os alunos barbalhenses da Escola César Cals de Oliveira.


  

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...