13 fevereiro, 2019

CGD recebe visita de representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública

A controladora Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), Cândida Maria Torres de Melo Bezerra, recebeu nesta quarta-feira (13) o assessor especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Victor de Souza Leão, auditor da Controladoria Geral da União (CGU). Impulsionado pela nova política correcional e de disciplina nos órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, o objetivo principal da visita foi conhecer o trabalho desenvolvido pela Controladoria.

Durante palestra, o representante do Ministério da Justiça foi informado sobre os principais programas, estrutura, bem como o desenvolvimento do trabalho operacional da Controladoria Geral de Disciplina. Victor Leão também visitou alguns setores da CGD. “Nos motiva a possibilidade do Ceará estar sendo visto pelo Ministério como uma referência na atividade disciplinar, sobretudo por respeitarmos o devido processo legal”, ressaltou a Controladora Geral de Disciplina.

Referência

Criada em 2011,a Controladoria Geral de Disciplina (CGD) é uma experiência pioneira e única no Brasil, em consonância com o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, tornando-se referência na área disciplinar das instituições policiais e do sistema penitenciário, ao garantir o devido processo legal e proporcionar a segurança jurídica na avaliação da conduta e correição preventiva dos servidores da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) – policiais militares, civis, bombeiros militares, peritos forenses e agentes penitenciários.






Agendamento online do Vapt Vupt deve ser realizado no site da nova SPS

O agendamento eletrônico, pela internet, para emissão de 1ª e 2ª vias do documento de identidade nas unidades do Vapt Vupt está em novo endereço, agora no site da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), através do link: https://www.sps.ce.gov.br/sistemas/vapt-vupt/ (site da SPS > Serviços > Vapt Vupt). O procedimento está disponível para as unidades de Fortaleza, nos bairros Antônio Bezerra e Messejana, e nos municípios de Sobral e Juazeiro do Norte.

Por meio do site, o cidadão pode, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. Primeiro, o usuário escolhe a unidade em que deseja ser atendido e, em seguida, indica qual documento quer tirar. No momento do agendamento, o cidadão é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão. O acesso também é possível por meio do celular.

O Vapt Vupt é uma central de serviços que concentra, em único local, atendimentos de órgãos como Cagece, Detran, Pefoce, Sine/IDT, TRE, Secretaria da Saúde (Sesa) e Defensoria Pública. Além disso, os cidadãos têm acesso à consulta ao SPC (CDL); à inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que permite a inclusão no programa federal Bolsa Família, por exemplo; emissão de carteira de estudante; solicitação de seguro-desemprego, entre outros.

Onde encontrar os serviços
Fortaleza

Vapt Vupt Messejana

Endereço: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408, Messejana (ao lado do terminal de ônibus da Messejana)

Mais informações: (85) 3218.5200

Vapt Vupt Antônio Bezerra

Endereço: Rua Demétrio de Meneses, 3.750, Antônio Bezerra (ao lado do terminal de ônibus de Antonio Bezerra)

Mais informações: (85) 3207-1500

Juazeiro do Norte

Endereço: Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro

Mais informações: (88) 3572.4700

Sobral

Endereço: Rua Coronel José Silvério, 201, Centro

Mais informações: (88) 3695.3100






Perdeu o prazo do pagamento da primeira parcela do IPVA? Confira o que fazer

Os contribuintes que não conseguiram quitar a primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2019 ainda podem fazer o pagamento. O prazo venceu na última sexta-feira (08/02).

Para isso, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e imprimir o boleto do IPVA atualizado, com o acréscimo de juros e multa de 0,15% ao dia, até o limite de 15% sobre o valor do imposto. O Documento de Arrecadação do Estado (DAE) será gerado mediante a informação do chassi do veículo, ou da placa e do renavam. O pagamento pode ser feito normalmente nos bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú, nas casas lotéricas e na rede de farmácias Pague Menos. Quem preferir pode realizar o pagamento do imposto por meio dos cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

A parcela única do IPVA 2019 com o desconto de 5% sobre o valor total do tributo venceu em 31 de janeiro. Aproximadamente 677 mil contribuintes optaram pela forma de pagamento com o abatimento. Para os contribuintes que escolheram parcelar o imposto, ainda restam quatro parcelas, que devem ser pagas nos dias 8 de março, 8 de abril, 8 de maio e 10 de junho. Até o momento, cerca de 500 mil donos de veículos já acertaram o pagamento da primeira parcela.

Para chegar aos valores constantes nas tabelas do IPVA, a Sefaz considerou a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que expressa os preços médios de mercado dos veículos, efetivamente praticados por Estado, e consulta ao Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará (Sindivel).






Hospital Regional Norte reduz em 42,3% taxa de infecções

A higienização correta das mãos pode salvar muitas vidas. E este é um dos protocolos de segurança do paciente, essencial na prevenção e controle das infecções hospitalares. O Hospital Regional Norte, em Sobral, do Governo do Ceará, conseguiu reduzir em 42,3% a incidência de casos de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS).

O indicador é em comparação aos pacientes internados em 2018 com 2015, quando começou a ser implantada uma série de Protocolos de Controle de Infecção. Em 2016, a redução de IRAS foi de 14,61% na comparação com o ano anterior. Já em 2017, em relação ao ano base 2015, o alcance foi de 33,6% na redução de infecções.

“Essa redução nas IRAS deve-se a adoção dos Protocolos de Prevenção, treinamento e amadurecimento das equipes”, avalia Kildery Teófilo, gerente de risco do HRN. Ele destaca o índice alcançado na Clínica Pediátrica, Obstetrícia, Unidade de Cuidados Especiais (UCE), UTI Neonatal, Centro Cirúrgico Geral (CCG), Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, UTI Adulto e UTI Pediátrica.

A UTI Pediátrica teve uma redução de 78,6% com a adoção do Protocolo de Pneumonia Relacionada à Assistência à Saúde (PRAS) a partir de 2016. Já a Clínica Pediátrica chegou a zerar em janeiro deste ano o número de PRAS com a efetividade do protocolo. O setor implantou ainda um técnico líder de protocolo que fica atento ao quadro dos pacientes já na admissão para sugerir ao médico prescritor a entrada precoce no protocolo.

Para evitar as infecções são utilizados principalmente os protocolos de prevenção e segurança do paciente PRAS, Infecção Primária de Corrente Sanguínea – IPCS, Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC), Infecção do Trato Urinário (ITU), Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV). O monitoramento das IRAS permite aprimorar os processos assistenciais e reduzir o risco dessas infecções.






Governador destaca trabalho do Corpo de Bombeiros

Desde 2004, o Ranking Web of Universities é publicado duas vezes por ano, avaliando quase 30 mil Instituições de Ensino Superior em todo o mundo e, no primeiro resultado divulgado em 2019, a Uece está entre as 10% melhores instituições, considerando o cenário internacional. No Brasil, se mantém em 13º lugar entre as melhores universidades estaduais e a performance coloca a Estadual do Ceará entre as 5% mais bem colocadas da América Latina.



O objetivo do relatório é promover a presença acadêmica na Internet, apoiando as iniciativas de acesso aberto para aumentar a transferência de conhecimento científico e cultural gerado pelas universidades para a sociedade. No caso da Estadual do Ceará, essas publicações estão disponíveis nos sites dos Programas de Pós-Graduação e em outras páginas eletrônicas, tornando possível seu acesso livre por meio de buscas no Google.



O levantamento foi divulgado já neste 2019 e teve classificação do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), que é vinculado ao Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha. Para o chefe de gabinete da reitoria da Uece, Edmar Pereira, o reconhecimento é resultado da dedicação de todos os colaboradores que atuam no ensino superior público do Ceará. “Mais uma vez, a presença da Uece no ranking mostra a excelência alcançada por nossos pesquisadores, alunos e servidores, que fazem da nossa estadual a universidade de referência em diversas áreas do conhecimento”, avalia.

Quatro indicadores são levados em consideração no ranking, pelo Cybermetrics Lab, que pertence ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha, ligado ao governo espanhol e dedicado ao fomento da investigação científica e tecnológica: presença, visibilidade, transparência e excelência.

No caso da Presença (tamanho), considera o número de páginas do domínio principal da instituição. Incluídos todos os subdomínios que compartilham o domínio principal e todos os tipos de arquivos como documentos em PDF. Já o Impacto (visibilidade), avalia o número das redes externas (sub-redes) originando links para as páginas da instituição. Abertura (transparência) está relacionada ao número de citações e Excelência é o índice do número de artigos mais citados.

Perfil do novo comandante do CBMCE
O coronel Luís Eduardo Soares de Holanda tem 30 anos de serviço no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. É mestrando em Segurança da Aviação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em parceria com a Universidade Federal do Ceará (ITA/UFC), especialista em Políticas Públicas pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro) e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Segurança Pública pela antiga Academia de Polícia Militar General Edgard Facó (APMGEF).

Até assumir o comando do Corpo de Bombeiros estava na função de coordenador de Atividades Técnicas do CBMCE. Antes havia sido pregoeiro do Estado e piloto da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Atuou como instrutor nos cursos Superior, de Aperfeiçoamento e de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Ceará.






Uece está entre as melhores universidades do mundo no ranking Webometrics

Desde 2004, o Ranking Web of Universities é publicado duas vezes por ano, avaliando quase 30 mil Instituições de Ensino Superior em todo o mundo e, no primeiro resultado divulgado em 2019, a Uece está entre as 10% melhores instituições, considerando o cenário internacional. No Brasil, se mantém em 13º lugar entre as melhores universidades estaduais e a performance coloca a Estadual do Ceará entre as 5% mais bem colocadas da América Latina.

O objetivo do relatório é promover a presença acadêmica na Internet, apoiando as iniciativas de acesso aberto para aumentar a transferência de conhecimento científico e cultural gerado pelas universidades para a sociedade. No caso da Estadual do Ceará, essas publicações estão disponíveis nos sites dos Programas de Pós-Graduação e em outras páginas eletrônicas, tornando possível seu acesso livre por meio de buscas no Google.

O levantamento foi divulgado já neste 2019 e teve classificação do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), que é vinculado ao Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha. Para o chefe de gabinete da reitoria da Uece, Edmar Pereira, o reconhecimento é resultado da dedicação de todos os colaboradores que atuam no ensino superior público do Ceará. “Mais uma vez, a presença da Uece no ranking mostra a excelência alcançada por nossos pesquisadores, alunos e servidores, que fazem da nossa estadual a universidade de referência em diversas áreas do conhecimento”, avalia.

Quatro indicadores são levados em consideração no ranking, pelo Cybermetrics Lab, que pertence ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha, ligado ao governo espanhol e dedicado ao fomento da investigação científica e tecnológica: presença, visibilidade, transparência e excelência.

No caso da Presença (tamanho), considera o número de páginas do domínio principal da instituição. Incluídos todos os subdomínios que compartilham o domínio principal e todos os tipos de arquivos como documentos em PDF. Já o Impacto (visibilidade), avalia o número das redes externas (sub-redes) originando links para as páginas da instituição. Abertura (transparência) está relacionada ao número de citações e Excelência é o índice do número de artigos mais citados.






A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...