28 junho, 2013

História de São Pedro

São Pedro

   São Pedro nasceu em Betsaida, um pequeno vilarejo às margens do lago de Genesaré, ou Mar da Galiléia, no norte de Israel. Seu nome de nascimento era Simão. Quando conheceu Jesus, Simão era casado (os Evangelhos falam da cura da sogra de Pedro) e morava em Cafarnaum, importante cidade às margens do lago de Genesaré. Era filho de Jonas e tinha um irmão, André. Este foi quem o apresentou a Jesus. Os dois se tornaram discípulos de Jesus e mais tarde apóstolos. São Pedro era pescador e possuía um barco, em sociedade com seu irmão. Ambos trabalhavam no Mar da Galiléia, um lago de água doce formado pelo Rio Jordão, na região da Galiléia em Israel.

O chamado de Jesus a São Pedro

Quando Jesus conheceu Simão, disse a ele uma frase que mudaria sua vida: Você será pescador de homens. A partir daí, Simão começou seguir Jesus. Num determinado momento, Simão confessou a Jesus:Tu és o Messias, o Filho de Deus. Por isso, Jesus disse que, daquele momento em diante, seu nome seria Pedro, Cefas, Kephas em aramaico, palavra que significa Pedra.  Mais tarde o significado disso ficou claro: Pedro foi o primeiro Papa da Igreja, tornou-se a Pedra onde a Igreja encontra sua unidade.

Negações de São Pedro e perdão de Jesus

Quando Jesus foi preso no Horto das Oliveiras, pediu que seus discípulos fossem liberados. São Pedro foi liberado, mas seguiu Jesus de longe, às escondidas. Levaram Jesus preso ao Palácio de Caifás. Pedro e João entraram no pátio palácio e ficaram ali esperando o desfecho de tudo.
No pátio, alguns reconheceram São Pedro e perguntaram se ele era um dos discípulos de Jesus. Por três vezes, porém, Pedro negou e o galo cantou, como Jesus havia profetizado: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. Pedro chorou amargamente, arrependido. Quando Jesus ressuscitou e apareceu aos discípulos às margens do Mar da Galiléia, ele se dirigiu a Pedro e perguntou se Pedro o amava.
Jesus perguntou isso por três vezes. Pedro respondeu que sim as três vezes. Foi uma forma de Jesus curar o remorso no coração de Pedro por causa das três negações que tinha feito de seu Mestre. Jesus o perdoou e, em seguida disse-lhe:Apascenta as minhas ovelhas.

As chaves do Céu

Quando Jesus deu a São Pedro a missão de ser líder da Igreja, disse a ele: tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja. Pedro era um homem simples, extrovertido, falava sem pensar. Por outro lado, era acostumado às dificuldades da vida de pescador. Mas depois de três anos seguindo Jesus, e depois da receber o poder do Espírito Santoem Pentecostes, Pedro se tornou um grande líder, um apóstolo, palavra que quer dizer enviado.
Depois de Pentecostes, São Pedro reunia multidões em suas pregações. Ele tinha o dom da cura de tal forma que as pessoas queriam tocar em seu manto, ou passar sob sua sombra para que fossem curados e libertados, como nos atesta o livro dos Atos dos Apóstolos. Ele escreveu duas cartas que estão no novo testamento, animando e exortando a Igreja nascente.

São Pedro, o primeiro papa

Depois de Pentecostes, Pedro passou a ser um evangelizador por todos os lugares onde passava. Sua autoridade como o líder da Igreja nascente sempre foi respeitada e atestada por vários documentos da Igreja. Nunca foi questionada. De fato, São Pedro assumiu as chaves da Igreja e seus sucessores, os Papas, são continuadores de sua autoridade e de sua missão dada pelo próprio Jesus cristo.

Devoção e morte de São Pedro

Por pregar o Evangelho destemidamente, São Pedro foi preso várias vezes. Uma vez, em Jerusalém, um anjo de Deus o libertou da prisão passando por vários guardas. Depois de evangelizar e animar a Igreja em vários lugares, Pedro foi para Roma. Lá, liderou a Igreja que sempre crescia, apesar das perseguições.
Assim, os romanos descobriram seu paradeiro, prenderam-no e condenaram-no à morte de cruz por ser o líder da Igreja de Jesus Cristo. No derradeiro momento,São  Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por não se julgar digno de morrer como seu Mestre.
Seu pedido foi atendido e ele foi morto na região onde hoje é o Vaticano. Seus restos mortais estão no altar da Igreja de São Pedro em Roma. A festa de São Pedro é celebrada no dia 29 de junho.

Oração a São Pedro

Glorioso São Pedro, creio que vós sois o fundamento da Igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do Céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito meu coração do que o amor e a plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices romanos.
Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Assim seja.
Ó glorioso São Pedro, rogai por nós que recorremos a vós. Amém. 

26 junho, 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO VAI ATÉ DIA 5 DE JULHO



A campanha de vacinação foi prorrogada pelo Ministério da Saúde em todo pais. Segundo balanço apresentado pelo Ministério, à média de cobertura vacinal do Brasil até sexta-feira 21, era de 81,02%. O Ceará estava um pouco acima da média nacional, com 81,88%. Entre os Estados a cobertura variava de 62,02%, registrada no Amapá, a 88,65%, no Paraná. A meta estabelecida pelo Ministério é de 95%. Aqui no Ceará, esse percentual representa que 594.019 crianças devem receber as duas gotinhas que imunizam contra a paralisia infantil e deixam o Estado cada vez mais longe dessa doença. Há 25 anos não é registrado nenhum caso de paralisia nos 184 municípios cearenses. 
Em Barbalha, a Secretaria Municipal de Saúde estar comunicando aos pais sobre a importância de levar os filhos com seis meses a menores de cinco anos, para serem vacinados contra a Paralisia Infantil. A campanha foi prorrogada até o dia 5 de julho e, os pais, devem levar a carteirinha de vacinação. Em Barbalha a meta já vai atingindo há 68,50% de crianças vacinadas até o momento.
A enfermeira coordenadora da campanha em Barbalha, Adriana Maria Rocha faz o convite a pais que ainda não levaram seus filhos para serem vacinados, ainda tem tempo até o dia 5 de julho. 


A TERCEIRA OFICINA COM A UNIDADE DE GESTÃO LOCAL DO CEUs ACONTECE NESTA TERÇA-FEIRA 25 NO PARQUE DA CIDADE



No encontro desta terça-feira 25,  a Oficina teve como tema Objetivos e composição do grupo gestor:
O Governo Municipal de Barbalha continua se reunindo com os representantes dos bairros Cirolandia, Nossa Senhora de Fátima, Bela Vista, Santo Antônio e Bairro do Rosário, com o objetivo de mostrar cada vez mais, a importância do funcionamento da Praça do CEUs – Centro de Esportes e Artes Unificados.
A terceira Oficina envolvendo os membros da Unidade de Gestão Local para o entro de Artes de Esportes Unificados – CEUs aconteceu na tarde desta terça-feira 25, no auditório do CEUs que está localizado no Parque da Cidade. Esses encontros com os secretários de Desenvolvimento Econômico, Álisson Uchoa; do secretário Magno Silva Coelho e do secretário de Esportes e Juventude, Jorge Luiz Fernandes Távora e Carlos Manfredo Teles que fazem parte do UGL – Unidade de Gestão Local. Na oficina, contou com a participação dos representantes das respectivas comunidades que serão beneficiadas com o equipamento e que, possam ter conhecimento da importância do equipamento para o desenvolvimento intelectual, social, cultural, educacional nos aspectos de cidadania e nas práticas esportivas e de lazer.
O CEUs tem esse objetivo de integrar num mesmo espaço, vários programas e ações culturais na formação e qualificação para o mercado de trabalho, além de oferecer serviços sócio-assistenciais, política de prevenção à violência e inclusão digital, de modo que promove a cidadania em localidades de alta vulnerabilidade social.
Coordenador Geral- Alysson Uchôa de Carvalho; Coordenador de Engenharia Getúlio de Moura Santos; Coordenador de Cultura, Antônio de Luna; Coordenador de Esporte, Jorge Luiz de Farias Fernandes Távora; Coordenador de Assistência Social, Maria Tereza Amora; Coordenadora de Desenvolvimento Econômico, Isabel Cristina Bastos Nóbrega Cruz; Coordenador de Segurança Cidadã, Carlos Manfredo Teles e Coordenador de Inclusão Digital Magno Silva Coelho.   


MÁQUINAS TRABALHAM NAS OBRAS DA AV. DO CONTORNO EM BARBALHA



Está em ritmo acelerado no início da Avenida Costa Cavalcante, a obra da Avenida do Contorno que está sendo construído em Barbalha. Essa é uma obra das mais importantes do município atraída pelo prefeito José junto ao Governo do Estado através da Secretaria das Cidades.
A obra vem repercutindo como positiva e importante para a melhoria do trânsito nas ruas centrais da cidade que, depois de pronta, o trânsito vai fluir melhor nas principais ruas do município. O tráfego de veículos pesados deixará de passar pelo Centro Histórico da Cidade.
A obra terá toda uma pavimentação asfáltica com pista dupla e canteiro central, ciclovia na Avenida do Contorno da cidade. São 2,4 quilômetros de via que receberá um investimento de 2,7 milhões. A empresa Coral é quem executa a obra. 
A avenida terá início na descida do Distrito do Caldas, próximo a Subestação da Coelce, passando pelas avenidas Gustavo Barroso, 17 de Agosto, Virgílio Torres e Costa Cavalcante, seguindo até a estátua de Santo Antônio no triângulo que dá acesso a Juazeiro do Norte e a Missão Velha.


PAA UM PROGRAMA SOCIAL QUE DISTRIBUI ALIMENTOS A ENTIDADES FILANTÓPICAS EM BARBALHA



O PAA – Programa de Aquisição de Alimentos no município de Barbalha continua favorecendo os agricultores da Agricultura Familiar, bem como as entidades filantrópicas do município. Toda semana, na Central de Distribuição de Alimentos as 15 entidades que são beneficiadas com os alimentos comparecem para receber os alimentos.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos.

O PAA adquire produtos agrícolas direto do produtor rural a preço de mercado e doa esses alimentos para instituições sociais envolvidas no atendimento às crianças, aos adolescentes e aos idosos de Barbalha. Este programa estimula a produção agrícola, aumenta à renda dos pequenos produtores, mantém a regularidade na comercialização e ainda distribui, gratuitamente, alimentos frescos e nutritivos para entidades filantrópicas. 
Nessa primeira etapa, são beneficiados 32 agricultores, que já estão devidamente cadastrados e já vendem seus produtos ao Programa PAA. Cerca de 10 mil pessoas são atendidas pelas 15 entidades filantrópicas de Barbalha que estão sendo beneficiadas com a doação de fruitas, legumes, hortaliças, além de outros produtos, por meio do PAA. O PAA é implementado por meio de cinco modalidades, em parcerias com governo estadual e municipal. Para participar do Programa, os agricultores devem ser identificados como agricultor familiar, enquadrando-se no Programa identificação é feita por meio de uma Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP).
Antônio Bernardo dos Santos (Novo), representantes da Associação dos Pequenos Agricultores do sítio Coité, disse que um programa importante para os agricultores, porque segundo Novo, mesmo os agricultores com uma produção pequena, eles tem o endereço já certo para destinar os produtos, e o mais importante é que os agricultores que fornecem os alimentos já têm a DAP. E o mais importante segundo Francisco Bernardo, é que o programa incentiva os agricultores produzirem bons alimentos e beneficia as entidades filantrópicas de Barbalha. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário é a gestora do convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e é a responsável pela compra dos alimentos dos agricultores barbalhenses.

BARBALHA SEDIA SEMINÁRIO SOBRE ÁREAS IRRIGADAS DA REGIÃO DO CARIRI



Aconteceu na manhã desta sexta-feira 21, no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira o Seminário Áreas Irrigadas da Região do Cariri, que começou às 8 horas da manhã. O evento do Governo do Estado através do ADECE-Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, do Instituto Frutal e da Personal Consultoria e de outras instituições parceiras.
O Seminário Diagnóstico dos Perímetros e Áreas Irrigadas visam o desenvolvimento da fruticultura e, da floricultura do Estado do Ceará. O evento contou com as presenças  de técnicos da EMATERCE, engenheiros agrônomos, agricultores, produtores, secretários de agricultores da região do Cariri e alunos do curso de agricultura do Centro Vocacional Tecnológico do Cariri – CVTEC/Barbalha.
O seminário foi aberto pelo diretor técnico do Instituto Frutal Antônio Erildo Lemos Pontes, que enalteceu o encontro no Cariri e, sendo realizado em Barbalha com o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário.
Discutir a questão da fruticultura e a fruticultura irrigada no Cariri, essa foi à principal pauta do seminário, através do Instituto Frutal. “Barbalha foi o município escolhido através dos parceiros do evento, em função de sua localização que é privilegiada e até pela a importância que tem agricultura irrigada hoje”, disse o diretor técnico do Instituto Frutal, Antônio Erildo Lemos Pontes.
Durante todo dia desta sexta-feira 21, foi discutido a questão da fruticultura e floricultura irrigada, principalmente no aspecto que diz respeito à agricultura irrigada. As questões da assistência técnica e sua atuação, a questão das barreiras fitossanitárias e a questão da água na região, também foram assuntos que discutidos entre os presentes.
Carmem Rangel que é articuladora de cadeias produtivas da ADECE focou o principal objetivo que é ter um conhecimento geral dos principais gargalos, potencialidade da região para poder ter uma maior atuação na região, fortalecendo à agricultura e a floricultura irrigada, tornando o Estado mais competitivo e orientando os produtores como diversificarem através de novas culturas, até porque o Ceará tem hoje um projeto de cultura de clima temperado que já produz de maneira experimental , a maçã, pêra, caqui e cacau em várias regiões do Estado, então hoje, está se diversificando várias culturas do Ceará. Então se pretende através desse diagnóstico, diversificar as culturas já produzidas e introduzindo novas culturas no Estado.  O Ceará hoje é o principal produtor de melão e melancia do Brasil.
Carmem Rangel acrescentou ainda que com a chegada do cinturão das águas chegando à região do Cariri, disse que o Cariri será fortalecido e será beneficiado com o projeto do Governo Federal e do Governo do Estado do Ceará e, essa, é a intenção do acesso que as comunidades terão é a água, juntando os esforços governamentais fortalecendo assim, fruticultura através da irrigação, se existe água o agricultor pode produzir praticamente tudo aqui na região do Cariri, finalizou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Agrário que esteve representando o prefeito José Leite, classificou o seminário como muito importante para a região, porque no seminário foi discutido e tirando um diagnóstico sobre a fruticultura e a floricultura na região, porque são duas culturas que tem crescido muito no Cariri e principalmente em Barbalha. José Elismar classificou o evento como um dos mais importantes na área da agricultura irrigada e, para as políticas públicas que podem cada vez mais serem fortalecidas com os novos projetos para a região.           


CAPS III PROMOVE ARRRAIÁ DA INCLUSÃO



A coordenação do CAPS III – Centro Atenção Psicossocial de Barbalha, promoveu na manhã desta sexta-feira 21, o São João com a participação de todos os usuários, familiares e técnicos do CAPS.
O tema deste ano enfocado pela coordenação foi “Arraiá da Inclusão” e foi bastante participativo e animado. A animação tomou as ruas do centro de Barbalha, onde os usuários e seus familiares, além dos funcionários do CAPS levaram alegria a quem passava.
A direção do CAPS tem promovido junto aos usuários, as principais festas que estão no calendário anual do CAPS, proporcionando assim, alegria, divertimento e entretendo o bom relacionamento e, através da alegria, vêm às diversas terapias ocupacionais, esse, é um dos principais fatores que a direção do CAPS proporciona através das políticas públicas de inclusão.
Ao chegarem ao CAPS, o sanfoneiro animou o arraiá. Lá todos os participantes tiveram o direito de se divertirem a vontade com direito as comidas típicas das festas juninas.      
O Coordenador do CAPS Tiago Figueiredo disse a importância de levar e promover esses eventos com os usuários, para poder pra sociedade o quanto eles são capazes deles dançarem quadrilhas, trabalhar o artesanato e diversas atividades que são desenvolvidas por eles, e assim, acabar com estigma de que eles são incapazes, quando na verdade eles são capazes, são pessoas que tem condições de desenvolver qualquer atividade, disse Tiago.
Aqui no CAPS A Psicóloga Thércia Lucena Grangeiro disse, “nós trabalhamos em cima dessa perspectiva de desmistificar essa idéia, de que as pessoas que tenham algumas limitações provenientes do adoecimento, mas, quando eles não estão em crise os usuários, tem total condição de assumir a vida, sua família a sociedade, adentrando a todos os espaços da sociedade”. Thércia Lucena finalizou dizendo: “E uma das perspectivas do CAPS III é a reinserção social, isso que acontece hoje com a participação deles na quadrilha junina”.     

Plebiscito, referendo e iniciativa popular; entenda as diferenças

Em resposta aos recentes protestos contra a corrupção, a presidente Dilma Rousseff propôs nesta semana a convocação de um plebiscito voltado exclusivamente para tratar da reforma política. Mas você sabe o que é plebiscito?
Ele nada mais é que uma consulta direta ao cidadão em que ele se manifesta sobre um assunto antes que uma lei sobre o tema seja estabelecida.

O primeiro plebiscito realizado no Brasil aconteceu em 6 de janeiro de 1963 e tinha o objetivo de ouvir os eleitores sobre a continuidade ou o fim do sistema parlamentarista de governo, instituído dois anos antes, depois que Jânio Quadrosrenunciou à presidência da República.
Além do plebiscito, a população pode participar diretamente de outras duas formas: referendo e iniciativa popular.
O primeiro também é uma forma de consulta ao cidadão sobre um determinado tema. No entanto, ele ocorre quando o povo é chamado a manifestar-se sobre uma lei apósela ter sido elaborada e aprovada pelos órgãos competentes do Governo nacional.

No dia 23 de outubro de 2005, o país participou do referendo sobre o desarmamento. Nele, a população foi às urnas para votar sobre a comercialização de armas de fogo no Brasil. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi a maior consulta popular do mundo, com cerca de 125 milhões de participantes.
Já a iniciativa popular é o direito que o cidadão brasileiro têm de apresentar projetos de lei para serem votados e eventualmente aprovados pelo Congresso nacional. Para apresentar um projeto de lei é necessária a assinatura de 1% dos eleitores do país, distribuídos em pelo menos cinco Estados brasileiros.
Um dos projetos mais recentes foi o Ficha Limpa, que contou com a assinatura de mais de 1,6 milhão de brasileiros. Foi a pressão popular que fez com que fosse votado e aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...