26 junho, 2013

PAA UM PROGRAMA SOCIAL QUE DISTRIBUI ALIMENTOS A ENTIDADES FILANTÓPICAS EM BARBALHA



O PAA – Programa de Aquisição de Alimentos no município de Barbalha continua favorecendo os agricultores da Agricultura Familiar, bem como as entidades filantrópicas do município. Toda semana, na Central de Distribuição de Alimentos as 15 entidades que são beneficiadas com os alimentos comparecem para receber os alimentos.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos.

O PAA adquire produtos agrícolas direto do produtor rural a preço de mercado e doa esses alimentos para instituições sociais envolvidas no atendimento às crianças, aos adolescentes e aos idosos de Barbalha. Este programa estimula a produção agrícola, aumenta à renda dos pequenos produtores, mantém a regularidade na comercialização e ainda distribui, gratuitamente, alimentos frescos e nutritivos para entidades filantrópicas. 
Nessa primeira etapa, são beneficiados 32 agricultores, que já estão devidamente cadastrados e já vendem seus produtos ao Programa PAA. Cerca de 10 mil pessoas são atendidas pelas 15 entidades filantrópicas de Barbalha que estão sendo beneficiadas com a doação de fruitas, legumes, hortaliças, além de outros produtos, por meio do PAA. O PAA é implementado por meio de cinco modalidades, em parcerias com governo estadual e municipal. Para participar do Programa, os agricultores devem ser identificados como agricultor familiar, enquadrando-se no Programa identificação é feita por meio de uma Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP).
Antônio Bernardo dos Santos (Novo), representantes da Associação dos Pequenos Agricultores do sítio Coité, disse que um programa importante para os agricultores, porque segundo Novo, mesmo os agricultores com uma produção pequena, eles tem o endereço já certo para destinar os produtos, e o mais importante é que os agricultores que fornecem os alimentos já têm a DAP. E o mais importante segundo Francisco Bernardo, é que o programa incentiva os agricultores produzirem bons alimentos e beneficia as entidades filantrópicas de Barbalha. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário é a gestora do convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e é a responsável pela compra dos alimentos dos agricultores barbalhenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...