22 novembro, 2017

Prefeito de Mauriti assina convênio com a Secretaria de Saúde do Estado

O Prefeito Mano Morais (PDT), esteve na última terça-feira (14), na Secretaria de Saúde do Estado, onde, na ocasião assinou diversos convênios de parcerias que serão destinadas para o município de Mauriti.

Os convênios assinados estão à aquisição de equipamentos para o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, aquisição de novas ambulâncias e 10 novos veículos para uso da saúde, oriundos de emendas parlamentares.

Com a regularização das pendências existentes junto ao governo do estado, o município de Mauriti saiu da condição de inadimplente e agora pode receber recursos estaduais para investimentos.




Prefeito Mano Morais busca instalação de unidade do SAMU

O Prefeito Mano Morais (PDT), mais uma vez cumpriu uma vasta agenda na capital Fortaleza, nesta quinta-feira (16). No intuito de conseguir para Mauriti melhorias que possam beneficiar toda população, o Prefeito Mano Morais se reuniu com o diretor geral da SAMU no Ceará, Coronel João Vasconcelos, e na pauta foi reivindicada a instalação de uma base do SAMU 192 para Mauriti, visto que o município tem uma enorme área territorial, diversas estradas que interligam outro estado e os índices de acidentes estão aumentando e o município não dispõe de uma unidade de resgate.


O município de Mauriti já tinha sido contemplado com este serviço no ano de 2014, mas na época teve o serviço suspenso. Após a reunião o prefeito Mano Morais saiu bastante otimista e com grande expectativa de conseguir de volta este importante serviço para a comunidade de Mauriti.

Ainda pela manhã do dia 16, o Prefeito Mano Morais visitou mais uma vez a casa de apoio em Fortaleza. A casa de apoio já recebeu e deu assistência a mais de 150 pessoas desde que foi instalada neste ano.



No período da tarde o Prefeito Mano Morais participou de um evento promovido pela ACONTESCE (Associação dos Conselheiros, Ex-conselheiros Tutelares e Suplentes do Estado do Ceará) em parceria com o Governo do Estado do Ceará, no qual o município de Mauriti foi contemplado no Projeto Sala de Atendimento, sendo beneficiado com a aquisição de equipamentos para o melhoramento do Conselho Tutelar, dentre eles: 1 Computador desktop, 1 Impressora multifuncional, 1 Birô, 1 Cadeira executiva, 2 Cadeiras para atendimento, 1 Ar-condicionado.

Os equipamentos estão previstos para serem entregues no decorrer do mês de dezembro de 2017.

Assessoria de Comunicação




21 novembro, 2017

Prefeito Afonso Tavares faz pronunciamento sobre 60 anos de emancipação política do município

Neste proximo sábado, dia 25 de novembro, o município de Abaiara completa 60 anos de emancipação política e a data não vai passar sem festa. O prefeito do município, Afonso Tavares, fez questão de falar aos munícipes da felicidade em poder, junto com o povo de Abaiara, comemorar essa data tão especial.

Durante seu pronunciamento, Afonso frisou sobre o seu desejo em querer ver Abaiara crescer cada vez mais. Homem de muita fé, disse acreditar que a sua coragem de lutar por esse município, que há muitos anos havia parado no tempo, vem de Deus.


Afonso Tavares parabenizou a atuação da sua equipe de governo em todos os setores do município, e frisou o seu desejo em querer ver a cidade progredir ainda mais nas áreas da saúde, educação, esporte e lazer e disse saber da importância da participação do povo para esse progresso.

Ele ainda destacou o apoio e forte parceria do vice-prefeito, Ângelo Sampaio (Angim), que, segundo ele, tem sido um grande companheiro durante todos os momentos da administração.

Além dos 60 anos de emancipação, Abaiara tem outros motivos para comemorar. É que a cidade foi agraciada com a liberação de 20.000 m2 de asfalto. O presente veio por parte do deputado federal José Guimarães (PT), que fez questão de falar sobre outros projetos previstos para acontecer no município, como o abastecimento de água na Serra da Mãozinha e tantos outros investimentos que serão trabalhados ao lado do prefeito Afonso Tavares.




Major Luciano assume 2º Batalhão de Policia Militar de Juazeiro do Norte

O Major Luciano Rodrigues de Oliveira, de 40 anos, foi nomeado como novo comandante do 2º BPM (Batalhão Policial Militar) de Juazeiro do Norteo anuncio veio nesta segunda-feira dia 20. Já data para a mudança do comando na região do Cariri ainda não está definida, mas falando já como comandante e responsável pela segurança pública em nossa região ele já manda seu comunicado: “Ou o bandido muda ou se muda” numa referência aos que vivem à margem da lei.

Major Luciano é filho natural da capital Cearense Fortaleza e está há 18 anos na Polícia Militar. Ele comandava o RAIO desde quando foi fundado no Cariri em julho de 2015 e assumirá o comando do 2º BPM no posto do Tenente Coronel Cícero Nelson Cordeiro de Brito, o qual retorna à direção do Colégio da PM em Juazeiro. Já o Tenente Francisco Régis Leite Freires foi nomeado ontem para assumir o comando do BPRAIO de Juazeiro do Norte.




Carne de cavalo que seria vendida em feiras públicas é apreendida pela a Polícia

A Polícia de Pernambuco apreendeu uma quantidade de carne de cavalo, no município de Barreiros, Zona da Mata Sul do estado. De acordo com o portal JC Online, a carne estava sendo levada para ser vendida em feiras públicas da região.

Um dos suspeitos informou à Polícia Civil, ainda conforme o JC Online, que grande parte da carne seria vendida em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.

O POVO Online entrou em contato com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, que informou que a investigação estava com a Delegacia de Proteção aos Animais. A unidade não atendeu as ligações da reportagem.
A pasta não informou se alguém foi preso.

Via O Povo Online




Bebê morre após ser empurrado de volta para o útero da mãe

Andréa Marcilene Aires Garcia, 22, foi internada no dia 25 de outubro no Hospital São Luiz, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá (MT), ela deu a luz a um menino que morreu após o parto, os familiares da jovem suspõem que o hospital tenha cometido erros durante o parto.

A mãe da jovem, Nilza Aires, disse que os médicos insistiram em fazer o parto normal, mas, depois que viram o tamanho do bebê, tentaram forçar o retorno dele ao útero para uma cesariana. Nilza relatou que uma enfermeira chegou a subir na barriga de Andréa para forçar a saída do bebê. A assessoria jurídica do Hospital São Luiz, informou que a unidade não tem conhecimento sobre o fato. O marido da jovem, Rosanio Oliveira da Silva, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil do município, no dia 28 de outubro, no dia da morte do filho.

O Hospital São Luiz informou que as médicas denunciadas pela família trabalham na unidade, mas que desconhece o caso. O boletim de ocorrência refere que o bebê teve uma parada cardíaca após o nascimento e foi encaminhado para a UTI neonatal do hospital, onde ficou internado durante três dias.

Via Portal CM7




Mulher e adolescente são capturados com fuzil russo em Fortaleza

Um fuzil de origem russa foi apreendido pela Polícia Militar no Bairro Jardim Iracema, em Fortaleza. Além da arma de fogo de elevado poder ofensivo, a PM também apreendeu drogas e capturou duas pessoas.

Esse foi o sétimo fuzil apreendido neste ano pela polícia no Ceará. O flagrante foi encaminhado para a sede da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), pois havia o envolvimento de um menor de idade na ação criminosa.

O primeiro suspeito, um adolescente de 17 anos, foi flagrado quando ele entregava um pacote com crack para uma mulher. Ao ser questionada, a suspeita disse que não residia naquele local, informando em seguida, que a sua casa ficava na comunidade Jaciara.

Os policiais seguiram até a propriedade apontada pela presa, onde foi encontrada mais droga. Os PMs também encontraram um fuzil calibre 7.62 de modelo AKM47. Segundo a polícia, a arma é uma versão modernizada do fuzil russo AK 47.

A dupla foi encaminhada para a sede da DCA. Contra o menor foram registrados atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo. A mulher responderá pelos mesmos crimes e também foi indiciada por corrupção de menor.

Via G1




Garoto de 15 anos é morto com facada no peito por causa de piada

O adolescente Jhonatas Silva de Jesus, de 15 anos, foi morto na tarde deste sábado (18) em frente ao estádio que fica no bairro Cruzeirão em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre.

O jovem foi ferido com uma facada no peito esquerdo, chegou a ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu no hospital da cidade.
O pai da vítima, José da Silva, de 47 anos, conta que testemunhas informaram que o garoto havia soltado uma brincadeira com o autor enquanto estava no estádio. Após isso, o menino estava em uma sorveteria quando foi abordado pelo autor do crime com uma faca.

O suspeito está foragido, mas foi identificado por testemunhas e teria 28 anos. O 6º Batalhão da Polícia Militar informou que chegou a fazer rondas no local, mas não encontrou o suspeito.

“Quem viu disse que meu filho estava na cerca, quando o autor chegou já encostando a faca no peito dele perguntando o que meu filho tinha dito. Esse homem já tem várias passagens pela polícia e já chegou a atirar nos outros. Eu agora espero Justiça, porque eu não esperava isso. Tirou a vida de uma criança, que estava na sorveteria no momento do ocorrido”, conta o pai.

O corpo do adolescente está sendo velado no bairro da Cohab e vai ser enterrado ainda neste domingo (19) no cemitério Jardim da Paz. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Via G1




PF deflagra operação ‘Viúvo Negro’ contra fraudes previdenciárias no PI, CE e MA

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (21) a operação ‘Viúvo Negro’ e cumpre mandados de busca e apreensão e prisão preventiva no Piauí, Ceará e Maranhão contra fraudes previdenciárias. Um casal foi preso em Teresina.

Segundo o delegado Lucimar Sobral, da Polícia Federal do Piauí, os policiais fazem buscas em um escritório de contabilidade na Rua Alceu Brandão, no bairro Monte Castelo, Zona Sudeste de Teresina. O casal preso seria dono do escritório e a polícia fez buscas ainda na residência dos dois, onde foram apreendidos documentos.

Polícia apreendeu documentos na residência dos dois (Foto: Junior Feitosa/G1)
A operação ‘Viúvo Negro’ tem o objetivo de cumprir mandados contra suspeitos de fraudes previdenciárias e ainda não foram divulgados valores referentes ao esquema. Segundo o delegado, o nome faz referência ao fato de que homens estariam recebendo dinheiro de pessoas que já faleceram.

O delegado informou que uma coletiva de imprensa na sede da PF no Piauí, ainda nesta terça-feira (21), vai informar detalhes sobre as fraudes e o total de mandados cumpridos.

Via G1





Polícia já identificou e caça chefe do CV que ordenou a chacina de quatro adolescentes

Uma semana após o massacre de quatro adolescentes que estavam recolhidos em um centro de semiliberdade do estado, a Polícia informa que já deteve três pessoas – entre elas um menor – suspeitos de envolvimento na chacina. Nesta segunda-feira, um adulto e um adolescente foram detidos pelas equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A chacina ocorreu no último dia 13, quando foram executados a tiros de pistolas e escopetas (calibre 12) os adolescentes Douglas Lemos de Lima, 13 anos; Lucas da Silva Pascoal, 15; George Alves de Oliveira, 18; e Edgleisson Oliveira de Sousa, 16 anos. Os quatro estavam cumprindo medida socioeducativa no Centro de Semiliberdade Mártir Francisca, no bairro Sapiranga-Coité (zona sul de Fortaleza), quando foram retirados dali à força, durante a madrugada, por um grupo armado, e executados numa comunidade próxima.

O diretor da DHPP, delegado Leonardo Barreto; e a presidente do inquérito policial, delegada Évna América, informaram que além dos três detidos – dois adultos e um menor – outras oito pessoas já foram identificadas como envolvidas na chacina, inclusive o mandante, que seria um chefe de quadrilha ligado à facção criminosa Comando Vermelho (CV).

A identidade do chefe da facção CV no bairro Sapiranga-Coité, que está sendo caçado pelas equipes da DHPP e do Departamento de Inteligência Policial (DIP), não foi, ainda, revelada. Sabe-se que ele forneceu as armas para que os “soldados” da facção praticassem o crime.
Um dos detidos já confessou participação no crime. Já o primeiro menor a ser apreendido informou que esteve na cena do crime, mas não atirou nas vítimas.

Executados

Segundo denúncia do juiz Manuel Clístenes Façanha, titular da 5ª Vara da Infância e da Adolescência de Fortaleza – e responsável pelo julgamento e a aplicação da medida contra os menores infratores – os internos do Centro Mártir Francisca já haviam denunciado o clima de medo, com ameaças deque poderiam ser mortos pelos membros do CV, já que alguns, mesmo não sendo daquela área da cidade, seriam integrantes ou simpatizantes da facção rival, a Guardiões do Estado (GDE).




Seduc encerra ciclo de formação para material didático

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte encerra, nesta quarta-feira (22), o ciclo de formações para o material didático com mais um módulo que tive início nesta terça-feira (21), no Instituto Juazeiro de Educação Superior (IJES). 

As formações são realizadas pela Editora Opet e Sistema Educacional Família Escola (Sefe), em contrapartida à utilização desses materiais adotados pela rede municipal de ensino.

Essa é a quarta e última formação realizada neste ciclo. Os assuntos abordados são referentes ao conteúdo dos materiais didáticos fornecidos pela editora.


Em 2018, a Seduc fará uma avaliação da utilização do material didático no ano de 2017. Os resultados obtidos poderão definir se a Seduc renovará a adoção do material didático para os anos letivos seguintes.

Ao todo, 208 professores do Município passaram pelas quatro formações do Sistema SEFE realizadas neste ano, com 08 horas de duração cada, totalizando 32 horas de formações presenciais.





Projeto Câmara na Escola é lançado no Memorial Padre Cícero

Em solenidade realizada no Memorial Padre Cícero, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação (Seduc), e em parceria com a Câmara de Vereadores, lançou na tarde desta segunda-feira, dia 20, o projeto Câmara na Escola.

De iniciativa da Câmara de Vereadores e realizado em parceira com a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Seduc, o projeto prevê a ida de alunos do Ensino Fundamental 2 das escolas municipais até a Câmara Municipal, para assistirem às sessões daquela casa legislativa acompanhados de professores, como também a distribuição de cartilhas informativas sobre o exercício da cidadania.

O Prefeito Arnon Bezerra acredita que esse projeto é uma ação importante, pois possibilita a oportunidade de que os alunos tomem conhecimento dos procedimentos que são realizados numa Câmara Municipal, o comportamento dos vereadores e a forma como as leis são elaboradas. “Eles poderão conhecer a realidade de um trabalho como esse. É fundamental que a gente vá mostrando esse funcionamento para que possamos formar uma juventude com consciência e sabendo que é possível fazer o que tem que ser feito”, ressalta Arnon Bezerra.


A Secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Maria Loureto de Lima, destacou a importância do trabalho de integração entre os poderes executivo e legislativo. “Para nós é uma grata satisfação, através dessa secretaria, de levarmos a Câmara Municipal para dentro das escolas”, comentou a Maria Loureto.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Gledson Bezerra, o projeto atuará como uma ferramenta para despertar o interesse do jovem e incentivá-lo a conhecer as ações do legislativo, contribuindo para sua formação cidadã. “Nós pensamos nesse projeto para que o cidadão conheça a importância dos poderes que governam o município e os processos que fazem o trabalhos legislativos”, comenta.

Secretaria de Educação assina ordem de serviço para reforma das escolas

Durante a solenidade, o Prefeito Arnon Bezerra assinou ordem de serviço para a reforma das escolas que compõem a rede municipal de ensino de Juazeiro do Norte, juntamente com a Secretária Maria Loureto de Lima. Inicialmente, foi autorizada a reforma de dois blocos de escolas, onde cerca de 18 unidades serão contempladas. 

De acordo com a Seduc, todas as 95 escolas do município passarão por reformas e o critério de início das reformas para cada uma está na situação de sua estrutura física. O Prefeito Arnon Bezerra afirmou mais uma vez que dentre as melhorias previstas, está a climatização de todas as salas de aula das escolas municipais. Ele ainda destacou que a meta e dar melhores condições de ensino e aprendizagem no Município. 

Homenagem a professora 

A Seduc também realizou uma cerimônia para reconhecimento do projeto “Alimentação Saudável: desfrutando das frutas”, da professora do Infantil IV da Creche Caic, Karla Gerlânia Pereira, premiado com com 2º lugar nacional em um Seminário de Gestores Municipais, onde concorreram profissionais da Educação de todos vários cantos do país.

Entre os melhores 

Durante a solenidade, o prefeito Arnon Bezerra recebeu homenagem especial, com uma placa de reconhecimento, por ter sido eleito um dos melhores prefeitos do Estado do  Ceará em menos de um ano à frente da administração municipal. Em uma avaliação realizada por formadores de opinião e votação aberta ao público, o Chefe do Executivo foi apontado como um dos 35 melhores Prefeitos do Estado.





















Juazeiro do Norte lança segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, nesta terça-feira

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e Empresa de Assistência Técnica em Extensão Rural do Ceará (Ematerce), realiza, nesta terça-feira, 21, o lançamento da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa. O evento acontecerá às 08h, no condomínio de Produção Familiar Dona Bia, sediado no Sítio Jurema, zona rural de Juazeiro do Norte.

A campanha tem por objetivo incentivar os produtores a vacinarem seus rebanhos bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses. A Febre Aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que afeta os animais biungulados (casco com duas unhas).

A Zootecnista da Seagri, Débora Ribeiro, ressalta a necessidade de todos os agricultores garantirem a vacinação para manter os animais livres da doença. “Além da saúde dos rebanhos, a vacinação garante o atestado de livre aftosa, necessário para comercialização e exportação dos produtos de origem animal”, afirma.





Secretaria de Saúde retoma processo de territorialização do Município

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através da Coordenação da Atenção Primária, está dando continuidade ao processo de territorialização do Município, que consiste no diagnóstico da situação de cada território sob a responsabilidade das equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF, através de levantamento geográfico e demográfico, para reorganizar o fluxo de atendimentos à população.

As atividades tiveram que ser temporariamente interrompidas devido à avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica – PMAQ, que ocorreu durante o mês de outubro, e foram retomadas no início de novembro, acontecendo simultaneamente nos sete distritos em que são divididas as equipes de ESF.

A última territorialização foi realizada em 2011 e quando a atual gestão assumiu encontrou várias áreas descobertas de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde – UBS. De acordo com a coordenadora da Atenção Primária do Município, Jaqueliny Rodrigues, o ideal é que este processo seja realizado anualmente, uma vez que Juazeiro do Norte é uma cidade que cresce consideravelmente todos os anos e conta também com uma população flutuante.

Neste momento, as coordenadoras de distrito estão realizando oficinas para orientar as equipes sobre as etapas do processo e revisitando os territórios para identificar os vazios assistenciais, que são justamente as áreas que ainda estão descobertas de atendimento. Além das áreas que já ficaram desassistidas na última territorialização, houve ainda a criação de novas comunidades, como as dos conjuntos habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida”.

“A partir da territorialização a gente vai fechando o diagnóstico das áreas que precisam de equipe, para solicitar, junto ao Ministério da Saúde, a abertura de novas equipes para atender essa população”, explicou Jaqueliny Rodrigues. Quando é liberada a criação da equipe, libera-se a contratação de novos profissionais, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. A meta é que este processo seja finalizado até dezembro e que o Município chegue a 100% de cobertura de equipes de ESF.




Demutran prorroga prazo de inscrição para curso de mototáxi

O Setor de Transportes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte, prorroga para até o dia 24 de novembro o prazo para inscrições no curso de mototaxista que será realizado em parceria com o SEST/SENAT. O curso será pré-requisito para o recadastramento dos permissionários para a execução das atividades em 2018.

As inscrições foram prorrogadas do 16 para o dia 24 devido ao curto tempo para o Setor de Transportes receber os documentos. Os documentos necessários são: xerox da Carteira Nacional de Habilitação autenticada, xerox do comprovante de residência de no máximo 30 dias também autenticado, certidão negativa do Detran e certidão negativa do Fórum Eleitoral.

Com a documentação em mãos, o mototaxista se dirige ao Setor de Transportes do Demutran, que fica na sede do departamento na rua Beata Maria de Araújo, s/n, bairro Romeirão. Ele passará por uma triagem e receberá um recibo e aguardará a convocação para participação no curso.

O curso será pré-requisito para o recadastramento dos permissionários para a execução das atividades em 2018. Além do curso, para o recadastro é necessário apresentar xerox da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comprovante de residência, o pagamento do ISS e do alvará e xerox do documento do veículo.




Prefeito Arnon Bezerra dialoga com permissionários do Mercado Central sobre reforma

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, esteve na tarde da última quinta-feira, 16, visitando os permissionários do Mercado Governador Adauto Bezerra (Mercado Central) juntamente com a Secretaria de Infraestrutura, Gizele Menezes, além do Diretor de Serviços Públicos da Secretaria de Meio Ambiente, Elói José, engenheiros, arquitetos e vereadores.

A visita teve como objetivo principal promover um diálogo com os permissionários para discutir e avaliar o projeto de reforma dos banheiros daquele espaço. A ideia é que esses equipamentos sejam grandes e construídos com material de qualidade. A reforma, Segundo Gizele Menezes, está sendo muito aguardada pelos permissionários. “Todos estavam agradecendo ao Prefeito e muito felizes com essa conquista”, disse.

Ainda de acordo com a secretária, os permissionários do mercado irão definir uma comissão para ajudar no acompanhamento das obras e também para ir a Câmara Municipal de Vereadores defender a reforma e sua importância, uma vez que eles necessitam muito da construção.

O processo licitatório para início das obras já foi publicado e no próximo dia 24 serão recebidos os envelopes contendo os documentos de habilitação e as propostas de preços dos interessados.




Elevator Pitch promove mentoria para novos empreendedores de Juazeiro do Norte

A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Instituições de Ensino Superior em Juazeiro do Norte, teve vasta programação voltada ao desenvolvimento de ideias e iniciativas empreendedoras. Na última sexta-feira, 17, estudantes e empreendedores do Município, tiveram a oportunidade de participar do Elevator Pitch, com mentoria do Articulador do Centro de Inovação da Microsoft, em Fortaleza, Taylor Aguiar.

Na oportunidade, os jovens empreendedores tinham 40 segundos, tempo em que o elevador do Pátio Cariri subia do térreo à cobertura, para apresentar o pitch do seu negócio ao Taylor Aguiar. Após o percurso, o Articulador da Microsoft deu um feedback sobre cada projeto, o que, segundo os participantes, foi muito importante para os negócios.

Para a criadora da startup Emogame, Valéria Brito, o Elevator Pitch foi uma experiência fundamental. “Estar aqui hoje está sendo fantástico, uma experiência bastante interessante. Pude apresentar meu negócio em 40 segundos e ter a oportunidade de receber um feedback do Taylor Aguiar”, ressalta. 

Corredores Digitais

Grande parte dos participantes do Elevator Pitch faz parte do Programa Corredores Digitais, da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Educação Superior e Inovação do Estado do Ceará (Secitece). De acordo com o mentor, Taylor Aguiar, a oportunidade de auxiliar os negócios dos empreendedores é uma forma de fortalecer as ideias e modelos de negócios. “Essa é basicamente uma simulação do Pitch no mundo real, uma forma de inquietá-los para inovar cada vez mais em seus negócios”, explica. Após o encontro, o Taylor analisou individualmente cada negócio e estimulou adequações para cada empreendedor.







Seduc realiza reunião com gestores escolares para alinhamentos administrativos

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) reuniu, na tarde da última sexta-feira, 17, gestores administrativos das unidades escolares da rede ensino municipal.
O encontro foi realizado com o objetivo de de fazer um realinhamento das atividades administrativas nas escolas como a observação do cumprimento dos horários e o registro da frequência dos profissionais lotados nas escolas e dos professores.
Também foi tratada sobre a importância do planejamento para as atividades educacionais dentro de perspectivas coerentes e inovadoras, contextualizadas com a realidade do tempo presente. 
De acordo com a Seduc todos gestores escolares da rede municipal estiveram presentes. Na oportunidade, foram dadas orientações prévias sobre o lançamento do projeto Câmara na Escola, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro do Norte, que será nesta segunda-feira, dia 20, a partir das 14h, no auditório do Memorial Padre Cícero.






Prefeito Arnon Bezerra autoriza criação do Parque Natural das Timbaúbas

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, assinou decreto de criação do Parque Natural Municipal das Timbaúbas, como forma de preservar e manter o espaço como reserva de área verde na cidade. O projeto de criação foi realizado por meio da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) e da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU), com realização de audiência pública, no intuito de proporcionar a participação pública nesse processo.

A criação do Parque Natural Municipal das Timbaúbas, foi realizada por meio do Decreto Municipal n.º 352, datado de 23 de outubro de 2017. O local é a primeira unidade de conservação do Município, enquadrada como uma Área de Proteção Integral, prevista na Lei Federal n.º 9.985/2000.

O Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, e o Secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luís Ivan Bezerra, defenderam desde o início das tramitações que o Parque Ecológico das Timbaúbas se tornasse um espaço de preservação permanente, primando pela sua conservação e desenvolvimento sustentável. No momento, o Executivo aguarda a liberação de recurso vindo do Governo do Estado do Ceará e Caixa Econômica Federal, para realizar o Projeto de Revitalização do Parque das Timbaúbas.


A Unidade de Conservação, intitulada Parque Natural Municipal das Timbaúbas tem 23,40 hectares. O objetivo das ações a serem desenvolvidas estará direcionado a conservar e garantir a proteção da fauna, flora, recursos hídricos, solo, paisagens e processos ecológicos pertinentes aos ecossistemas naturais. O Parque está em processo de enquadramento no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e Sistema Estadual de Unidades de Conservação do Ceará (SEUC), o que garantirá a proteção integral feita pelas três esferas governamentais (Federal, Estadual e Municipal).

Plano de Manejo


A Unidade será gerenciada, provisoriamente, pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) enquanto aguarda a constituição do Conselho Gestor da Unidade, que tem o prazo de um ano para a sua efetivação. A elaboração do Plano de Manejo, que define o que deve existir no parque e as condutas permitidas e proibidas em suas áreas, terá um prazo máximo de cinco anos para sua realização 

Segundo o Superintendente da AMAJU, Sidney Kal-Rais, este enquadramento do Parque irá auxiliar a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte a ter um eixo jurídico para inibir futuras intervenções na área, ao mesmo tempo em que deixa o Parque habilitado a receber recursos oriundos de compensações ambientais para manutenção da Unidade.






Sala do Empreendedor estimulará a formalização de empresas em Juazeiro do Norte

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Instituições de Ensino Superior inaugurou, nesta terça-feira, 14, a Sala do Empreendedor. O equipamento é voltado ao atendimento e fomento de ações empreendedoras, estimulando a formalização dos Microeemprendedores Individuais (MEI) do Município. 

Estiveram presentes na solenidade, o Prefeito Arnon Bezerra, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, o Diretor Técnico do Sebrae Ceará, Alcir Porto, representantes de Instituições de Ensino Superior e do Legislativo Municipal.

O Prefeito ressaltou a importância das parcerias para realização deste trabalho. “Hoje firmamos parceria para concretizar a realização e o apoio de ideias empreendedoras. Temos certeza que juntos, Prefeitura Municipal, Sebrae e Instituições de Ensino, conseguiremos ajudar os empreendedores de Juazeiro do Norte, gerando emprego, renda e melhorando os índices sociais da cidade”, afirma.

Após a inauguração da Sala do Empreendedor, os representantes das instituições assinaram termo de parceria, para realização do trabalho. De acordo com Alcir Porto, as Salas do Empreendedor facilitarão o trabalho de formalização dos Microempreendedores Individuais do Município. “Em Juazeiro do Norte já são mais de 12 mil empreendedores formalizados. Com o trabalho dessas salas esse número irá aumentar, desburocratizando e facilitando a comunicação dos empreendedores. Nessas salas terão pessoas treinadas pelo Sebrae e pelos demais órgão parceiros, para melhor atender esse público”, ressalta.








A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...