12 agosto, 2017

Todos somos sabedores que o país está passando por uma forte crise financeira, e claro o município de Abaiara não está de fora dessa crise mas, mesmo em meio às dificuldades, a Gestão Municipal de Abaiara-CE tem procurando honrar os compromissos para com os servidores do município. 

Prova disso, é a noticia de que há algumas semanas todos receberam a primeira parcela referente ao 13º salário deste ano e a próxima boa notícia é que os servidores terão aumento salarial que irá variar entre 40 a 70%. O último aumento que a categoria recebeu foi há quatro anos atrás, em 2013. Porque tanto é o porcentagem dada, pois nos últimos anos não era dado os aumentos necessários que tanto merecia os funcionários da prefeitura mas o prefeito Afonso diz e faz, é por esses e outro motivos que agora Abaiara está no rumo certo de crescimento e desenvolvimento.

Este é um compromisso com todos e que é garantido e assumido pelo prefeito, Afonso Tavares, e o vice-prefeito, Ângelo Sampaio (Ângim). Os dois fizeram questão de estar à frente deste planejamento, por tanto, esse projeto é de iniciativa do Poder Executivo.

Em média 790 funcionários concursados e comissionados estarão sendo beneficiados. O aumento é a partir de agosto e já deve ser pago de setembro em diante.

Pagamento do 13º e aumento salarial. Por meio dessas ações, o Governo Municipal de Abaiara-CE reafirma a valorização para com os seus servidores municipais e acredita que, além de beneficiar aos funcionários públicos, também deve aquecer o comércio do município.



Inédito Audiência Pública para elaboração do PPA no municipio de Abaiara

Fato histórico para a cidade de Abaiara-CE,o Prefeito Afonso Tavares e do Vice-Prefeito Ângelo Tavares (Angim), realizou duas audiências públicas para a elaboração do PPA (Plano Plurianual do Município 2018-2021). A primeira audiência aconteceu no Distrito São José e a segunda na Câmara Municipal. Com uma participação em massa de boa parte dos munícipes, já essa ultima, foi realizada na quarta-feira (09/ago).

Como em toda as suas ações, e ao decorrer dos últimos oito meses dessa nova gestão no município, a inovação é o que faz a diferença mais uma vez, permitindo que população possa sempre participar com suas opiniões e sugestões que é de grande valia para o engrandecimento de Abaiara, que diga-se de passagem, a muitos anos vem almejando um grande administrador, pois ficou parado no tempo por seus maus administradores no passado, mas dessa vez sim, agora a cidade de Abaiara vai crescer, por isso que a participação da população nesses eventos é para que possam opinar e dar sugestões nas ações administrativas nos próximos quatro anos. Isto é inédito em Abaiara, pois em nenhuma outra gestão realizou tal ação contando com o apoio e a participação da população.

Este fato, além de contribuir para a construção do futuro da cidade, serviu para que os munícipes ficassem sabendo o que pretendem os administradores do município. Para o Prefeito Afonso Tavares, a participação popular foi essencial para a formação de metas e objetivos que contemplem todo o município por igual. E de agora em diante o município de Abaiara como também toda a população pode contar que sempre participará dos evento que serão de engrandecimento de todo o município de Abaiara.



07 agosto, 2017

Vereador Odair Matos realiza ação social na comunidade do sitio Brejinho

Os vereadores são os representantes da população nas prefeituras. O papel do vereador na administração da cidades é fundamental. Tudo o que faz parte da rotina dos moradores de uma cidade: a limpeza das ruas, o trânsito, o transporte coletivo, o atendimento nas unidades de saúde, a iluminação pública, tudo isso tem que ter regra e para que as regras fiquem ainda mais claras, melhor se tiver uma lei para cada caso. E sabe quem é que cria as leis municipais?

No ultimo sábado dia 05 o vereador que é o maior representante da comunidade do sitio Brejinho Odair Matos, leva para aquela comunidade uma ação social que teve de tudo pra aquela comunidade como serviços de cabeleireiro, aferição de pressão, glicemia, massoterapia, fisioterapia e muitas brincadeiras para todas as crianças com palhaços brinquedos e muito mais. O evento contou com com a participação da população que foi considerada em massa, em entrevista a nossa reportagem e com um brilho nos olhos e muito feliz em ter proporcionado esse momento de lazer para todos da comunidade do brejinho, "é bom ver o sorriso no rosto das pessoas, e isso claro torna muito mais feliz." Palavras do vereador Odair Matos.




Inauguração da Decap e da Vara Única de Audiências de Custódia aproxima trabalho policial e judiciário

Um passo importante para otimizar processos e flagrantes, interligando as estruturas da Polícia Civil e do Poder Judiciário. Seguindo esta proposta, nesta segunda-feira (7), foram inauguradas em Fortaleza, pelo Governo do Ceará e pelo Tribunal de Justiça do Ceará, a nova Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) e a Vara Única e Privativa de Audiências de Custódia. O governador Camilo Santana participou da entrega do equipamento, acompanhado do presidente do TJCE, desembargador Francisco Gladyson Pontes, da vice-governadora Izolda Cela, que coordena o Pacto por um Ceará Pacífico, e de autoridades do Governo e Sistema Judiciário.

O novo espaço será partilhado entre a atuação da Polícia Civil e atividades do Poder Judiciário, por meio da Vara Única e Privativa de Audiências de Custódia, seguindo medidas que integram resolução do Pacto por um Ceará Pacífico e tornando mais rápidos os atendimentos jurídicos a presos encaminhados para a unidade. A Decap foi reformada, reequipada e ganhou uma estrutura mais moderna e acessível.

Camilo Santana enfatizou a agilidade e eficiência que a estrutura recém-inaugurada irá trazer para a Segurança Pública do Estado, além de reforçar o compromisso do Governo do Ceará com a oferta de melhores condições de trabalho para a polícia e integrantes do Poder Judiciário. "Isso aqui é fruto de uma pactuação nascida no Pacto por um Ceará Pacífico, parceria com o Tribunal de Justiça, Polícia Civil, Defensoria, Ministério Público, OAB, para que nós pudéssemos encontrar em um só local essas instituições e os presos em flagrante, para participar das audiências de custódia. Nós vamos facilitar na diminuição de custos, diminuição no tempo de trabalho dos profissionais, deslocamento de presos. Essas atividades serão operacionalizadas de forma mais eficaz e inteligente", explicou o governador.

Anteriormente, o prédio reformado era ocupado pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), hoje em ativa no Complexo de Delegacias Especializadas (Code). A reforma possibilitou ampliação do espaço e a criação de novos ambientes, como estacionamento, refeitório, sala de reunião, central de monitoramento, mais banheiros e xadrezes e um parlatório, destinado ao atendimento de advogados aos clientes – o que era solicitado pelos profissionais de defesa –, entre outros. Para o equipamento novo foram adquiridos mais computadores, móveis e outras ferramentas de trabalho. O valor do projeto, entre obra e compra de equipamentos, foi de mais R$ 2,5 milhões.

Titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa pontua que a logística conjunta na unidade entregue pelo Governo do Ceará servirá para melhor distribuição de policiais civis, que assumirão um foco maior para os inquéritos dentro de seu serviço. "Hoje temos em média 35 equipes de Polícia Civil transportando presos para audiências de custódia. No momento que a gente tem o preso aqui, e aqui mesmo ele participa de audiência onde está recolhido, a gente vai conseguir pegar essas 35 equipes diárias para trabalhar na investigação criminal. Então a gente ganha na qualidade da nossa investigação, ao invés de perder efetivo apenas com transporte de preso", disse.

Acompanharam o chefe do Executivo durante visita ao equipamento o procurador-geral de Justiça do Estado, Plácido Rios, o desembargador do TJCE, Teodoro Silva Santos, o presidente da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB-CE), Marcelo Mota, a defensora pública Geral do Estado, Mariana Lobo, o delegado da Delagacia de Capturas, Gustavo Pernambuco, os deputados estaduais Evandro Leitão, Tin Gomes e Jeová Mota, dentre outras autoridades e lideranças políticas do Estado.

Tempo das audiências

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o desembargador Francisco Gladyson projetou que, com a nova estrutura, o plano estadual é de reduzir o tempo de atendimento para audiências dos presos de cinco dias para 24 horas. "Toda a estrutura que funcionava no fórum foi transferida para cá, trazendo toda a expertise e competência dos profissionais. Será um trabalho feito de forma conjunta e capaz de melhorar em tempo e qualidade nas audiências", disse.

Trabalho judiciário

A Vara Única Privativa de Audiências de Custódia foi inaugurada no dia 21 de agosto de 2015. Até o último dia 2 de agosto, foram autuados em flagrante delito 12.006 por meio da unidade judiciária - 7.136 com prisão preventiva decretada e 4.870 com liberações (soltos com liberdade provisória, prisões relaxadas e soltos para responder em liberdade). Titular da Vara, a juíza Marlúcia Bezerra fez discurso que exaltou a importância do trabalho especializado e concentrado para a resolução mais veloz de casos.

"Hoje, a inauguração desta nova sede da Vara Única Privativa de Audiências de Custódia da Comarca de Fortaleza representa um significativo avanço na efetividade da prestação jurisdicional afeta a esta unidade judiciária", afirmou.

Obra pensada

O superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Sílvio Gentil, ressaltou que o processo de adaptação do prédio para ampliação dos serviços foi feito com todo o cuidado de engenharia, como também elaborado para receber estrutura tecnológica capaz de garantir o funcionamento mais prático e ágil possível para o Judiciário na Segurança Pública.

"Aqui era um prédio antigo, de difícil adaptação. Mas fizemos uma reforma para prever segurança de todos os funcionários que vão trabalhar aqui no equipamento. Nós temos o pessoal do Tribunal de Justiça no andar superior, com as varas de custódia, e no andar inferior a delegacia. Temos também um setor de 16 celas, isoladas por sistemas de segurança modernos, justamente para dar melhores condições de trabalho a pessoas que vão frequentar o equipamento", detalhou.

Com a reforma, o número de vagas para capturas também foi ampliado. Agora, a Decap tem estrutura suficiente para comportar 100 presos, com a construção de mais xadrezes. Os detentos encaminhados para a unidade não possuem perfil específico, sendo oriundos de qualquer ocorrência.






Câmara inicia segundo período legislativo

Após 15 dias de recesso, os vereadores de Juazeiro retornaram as atividades plenárias nesta terça-feira, 1° de agosto para o segundo período legislativo de 2017. Vários assuntos foram abordados na Sessão da Câmara, que recebeu a visita do prefeito em exercício Giovanni Sampaio, que usou a Tribuna para desejar um segundo semestre produtivo aos parlamentares e se colocar à disposição para trabalhar em conjunto pela administração municipal. 

O Presidente Glêdson Bezerra (PMN) fez a prestação de contas do mês de julho e destacou os vários serviços e equipamentos que foram realizados e comprados no último mês. De acordo com ele foram feitos melhoramentos na estrutura física do prédio, como pinturas, troca de instalações hidráulicas e elétricas, além da compra de diversos equipamento, como 10 computadores, teclados, mouses, HD externo, roteadores de internet, entre outros. Glêdson explica que vem economizando todos os meses e por isso tem realizado todos os pagamentos pendentes com salários, férias e dívidas de gestões anteriores nesses seis primeiros meses de sua gestão, e mesmo depois de todos os gastos com melhorias, a Câmara conta com um saldo de mais de R$ 658 mil.

O vereador Capitão Vieira usou a Tribuna para discorrer sobre o Uber. Vieira diz que a intenção é abrir um debate ampliado sobre o serviço de transporte, onde todos participassem, tanto os que defendem quanto os que são contra. O vereador Demontier Agra já apresentou a Mensagem na Câmara que dispõe sobre as regras a serem adotadas pelo serviço, que segue para análise nas Comissões. A discussão vai para a Comissão de Constituição Justiça e Redação Final e de acordo com Vieira tudo deve ser analisado. “Precisamos disciplinar, pois todo monopólio é ruim”, afirma.
Pela Lei Juazeiro somente quem já é taxista, pode ser Uber e isso tem causado preocupação, segundo o vereador.

FONTES ASSESSORIA DE IMPRENSA.



Caixa lançará linha de crédito de R$ 1,5 bi para setor imobiliário; saiba mais

"Estamos trabalhando isso. O presidente anuncia essa medida amanhã [terça] em São Paulo, e espero demanda grande", disse Gilberto Occhi, presidente da Caixa Econômica Federal
O presidente da Caixa Econômica, Gilberto Occhi, afirmou que o banco anuncia nesta terça-feira (8), em evento com o presidente Michel Temer em São Paulo, uma linha de R$ 1,5 bilhão para financiar empresas do setor imobiliário interessadas na construção de lotes urbanizados.

“Estamos trabalhando isso. O presidente anuncia essa medida amanhã [terça] em São Paulo, e espero demanda grande. Ajuda no crescimento da economia e na geração de novos empregos”, afirmou durante a divulgação do balanço dos saques das contas inativas do FGTS. “A ideia é financiar a produção, a construção dos lotes, incluindo infraestrutura, como água e pavimentação”, explicou.

Segundo Occhi, a liberação dos saques do Fundo permitiu um crescimento de 27% no financiamento imobiliário do banco entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período do ano passado.

CAIXA SEGURIDADE

O presidente da Caixa negou a possibilidade levantada recentemente pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, de privatização da Caixa Seguridade ainda no segundo semestre deste ano, o que levantaria recursos para ajudar no cumprimento da meta fiscal deste ano, de um deficit de R$ 139 bilhões.

“Não há nenhuma expectativa de IPO [oferta pública inicial de ações] da Caixa Seguridade neste ano”, disse o executivo.

Sobre a privatização da Lotex, plano que também poderia ajudar nas contas públicas, Occhi declarou que há dois projetos já prontos, um de concessão plena e outro de privatização. “Os projetos foram enviados ao Ministério da Fazenda, que tomará a decisão”, disse.



Gestão municipal reforma 14 km de estradas e facilita a vida da população

A prefeitura municipal de Abaiara-Ce, através da Secretaria de Infraestrutura, a pedido do vereador, Lulu Santos, com o apoio do prefeito, Afonso Tavares, e do vice-prefeito, Ângelo Sampaio, está realizando a reabertura da estrada que liga a sede ao Sitio Belém, passando pela Tatajuba, Camará, retornando a cidade por outro sentido.

A obra que será concluída nas próximas semanas é um desejo da população. Em média, 14 km de estrada estão sendo reabertas com o intuito de facilitar a locomoção da população, realizando assim um desejo dos moradores e interligando o município.

Outras reformas de estradas estão previstas para acontecerem em breve. O Secretário de Obras, Zé Alan, é fazer com que as estradas tenham mais facilidade de trajeto.



Eduardo Cunha diz que propina ´atrasa, mas não falha´

A Polícia Federal produziu uma relatório a partir de mensagens obtidas no celular do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). As conversas revelam esquemas de pagamento de propina para integrantes de seu partido.



Em uma das conversas, de 2012, o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) agradece um repasse. “Chegou! Valeu. Agradeça lá”, diz ele, sobre o pagamento indevido. Cunha responde: “Claro, não tinha dúvidas. Aqui se atrasa, mas não falha”.

De acordo com o jornal O Globo, o celular de Cunha foi foi apreendido pela PF em buscas feitas em dezembro de 2015. O relatório foi concluído em dezembro do ano passado e enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF). O sigilo do documento foi retirado somente agora.

O relatório mostra, ainda, que Cunha orientava aliados a a votarem medidas provisórias de acordo com seus interesses e influenciava a nomeação de cargos públicos.



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...