06 setembro, 2012

AS COMEMORAÇÕES A SEMANA DA PÁTRIA EM BARBALHA


Assessoria de Imprensa


Este ano, a Secretaria Municipal de Educação estará promovendo nesta quinta-feira dia 06, um desfile cívico em comemoração a Semana da Pátria. O desfile começa no Largo do Rosário finalizando no final da Rua do Vídeo com início da Rua da Matriz.
Próximo a Praça Filgueira Sampaio (Calçadão), será montado o palanque onde receberá as autoridades, secretários municipais e demais representantes da sociedade.
Todas as escolas da rede municipal de ensino estarão desfilando, através de seus alunos.
O Desfile será aberto às 3 horas da tarde desta quinta-feira dia 6, com três alunos abrindo o desfile, eles conduziram as bandeiras: do Brasil, do Estado do Ceará e do Município; os clubes de serviços como, Maçonaria e Rotary Clube estarão presente ao desfile.
Em seguida, vêm os alunos da Educação Infantil; Projetos Amigos da Leitura; Escolas por ordem alfabética; Escolas particulares, representantes da Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social; Programa do PROERD – Projeto Polícia Cidadã que é desenvolvido nas escolas do município; Ronda do Quarteirão; Tiro de Guerra 10-005 e Corpo de Bombeiros, além da Filarmônica São José.
Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815- 1922), no inicio do Seculo XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822 - 1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 07 de Setembro de 1822.
O desfile começará às 3 horas da tarde no Lago do Rosário. 


AGÊNCIA DO BANCO DO NORDESTE SERÁ INSTALADA EM DEZEMBRO EM BARBALHA


Assessoria de Imprensa


Á agência do Banco do Nordeste em Barbalha deverá está funcionando até o final deste ano, foi o que garantiu o gerente da superintendência do Banco que esteve visitando o município na tarde dessa quarta-feira (05), representando o superintendente do Banco, Rivônio de Morais Pinho. Participaram da visita, os secretários de Administração Rommel Alencar e de Infraestrutura e Obras Magno Silva Coelho, o gerente do BNB em Juazeiro do Norte Felix Viana, também esteve presente.
A administração da instituição financeira por determinação do Conselho de Administração quer, que todos os municípios onde o banco atua e, que tenha mais de 50 mil habitantes, tenha uma agência e, nesse quesito, segundo o superintendente se encaixa o município barbalhense.
Segundo o secretário de administração Rommel Alencar, é uma das poucas cidades do Ceará que terá uma agencia moderna, significa um reconhecimento à política de responsabilidade social e de investimentos que o município tem feito nos últimos três anos e meio, onde conseguiu alavancar inúmeros investimentos, o turismo tem se fortalecido, o comércio a indústria e, quando uma instituição desse porte se propõe a se instalar aqui, é justamente por que Barbalha tem apresentado resultados compatíveis com esse investimento, disse o secretário.
O gerente de Governo do Banco André Bernard ele analisa como um avanço essa instalação da agencia em Barbalha, onde a direção já autorizou a aquisição de um terreno para a construção da agencia. “Nós já temos agência do banco em Crato, Campos Sales, Lavras da Mangabeira, e Barbalha ainda não havia sido contemplada com o plano de expansão, e Barbalha foi escolhida por ser uma cidade pólo onde até 2013, 109 novas agências serão instaladas e 18 delas, no Estado do Ceará e um dos critérios de uma cidade para receber à agência do BNB, é o desenvolvimento, e a gente percebe um crescimento comercial e o número de habitantes que foi um dos critérios, e a nossa intenção, é que até dezembro essa agência esteja funcionando, disse André Bernard.


Galeria de Fotos



PREFEITURA DE BARBALHA LEVA MELHORIAS PARA COMUNIDADE DA MATA DOS DUDAS


Assessoria de Imprensa


Já começou a construção do calçamento nas ruas Tadeu Custódio e Jeane Nóbrega conhecida como Rua dos Dudas, na localidade Mata dos Dudas.
A pavimentação em pedra tosca nas duas referidas ruas vai facilitar o tráfego de veículos e transporte escolar para a comunidade, além de melhorar a vida dos moradores.
Nessas duas ruas estão sendo colocados 4.500 metros de calçamento. A Secretaria de Infraestrutura e Obras através da Prefeitura está fazendo o complemento da Avenida Paulo Marques, que vai de encontro a chamada Rua das Abelhas, na Mata dos Dudas. A maior parte da Avenida Paulo Marques já tinha recebido calçamento no ano passado.
Nessa comunidade, o Governo Municipal recentemente cavou um poço para melhorar o abastecimento de água na localidade. 

Galeria de Fotos



05 setembro, 2012

CASA DO CIDADÃO ABRE 2° SEMESTRE COM MAIS DE 1000 ATENDIMENTOS


Assessoria de Imprensa

 A Casa do Cidadão de Barbalha vem demonstrando que tem sido um importante instrumento de cidadania para a população Barbalhense. Inaugurada há exatos oito meses, já vem batendo recordes na emissão de documentos.
Somente no mês de agosto, foram realizados 1.408 atendimentos, sendo que desses, 315 foram de pessoas de municípios vizinhos, o que mostra que ela atende não só pessoas de Barbalha, mais também de outros municípios da região, beneficiando assim, a todos os cidadãos do Cariri.
Para o coordenador da Casa do Cidadão Alex da Silva, a Casa do Cidadão é uma marca histórica para o município, que já realizou mais de oito mil atendimentos nesses primeiros meses de funcionamento. “Nós só temos que a agradecer ao governo municipal, que ter trazido esse instrumento para o município e, a gente tem tido o reconhecimento das pessoas que passam por aqui” disse Alex.
A estudante Fabiana Batista Macedo, analisa como importante o atendimento, haja vista que, em outros municípios se torna demorado e, em Barbalha o atendimento é eficaz e o prazo de entrega se torna menor, disse a estudante. 
Segue abaixo Relatorio refente ao mes de Agosto de 2012 do ano corrente.

Galeria de Fotos



TERÇA NO BAIRRO ACONTECEU NAS CASAS POPULARES


Assessoria de Imprensa

A comunidade que recebeu o “Terça no Bairro” nesta terça-feira dia 04 foi a comunidade das Casas Populares. Na Comunidade foram oferecidos vários serviços aos moradores através dos profissionais da área da Saúde pública.
Os atendimentos que hoje são descentralizados para todo município, vem fazendo a diferença na diminuição de pessoas nos hospitais, devido à presença de toda equipe da Saúde que tem prestado os diversos serviços, seja: Consulta com cardiologista, clínico, oftalmológica, pediátrica, terapeuta, nutricionista e psicológico, além de uma equipe de enfermeiros e técnicos que fazem a verificação da Pressão Arterial (PA), medição de Índice de Massa Corpórea (IMC), entre outros serviços, como a entrega de medicamentos e a marcação de consultas na hora da consulta.
A secretária de Saúde, Jacqueline Sampaio tem comparecido muitas vezes nas diversas ações do “Terça no Bairro”, seja na zona rural ou urbana. No início de sua criação em 2011, o projeto “Terça no Bairro” bateu Record de atendimento hoje, vem registrando um número maior de pessoas que muitas vezes, vão para receber orientações com os profissionais presentes.   

Galeria de Fotos



CONSTRUÇÃO DE UBS SEGUE EM RITMO ACELERADO EM BARBALHA


Assessoria de Imprensa 


    Em breve o município de Barbalha ganhará uma nova Unidade Básica de Saúde – UBS. A referida unidade está sendo construída no Parque da Cidade e as obras seguem dentro do prazo estabelecido pelos empreiteiros. A nova UBS servira para ampliar o atendimento, principalmente nos bairros Cirolândia, Centro e bairro Santo Antônio.
Os recursos investidos são da ordem, de R$ 435 mil reais com recursos do Ministério da Saúde e com contrapartida da Prefeitura Municipal e, abrigará 03 equipes na unidade, será dotada de sala de curativos, farmácia, sala de reunião, sala de vacinação, consultórios ginecológico, odontológico, pediátrico, sala de apoio e sala para os agentes.
 A secretária de Saúde Jacqueline Sampaio analisa como um avanço para a região do Cariri, já que poucos municípios têm esse tipo de equipamento, e com a construção dessa Unidade, as unidades menores servirão para atender os casos de pequena e média complexidade e serão deslocados para essa unidade do Parque da Cidade, além da UPA 24 horas que está sendo construída por trás da Faculdade de Medicina na Rua Major Sampaio no bairro do Rosário que desafogará a emergência dos hospitais do município, disse a secretária fortificando a preocupação do Governo Municipal em desenvolver e oferecer uma saúde pública de qualidade para a população.
 

Galeria de Fotos



BARBALHA GANHARÁ UNIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR


Assessoria de Imprensa


    Projeto foi apresentado pelas técnicas da Educação e SDA em Recife e Barbalha será beneficiada com os recursos pela sua organização financeira:
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do município de Barbalha, através da coordenadora do PAA no município (Programa de Aquisição de Alimentos) Maria Georgete Almeida e da técnica em elaboração de projetos, Paula Mirelli Macedo que estiveram em Recife participando de encontro em pauta‘Mesa Técnica” - Edital MDS/SESAN nº 03/2012/ Região Nordeste - Para a Implantação de Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar.
No encontro foi pleiteado à aprovação do projeto para o município barbalhense. Dentro do planejamento e do pleito levado pelas técnicas da SDA e da secretaria de Educação, foi sobre uma unidade de distribuição de alimentos da agricultura familiar.
Segundo Georgete Almeida no encontro transcorreu tudo bem e foi um sucesso a reivindicação da unidade para Barbalha. Ela disse que o projeto já está em fase de conclusão e lá esteve reunida com os representantes do Ministério da Agricultura, Ministério da Pesca e de representantes da Caixa Econômica Federal que serão os responsáveis pela liberação dos recursos no valor R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinqüenta mil reais) com a contra partida da Prefeitura de Barbalha.
Para este projeto, 1.800 municípios do Brasil inteiro se cadastraram para conseguirem este projeto, dentre eles apenas 79 foram selecionados e do Estado do Ceará apenas quatro cidades conseguiram aprovação dos recursos que são eles: Barbalha, Caridade, Sobral e Quixaramobim.
O município barbalhense foi destacado no encontro pela sua organização financeira, pelos projetos que o município vem desenvolvendo e, por isso, que Barbalha foi secionado neste projeto.
Segundo Georgete Almeida, a partir de agora será feito o projeto de arquitetura do prédio que será construído próximo ao CRAS, terreno doado pela Prefeitura Municipal. Quando em funcionamento a nova Unidade de Distribuição de Alimentos, vai beneficiar inicialmente 70 agricultores da Agricultura Familiar. Georgete disse acreditar que este número deva aumentar pela organização que o programa e os projetos desenvolvem hoje no município, chegando aos 100% de agricultores cadastrados.
 

Galeria de Fotos



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...