17 abril, 2021

Que absurdo: Respiradores novos em hospital do Pará, dizem funcionários escondidos, dizem funcionários

ICOARACI, PA – 19 respiradores novos foram encontrados dentro de parede falsa no Hospital Regional Aberlado Santos, em Icoaraci, no Pará. A descoberta ocorreu durante uma vistoria devido ao processo de troca de gestão da Organização Social de Saúde (OSS). Quem administrava a unidade até o dia 22 de março era a Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu. O hospital de Icoaraci é referência no combate à Covid-19 na região metropolitana de Belém.

O Governo Estadual do Pará confirmou a informações dos ventiladores e garantiu que uma comissão interna está investigando o não uso dos equipamentos. A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará negou a informação sobre a suposta parede falsa. Segundo a secretaria, os respiradores foram imediatamente colocados em uso após a realização de uma análise técnica.




Fontes: CNN

Se fosse do pt o Presidente o Brasil estava com dois anos de “LOCKDOWN NACIONAL”

Presidente deu a declaração a seus apoiadores

Em conversa com apoiadores nesta sexta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar o petista Fernando Haddad, chamado por ele de “poste”. De acordo com o presidente, caso seu adversário tivesse vencido as eleições em 2018, o Brasil estaria passando por um Lockdown nacional no combate à Covid-19.

– Se fosse o poste [Haddad] presidente, teria um Lockdown nacional, como se fazem por aí, usando o vírus para fins políticos – afirmou.

Bolsonaro também elogiou a Caixa Econômica Federal, banco público, por ter quadruplicado o lucro em seu governo.

– Falei na minha live que a Caixa Econômica Federal, apesar de termos diminuído os juros, teve o lucro quadruplicado. [Antes] Era roubalheira. Mas tem gente que está com saudade disso, né – apontou.




Ministro da saúde indignado: Estados e municípios receberam recursos para Covid e não compraram remédios, nem kits de intubação suficientes

Na última quinta-feira (15),  o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse durante coletiva de imprensa que “grandes estados” têm condições e devem buscar insumos também por conta própria para garantir que o sistema de saúde local não colapse.

“Os estados também têm que procurar esses medicamentos, sobretudo grandes estados. Existem estados que têm economia maior do que de países, que têm condições de buscar esses insumos. Não é só empurrar isso para as costas do Ministério da Saúde”, disse Queiroga.

“É uma atuação tripartite. Se instituições privadas buscam importações e trazem esses insumos para cá, por que grandes estados não fazem isso? Fica essa questão”, declarou o ministro da Saúde. 

“Não adianta só ficar enviando ofício para o Ministério da Saúde, temos que trabalhar juntos, e os governadores sabem disso, que têm encontrado parceria contínua do Ministério da Saúde”, complementou Queiroga.




Senador Girão do Ceará confirma candidatura à Presidência da CPI

 Em vídeo postado na noite de ontem, o senador Eduardo Girão confirmou o seu nome na disputa para presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid que deve ser instalada na próxima quinta-feira. 

"Farei isso na intenção de  atender aos legítimos anseios da sociedade que espera que a CPI tome rumos justos, amplos e com verdadeira independência. Para isso ocorrer, inevitavelmente dependeremos  do perfil dos nomes do Presidente e relator (indicação do Presidente eleito pela maioria).,", Informou. 

Segundo Girão, há o risco da CPI torna-se palanque político com os acordos que estão se formando. "Isso não é respeitoso com o povo brasileiro que sofre as consequências nefastas de uma pandemia nas esferas de saúde pública, social e econômica. Aliás, se o cunho politico e não técnico prevalecer além de uma frustração do cidadão de bem, essa comissão parlamentar de inquérito está prestando um desserviço à nação", declarou.




12 abril, 2021

Suspeito de participar de chacina em Caucaia ontem é morto após trocar tiros com a policia

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) está realizando buscas pelos suspeitos de participação na chacina que deixou quatro mortos na noite deste domingo (11), em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Após o crime, um dos suspeitos morreu em troca de tiros com a Polícia.

Os quatro suspeitos de participarem da ação teriam fugido por meio do Matagal da Cigana, sendo perseguidos pelos policiais. Um dos homens, identificado como Robson de Souza, 22 anos, estava usando tornozeleira eletrônica que, segundo a Polícia, foi rastreada após solicitação da Delegacia de Caucaia.

Logo no começo da manhã, equipes das polícias Militar e Civil entraram no matagal e descobriram um acampamento dos suspeitos. Durante as buscas, os agentes foram recebidos a tiros e acabaram baleando Robson, que morreu no local. Ele seria o mandante do crime.

Um segundo suspeito foi preso. Os outros dois ainda estão foragidos, um deles portando uma metralhadora. Dois revólveres.38 foram apreendidos.

Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil estão fazendo varreduras na área em busca dos suspeitos.




Estudo novos apontam segurança no uso da cloroquina e hidroxicloroquina

Um estudo científico conduzido por pesquisadores brasileiros apontou a segurança no uso da cloroquina e de sua variante hidroxicloroquina. Os dois medicamentos são usados há anos no combate à malária, ao lúpus e também off label no tratamento contra a covid19.

O trabalho denominado “Segurança do tratamento com cloroquina e hidroxicloroquina: uma revisão sistemática de dez anos e meta-análise” foi publicado no European Journal of Internal Medicine na última terça-feira (5), sendo conduzido pelos pesquisadores Fernando Luiz Barros Edington, Sandra Rocha Gadellha e Mittermayer Barreto Santiago, ligados à Escola Baiana de Medicina Saúde Pública e à Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA.

O objetivo da pesquisa foi estimar a razão da taxa de incidência de eventos adversos em usuários de cloroquina ou hidroxicloroquina. Para tanto, foi feita uma meta-análise de dez anos de outros estudos que avaliaram pacientes que recorriam às substâncias para o tratamento de lúpus, artrite reumatoide, malária e COVID-19. Os pesquisadores utilizaram critérios científicos para selecionar 46 estudos, dos quais participaram um total de 23.132 pacientes. 

Segundo o relatório, não houve uma única morte atribuída ao uso de cloroquina ou hidroxicloroquina nos estudos incluídos. A meta-análise não apontou um maior risco estatisticamente significativo de eventos cardiovasculares em usuários dos dois medicamentos.

O estudo revelou ainda que efeitos adversos como arritmias ventriculares e infarto do miocárdio só foram relatados em pacientes hospitalizados com COVID-19 que usaram doses mais altas do que as usuais de cloroquina ou hidroxicloroquina. Em 2020, a Sociedade Europeia de Cardiologia afirmou não haver relação entre o uso dos medicamentos e a arritmia cardíaca.

Outros efeitos colaterais leves

Os pacientes com COVID-19 tratados com qualquer um dos antimaláricos apresentaram risco 83% e 165% maior de desenvolver efeitos adversos leves gerais e gastrointestinais, respectivamente, em comparação com os controles. O uso de antimaláricos aumentou o risco de desenvolver efeitos adversos dermatológicos em 92% em estudos de malária e reduziu em 65% em estudos de lúpus. 

“Nossos dados reforçam que a cloroquina e a hidroxicloroquina têm um bom perfil de segurança, embora seja aconselhável cautela ao usar doses mais altas do que o normal em pacientes com COVID-19 hospitalizados”, concluiu o estudo.



Que absurdo: CoronaVac pode precisar de terceira dose combinada com outros imunizantes

A possibilidade de ampliar a aplicação da CoronaVac para uma terceira dose já está sendo analisada pelo Instituto Butantã, de acordo com o diretor médico de pesquisa clínica da instituição, Ricardo Palácios. Em uma entrevista concedida à CNN Brasil, o especialista afirmou que “existem grandes preocupações sobre como melhorar a duração da resposta imune” da vacina.

“Uma das alternativas que tem sido considerada é uma dose de reforço, seja com a própria CoronaVac, seja com outros imunizantes”, disse Palácios.

De acordo com Palácios, além do estudo de uma eventual terceira dose de reforço da CoronaVac, também é estudada a possibilidade de uma combinação de imunizantes com a própria ButanVac, vacina em desenvolvimento pela instituição que aguarda a aprovação da Anvisa para realizar testes em humanos.

“Possivelmente a combinação dessas vacinas conseguirá melhorar a duração da resposta imune, dar um reforço adicional”, declarou.

O diretor do Instituto Butantã ainda reforçou a recomendação médica aos serviços de saúde sobre o intervalo de 28 dias entre as doses da CoronaVac, que, de acordo com um novo estudo clínico, provavelmente garante uma maior eficácia do imunizante. Antes, o intervalo recomendado entre as doses era de 14 dias.




Senador Eduardo Girão supera 30 assinaturas para ampliar a CPI da COVID e investigar Estados, Municípios e União

Após uma intensa articulação, o senador Eduardo Girão (Podemos/CE) alcançou o mínimo de assinaturas necessárias para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado Federal. Até às 10h da manhã dessa segunda-feira, 33 senadores assinaram o pedido de CPI que estende a investigação, além da União, para Estados e municípios. 

O número de assinaturas é superior ao outro pedido de CPI que foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues. 

"Nós conseguimos o número suficiente de assinaturas para que a CPI seja ampla, independente e justa para investigar União, governadores e prefeitos", informou o senador cearense. 

Segundo o parlamentar, o pedido foi apresentado no começo de março e ganhou força após a determinação do Supremo Tribunal Federal exigindo a instalação de uma CPI para investigar as ações do Executivo no enfrentamento ao Coronavírus. 

"Com a determinação esdrúxula do STF invadindo a competência do Legislativo, governando o país, isso criou uma comoção nacional, as pessoas se indignaram e os senadores também. e ao invés de assinar a cpi de pessoas que pensam apenas na questão política e eleitoreira para 2022, porque se você foca apenas em um ente federado, você está focando em desgastar a imagem de apenas uma parte, que mandou centenas de bilhões de reais para estados e municípios", explicou.

A expectativa do Girão é superar 33 assinaturas pelo menos, porque aí segundo ele supera o número do outro pedido que visa investigar apenas a União. "Espero que a Verdade venha à tona, quem ta devendo vai ter que se justificar e quem errou vai ter que ser punido", disse.

O pedido de CPI apresentado pelo senador Girão tem em sua justificativa as denúncias que já surgiram contra governadores e prefeitos ao longo da pandemia, além dos casos de prisão e afastamento de gestores da saúde. Segundo o senador, "faltou transparência e sobrou desonestidade nos contratos firmados entre gestores públicos desonestos e a iniciativa privada."




A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...