19 dezembro, 2013

BARBALHA:CE. Governador Cid Gomes inaugura a 17ª policlínica do Estado em Barbalha


 A policlínica fica as margens da Av. Leão Sampaio e dispõe de 13 especialidades para atender a população de 6 municípios através de consórcio, com exames dos mais sofisticados na área da saúde
A policlínica fica as margens da Av. Leão Sampaio e dispõe de 13 especialidades para atender a população de 6 municípios através de consórcio, com exames dos mais sofisticados na área da saúde
O governador Cid Gomes inaugurou nesta terça-feira (17), às 18h00min, mais uma obra em Barbalha. Desta feita foi a Policlínica que recebeu o nome do industrial João Pereira dos Santos (In memorian). O evento contou com as presenças de várias autoridades do Estado e da região do Cariri, entre elas o vice-governador Domingos Filho, o secretário da Saúde do Estado, Ciro Ferreira Gomes; do presidente da Assembleia Legislativa deputado Zezinho Albuquerque; ex ministro Leônidas Cristino; os deputados Camilo Santana, Sineval Roque, Daniel Oliveira e Mauro Filho; prefeitos dos municípios de Missão Velha Tardine Pinheiro; Ana Leda, de Jardim; de Juazeiro do Norte Raimundo Macedo; Gudy, prefeito de Grangeiro; João Marcos, prefeito de Caririaçú e Zé Leite de Barbalha e a vice-prefeita, Maria Betilde. Além de secretários do Governo do Estado, secretários municipais e vereadores, diretores de hospitais e médicos.

A Policlínica vai atender os seis municípios que fazem parte do Consócio na Região Metropolitana do Cariri: Jardim, Missão Velha, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Grangeiro e Barbalha, para atender os pacientes com serviços de apoio diagnóstico e terapêutico que ficarão a disposição da população desses municípios, exames mais sofisticados que são: Radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, ergometria, eletroencefalograma, angiologia, endocrinologia, tomografia computadorizada, Raios-X, oftalmologia, otorrinolaringologista, urologista, ginecologia, mastologia, traumato-ortopedia, clinico geral e cirurgião geral, além de nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, audiometria, fisioterapia e terapeuta ocupacional, entre outros exames. Com esses serviços a Secretaria de Saúde do Estado, visa diminuir as filas nos hospitais e dar um atendimento de qualidade à população, não só de Barbalha, mas de outras cidades da Região Metropolitana do Cariri. 

Dentro do Consócio cada município terá sua cota de marcação de exames, ou seja, de atendimentos que serão marcados na Policlínica. Os prefeitos dos seis municípios que compõe essa região elegeram o prefeito Zé Leite para presidir o Consócio. E a Policlínica terá uma receita que será gasta uma parte pelo Estado e outra parte pelos municípios. A obra custou ao Governo do Estado mais de dez milhões de reais. Todos os profissionais que irão trabalhar foram concursados. 

Na contagem de policlínicas construídas e inauguradas pelo governo do Estado, essa já é a 17ª em Barbalha, da rede num total de 22, compromisso do governador para todas as regiões. Só na macrorregião do Cariri já tem um Hospital Regional, o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, duas policlínicas abertas, em Brejo Santo, atendendo a população da 19º Região de Saúde; e em Icó, os moradores da 17º Região de Saúde. As cinco restantes do total de 22, quatro estão com as obras concluídas e sendo equipadas para inaugurações em Crateús, Limoeiro do Norte e Canindé, e duas em obras nos municípios de Maracanaú e Crato. 

Saiba mais
Obra do Governo do Estado atraída para Barbalha, a Policlínica está localizada na Avenida Leão Sampaio Rodovia Barbalha/Juazeiro do Norte. O município entrou com o terreno e o Governo do Estado investiu recursos mais de cinco milhões de reais no equipamento. 

O Secretário de Saúde do Estado Ciro Gomes, disse que o governador entregará ao Estado a melhor rede pública de Saúde do Brasil, que significa uma atenção primária generalizada, com apoio total ao Programa de Saúde da Família. Já fora construídos mais de 250 Postos de Saúde, equipando e reforçando com transportes para levar o Programa Mais Médico, através do PROVAB que vão levar mais de 80% de cobertura das famílias cearenses com o Programa Saúde da Família. E dos 20% se resolve com exames, que na maioria das pessoas que não tinha condições de fazer, então o Governador Cid Gomes determinou a construções das policlínicas, hoje já são 22 em todo o Estado. 

O prefeito Zé Leite enalteceu as intervenções do governador Cid Gomes na Região do Cariri, com suas obras e, disse que era com orgulho em dizer que as obras que chegaram a Barbalha e as que estão chegando, são graças às parcerias firmadas com o governo que mais tem trabalhado pelo Cariri e de modo especial em Barbalha. 

Zé Leite disse ainda que na qualidade de presidente do Consócio da Policlínica, já está se organizando para que a Policlínica já comece a funcionar nesta quarta-feira 18, e que a estrutura de Saúde que o Governador tem colocado no Cariri, aliado o que Barbalha tem de melhor em Barbalha que são os três grandes hospitais e o outro que em abril, será inaugurado que é a UPA. Nós só temos é que agradecer pela sua dedicação a essa região e a Barbalha, e desde 2009 quando assumiu a Prefeitura, Barbalha se transformou em um canteiro de obras graças às parcerias e o apoio do Governador Cid Gomes e da parceria do Governo Federal da presidenta Dilma Rousseff. 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...