18 março, 2019

Vereador do Crato se reuniu com secretário estadual de Desenvolvimento Agrário

Em reunião no Instituto Flor do Pequi, nesta quinta-feira, o vereador Pedro Lobo (PT Crato), juntamente com a direção da instituição, discutiu com o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, De Asis Diniz  e o secretario executivo Jose Leite, diversos assuntos de interesse do homem do campo. 

A política de acesso à terra, através do Programa Nacional de Crédito Fundiário e o programa de regularização fundi[ária, foram uns dos principais pontos da pauta da reunião. 






Carreta perde o controle e cai dentro de açude em Itaitinga

Uma carreta de cor branca perdeu o controle em local conhecido como curva do riachão e caiu dentro de um açude na manhã desta segunda-feira, 18, segundo informações apuradas. O veículo realizava trajeto sentido interior, saindo de Caucaia com destino a Quixeré, passando pelo município de Itaitinga, a 31,8 quilômetros de Fortaleza, para pegar cimento. O motorista não teve ferimentos.

A causa do acidente foi uma aquaplanagem (ou hidroplanagem), segundo informa a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O fenômeno ocorre em períodos chuvosos, quando passa sobre uma fina camada de algum fluido e perde o contato dos pneus com o asfalto.

O motorista ainda se encontra no local tentando resgatar pertences de dentro do veículo. Até o momento, não há previsão de retirada da carreta.  






Risco de rompimento de barragem, mais pessoas são evacuadas em Ubajara

A secretaria de Ação Social de Ubajara, município da região Norte do Ceará, realiza na noite desta segunda-feira, 18, a remoção preventiva de dezenas de famílias que moram ao longo do rio Jaburu, balneário do Boi Morto e sítio Trizidela. Há risco de rompimento da barragem do Granjeiro e nesta terça-feira, 19, haverá abertura do sangradouro.

De acordo com o secretário de Ação Social de Ubajara, Jairo Araújo, voluntários, servidores, ônibus de transporte e ambulância participam da operação. Estão sendo removidas cerca de 30% das famílias restantes na região possivelmente afetada.

Há relutância de alguns moradores em deixar as residências. Contudo, até a manhã deste domingo, 17, mais de 250 famílias já foram retiradas, conforme o Corpo de Bombeiros do Estado. O número representa aproximadamente a metade das famílias habitantes da área.

Segundo a corporação, "neste momento, está sendo feita uma redução controlada do nível açude, que se encontra bastante elevado. Por precaução, as comunidades ribeirinhas estão sendo realocadas temporariamente, até o fim desta etapa do processo".

O maquinário pesado em uma das margens do Granjeiro tenta solucionar às pressas o risco de rompimento. A estimativa da Defesa Civil do Estado é de que, em caso de ruptura, mais de 500 famílias ribeirinhas seriam atingidas. Entre as ações de contenção está o fechamento de fenda na parede do reservatório, a limpeza do vertedouro e a construção de novo sangradouro. 

"Quem não saiu de casa ainda, por favor, saia", pediu prefeito de Ubajara


Pelo menos 40 pessoas foram removidas desde a noite do último sábado, 16, para o Santuário Mãe Rainha, mantido pela Diocese de Tianguá. Outras famílias buscaram a casa de parentes.  

Morador da localidade da Cachoeira do Boi Morto, Ednilson Pereira, 25, é um dos que optaram por buscar abrigo no santuário, chegando ao local na noite de sábado, 16, com a esposa gestante. “Espero que dê tudo certo. Vamos pedir força a Deus e que voltemos logo pra nossa casa em paz”, projetou.

Antonio Gomes, 41, também está abrigado. Ele chegou ao santuário no fim da noite de sábado, com a esposa e os filhos. “Eu tomei a decisão em cima da hora, por caso de segurança. Fiquei muito preocupado em dar tranquilidade pra minha família. E aqui a gente tá sendo bem acompanhado”, conta.

A Prefeitura de Ubajara afirma que tem disponibilizado material de higiene pessoal para os moradores abrigados no santuário, além de alimentação e assistência de saúde. O trabalho de realojamento das famílias "é de caráter preventivo", informaram os Bombeiros.

Em novembro de 2018, relatório da Agência Nacional das Águas (ANA), referente a 2017, indicava que outro reservatório na região da Ibiapaba apresentava danificações. O Jaburu I, entre Tianguá e Ubajara, estava com infiltração e erosão.






Depois de dois anos, Polícia Civil cumpre mandado e prende foragido do caso Dandara

Um homem acusado de participar da morte da travesti Dandara foi preso na última sexta-feira, 15, no bairro Barra Nova, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As informações são da Polícia Civil, responsável pelo cumprimento do mandado de prisão. O crime aconteceu em fevereiro de 2017

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) cumpriu o mandado de prisão contra Francisco Wellington Teles, de 51 anos. O homem era foragido desde março de 2017, quando a 1ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza.

Conforme a Polícia Civil, segundo as investigações, Wellington morava com a companheira em uma casa alugada e trabalhava com conserto de eletrodomésticos. No momento da prisão, ele não esboçou reação.

As investigações referentes ao caso apontaram que Wellington foi o responsável por levar a vítima até o local do crime. Desde então, o homem estava foragido.

O caso

Dandara foi espancada e morta no dia 15 de fevereiro de 2017, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Após o espancamento, ela foi levada em um carrinho de mão para um terreno e morta a tiros. O crime foi filmado e divulgado em redes sociais. No total, a Polícia indiciou 10 envolvidos no crime, sendo quatro adolescentes e seis adultos. Dos adultos, cinco foram levados à júri popular, em abril de 2018, e condenados. Restava Wellington.






A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...