14 agosto, 2017

Confira cinco sinais que podem indicar úlcera no estômago

Milhares de pessoas em todo mundo vão, em algum momento, sofrer com o problema. Ao contrário do que a crença popular aponta, as úlceras não são provocadas pelas comidas picantes ou pelo estresse – mesmo que isso possa agravar o estado de uma úlcera já existente.

A Dra. Shipla Ravella, gastroenterologista, explica à edição da revista Women’s Health que, nos Estados Unidos, uma das principais causas de úlceras no estômago é uma infeção bacteriana chamada Helicobacter pylori. Além disso, a profissional destaca o uso prolongado de aspirinas e anti-inflamatórios não esteroides (como ibuprofeno).

Quanto às formas de saber se tem ou não uma úlcera no estômago, só o médico poderá fazer o diagnóstico depois de realizar exames. Porém, existem sintomas que podem indicar a existência do problema:

Dores de estômago. Geralmente uma sensação constante de ardor na zona central do abdomen;

Azia e/ou regurgitação. Como a úlcera está sempre rodeada de ácido, as dores de estômago podem ser muitas vezes acompanhadas por azia crônica e regurgitação (aquele sabor ácido na boca ou na parte de trás da garganta);

Náuseas e/ou vómitos. Este sintomas também resultam do processo inflamatório que o desenvolvimento da úlcera pode provocar;

Vómito e/ou fezes com sangue. As úlceras podem libertar sangue e provocar vómitos com matéria castanha ou vermelha e as fezes também podem sair com sangue ou de uma cor quase preta, o que indica que digeriu sangue.

Dor no peito. A dor de estômago provocada pela úlcera pode passar para o peito, espalhando-se pelas costas ou o peito.



Petrobras reduz preço da gasolina em 1,4% e sobe o diesel em 0,7%

A companhia não comentou quanto isso poderá incidir nas bombas ao consumidor, pois o mercado de combustível é regido pela livre concorrência entre os postos.

A Petrobras reduziu o preço da gasolina vendida às distribuidoras em 1,4% e subiu o valor do diesel em 0,7%. Os novos preços anunciados nesta segunda-feira (14) valem a partir de amanhã (15). A companhia não comentou quanto isso poderá incidir nas bombas ao consumidor, pois o mercado de combustível é regido pela livre concorrência entre os postos.

Segundo a empresa, a política de preços para a gasolina e o diesel vendidos nas suas refinarias às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, que representa a alternativa de suprimento oferecido pelos principais concorrentes para o mercado.

Também é levado em conta uma margem que considera os riscos inerentes à atividade de importação, como volatilidade da taxa de câmbio e dos preços, atrasos e perda da especificação de qualidade.

“Em busca de convergência no curto prazo com a paridade do mercado internacional, analisamos nossa participação no mercado interno e decidimos periodicamente se haverá manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias”, disse a companhia em comunicado.

O último reajuste no valor dos combustíveis pela Petrobras foi no dia 12 de agosto, quanto a gasolina subiu 1,6% e o diesel foi reduzido em 1,2%.



Homicídios em Caririaçu, Mauriti e Campos Sales no ultimo fim de semana

Caiu de nove para quatro o número de mortes violentas na comparação entre os dois últimos finais de semana na região do Cariri. Neste, foram três homicídios e uma vítima fatal em acidente de trânsito com corpos de Caririaçu, Barro, Mauriti e Campos Sales. Duas mortes ocorreram ainda na noite de sexta-feira, mais uma no sábado e outra neste domingo.

Por volta das 20h30min de sexta-feira, na CE-060 perto do lixão de Caririaçu, foi encontrado o corpo de Sayure Alves Nobre, de 18 anos, que residia na Rua Vereador Antonio Brás (Limoeiro) em Juazeiro, apresentando uma perfuração à bala na cabeça. Ela se constituiu na segunda mulher morta este ano em Caririaçu e a 15ª do ano no Cariri. A outra foi Maria Silva de Lima, de 31 anos, assassinada a facadas no dia 30 de abril por José Roberto Oliveira Alves Silva, de 33, que suicidou na cadeia de Juazeiro.

Cerca de três horas depois foi registrado um acidente de trânsito com vítima fatal na BR-116 na zona rural de Barro. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local onde encontraram o corpo do agricultor José de Arimatéia Mariano de Oliveira, de 53 anos de idade. Ele morava na zona rural daquele município e o rosto estava um tanto desfigurado devido o atropelamento.

Já às 22 horas de sábado o vendedor Severino Monteiro Paixão Júnior, de 47 anos, que residia no Sitio Covão no município de Lagoa Seca (PB), foi morto com cinco tiros enquanto bebia numa calçada na Rua 2 do Bairro Barrosão em Mauriti. Populares disseram apenas terem ouvidos estampidos de arma de fogo e, ao saírem à rua, viram o vendedor agonizando. O caso está envolto em mistério já que Severino não tinha passagens pela polícia local.

Às 13 h 30 min deste domingo, no interior do Vale do Amanhecer na Avenida Francisco Veloso de Andrade (Bairro Guarani) em Campos Sales, Pompeu da Silva Neto, de 37 anos, foi morto com quatro tiros na cabeça. Ele estava com outras pessoas quando chegaram dois homens numa moto Honda Fan de cor preta simulando um assalto, mas foram direto ao encontro de Neto o qual tombou morto após ser lesionado. A vítima era dona e morava no próprio centro espírita.



Confira os campeões de caravanas pelo País são Lula, Ciro e João Dória

A crise política que domina a agenda em Brasília e as incertezas da reforma política em discussão e suas consequências para a disputa do ano que vem não impedem os “presidenciáveis” de dar a largada em suas (pré) campanhas no segundo semestre. Como costuma acontecer em anos que antecedem eleições gerais, o calendário eleitoral se impôs no mês de agosto.

No ranking de milhagens, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), despontam na frente.

Doria, que tenta se firmar como antagonista do PT, vai passar por 9 cidades em 8 Estados em quatro semanas. Quando questionado sobre a razão dos deslocamentos, o prefeito costuma dizer que São Paulo “é uma cidade brasileira” e que todos os custos são pagos por ele, que viaja em seu próprio avião.

Só entre junho e agosto, o tucano recebeu 37 convites para eventos fora do Estado. Disse ter aceitado os que mais se conectavam com sua estratégia. As viagens selecionadas para agosto indicam uma tentativa de ganhar terreno no Nordeste, reduto histórico petista.

No dia 18, por exemplo, Doria será ciceroneado no Recife pelos ministros Bruno Araújo (PSDB), das Cidades, e Mendonça Filho (DEM), da Educação. No dia 31, o senador tucano Cássio Cunha Lima (PB) receberá o prefeito paulista em Campina Grande, na Paraíba.

Ao mesmo tempo em que procura ampliar a influência no PSDB, o prefeito consolida pontes com o aliado DEM, que, como o PMDB, já deixou as “portas abertas” para recebê-lo.

Aliados do governador Geraldo Alckmin (PSDB), padrinho político de Doria, dizem que ficaram “perplexos” com a movimentação do prefeito em campo aberto. Alckmin reagiu e também colocou o pé na estrada.

O governador foi a Brasília semana passada pressionar a Executiva do PSDB a antecipar para dezembro a escolha do candidato tucano ao Planalto. Circulou pelo Congresso e conversou com as bancadas da sigla.

Avesso a viagens, o governador, que costuma “jogar parado”, visitou Porto Alegre na sexta-feira e Florianópolis ontem. Até o fim do mês ele pretende ir a Fortaleza, onde será recebido pelo senador Tasso Jereissati (CE). Presidente interino do PSDB, Tasso apoia Alckmin na disputa interna com Doria. Para se contrapor ao discurso antipetista do prefeito, Alckmin tem pregado a “conciliação”.

Lula

Mesmo ameaçado de ser impedido de concorrer caso seja condenado em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá (SP), Lula vai percorrer, em 18 dias, 25 cidades em 9 Estados com um discurso com críticas às reformas do governo Michel Temer, contra o que chama de “golpe” e em defesa de uma agenda que remonta às origens do PT.

Condenado na Lava Jato a 9 anos e 6 meses de prisão, o petista recorre à estratégia das caravanas, usada pela primeira vez em 1993 e repetida em 2001, tanto para fazer sua defesa quanto para amarrar alianças, capitalizar as realizações de seus governos e apresentar propostas para a campanha de 2018.

O terreno escolhido é o Nordeste, onde o petista nasceu e sempre obteve os maiores índices de votação. Até o fim do ano, pretende rodar as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

No trajeto, que será feito quase integralmente de ônibus, Lula vai visitar cidades contempladas por programas de governos petistas, como o Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos, ProUni, Luz Para Todos e Bolsa Família. O objetivo é lembrar o eleitorado dos “anos de ouro”.

“Vamos defender o legado dos governos do PT, como Bolsa Família, ProUni, Luz para Todos, investimentos em educação, geração de emprego e renda que tiveram impactos importantíssimos no Nordeste. E também vamos pensar e discutir o futuro do País”, disse o coordenador da caravana, Marcio Macedo, um dos vice-presidentes do PT. Segundo ele, o objetivo das viagens não é eleitoral. “A caravana tem caráter programático, de diagnóstico e construção do futuro do Brasil.”

Ciro Gomes é outro “presidenciável” que intensificou a agenda no segundo semestre. Tem feito palestras, reuniões com integrantes do PDT e dado entrevistas de Norte a Sul. Embora tenha dito ao jornal espanhol El País que gostaria de disputar a eleição de 2018 tendo o ex-prefeito petista Fernando Haddad como vice, sua assessoria diz que o objetivo das viagens não é eleitoral.

O PT, por sua vez, colocou Haddad para rodar o País. “Haddad está se movimentando para retomar o projeto de educação da segunda gestão de Lula. E ficar no banco de reserva. Se não der para jogar a partida principal, entra no segundo tempo”, disse uma pessoa próxima.

Aliados consideram que “passou da hora” de a ex-ministra Marina Silva (Rede) ter uma “agenda presidenciável” e colocar a campanha na rua. Mesmo na Rede está claro que é impossível contar apenas com o recall da eleição de 2014 e que o tempo será decisivo para as pretensões do partido.

“Claro que a nossa candidata é a Marina Silva. A Rede está se estruturando nos Estados e municípios para entrar na disputa”, disse o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Já o deputado Jair Bolsonaro (PSC-SP) “queimou a largada”. No primeiro trimestre, esteve em Minas, Paraíba e São Paulo. Na ocasião, foi acusado de usar a cota parlamentar para custear viagens de caráter eleitoral, o que foi negado pela assessoria do parlamentar.

Agora, Bolsonaro parece concentrado em escolher com qual partido “vai se casar”. Semana passada, frustrou o PEN (futuro Patriota) ao dizer que “ainda está noivo” do partido. Mesmo assim, a legenda está otimista. “A ideia é correr o País levando a mensagem de justiça e sustentabilidade”, disse o presidente do PEN, Adilson Barroso, que já faz planos para o “futuro filiado”.

Fonte: O Estado de S. Paulo



As duas vagas para o Senado em 2018 o PDT quer

O PDT já não esconde a escolha do espaço que pretende ocupar na disputa eleitoral de 2018 e mandou o recado aos aliados: quer as duas vagas em disputa para o Senado Federal.

O mandato dos senadores Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), eleitos pela coligação articulada pelos Ferreira Gomes em 2010, termina no próximo ano e com o rompimento político entre eles, as duas vagas entraram no radar do PDT.

Apostas

O ex-governador Cid Gomes e o deputado federal André Figueiredo são as apostas da sigla para as vagas hoje ocupadas por Eunício e Pimentel.

Sobra a vice

Na composição com as legendas aliadas, a cabeça de chapa fica com Camilo Santana (PT) que deve disputar a reeleição e as demais legendas terão que reivindicar espaço, na composição majoritária, apenas para a vaga de vice-governador. Hoje, o cargo é ocupado pelo PDT com a vice-governadora Izolda Cela.

“Forte”

A justificativa é que legenda quer um “palanque forte” para dar peso, no Ceará, à candidatura do nome do ex-ministro Ciro Gomes à presidência da República. O PDT afina o discurso de união e, durante evento realizado no município de São Gonçalo do Amarante, lideranças do partido discutiram estratégias, defendendo que o Ceará precisa ser vitrine para disputa do ano que vem.

Plano

Além do esforço pela candidatura do ex-governador Ciro Gomes, a legenda tem planos de eleger dois senadores, 12 deputados estaduais e seis federais. O presidente estadual do partido, deputado federal André Figueiredo, exaltou a ideia do projeto do partido: “Nosso orgulho de São Gonçalo nos ajuda no projeto de mudar o Brasil. Nós queremos construir como o nosso Ceará, com muito trabalho. E é a experiência, competência e coragem de Ciro, junto com a estrutura política do PDT, qual vai realizar essa mudança”.

Discurso

Já Ciro Gomes explicou a atual situação nacional: “Nós pensamos diariamente no desemprego da sociedade brasileira, de um lado é a falta de oportunidade, do outro é a sujeira política nacional”, disse ele prometendo que “no dia que eu estiver no Governo, não vou negar nenhuma investigação contra mim, pois não tenho rabo preso”.

Em seguida, ele defendeu o nome de André Figueiredo ao Senado Federal. “Eu gostaria muito de votar no nosso líder estadual André Figueiredo para senador. Nós, reunimos os valores necessários para mudar o Brasil, a solução é a revolta, a luta e a vitória”, disse Ciro. À imprensa, André Figueiredo tem minimizado a indicação, afirmando que a questão será discutida “no momento certo”.

Vitrine

Presente ao evento, o presidente nacional Lupi defendeu o Ceará é o futuro do país. Além disso, o dirigente chamou os militantes a discutirem uma nova forma de fazer política para recuperar a credibilidade com a sociedade. E aproveitou para anunciar a chapa para 2018. “A escola dar educação, emprego, segurança e futuro. Qual a melhor solução? O Ceará é exemplo de educação para o Brasil, por isso, eu falo, a minha fórmula é Ciro presidente, Camilo governador e Cid e André senadores! Um projeto do Ceará para o Brasil!”, frisou ele.

Mais
Participaram do evento, além do presidente nacional da sigla Carlos Lupi; o candidato à presidência da república pelo partido, Ciro Gomes;o ex-governador Cid Gomes; o prefeito anfitrião Cláudio Pinho; o presidente da Assembléia Legislativa Estadual, Zezinho Albuquerque; secretários estaduais, deputados estaduais e federais, e vereadores e aliados da região a Região Metropolitana de Fortaleza. O próximo Encontro Regional do PDT será realizado no dia 02 de setembro , em Banabuiú, reunindo municípios da região do Sertão Central do Estado.



Governo do Ceará beneficia 1.488 famílias com moradias no Jangurussu

A população beneficiada é oriunda do entorno dos rios Maranguapinho e Cocó, áreas de impacto que atualmente estão sendo urbanizadas

A primeira etapa do residencial José Euclides Ferreira Gomes, localizado no bairro Jangurussu, foi entregue nesta segunda-feira (14) pelo governador do Ceará, Camilo Santana, em companhia do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e do vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson Sousa. O equipamento vai acolher, inicialmente, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), 1.488 famílias oriundas do entorno dos rios Maranguapinho e Cocó, áreas de impacto que atualmente recebem projetos de urbanização.

Ainda neste ano, outras 1.504 famílias também serão contempladas com unidades habitacionais do residencial. “Este empreendimento está bem localizado, com toda a infraestrutura necessária”, analisou o governador durante a cerimônia.

Até agora, dentro do Plano Estadual de Habitação, mais de 40 mil unidades já foram entregues, somando as unidades da faixa 1 (que atende famílias com renda de até R$ 1.800 por mês), do SUB-50 (municípios com população de até 50 mil habitantes) e do Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR). Em todo o Estado, já foram contratadas mais de 60 mil unidades. “Só da parceria entre a prefeitura de Fortaleza e o Estado são mais de 30 mil apartamentos. É a maior quantidade de unidades já construídas”, calculou Santana.

O prefeito Roberto Cláudio lembrou, ainda, que outros residenciais estão sendo levantados na região, como o Luiz Gonzaga (1.750 unidades) e o Alameda (cerca de 5 mil unidades). “Temos areninha, Escola de Tempo Integral, creches, posto de saúde, a duplicação da principal via de acesso – a avenida Valparaíso. Governo e Prefeitura fizeram chegar, juntos, uma infraestrutura em paralelo (à construção do residencial)”, disse o gestor municipal.

Atualmente, o Governo do Ceará tem em andamento a construção de 18 empreendimentos na faixa 1 do PMCMV – são mais de 17.311 unidades, sendo 13.168 na Capital. No primeiro semestre deste ano, foram entregues 840 apartamentos dos residenciais Riacho Verde I e II (Siqueira), Nossa Senhora do Livramento (Trairi) e Águas de Jaçanã (Maracanaú).

Segundo Nelson Sousa, a Caixa Econômica Federal assegura os investimentos para todas as obras contratadas. “Os recursos financeiros estão garantidos; estão todos contabilizados e todas as obras em andamento serão concluídas, tanto do faixa 1, como em outras”, garantiu.

Mais acessibilidade

Ronaldo Pereira, de 28 anos, não vê a hora de fazer a mudança para o novo lar. Com deficiência física, ele lembra de como era o deslocamento na antiga morada, às margens do Cocó, próximo ao Castelão. “A casa fica perto de um rio. Quando tem enchente, alaga. A estrada só tinha buraco e pedra. Aqui (no Jangurussu), é ótimo”, comparou Ronaldo, que testou as rampas de acessibilidade durante a entrega da casa.

Mãe de Ronaldo, a dona de casa Antônia Ilma, de 56, sorri ao ver a nova casa. E não esconde a pressa pelo sossego: “A minha casa tá quase caindo na cabeça. Estou ansiosa pra vir pra cá. Já posso dizer que venho pro céu”. José Euclides Ferreira Gomes Júnior

José Euclides Ferreira Gomes nomeia o residencial entregue pelo governador Camilo Santana nesta segunda-feira (14). Defensor público, José Euclides foi prefeito do município de Sobral entre os anos de 1977 e 1982. Pai de Ciro e Cid Gomes, ambos ex-governadores do Ceará, e de Lia, Ivo (atual prefeito de Sobral) e Lúcio Gomes (atual secretário da Infraestrutura do Estado), José Euclides Ferreira Gomes Júnior faleceu em junho de 1996, aos 78 anos.

Corte no Bolsa Família

Durante a entrega das unidades habitacionais, o governador Camilo Santana se pronunciou sobre o corte de 41.691 famílias do programa Bolsa Família – a maior redução de contemplados da história do programa. “Para mim, isso é um crime. Quem deve pagar a conta da má administração do País não são os mais pobres, mais humildes. E infelizmente é o que está acontecendo, ainda mais quando o desemprego aumentou, quando a situação econômica está complicada”, disse. Os estados brasileiros sofrem cortes contínuos desde março último. Nesse período, o Ceará já soma 70 mil famílias retiradas do Bolsa Família.







A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...