30 agosto, 2018

Demutran realiza ações educativas e fiscalização de mototaxistas ilegais

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte, com o objetivo de proporcionar mais segurança para a população juazeirense que faz uso do serviço de mototáxi, e atendendo ao pedido realizado pela própria classe de mototaxistas, iniciou uma série de blitzes fiscalizadoras em busca de mototaxistas ilegais.

Mototaxista ilegal é aquele que exerce a função de mototáaxi sem as devidas licenças para a função. Essa era uma reclamação da classe mototaxita que está em dia com os alvarás, documentos do veículo, e tem seu serviço prejudicado devido aqueles que exercem a função de forma ilegal.

Foram recolhidas algumas motos que estavam em desacordo com o que diz a lei. As blitzes devem continuar de forma itinerante. O trabalho é dirigido pelo Setor de Transportes do Demutran. Para o diretor do setor, Josivaldo Pereira, o trabalho é necessário e traz mais segurança para a população.

“Essa fiscalização é direcionada para os mototaxistas piratas, aqueles que exercem a função irregular e que os regulares tanto falam que estão sendo prejudicados. Pessoas se aproveitam de suas motocicletas para exercer a atividade de forma irregular. O Setor de transporte saiu às ruas hoje para averiguar essa situação e combater as irregularidades”, destacou.





Praça Padre Cícero em fase de ajustes finais

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), informa que no próximo sábado, 08, a empresa responsável pela reforma da Praça Padre Cícero, a Coral, fará a entrega do equipamento ao Município. Ajustes finais estão sendo realizados.

 O Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, tem acompanhado de perto todas as etapas de elaboração do projeto, bem como das reuniões com os vendedores do entorno. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, através do secretário Luiz Ivan Bezerra, tem dialogado com os comerciantes informais, no intuito de garantir melhores condições de comercialização, além de maior organização e distribuição dos diferentes produtos comercializados nas áreas próximas da praça.

Outro grande objetivo do Prefeito é possibilitar que o início do ciclo das grandes romarias de Juazeiro do Norte comece com a praça aberta ao público. A festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira do Município, será iniciada no próximo final de semana. No sábado, 1º, haverá a II Cavalgada em louvor à santa. As festividades atraem para a cidade mais de 250 mil pessoas, até o próximo dia 15 de setembro.

A jardinagem do local está sendo realizada com colocação de gramado, plantas como palmeiras, ipês e outras espécies trarão uma ambientação mais harmônica à praça. Um sistema de irrigação foi implantado, bem como novas luminárias estão dando um charme a mais ao ambiente. Serão instaladas também 18 novas lixeiras para preservar o espaço limpo.

Novos bancos foram acomodados e passagens abertas para os que transitarem pelo seu interior. Houve a substituição do piso e, durante esses oito meses de obra, foi detectada a necessidade de drenagens nas ruas em volta da praça.

O projeto é da Secretária de Infraestrutura e arquiteta, Gizele Menezes, e busca resgatar o traçado original da praça. “Muita felicidade e satisfação é o que sinto, tanto de poder ter elaborado esse projeto, como de poder ter acompanhado a obra até a sua finalização. Vejo que cumpri meu papel não apenas de Secretária ou de arquiteta, mas também como cidadã que busca o melhor para nossa cidade, para nossa história, para o nosso povo”, disse.





Cidade iluminada: Largo da Basílica recebe 72 novas lâmpadas de led

Com a aproximação da segunda maior romaria do ano e abertura do ciclo das grandes romarias de Juazeiro do Norte, com a festa de Nossa Senhora das Dores, a cidade se prepara para receber cerca de 250 mil romeiros com melhorias que visam oferecer maior conforto, praticidade e segurança aos visitantes e a população local. Esta semana, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) instalou nova iluminação no largo da Basílica de Nossa Senhora das Dores. No total, 72 luminárias de led de 250w foram instaladas no local.

As melhorias estão sendo acompanhadas pelo Prefeito Arnon Bezerra e fazem parte de um conjunto de adequações que trarão melhorias na vida da população, garantindo maior segurança. A nova iluminação também integra o conjunto de ações do planejamento estratégico para a Romaria de Nossa Senhora das Dores, que acontecerá entre os dias 1º a 15 de setembro.

A Praça Beata Maria Araújo e o entorno do complexo do Centro Multiuso já estão com a nova iluminação, proporcionando ao espaço, estratégico na convergência de romeiros que chegam a Juazeiro do Norte, melhores condições de segurança para os romeiros, visitantes e moradores.

Limpeza e disciplinamento do comércio informal

O espaço também receberá limpeza geral e revitalização, como capinação, retirada de lixo e pintura dos meios fios. As equipes de fiscalização estão realizando trabalho de disciplinamento das barracas de vendedores informais e ordenando os espaços para melhor circulação de pedestres nas vias públicas e calçadas. Todo o trabalho vem sendo orientado por meio do Secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luiz Ivan Bezerra.

A cada ano, o secretário vem atuando no sentido de promover um disciplinamento dos vendedores informais das áreas delimitadas para a comercialização dos diversos produtos, sejam de Juazeiro do Norte e Cariri, e outras cidades do Nordeste.

Segundo o Coordenador dos fiscais de Campo, Paulo Henrique Menezes, antes mesmo do período de romaria, quando esse tipo de comércio se intensifica, é preciso realizar um trabalho constante de conscientização. “Com o fim das festividades religiosas, muitos desses comerciantes vão ficando, a maioria sem serem cadastrados pela Prefeitura, o que atrapalha o direito de ir e vir das pessoas”, explica.






Saúde leva Campanha de vacinação aos Conjuntos São Sebastião I e II

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, realizará na próxima sexta-feira (31), de 8h às 11h, ação de vacinação contra o sarampo e a poliomielite no loteamento Minha Casa, Minha Vida – Conjuntos São Sebastião I e II.  

As vacinas serão destinadas ao público-alvo da Campanha Nacional de vacinação, crianças de 01 a menores de 05 anos. A Campanha está acontecendo desde 06 de agosto e se encerra nesta sexta-feira (31).

A vacina é a forma mais eficaz e segura de impedir o reaparecimento dessas doenças. Por isso, a Secretaria de Saúde orienta que os pais ou responsáveis com crianças nessa faixa etária compareçam à ação. É necessário apresentar a caderneta de vacinação para que seja feito o acompanhamento da situação vacinal.




Seagri em parceria com a Ematerce realiza formação sobre o Garantia Safra 2019

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) e a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce), realizaram a primeira reunião com representantes das associações dos agricultores juazeirenses sobre o Garantia Safra 2019.

Garantia Safra é um benefício do Governo Federal que, em caso de perda de mais de 50% da produção do município, devido à seca ou a enchente, o agricultor apto ao programa recebe um benefício no valor de R$ 850,00. O programa atende as culturas do feijão, milho, arroz, mandioca, algodão e mamona com feijão. As áreas plantadas devem medir entre 0,6 e 5 hectares e a família do agricultor não deve ter renda superior a um salário e meio.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, fez a abertura do encontro e falou dos trabalhos desenvolvidos pela Seagri em parceria com a Ematerce. Segundo ele, há dois anos Juazeiro do Norte não necessita reclamar o Garantia Safra.  Para 2019, o Secretário garantiu que o Programa de Aração de Terra será iniciado com antecedência e, além disso, a Seagri irá disponibilizar uma máquina plantadeira.

Em seguida, Gerciano Andrande, técnico da Seagri, ministrou uma palestra sobre o Garantia Safra, desde quem pode receber o seguro até quais os trâmites legais para o agricultor receber o benefício. A partir de dezembro de 2018, os boletos para o Garantia Safra 2019 já estarão disponíveis na sede da Seagri. O pagamento do boleto é o primeiro passo passa a adesão ao benefício.






Jardim conclui ciclo de debates para elaboração da LOA 2019

As audiências públicas para a discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA-2019) do município de Jardim foram concluídas nesta quarta-feira, (29), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Na terça-feira, houve a participação de moradores dos distritos Jardim-Mirim e Corrente.

 O objetivo da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas, promotora das audiências, foi assegurar mecanismos para a efetiva participação da sociedade, inclusive, com a possibilidade de apresentação de sugestões de emendas pela população.

Durante dois dias, foram apresentadas e debatidas as áreas de resultado: Saúde; Educação; Cultura; Políticas Sociais e Esportes; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Atendimento ao Cidadão, Sustentabilidade Ambiental; Habitação e Urbanização; Mobilidade Urbana e Segurança.

Durante a elaboração da LOA , foram realizados diagnósticos setoriais, com um mapeamento dos principais desafios para a construção do futuro projetado para Jardim.

Orçamento

A LOA é a peça de planejamento que estabelece a previsão da arrecadação financeira e das despesas a serem realizadas pelo Poder Público a cada ano. Ela apresenta de forma detalhada os valores a serem investidos em cada ação governamental, orientando a gestão das políticas públicas municipais.





28 agosto, 2018

Jardim realiza Fórum Comunitário do Selo Unicef 2017/2020.

A Prefeitura de Jardim realiza nesta terça-feira (28), o I Fórum do Selo Unicef 2017/2020. O evento acontece no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, COHAB II, das 09h às 15h. Representantes de diversos segmentos da sociedade participam da ação que visa garantir os meios para que o município receba o reconhecimento pelo trabalho em prol da garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Secretarias de Cultura, Educação, Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social são os principais setores observados para a conquista do Selo. Representantes do Legislativo, imprensa, sociedade civil, Conselho Tutelar, Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência (CIDIA) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e da Adolescência participam dos grupos de trabalho.

Durante o Fórum, os articuladores apresentam metas, objetivos e a situação do município diante de cada demanda. Já os representantes do Conselho Municipal da Criança e Adolescente apresentarão a metodologia que Jardim deve utilizar para garantir o cumprimento das metas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA JARDIM





27 agosto, 2018

Projeto sinalize começa a ser executado em Jardim

O Projeto Sinalize começou a ser executado em Jardim nesta segunda-feira (27).  Ao todo serão aplicados 20 mil metros quadrados de asfalto em ruas centrais da cidade. A prefeitura afirma que o investimento dará melhores condições de tráfego à população e evitará acidentes de trânsito. O projeto também melhorará a sinalização vertical e horizontal nos trechos beneficiados. 

Os dois investimentos ultrapassam os R$ 500 mil. O Projeto Sinalize é uma iniciativa do Governo do Estado e a Construtora Coral é a responsável pela execução. Posteriormente, com recursos do Governo Federal, outras sete ruas serão contempladas com a pavimentação asfáltica. 

O governo do Estado também anunciou o início da construção da “Areninha”, da rodovia que liga Jardim ao município de Penaforte, na qual serão investidos R$ 39.370.000,00; além da adutora no Distrito de Gravatá, quando com investimentos de R$ 1.100.000,00 e a instalação da base do  Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO). Jardim será a única cidade com menos de 50 mil habitantes a receber uma base do RAIO. Estas obras devem ser iniciadas nos próximos dias.















26 agosto, 2018

Grande carreata e caminhada abre comitê de Fernando Santana em Barbalha

Um grande evento da início a caminhada do PT e de fernando Santana na cidede de Barbalha falamos da inauguração do comitê de campanha do candidato a Deputado Estadual Fernando Santana PT realizado no último Sábado dia 25 que teve sua concentração a partir das 17 horas com o seu inicio com uma carreata até a igreja do Rosário onde de lá milhares de apoiadores prosseguiram em caminhada pelas ruas em uma alegria contagiante até o comitê na rua Pinto Madeira 167, centro da cidade.

A organização tinha como espectativa de uma simples carreata por ser a abertura do comitê mas teve uma quantidade de pessoas muito grande, em ser apenas a abertura do comitê já ter tido uma grande particição dos municipes como também de eleitores da região do Cariri


No comitê inaugurado com a participação de milhares de amigos e correligionários, Fernando Santana, afirmou em seu discurso. “Pretendo ser na assembleia legislativa do Ceará, um nato representante do cariri, e irei trabalhar por cada um dos municípios, a fim de que possamos pensar num processo de regionalização, que venham de encontro ao desenvolvimento integrado beneficiando de sobre maneira desde os pequenos municípios, até  o grande conglomerado Crato Juazeiro do Norte e Barbalha” Pontou.





Prefeitura de Jardim e Uninassau firmam parceria para a oferta de cursos superiores

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Jardim e a Faculdade Uninassau vai oferecer cursos de formação superior aos jardinenses. A iniciativa foi anunciada pelo prefeito Aniziário Jorge Costa, no dia 9 de agosto, e busca formar e capacitar a população em diversas áreas, dentro do projeto mantido pela instituição de ensino.

A iniciativa é um projeto de Responsabilidade Social do Grupo Ser Educacional, realizado em todas as unidades do grupo. O prefeito Aniziário Jorge viu a necessidade que os munícipes têm em concluir um curso de nível superior e firmou essa parceria, que é considerado um grande avanço para o município de Jardim,  “Fomos atrás dessa parceria inédita para oferecermos à população a oportunidade de capacitação e aperfeiçoamento. 

Quem estuda, se capacita, vai atrás de crescimento profissional tem mais chances de entrar e se manter cada vez mais competitivo mercado de trabalho. Nosso interesse é dar oportunidade para que o povo cresça por si só, por seu talento e capacidade. Cursos como esse possibilitam o crescimento e o desenvolvimento não apenas da população, mas da cidade em si”, destacou o prefeito Aniziário Costa.





Parceria Sebrae-Prefeitura instala Sala do Empreendedor em Jardim

No último dia 20, foi inaugurada a Sala do Empreendedor em Jardim, através da parceria Prefeitura Municipal e Sebrae. Participaram do momento o Prefeito Aniziário Jorge Costa, o diretor-executivo do Sebrae, Reginaldo Braga, vereadores, secretários e população.

Em seu discurso o diretor, Reginaldo Braga destacou a importância desse espaço para o desenvolvimento local. “Essa cidade passa a integrar uma rede de desenvolvimento apoiada pelo Sebrae. Começaremos a fazer um diagnóstico das necessidades de Jardim e, em seguida, apresentaremos um plano de trabalho. Esse é um embrião de um projeto maior, que poderá, no futuro, ser uma entrada de recursos para o município”.

O Prefeito Aniziário Jorge Costa deu destaque a necessidade de promover a independência financeira das famílias de Jardim. “A Sala do Empreendedor, entre outras vantagens, chega para apoiar aqueles que já possuem habilidades em determinadas áreas e que só faltavam as oportunidades. Precisamos oferecer meios para que haja uma independência financeira, que as habilidades sejam exploradas de forma a gerar empregos e renda em nosso município”. A Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, na Secretaria de Trabalho e Ação Social.





Prefeitura convida população para participação da elaboração da LOA – Lei Orçamentária Anual 2019.

Audiências públicas serão realizadas nos próximos dias 28 e 29 de agosto, para debater a Lei que define o Orçamento do próximo exercício. A população de Jardim está convidada para participar das audiências públicas para discutir a proposta para a Lei Orçamentária Anual (LOA), para o exercício de 2019. 

Os encontros serão realizados no dia 28, na Escola Monsenhor Alcântara do Centro Administrativo Municipal, Distrito de Jardim-Mirim, a partir das 08 horas e na Escola Luiz Leite Bringel, no Distrito de Corrente, às 13 horas. No dia 29, a audiência acontecerá na sede da Câmara Municipal de Jardim, a partir das 08 horas. 

Todas as sugestões recebidas serão levadas para discussão na audiência e caso sejam compatíveis com o Plano Plurianual (PPA) e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), poderão ser incluídas na proposta final. A proposta da LOA será enviada ao Poder Legislativo até o dia 31 de outubro.





A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...