31 julho, 2015

CONVITE

                                Convite 

A Diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba de Barbalha – Liesba tem a honra de convidar V.S.ª. para a cerimônia de encerramento da 2ª Oficina Carnavalesca de Barbalha.
Data: 01 de Agosto de 2015
Local: Cine Teatro Municipal
Horário: 9:00 h


Batalhão de divisas e o Raio é apresentado a população de Barbalha

Aconteceu na tarde desta sexta-feira 30, em Barbalha a solenidade de apresentação dos novos tipos de policiamentos que vem dinamizando a segurança pública na Região. Barbalha estar na Área integrada de Segurança 11, e com o objetivo de apresentar a sociedade barbalhense, o efetivo do Batalhão de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas BPRAIO do Cariri e do Batalhão de Divisas, todo efetivo e equipamentos foram apresentados. O evento contou com a presença do Prefeito José Leite e da vice-prefeita Maria Betilde Sampaio Correia; secretários municipais; vereadores; o comandante do CPI/Sul, Coronel Jarbas Aguiar Freire; do major Francisco Márcio de Oliveira, comandante do BPRAIO; o comandante do BPRAIO no Cariri- 3ª CIA o capitão Luciano Rodrigues de Oliveira; o comandante do Batalhão de Divisas, Major Farias; o capitão L. Rodrigues comandante da 2ª CIA em Barbalha; Major Marcos Alencar, comandante do Ronda do Quarteirão e o Tenente Cícero Rodrigues dos Santos, subcomandante do 2º BPM. A solenidade contou ainda com a participação da população, muita gente foi ao centro da cidade para conhecer os novos equipamentos da Policia Militar.
Para o prefeito José Leite, é importante a chegada do Batalhão de Policiamento do Raio no interior, porque trás mais segurança aos cidadãos, “Essa é mais uma ação do governador Camilo Santana que olha mais de perto para o Cariri, dar uma atenção especial a Barbalha, trazendo segurança para a população”, disse José Leite.
O Coronel Jarbas Aguiar Freire, disse que essa é mais uma ação que faz parte do compromisso do governo do Estado para com os cearenses, trazendo mais segurança. É um compromisso Recorde em menos de seis meses de gestão, concretiza esse projeto, criando um Batalhão de Divisas e interiorizando o Batalhão Raio e a CIOPAE – a Coordenadoria Integrada e Operações Áreas, esses equipamentos vão ser fundamentais para otimizar a condição de segurança pública da Região do Cariri.













































30 julho, 2015

Relatório de Atividades do Instituto Lula‏

Companheiro e Companheira,

Vamos divulgar amplamente este material nas redes sociais. O Instituto Lula lançou um relatório com as atividades das suas diversas frentes de atuação nos últimos quatro anos. Desde a preservação do acervo histórico do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até o trabalho de cooperação e intercâmbio com a África e a América Latina.

O relatório também conta a história de 25 anos do atual Instituto Lula desde que era conhecido como IPET, na década de 90, e depois como Instituto Cidadania. O ex-presidente, depois de dois mandatos, retornou para a mesma residência que tinha antes de ser eleito e para o mesmo escritório onde trabalhava antes de ser presidente.

Em um momento onde certos setores atacam a liderança do ex-presidente Lula e lançam mentiras sobre suas atividades, vale conhecer o amplo trabalho no Brasil e no mundo, e divulgar contra as mentiras espalhadas por certos setores da imprensa.

Para resgatar num único documento o registro desse trabalho e possibilitar que pessoas de boa fé conheçam esse histórico, divulgamos a retrospectiva que você pode acessar e consultar através do link: http://goo.gl/R4RWSO


Cerca de 17 mil estudantes ainda aguardam computadores do Estado

Os equipamentos foram prometidos como premiação para quem atingisse uma nota mínima no Enem e no Spaece, em 2013 e 2014. 16.614 alunos aguardam a premiação. Alguns estudantes já estão na faculdade

Se tivesse recebido o computador prometido pelo Governo do Estado ainda em 2014, o estudante do curso de Ciências Sociais, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Adriel Pinheiro, 18, teria a vida mais fácil. “Hoje, eu preciso recorrer aos meus amigos ou a uma lan house. O problema é que nem sempre os equipamentos dos conhecidos estão disponíveis e eu tenho que gastar muito dinheiro”, lamenta. Aluno da escola pública no ensino fundamental e médio, Adriel conseguiu a premiação ao se destacar, ainda no 2º ano, no Exame Nacional do Ensino Médio, no fim de 2013, mas, até o momento, ainda não recebeu o notebook.

Um total de 16.614 alunos da rede pública que tiveram bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), em 2013 e 2014, ainda esperam receber os notebooks prometidos pelo Governo do Estado. A premiação é garantida pela lei nº 14.483, de 2009, reformulada em 2012 através da lei nº 14.691. Nela, alunos das três séries do ensino médio de escolas estaduais devem receber computadores se atingirem médias satisfatórias tanto no Enem quanto no Spaece.

LEIA TAMBÉM
Alunos premiados no Enem e Spaece de 2013 ainda não receberam computadores
As pontuações mínimas para receber o prêmio são 325 pontos em Língua Portuguesa e 350 pontos em Matemática, na avaliação do Spaece. Já para o Enem, a nota menor é 540 para alunos do 2º ano do ensino médio e 560 pontos para os alunos do 3º ano. A espera pelos equipamentos foi noticiada pelo O POVO em março e em junho deste ano.

O vice-presidente do Sindicato dos Professores e Servidores no Ceará (Apeoc), professor Reginaldo Pinheiro, afirma que o sindicato solicitou uma pauta para discutir com o Estado a questão. “O Governo deve explicar a razão da demora dos computadores. É uma cobrança para se ter respeito à legislação”, diz.

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) informa que realizou licitação para a compra de 32 mil computadores, relativos aos anos de 2013 e 2014, conforme orienta a Lei de Licitações 8.666/93. O restante dos computadores deve ser destinado ao alunos que alcançarem as notas este ano. O processo continua em andamento na Central de Licitações da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A licitação foi realizada no último dia 6 e agora está na fase de homologação.


Dia 7 de setembro é só o dia da Independência do Brasil

Para você, cidadão brasileiro, o 7 de setembro é só o Dia em que comemoramos a Independência do Brasil? Bom, para aqueles que fazem parte das Pastorais Sociais da Igreja Católica, este dia tem um significado que vai além: é o Dia do Grito dos Excluídos. O evento este ano traz como tema “A vida em primeiro lugar”, e lema “Que país é esse, que mata a gente, que a mídia mente e nos consome?”. Em preparação a esta realização, aconteceu hoje, 26, na Paróquia São Francisco das Chagas, em Juazeiro do Norte-CE, uma reunião com os coordenadores dos Ministérios da Caridade, Liturgia e Palavra das paróquias pertencente à Forania II.

O Grito dos Excluídos é celebrado anualmente desde 1995 e, em cada edição, traz um “grito” de acordo com as principais necessidades do povo. Diante da realidade atual e da influência midiática, o 21º Grito dos Excluídos refletirá sobre a manipulação ideológica das grandes mídias.
Até que ponto a mídia é vilã nesta história? Até que ponto nós, enquanto seres dotados de inteligência, a quem o criador deu o poder de dominar todas as coisas sobre a terra (Gn 1,26), não temos culpa por nos deixarmos manipular por tais informações?

Toda mídia defende interesses ideológicos, no caso das grandes emissoras, além disso, eles fazem da informação um meio de gerar lucro, resultado de um sistema capitalista. Mas nós temos a opção de verificar se a notícia publicada por elas realmente mostram a verdade dos fatos. Devemos sair do nosso comodismo e questionar se o que está sendo veiculado são informações que defendem interesses particulares, deixando de lado o que interessa ao povo. Questionar se o que vemos nos meios de comunicação de massa é realmente o nosso país. Esta é a causa defendida pelo Grito dos Excluídos 2015.
“Novelas, notícias que defendem o interesse burguês é o que vemos nas grandes emissoras. A mídia coloca o que quer e o que está sendo feito em nossas comunidades, como o espírito de solidariedade que tem as pessoas no bairro, projetos com relação a um trabalho de associação, a organização das pessoas em vida de missão, acaba sendo deixado de lado. É preciso tomar uma nova postura com relação aos meios de comunicação de massa”, disse o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Vileci Basílio Vidal.

O padre ainda falou que a igreja é comprometida com a construção de um novo país, por isso o dia 7 de setembro ganha um caráter que vai além da Independência do Brasil, mas a busca por uma independência do individuo diante das manipulações midiáticas. O Grito se torna, portanto, uma proposta de construção de um projeto popular do país, estando sintonizado com os movimentos sociais. “É uma proposta que faz com que a cada ano a sociedade se desperte com um tema, que é discutido, aprofundado, estudado e levado as ruas”, informou.
Na reunião foi decidido que o evento iniciará na Capela Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte, às 8h, de onde os cerca de 1.000 participantes que estão sendo aguardados, sairão em caminhada até o Marcado próximo a Paróquia São João Bosco. Os gritos serão feitos de acordo com as diversas realidades locais, em especial aquelas que dizem respeito a reivindicação de uma mídia ética, comprometida com a verdade na informação emitida, cobrando também mais educação, saúde, segurança ao poder público e a valorização da família na sociedade.








Jovens da Cruz Vermelha se despedem de Barbalha

Uma equipe da Cruz Vermelha Brasileira, através da filial do Estado do Rio de Janeiro, continua em Barbalha com atividades educacionais, palestras sobre saúde, dinâmicas em grupo, atividades sociais e práticas saudáveis, além de atividades físicas, em diversos locais do município.
São jovens universitários que participam da "Operação Cruz Vermelha Viva". Os alunos trouxeram seus conhecimentos a população socialmente vulneráveis. 
Aqui em Barbalha, à ação dos voluntários da Cruz Vermelha se dar através de uma parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, promovendo assim, várias ações no município barbalhense. Sendo a maior organização humanitária do mundo, a Cruz Vermelha desenvolve vários projetos no Brasil, e agora, com o Projeto Viva, que estar atuando em vários município do interior do país, existe boa expectativa dos jovens universitários, ensinarem e também receberem novos conhecimentos da população do interior do Brasil.
O grupo coordenado pela monitora de operações Jessica Saboya, estar na companhia de seis jovens acadêmicos, que já visitaram vários locais em Barbalha. O grupo começou as atividades na última segunda-feira 20, com visita ao bairro Malvinas; na oportunidade visitaram o Projeto Dom Bosco. Estiveram na Praça João Filgueira Teles ensinando práticas sobre educação física; estiveram na Academia da Saúde, na Praça Presidente Kennedy e no CRAS Malvinas em dois momentos com as crianças. 
Nesta quinta-feira 29, os jovens da Cruz Vermelha visitam as crianças do Instituto a Criança com Câncer pela manhã, e no mesmo período, estarão plantando duas arvores no Centro Administrativo no loteamento Jardins dos Ipês, no bairro Alto da Alegria, e a noite, no Instituto Dom Bosco encerrando suas atividades sociais em Barbalha.












A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...