21 março, 2013

FORTE PARCERIA FORTALECE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA



Assessoria de Imprensa


O contar e ouvir histórias remete a essa prática histórica da oralidade, proporcionando as crianças uma oportunidade para desenvolver a imaginação:.
Foi realizado na manhã desta sexta-feira 15, na Biblioteca Municipal Padre Augustinho Mascarenhas uma manhã de “Contação de História”, que contou com a participação dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Raúl Coelho de Alencar. O evento foi promovido pela Binquedoteca em parceria com a Biblioteca Municipal Padre Agustinho Mascarenhas e Centro Cultural Banco do Nordeste.
O evento contou com a participação de alunos da referida escola e professores sob a coordenação da gestora da escola, Elizângela Santos.
O trabalho de contação de história é um dos principais projetos da Brinquedoteca e da coordenadoria do sistema municipal de ensino nas escolas infantis e da Biblioteca Municipal Padre Agustinho, assim como a mediação de leitura.
O contar e ouvir histórias remete a essa prática histórica da oralidade, proporcionando as crianças dando mais oportunidade para desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário.
Na formação de uma criança, ouvir histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo.
Desde 2011 a Brinquedoteca vem atuando nas escolas municipais em Barbalha buscando sempre parcerias para ações realizadas com a participação de alunos para visitação na Brinquedoteca e estimulando-os com a boa leitura e contação de história. Agora se fortalece as parcerias com outras instituições como Centro Cultural Banco do Nordeste e Biblioteca Municipal Padre Agustinho.
Para Maria Aeudes Almeida  coordenadora da Brinquedoteca, essas parcerias se fortalecem as ações que disseminadas no município e a Brinquedoteca passe a realmente a funcionar no seu papel de brincar com os alunos.
Maria Isabel Leal representante da Biblioteca Municipal enalteceu as parcerias ora existente.
“A Biblioteca Municipal Padre Agustinho Mascarenhas se junta a duas grandes secretarias de Cultura e Educação para que neste ano escolar, seja movimentado com os eventos culturais. O exemplo como essa contação de história com o incentivo de leitura, para que realmente as crianças tenham o gosto pela leitura, trabalhando principalmente este aspecto na educação infantil”, disse.
Essa contação de história ocorrido na manhã desta sexta-feira é em homenagem o dia do “Contador de História” que transcorre no próximo dia 20 quarta-feira e a contação começou com leituras do livro de Clarice Lispector – Como nasceram as estrela.” O contador de histórias o professor Renê Rodrigues disse que procura fazer a maior forma possível de interatividade com os alunos, para que eles possam participar da história e não se torne uma coisa monótona, os alunos também são personagens.
O professor Renê ficou surpreso com a receptividade das crianças e disse que foi um momento importante na interatividade das crianças e dos próprios professores.     



   

Galeria de Fotos


ECRETÁRIO PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE O CÉUS


Assessoria de Imprensa


O seminário está sendo realizado pelo Ministério da Cultura em Fortaleza:
A Diretoria de Infraestrutura Cultural da Secretaria Executiva do Ministério da Cultura (SE/Minc) divulgou os endereços onde serão realizados os próximos seminários regionais dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CÉUS), antigas Praças dos Esportes e da Cultura.
Nos dias 11 e 12 de março será realizado o seminário de Brasília, destinado aos antes federados contemplados nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Tocantins, Rondônia e Distrito Federal.
Aqui no Estado do Ceará o seminário acontece nesta quarta e quinta-feira 14 e 15 respectivamente no Ponta Mar Hotel, na Av. Beira Mar, nº 2.200 no bairro Meireles.
Participam deste seminário os gestores contemplados nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. E como Barbalha está sendo contemplada com um equipamento destes, ou seja, um Centro de Artes e Esportes Unificados (CÉUS), que está em fase de conclusão no Parque da Cidade; o secretário de Obras do município Magno Silva Coelho participa do evento como representante do poder público e, como representante da Sociedade Civil, participa Carlos Manfredo Teles.  



Galeria de Fotos


SEJUVE, LDB E CLUBES SE ORGANIZAM PARA INICIAREM CAMPEONATO BARBALHENSE 2013


Assessoria de Imprensa


 A SEJUVE – Secretaria Municipal de Esportes e Juventude juntamente com a LDB – Liga Desportiva Barbalhense vem se movimentando com os clubes de futebol da 1ª e 2ª divisão respectivamente, para a realização do torneio início previsto para começar no dia 14 do mês de abril.
Duas reuniões já foram realizadas com os diretores dos times, no sentido de organizarem suas bases para a competição que é uma das mais organizada em termo de futebol amador do interior cearense.
O secretário da SEJUVE Jorge Luiz e o presidente da LDB Gilson Alves não estão medindo esforços para que a competição este ano seja um sucesso em termo de organização e de presença do torcedor no Estádio Inaldão.
A forma de disputa do campeonato das duas divisões já foi definida junto com diretores das equipes. A forma do campeonato seja da primeira ou segunda divisão foram definidas em duas chaves. Haverá confronto de chave contra chave se classificando os quatro primeiros que somarem o maior número de pontos independente de chave.
Em seguida haverá um confronto das quatro equipes classificadas, para a semi-final.
Sendo o primeiro contra o quarto e o segundo contra o terceiro colocado.
Ainda em termo de esporte, já houve um encontro envolvendo o secretário Jorge Luiz da SEJUVE e diretores da LDB e dos clubes sub 18 e do futebol feminino, para já começar essas duas competições no próximo mês de abril.     


Galeria de Fotos


AGROAMIGO CHEGA PARA MOVIMENTAR ECONOMIA DOS AGRICULTORES


Assessoria de Imprensa


Foi bastante concorrida  à solenidade de inauguração do Posto do Agroamigo do Banco do Nordeste. A solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira 11, e contou com as presenças de várias autoridades ligadas área da agricultura.
Presidente de associações comunitárias, associações de pequenos produtores rurais, diretores de sindicatos rurais de Missão Velha, Jardim e Barbalha, e diretores da UNAB – União das Associações de Barbalha, além de representantes da EMATERCE – Empresa  de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará,  representante da FETRAECE e funcionários e agentes do BNB.
“Esse é mais um tento para Barbalha, pelo que ela representa hoje essa inauguração do posto do Agroamigo do Banco do Nordeste que vai facilitar a vida do agricultor juntamente com outras linhas de créditos, disse o secretário de Desenvolvimento Agrário José Elismar de Vasconcelos acrescentando ainda que o Governo municipal sempre atrai parceiros para melhorar a qualidade de vida dos agricultores e o Agroamigo é uma ação  positiva que chega a Barbalha.
A gerente regional da EMATERCE Elcileide Mendonça afirmou que a chegada do Agroamigo a Barbalha é importante porque é necessário sempre investir na agricultura familiar, porque a cada dez empregos gerados na zona rural advêm da agricultura familiar. Elcileide Mendonça disse ainda que esse crédito do Agroamigo, vem fortalecer as ações de implementação de uma política com sustentabilidade, com responsabilidade ambiental principalmente no que diz respeito aos investimentos e projetos de convivência com o semiárido, crédito para as mulheres que tem suas atividades na zona rural, porque é lá, que impulsiona a economia dos municípios.
O gerente da agência do BNB em Barbalha, Cícero Alan disse que o cliente do Agroamigo é um cliente diferenciado, por ser da zona rural precisa de acompanhamento e muitas vezes buscá-lo para ter acesso ao crédito. Com a chegada do Banco do Nordeste em Barbalha viu que a demanda é grande e do potencial da região com os municípios de Barbalha, Jardim e Missão Velha e via a necessidade de abrir o posto do Agroamigo para atender aos agricultores desses municípios.
Antes o Agroamigo antes apresentava crédito ao agricultor até R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), mas agora, o valor de empréstimo vai até R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e a meta para ser aplicado nesses três municípios, mais de 4 milhões de reais.
Para o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do sítio Coité, Francisco Antônio Bernardo a chegada do posto do Agroamigo a Barbalha foi uma conquista para os agricultores e para o comercio, porque tudo que for financiado aqui vai gerar economia e ocupação das famílias na zona rural de Barbalha município.  


Galeria de Fotos


20 março, 2013

SECRETÁRIO DE SAÚDE DO CEARÁ ARRUDA BASTOS PROFERI AULA INAUGURAL DA ETSUS EM BARBALHA


 Assessoria de Imprensa

Aconteceu na noite desta segunda-feira 11, à Aula inaugural da ETSUS – Escola Técnica do SUS Dr. Antônio Machet Callou. A solenidade aconteceu no auditório da UFC – Universidade Federal de Medicina em Barbalha.
Á aula inaugural foi proferida pelo secretário de Saúde do Estado do Ceará, Arruda Bastos e contou com as presenças de várias autoridades da região do Cariri, diretores dos hospitais Santo Antônio e São Vicente de Paulo de Barbalha, além de alunos, médicos e  secretários municipais.
Na solenidade a mesa foi composta pelo prefeito José Leite; secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos; Dra. Maria de Lurdes Coelho que representou as secretárias municipais de saúde do Cariri; Coordenador do Curso de Medicina  - UFC – Campus Cariri Professor Cláudio Gleidiston Lima da Silva; Dra. Ondina Canuto, Diretora de Educação Profissional de Saúde Pública do Ceará; Luzir Rocha, Diretora da ETSUS – Escola Técnica de Saúde, a vice-prefeita Maria Betilde Sampaio Correia e o prefeito de Missão Velha, Dr. Tardine  Pinheiro.
O secretário Arruda Bastos disse que muito importante a Escola Técnica do SUS em Barbalha, porque é lá que vão ser formados os recursos humanos para toda área pública. O secretário acrescentou que se não fosse às escolas técnicas, as escolas de Saúde públicas e se não fossem as coordenações que existem em diversas secretárias municipais e na secretaria estadual de saúde e nem o apoio do Ministério da Saúde, nós estaríamos construindo os equipamentos e não teríamos profissionais capacitados para trabalhar nesses equipamentos, por isso que estamos aqui para proferir a aula inaugural da ETSUS em Barbalha, disse o secretário.
Arruda Bastos ainda disse que reconhece que capacitar e formar mão de obra para o Sistema Único de Saúde tanto no nível superior como no nível técnico é fundamental para que tenhamos uma saúde de melhor qualidade. 
O coordenador da UFC Professor Cláudio Gleidiston Lima disse que a saúde hoje é feita através de uma equipe multidisciplinar o médico não é mais a figura central, mas uma peça nesse complexo do sistema de oferta na manutenção da saúde das pessoas. E um desses profissionais é o técnico que se torna quase imprescindível na equipe multidisciplinar e Barbalha está de parabéns por essa iniciativa de estar formando indivíduos técnicos que vão fomentar outros municípios.
Para a diretora da ETSUS a Enfermeira Luzir Rocha, foi muito importante ter a presença do secretário Arruda Bastos nesse momento, assim, como ter as presenças de todos os alunos de vários municípios do Cariri. A ETSUS tem um caráter macrorregional e os recursos destinados aos cursos, são enviados pelo Ministério da Saúde e SESA – Secretaria de Saúde do Estado. A ETUS já formou 450 profissionais nos diversos cursos oferecidos e, para os novos cursos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal,  Auxiliar Técnico em Enfermagem, Auxiliar Técnico em Saúde Bucal, Curso de Vigilante a Saúde e o curso de Prótese Dentária, mais de 200 alunos já se inscreveram.
A Dra. Ondina Canuto disse que o município de Barbalha está de parabéns. “Eu acho que é uma visão regionalizada e isso é importante, e entendemos que a escola de Saúde Pública historicamente ela teve um alcance estadual, mas no momento em que começa a se incrementar toda rede de assistência, é importante essa proposta de educação permanente dos trabalhadores. E nós temos hoje aqui na região na perspectiva de descentralizar a formação a ETSUS em Barbalha, assim como outras regiões do Estado como a região Norte e na cidade de Iguatu. 
Para o prefeito José Leite essa é uma parceria importante da Prefeitura de Barbalha com o Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Ceará possibilitando a capacitação para diversos jovens da região do Cariri, porque hoje cerca de 30 municípios são contemplados com os cursos oferecidos pela ETUS. “Nós queremos formar esses profissionais com a melhor competência possível dentro do que é preconizado pelo Conselho Estadual de Educação e com registros legalizados, para que os profissionais formados na ETUS estejam aptos a trabalhar em todas as estruturas de saúde existentes e as que estão sendo construídas no Cariri, esse é o objetivo da ETSUS em Barbalha, disse o prefeito José Leite.
 

Galeria de Fotos


Alunas do Edson Olegário apresentam dança em homenagem ao Soldadinho do Araripe.Secretário de Saúde do Ceará: Arruda Bastos

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...