21 março, 2013

FORTE PARCERIA FORTALECE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA



Assessoria de Imprensa


O contar e ouvir histórias remete a essa prática histórica da oralidade, proporcionando as crianças uma oportunidade para desenvolver a imaginação:.
Foi realizado na manhã desta sexta-feira 15, na Biblioteca Municipal Padre Augustinho Mascarenhas uma manhã de “Contação de História”, que contou com a participação dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Raúl Coelho de Alencar. O evento foi promovido pela Binquedoteca em parceria com a Biblioteca Municipal Padre Agustinho Mascarenhas e Centro Cultural Banco do Nordeste.
O evento contou com a participação de alunos da referida escola e professores sob a coordenação da gestora da escola, Elizângela Santos.
O trabalho de contação de história é um dos principais projetos da Brinquedoteca e da coordenadoria do sistema municipal de ensino nas escolas infantis e da Biblioteca Municipal Padre Agustinho, assim como a mediação de leitura.
O contar e ouvir histórias remete a essa prática histórica da oralidade, proporcionando as crianças dando mais oportunidade para desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário.
Na formação de uma criança, ouvir histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo.
Desde 2011 a Brinquedoteca vem atuando nas escolas municipais em Barbalha buscando sempre parcerias para ações realizadas com a participação de alunos para visitação na Brinquedoteca e estimulando-os com a boa leitura e contação de história. Agora se fortalece as parcerias com outras instituições como Centro Cultural Banco do Nordeste e Biblioteca Municipal Padre Agustinho.
Para Maria Aeudes Almeida  coordenadora da Brinquedoteca, essas parcerias se fortalecem as ações que disseminadas no município e a Brinquedoteca passe a realmente a funcionar no seu papel de brincar com os alunos.
Maria Isabel Leal representante da Biblioteca Municipal enalteceu as parcerias ora existente.
“A Biblioteca Municipal Padre Agustinho Mascarenhas se junta a duas grandes secretarias de Cultura e Educação para que neste ano escolar, seja movimentado com os eventos culturais. O exemplo como essa contação de história com o incentivo de leitura, para que realmente as crianças tenham o gosto pela leitura, trabalhando principalmente este aspecto na educação infantil”, disse.
Essa contação de história ocorrido na manhã desta sexta-feira é em homenagem o dia do “Contador de História” que transcorre no próximo dia 20 quarta-feira e a contação começou com leituras do livro de Clarice Lispector – Como nasceram as estrela.” O contador de histórias o professor Renê Rodrigues disse que procura fazer a maior forma possível de interatividade com os alunos, para que eles possam participar da história e não se torne uma coisa monótona, os alunos também são personagens.
O professor Renê ficou surpreso com a receptividade das crianças e disse que foi um momento importante na interatividade das crianças e dos próprios professores.     



   

Galeria de Fotos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...