20 março, 2013

SECRETÁRIO DE SAÚDE DO CEARÁ ARRUDA BASTOS PROFERI AULA INAUGURAL DA ETSUS EM BARBALHA


 Assessoria de Imprensa

Aconteceu na noite desta segunda-feira 11, à Aula inaugural da ETSUS – Escola Técnica do SUS Dr. Antônio Machet Callou. A solenidade aconteceu no auditório da UFC – Universidade Federal de Medicina em Barbalha.
Á aula inaugural foi proferida pelo secretário de Saúde do Estado do Ceará, Arruda Bastos e contou com as presenças de várias autoridades da região do Cariri, diretores dos hospitais Santo Antônio e São Vicente de Paulo de Barbalha, além de alunos, médicos e  secretários municipais.
Na solenidade a mesa foi composta pelo prefeito José Leite; secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos; Dra. Maria de Lurdes Coelho que representou as secretárias municipais de saúde do Cariri; Coordenador do Curso de Medicina  - UFC – Campus Cariri Professor Cláudio Gleidiston Lima da Silva; Dra. Ondina Canuto, Diretora de Educação Profissional de Saúde Pública do Ceará; Luzir Rocha, Diretora da ETSUS – Escola Técnica de Saúde, a vice-prefeita Maria Betilde Sampaio Correia e o prefeito de Missão Velha, Dr. Tardine  Pinheiro.
O secretário Arruda Bastos disse que muito importante a Escola Técnica do SUS em Barbalha, porque é lá que vão ser formados os recursos humanos para toda área pública. O secretário acrescentou que se não fosse às escolas técnicas, as escolas de Saúde públicas e se não fossem as coordenações que existem em diversas secretárias municipais e na secretaria estadual de saúde e nem o apoio do Ministério da Saúde, nós estaríamos construindo os equipamentos e não teríamos profissionais capacitados para trabalhar nesses equipamentos, por isso que estamos aqui para proferir a aula inaugural da ETSUS em Barbalha, disse o secretário.
Arruda Bastos ainda disse que reconhece que capacitar e formar mão de obra para o Sistema Único de Saúde tanto no nível superior como no nível técnico é fundamental para que tenhamos uma saúde de melhor qualidade. 
O coordenador da UFC Professor Cláudio Gleidiston Lima disse que a saúde hoje é feita através de uma equipe multidisciplinar o médico não é mais a figura central, mas uma peça nesse complexo do sistema de oferta na manutenção da saúde das pessoas. E um desses profissionais é o técnico que se torna quase imprescindível na equipe multidisciplinar e Barbalha está de parabéns por essa iniciativa de estar formando indivíduos técnicos que vão fomentar outros municípios.
Para a diretora da ETSUS a Enfermeira Luzir Rocha, foi muito importante ter a presença do secretário Arruda Bastos nesse momento, assim, como ter as presenças de todos os alunos de vários municípios do Cariri. A ETSUS tem um caráter macrorregional e os recursos destinados aos cursos, são enviados pelo Ministério da Saúde e SESA – Secretaria de Saúde do Estado. A ETUS já formou 450 profissionais nos diversos cursos oferecidos e, para os novos cursos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal,  Auxiliar Técnico em Enfermagem, Auxiliar Técnico em Saúde Bucal, Curso de Vigilante a Saúde e o curso de Prótese Dentária, mais de 200 alunos já se inscreveram.
A Dra. Ondina Canuto disse que o município de Barbalha está de parabéns. “Eu acho que é uma visão regionalizada e isso é importante, e entendemos que a escola de Saúde Pública historicamente ela teve um alcance estadual, mas no momento em que começa a se incrementar toda rede de assistência, é importante essa proposta de educação permanente dos trabalhadores. E nós temos hoje aqui na região na perspectiva de descentralizar a formação a ETSUS em Barbalha, assim como outras regiões do Estado como a região Norte e na cidade de Iguatu. 
Para o prefeito José Leite essa é uma parceria importante da Prefeitura de Barbalha com o Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Ceará possibilitando a capacitação para diversos jovens da região do Cariri, porque hoje cerca de 30 municípios são contemplados com os cursos oferecidos pela ETUS. “Nós queremos formar esses profissionais com a melhor competência possível dentro do que é preconizado pelo Conselho Estadual de Educação e com registros legalizados, para que os profissionais formados na ETUS estejam aptos a trabalhar em todas as estruturas de saúde existentes e as que estão sendo construídas no Cariri, esse é o objetivo da ETSUS em Barbalha, disse o prefeito José Leite.
 

Galeria de Fotos


Alunas do Edson Olegário apresentam dança em homenagem ao Soldadinho do Araripe.Secretário de Saúde do Ceará: Arruda Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...