20 março, 2013

REUNIÃO COM FAMILIARES DO CAPS III BARBALHA


Assessoria de Imprensa

Aconteceu nesta quinta-feira dia 28 de fevereiro, a primeira reunião com os  familiares  dos usuários  que freqüentam   o CAPS  III no município de Barbalha.
A referida reunião teve como pauta principal, o tema “Preconceito e Inclusão”,  abordado pela  psicóloga Thércia Lucena Grangerio. 
Foi  evidenciado  o preconceito sofrido pelo usuário, junto aos próprios familiares, a necessidade da aceitação das limitações, e a superação  dos problemas para alcance da autonomia  em  alguns aspectos da vida social.
Foi esclarecido também, sobre o papel essencial da família  no acompanhamento das etapas e da  assistência prestada ao usuário.
Na idéia geral das pessoas, a doença mental é associada à deficiência mental e, ao mesmo tempo, o doente mental é encarado como um indivíduo que, não é capaz de pensar. (Quando há muitos que são mais inteligentes do que a maioria da população) e, ao qual, lhe é associado (equivocadamente) um fator de agressividade. Idéia que se perpetua muito mais pela imaginação do que por indícios reais e estatísticos.
O objetivo do CAPS III é, progressivamente, pro­curar criar nos usuários  uma autonomia maior em suas atividades de vida diárias, integrando-os na sociedade, valorizando  assim o indivíduo em toda sua complexidade. Esta é uma bandeira  que deve ser levantada por todos: Familiares e sociedade.


Galeria de Fotos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...