12 setembro, 2019

Secretaria de saúde de Barbalha, realiza mobilização social

A mobilização social e vigilância em saúde através da secretaria de saúde, coordenação da microcefalia, educação permanente, programa saúde na escola, secretaria de educação, secretaria de ação social e CAPS infantil, promoveram mais uma grande evento. Desta vez reforçando o setembro amarelo e dando ênfase, também, ao setembro verde, isto é, a inclusão social.

Nesta tarde de quinta feira, o cine teatro teve o prazer de abrilhantar ainda mais o seu cenário com a presença de crianças com microcefalia da região de Barbalha e do Juazeiro do Norte.

Foi um momento mágico em que as seguintes frases: Amor que não se mede e saúde é inclusão, materializaram-se nos lindos sorrisos de cada pequeninos presentes.

A coordenação da mobilização social, agradece a secretaria municipal de saúde, Dra. Pollyana Callou, o total apoio diário que sempre tem dado a todas as ações em saúde promovidas pelo município.























Resultado do PQA-VS 2018 da Região do cariri e a cidade de Barbalha tira primeiro lugar

O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) representa um marco para a Vigilância em Saúde por definir compromissos e responsabilidades para as três esferas de governo: a federal, com financiamento e apoio técnico, a estadual e a municipal, buscando induzir a implementação de iniciativas que garantam a melhoria das ações de vigilância em saúde.

Vejamos os indicadores.

Barbalha - 11 indicadores
Caririaçu - 10 indicadores
Granjeiro - 10 indicadores
Jardim -       7 indicadores
J do Norte- 10 indicadores
Missão Velha - 9 indicadores

O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde - PQA-VS compõe o conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas para a garantia do acesso integral a ações e serviços de qualidade, de forma oportuna, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população, para redução das iniquidades e para a promoção da qualidade de vida dos brasileiros.

Criado em 2013 e regulamentado conforme arts. 838 a 847 e Anexos XCVII a CI, da Portaria de Consolidação nº 5/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, e os arts. 475 a 483, da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, o PQA-VS representa um marco para a Vigilância em Saúde (VS) por definir compromissos e responsabilidades a serem assumidas pelas três esferas de governo expressas em metas estabelecidas: a federal, com financiamento e apoio técnico, a estadual e a municipal, buscando induzir a implementação de ações que garantam a consecução dessas metas. As diretrizes do Programa são:

ser um processo contínuo e progressivo de melhoria das ações de vigilância em saúde, envolvendo a gestão, o processo de trabalho e os resultados alcançados pelos estados, Distrito Federal e municípios; e,
estimular a gestão baseada em compromissos e resultados, expressos em metas de indicadores pactuados.






A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...