08 junho, 2019

Barbalha voltará a imunizar contra a Influenza

O prefeito Argemiro Sampaio foi, pessoalmente, à Secretaria de Saúde do município na manhã de hoje, sábado (8), acompanhar a chegada dos lotes da vacina contra o vírus da Influenza A, o H1N1, enviados pelo Ministério da Saúde. Ele verificou o processo de armazenamento e conversou com os profissionais responsáveis pela distribuição das vacinas. Na primeira remessa Barbalha bateu a meta chegando a 94,84% do grupo prioritário.

“Nós estamos tomando todas as medidas necessárias para conter o H1N1, trabalhamos uma frente de prevenção e orientação, ampliamos os leitos para atender as pessoas doentes, aceleramos os atendimento aos diagnóstico dos casos suspeitos, pedi total atenção em situação de emergência por conta de algum caso que possa surgir eu fui pessoalmente ao Ministério da Saúde pedir a chegada dessa segunda remessa. O presidente Jair Bolsonaro me ligou na quinta-feira para informar que o Governo Federal cumprirá o compromisso de ajudar e as vacinas já estão chegando”, disse o prefeito ao reafirmar que a campanha recomeçará na segunda-feira pelos grupos prioritários.

Por isso a partir da próxima segunda dia (10),  Barbalha voltará a imunizar idosos acima de 60 anos e crianças de zero até 5 anos de idade contra a Influenza. A aplicação da vacina contra a gripe H1N1 ocorrerá no Centro Materno Infantil na Rua da Matriz S/N, em Barbalha. Para realizar o procedimento é necessário a apresentação da caderneta de vacinas. Barbalha está entre os municípios que mais vacinaram no estado do Ceará, bateu a meta e chegou a 94,84% do grupo prioritário.

Confira algumas medidas de prevenção contra a gripe:

Lavagem das mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir algum alimento;

Evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável;

Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Manter os ambientes bem ventilados;

Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;

Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;

Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.






A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...