27 outubro, 2023

Diretor do Demutran Marcos Alencar, fala do abuso de autoridade do zona azul e de arbitrariedade dos agentes em Barbalha


Um assunto que tem gerado polêmica em Barbalha é o funcionamento da zona azul, o sistema de estacionamento rotativo no centro da cidade. Um cidadão identificado como Thales procurou a câmara de vereadores para denunciar o que ele considera abuso de autoridade e arbitrariedades por parte dos agentes do demutran. Segundo ele, em um período de dois meses, ele recebeu 85 notificações em seu veículo por parte do zona azul e três autos de infração por estacionar em locais irregulares.

O diretor do demutran, Capitão Marcos Alencar, falou do trabalho dos agentes e disse que eles estão agindo na lei. Ele explicou que o zona azul visa garantir a rotatividade das vagas e a fluidez do trânsito, e que os motoristas que desrespeitam as regras estão sujeitos às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Ele também afirmou que a fiscalização é feita com base em critérios técnicos e não em perseguição ou favorecimento.

A reportagem da tv crajubar conversou com os dois lados da questão e traz mais detalhes sobre essa polêmica. Confira no vídeo abaixo:



Vereador pede a recolocação da passarela metálica na Av. Costa Cavalcante


O vereador Dorivan Amaro apresentou na sessão desta quinta-feira (26) o Requerimento Legislativo nº 426/2023, que solicita à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, com cópia para o prefeito, a recolocação da passarela metálica na Av. Costa Cavalcante, ao lado da ponte e do parque da cidade.

Segundo o parlamentar, a passarela foi retirada, mas até agora não foi devolvida ao local. Ele afirma que a ausência da passarela prejudica os pedestres que precisam atravessar a avenida com segurança, especialmente os moradores da Florêncio de Alencar e do centro da cidade.

Dorivan Amaro ressalta que a Av. Costa Cavalcante é uma das principais vias de acesso à região central da cidade e possui um fluxo intenso de veículos. Além disso, ele lembra que o parque da cidade é um espaço de lazer muito frequentado pela população, que merece ter uma infraestrutura adequada para usufruir do local.

O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores e será encaminhado aos destinatários. O vereador Dorivan Amaro espera que a solicitação seja atendida o mais breve possível, para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos com segurança e conforto.



Requerimentos de André Feitosa buscam melhorar educação e abastecimento de água no Sítio Correntinho


Hoje falemos sobre dois requerimentos legislativos apresentados pelo vereador André Feitosa na Câmara Municipal de Barbalha. Esses requerimentos são de grande importância para a comunidade do Sítio Correntinho, que precisa de melhorias na educação e no abastecimento de água.

O primeiro requerimento, de número 423/2023, solicita ao prefeito Dr. Guilherme Saraiva e ao secretário de educação em que seja feita uma reforma na Escola Maria Noete, que atende os alunos da zona rural. Segundo o vereador, a escola está em péssimas condições de infraestrutura, higiene e segurança, prejudicando a qualidade do ensino e o bem-estar dos estudantes e professores.

O segundo requerimento, de número 424/2023, solicita ao prefeito e ao secretário de infraestrutura e serviços públicos que seja feita uma reforma ou a construção de uma nova caixa d'água no Sítio Correntinho. O vereador afirma que a caixa d'água atual está danificada e vazando, causando desperdício de água e deixando a população sem o abastecimento adequado.

Esses requerimentos mostram o compromisso do vereador André Feitosa  com as demandas da população rural, que muitas vezes é esquecida pelo poder público. Esperamos que o prefeito e os secretários atendam aos pedidos do vereador e realizem as obras necessárias para melhorar a vida dos moradores do Sítio Correntinho.



Economia de energia e segurança: vereador Vicente de Lica solicita lâmpadas de Led para a Rua Manoel José Vitorizo Sítio Lagoa



O vereador Vicente de Lica apresentou na sessão desta quinta-feira (26) o requerimento Legislativo nº 422/2023, que solicita ao Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, com cópia a empresa Prourbi, a troca de todas as lâmpadas da iluminação pública da Rua Manoel José Vitorino Sítio Lagoa por lâmpadas de LED.

Segundo o parlamentar, a medida visa melhorar a qualidade da iluminação e reduzir o consumo de energia elétrica na localidade. Ele afirma que as lâmpadas de LED são mais eficientes, duráveis e econômicas do que as convencionais, além de proporcionarem maior segurança aos moradores e transeuntes.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Executivo Municipal, que deverá responder logo sobre a possibilidade de atender à solicitação. O vereador Vicente de Lica espera que a troca das lâmpadas seja realizada em regime de urgência, ao considerar que se trata de uma demanda importante para a população da Rua Manoel José Vitorino, Sítio Lagoa.



Talles Henrique reclama de multas injustas do, zona azul na câmara de vereadores


Talles Henrique, um morador da rua 7 de setembro, usou a tribuna da câmara de vereadores para denunciar uma situação que considera injusta e abusiva. 

Segundo ele, os funcionários do, zona azul do município de Barbalha estão notificando e multando os veículos que ficam estacionados na frente das residências dos moradores, sem que haja uma justificativa legal para isso. 

Ele disse que recebeu três multas em um curto período, mesmo tendo seu carro parado na frente de sua casa, onde não possui garagem. Ele pediu apoio dos vereadores para resolver esse problema, que afeta não só a ele, mas a muitos outros moradores da mesma rua.




24 outubro, 2023

Farmácia Conviva celebra três anos de sucesso em Barbalha e anuncia nova filial em Missão Velha


Três anos de muito sucesso e muita dedicação dos que fazem a farmácia Conviva Barbalha! Essa é a mensagem que a equipe da Conviva quer transmitir aos seus clientes e amigos, que confiam na qualidade e no atendimento da farmácia que se tornou referência na região. 

Na semana passada, a Conviva celebrou mais uma jornada incrível de três anos, oferecendo promoções especiais de aniversário e sorteios de brindes. E como parte das comemorações, a Conviva tem uma grande novidade: no dia 13 de novembro, será inaugurada mais uma filial, dessa vez na cidade de Missão Velha, situada na Rua Afonso Ribeiro, 321 - Centro de Missão Velha. 

O proprietário e empresário, José Yesus, falou com alegria sobre os anos comemorados em Barbalha e sobre a expectativa de abrir uma filial na vizinha cidade de Missão Velha. Ele concedeu uma entrevista exclusiva ao site cncariri.tv.br, onde contou um pouco da história da Conviva, dos desafios enfrentados, dos diferenciais oferecidos e dos planos. Confira a seguir alguns trechos da entrevista:

- Como surgiu a ideia de criar a farmácia Conviva Barbalha?

- A ideia surgiu há três anos, quando percebi haver uma demanda por uma farmácia que oferecesse um atendimento personalizado, um mix variado de produtos e preços competitivos. Eu já tinha experiência no ramo farmacêutico e decidi investir nesse projeto, que foi muito bem aceito pela população de Barbalha.

- Quais são os principais diferenciais da Conviva em relação às outras farmácias?

- A Conviva se destaca pelo seu atendimento humanizado, pela sua equipe qualificada e pelo seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos seus clientes. Oferecemos uma variedade de produtos, desde medicamentos, cosméticos, perfumaria, higiene pessoal, até produtos naturais, suplementos e itens de conveniência. Além disso, nós temos preços acessíveis e condições especiais de pagamento.

- Como foi o processo de expansão da Conviva para Missão Velha?

- Foi um processo natural, pois percebemos haver uma oportunidade de levar a Conviva para outra cidade da região, que também precisava de uma farmácia com as características que nós temos. Escolhemos Missão Velha por ser uma cidade próxima, com um potencial de crescimento e com uma população que merece o melhor serviço.

- Quais são as expectativas para a inauguração da nova filial?

- As expectativas são as melhores possíveis. Estamos preparando tudo com muito carinho e cuidado para receber os nossos novos clientes e amigos. Ofereceremos as mesmas vantagens da matriz, como o atendimento diferenciado, os produtos de qualidade e os preços justos. Nós também teremos promoções exclusivas para a inauguração e sorteios de prêmios.

- Quais são os planos da Conviva para o futuro?

- Os planos são de continuar crescendo e se consolidando como uma das melhores farmácias do estado do Ceará. Queremos ampliar o nosso leque de produtos e serviços, investir na capacitação da nossa equipe e na satisfação dos nossos clientes. Nós também temos o sonho de abrir outras filiais em outras cidades da região, levando a Conviva para mais pessoas.

Agradecemos ao José Yesus pela entrevista e desejamos muito sucesso à Conviva Barbalha e à Conviva Missão Velha. E você, já conhece a Conviva? Então não perca tempo e visite uma das lojas. Em Barbalha, Rua 7 Setembro, 120. Na cidade de Missão Velha, situada na Rua Afonso Ribeiro, 321 - Centro Você vai se surpreender com o que a Conviva tem para você!

Barbalha avança na Saúde: mutirão de cirurgia de cataratas beneficia 137 pessoas com doença ocular


A prefeitura de Barbalha está promovendo um mutirão de cirurgia de cataratas para atender a população que sofre com essa doença ocular. 

O objetivo é melhorar a qualidade de vida e a visão dos pacientes que esperavam por esse procedimento. O prefeito Guilherme Saraiva acompanhou de perto o mutirão e conversou com o site cncariri.tv.br sobre a iniciativa. 

Ele disse que está muito satisfeito com os resultados e que se emociona ao ver os sorrisos dos pacientes que voltam a enxergar com clareza. Segundo ele, serão realizadas 137 cirurgias até o final do mutirão, que faz parte do slogan Barbalha avança na Saúde.




Vereador Dorivan Amaro, pede mais segurança para o bairro Malvinas


O bairro Malvinas, localizado na zona oeste da cidade, vem sofrendo com a falta de segurança pública. Os moradores relatam casos de assaltos, furtos e violência, que afetam a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade. 

Diante dessa situação, o vereador DORIVAN apresentou um Requerimento Legislativo nº 419/2023, solicitando ao Poder Executivo que tome providências para garantir mais segurança para o bairro. O Requerimento pede que sejam instaladas câmeras de monitoramento, iluminação pública adequada e reforço do policiamento na região. 

O vereador DORIVAN espera que sua iniciativa seja atendida e que os moradores do bairro Malvinas possam viver com mais tranquilidade e dignidade.



23 outubro, 2023

Vereador Odair propõe que Barbalha adira ao Selo Município Sem Racismo do Governo do Estado.



Uma proposta do vereador ODAIR visa tornar Barbalha um Município Sem Racismo, seguindo uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará. 

O Requerimento Legislativo nº 417/2023, aprovado por todos os vereadores, solicita que o Prefeito Dr. Guilherme Saraiva e a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos adotem o Selo Município Sem Racismo, que reconhece e incentiva as práticas de igualdade racial e de enfrentamento ao preconceito e à discriminação nas cidades cearenses. 

Essa é uma causa muito relevante para a nossa sociedade.


Procuradoria da Mulher de Barbalha Solicita Acordo para Fortalecer Políticas Públicas para Mulheres



A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Barbalha, presidida pela vereadora Efigênia Garcia, apresentou o Requerimento Legislativo nº 416/2023, que solicita ao Prefeito, Dr. Guilherme Saraiva, a celebração de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Procuradoria da Mulher e a Prefeitura Municipal de Barbalha. 

O objetivo do acordo é fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres, especialmente no que se refere à prevenção e ao combate à violência doméstica e familiar, à promoção da saúde, da educação e da autonomia econômica das mulheres.

O requerimento foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária do dia 23 de outubro de 2023 e encaminhado ao Executivo Municipal, com cópia à Secretaria de Planejamento e Gestão e ao Secretário de Desenvolvimento Social. 

A vereadora Efigênia Garcia espera que o Prefeito atenda à solicitação que o acordo seja firmado o mais breve possível, para que a Procuradoria da Mulher possa contar com o apoio da Prefeitura na realização de suas atividades e projetos em prol das mulheres barbalhenses.



A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...