29 abril, 2017

Bienal do Ceará tem curadoria de um dos maiores biógrafos do Brasil

A série especial Ceará de Atitude, que completa um ano neste mês de abril, conta a trajetória de Lira Neto, o escritor cearense que hoje é um dos maiores biógrafos do Brasil. 


A XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada neste mês no Centro de Eventos do Ceará, foi a maior da história. Reuniu escritores, leitores, editoras e palestrantes em um mesmo espaço, em que a literatura era o assunto principal. Na curadoria do evento, um dos maiores biógrafos do Brasil: Lira Neto. Natural de Fortaleza, Lira é autor da trilogia sobre Getúlio Vargas, que vendeu a imponente marca de mais de meio milhão de exemplares. Agora, está viajando o país inteiro para lançar seu último trabalho, "Uma História do Samba - As origens".


Hoje, com 53 anos, ele conta que o reconhecimento, no entanto, não foi de um dia para outro. Muito menos a descoberta do talento. Lira Neto estudou Topografia, trabalhou como vendedor, professor, balconista, e desistiu de duas faculdades: Filosofia e Letras, até que descobriu a paixão pelo jornalismo em um jornal da Capital. "Minha vida sempre foi uma busca, uma tentativa de me encontrar naquilo que me satisfizesse, mas não conseguia saber bem o que era. Um dia, apareceu a vaga de revisor no jornal Diário do Nordeste. Eu nem sabia o que era revisão num jornal e me explicaram que era aquele sujeito que revisava, que corrigia os textos. E como eu sempre li muito, sempre tive muita facilidade para escrever, achei que podia me candidatar à vaga. Fiquei com a vaga e no dia que eu pus os pés no jornal, já perto dos 30 anos, eu descobri que era aquilo que eu queria fazer", lembra.


"Eu descobri o jornalismo, essa grande paixão que até hoje me mobiliza e me comove".


Pouco tempo depois, Lira Neto sairia da revisão para a redação, desta vez no jornal O Povo. "Eu descobri o jornalismo, essa grande paixão que até hoje me mobiliza e me comove. Mas a vida de repórter sempre me trazia uma inquietação, uma incompletude. Eu sempre me incomodei com o fato de, no jornal, vocêter pouco tempo para apurar uma história e pouco espaço para escrevê-la. E aí eu disse: eu preciso continuar sendo jornalista em um outro suporte, não na página do jornal". Foi quando decidiu escrever livros para, de acordo com ele, escrever "sem a preocupação nem a pressão do tempo e do espaço".


Assim, recomeçou mais uma vez. "Quando eu resolvi escrever livros, meus amigos jornalistas disseram: você enlouqueceu, você não vai conseguir sobreviver. No começo, confesso que foi difícil. Meu primeiro livro, a biografia do Rodolfo Teófilo, foi publicado ainda aqui em Fortaleza, "O Poder e a Peste". Depois veio a biografia de Castello Branco, com uma tiragem modesta de oito mil exemplares. Em seguida, veio José de Alencar (O Inimigo do Rei), com 15 mil exemplares, mas a partir de Maysa, que tem 20 edições, fui conseguindo lentamente me libertar de outras atividades, como ser jornalista freelancer, me permitiu ser mais seletivo".


O reconhecimento foi ainda maior com a publicação do livro sobre Padre Cícero e com os três de Getúlio. "Esse sucesso todo que cercou a biografia de Getúlio também se repetiu no livro sobre o samba. Hoje é minha fonte exclusiva de renda", explica.


Personagens cearenses e a relação com o Estado

lira-neto-bienal-cearaA escolha de alguns personagens, segundo Lira, tem a ver com a influência do Ceará. "Sempre li os autores cearenses. José de Alencar, que inclusive eu viria a biografar depois, Quintino Cunha, Antônio Sales, todos esses autores de alguma maneira repercutiram em mim. E não é à toa que se você pegar o apanhado dos meus livros, você vai ver pelo menos três cearenses: Castello Branco, José de Alencar e Padre Cícero. Então o Ceará está dentro de mim aonde quer que eu vá. Eu, por exemplo, agora todos os anos saio do Brasil para dar aulas em uma universidade americana e o Ceará vai comigo até lá. O Ceará nunca saiu de mim e nunca sairá".


Essa ligação com o Estado se dá também nos seus lançamentos. O autor diz que estabeleceu uma espécie de ritual para lançar seus novos trabalhos: após Riode Janeiro e São Paulo, vem para Fortaleza. "Eu faço questão de ter um grande lançamento em Fortaleza porque, felizmente, eu consegui cultivar um bom número de leitores na minha cidade. Só pra citar um exemplo: no lançamento do livro do samba, este ano, eu passei quatro horas autografando livros sem parar no Passeio Público. Eu tenho muito carinho pelo leitor e, aqui, de uma forma muito afetiva".


"Estou há 16 anos fora, mas tenho uma ligação umbilical com a cidade e com o estado".



Convidado pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult) para ser curador da Bienal Internacional do Livro do Ceará, Lira Neto diz que tem uma relação afetiva com o evento. "A Bienal Internacional do Livro do Ceará tem uma história de intimidade comigo. A primeira Bienal, que ainda se chamava Feira do Livro, eu cobri como repórter. Passei a primeira Bienal toda escrevendo as matérias daqui, ainda em máquina de escrever, e mandava para a redação em fax. E, nas edições seguintes, eu sempre fui convidado como autor. E dessa vez eu recebi o convite do secretário da Cultura, Fabiano Piúba, para fazer a curadoria".

"Todo cidadão tem direito ao livro, à inclusão pela educação, à leitura, a descobrir o mundo".


Nesta edição, o tema foi "Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca" e Lira diz que essa forma de perceber a cultura foi o que o fez aceitar o convite. "Essa Bienal a gente entende como uma política pública, de formação de leitores, de difusão da leitura e isso logicamente não seria possível sem a articulação entre os vários poderes e a sociedade civil, a iniciativa privada. E a Secult entende que o poder público tem um papel fundamental no desenvolvimento da cultura, colocando, inclusive, a cultura como uma das prioridades, não como algo acessório, mas algo que está no nível da necessidade básica de todo cidadão. Todo cidadão tem direito ao livro, à inclusão pela educação, à leitura, a descobrir o mundo. Eu, como curador da Bienal, tenho só que agradecer o papel da Secretaria da Cultura e o do próprio governador porque ele entende que a cultura tem que ser uma prioridade de estado, tem que ser uma prioridade de qualquer governo", conclui.





Prefeitura de Juazeiro do Norte realiza primeira etapa do Planejamento Estratégico do Município 2017-2020

A primeira etapa de planejamento estratégico de Juazeiro do Norte, para os próximos quatro anos, contou com sua primeira etapa de elaboração, realizada nos últimos dois dias, em Workshop, encerrado na tarde desta sexta-feira. Secretários municipais, técnicos e coordenadores das pastas estiveram neste momento inicial, que contou com a presença do Prefeito Arnon Bezerra e o vice-prefeito, Giovanni Sampaio.

 O Plano Estratégico serve para que a gestão consiga obter mais resultados durante a sua ação, equivalente aos quatro anos de mandato. Durante o Plano são definidos objetivos alinhados à campanha e as reais necessidades do Município. Também possibilita que todos os secretários trabalhem de forma integrada e somando esforços. Dessa forma, a população de Juazeiro do Norte tem muito a ganhar. O workshop contou com a coordenação do economista e professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Lauro Chaves.

De acordo com o Prefeito, Arnon Bezerra, Dr. Lauro Neto veio a convite para auxiliar e dar orientações sobre planejamento estratégico, atrelado ao desenvolvimento de Juazeiro do Norte. “O que a gente está debatendo aqui é um trabalho de aperfeiçoamento”, que, segundo o chefe do executivo, já faz parte do seu plano de governo.

Para o Secretário de Gestão, Evaldo Soares, o Plano Estratégico é o início de um grande trabalho. A partir dos workshops seguintes, haverá a participação da sociedade civil, das instituições financeiras e instituições educacionais, para que seja possível discutir os desafios para se chegar ao Juazeiro desejado, onde todos possam ter a qualidade de vida esperada para se viver com dignidade. “A gente está discutindo o futuro de Juazeiro do Norte que nós queremos, com ações para serem implantadas em quatro anos, 2017 a 2020, e também querendo ver a Cidade com um futuro de 20 anos à frente”, destaca.

No planejamento são decididos os indicadores para medir o resultado de cada ação. Esses indicadores serão avaliados mensalmente, possibilitando que sejam corrigidas as ações que estejam menos eficientes e, assim, o Município ter um desenvolvimento cada vez maior, onde a população consiga uma qualidade de vida cada vez mais aceitável.

Os próximos encontros já ficaram pré-agendados para o mês de maio. “O Plano é extremamente participativo, nesse primeiro momento incluindo a gestão. Em um segundo momento será envolvida toda a sociedade civil organizada, através das lideranças”, destacou Lauro Chaves.


SEDUC e Editora SEFE realizam formação para professores da Educação Infantil
A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (SEDUC) realizou, entre os dias 25 e 27 de abril, uma formação voltada para professores do Ensino Infantil da rede municipal, em parceria com a SEFE Editora. A iniciativa é uma assessoria que a SEFE ofereceu como contrapartida à Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, por ter adotado os livros da Editora para este ano letivo.
De acordo com Lucélia Sampaio, coordenadora da Educação Infantil, os livros editados pela SEFE estão de acordo com o planejamento pedagógico que a Educação Infantil fez para 2017. Além disso, essa formação tem o objetivo de oferecer aos professores uma oportunidade de “fazer uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas em sala de aula”. Ela explica que esse tipo de reflexão pode ampliar as possibilidades de atuação de um educador, fornecendo novos subsídios que serão aplicados com o material didático escolhido. “A formação é enriquecedora para o professor trabalhar na sala de aula. Ela traz cantigas, orientações para os professores trabalharem as páginas dos livros e indicam que atividades podem ser feitas, e quais as brincadeiras e os tipos de interações, tudo isso com muita ludicidade”, ressalta a coordenadora.
Lucélia Sampaio lembra ainda que a SEDUC oferecerá em 2017, diversas formações para os professores da Educação Infantil, das quais quatro serão pela a assessoria do livro da SEFE Editora, e quatro pelo programa Mais PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa), além de outras mais que estão sendo planejadas.
A professora Josicléia de Oliveira de Sousa considera os livros adotados pela SEDUC de excelente qualidade, pois contemplam o que pede a Lei das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e, ao mesmo tempo, o conteúdo que o aluno tem que aprender em sala de aula. Ela diz ainda que a formação oferecida pela SEFE Editora também contribui para o trabalho dos professores, desde a entrada até a saída da criança da sala de aula. “Como estou assumindo uma turma da Educação Infantil pela primeira vez e fazendo o primeiro contato com o livro, essa formação, ministrada de forma bem prática, tem sido importante para que eu possa aplicar os novos conhecimentos, associando a teoria e a prática dentro da sala de aula”, comenta a professora.
Cada dia da formação foi destinada a um grupo específico de professores. No primeiro dia foram os professores do Infantil 03, no segundo os do Infantil 04 e, no terceiro dia, foram contemplados os professores do Infantil 05. A carga horária do curso foi de 8 horas.

1º Fórum de Direitos LGBT debate efetivação e garantia de direitos
Com o intuito de apresentar os membros do novo Conselho Municipal dos Direitos LGBT de Juazeiro do Norte, juntamente com o Plano de Ação para o ano de 2017, foi realizado nesta sexta-feira, 28, no Serviço Social do Comércio (SESC), o 1º Fórum de Direitos LGBT, adotando na sua primeira edição o título ‘Respeito por Direitos’.
Estiveram presentes a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Isabela Bezerra, e demais representantes Governamentais, da sociedade civil, estudantes universitários e o presidente da Comissão de Direitos de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da subsecção em Juazeiro do Norte, Tiago Callou.
O evento está sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos LGBT, que tem como presidente, Brenda Vlasack, e é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho. “Iremos nos empenhar para a criação de uma cultura de respeito. Precisamos romper paradigmas e trabalhar para uma sociedade sensível”, afirmou em sua fala.
O Fórum reiterou a importância de problematizar normatizações, naturalizações e dicotomias, de maneira que envolvam a compreensão das diversidades sexuais e de gênero. Dessa forma, será possível criar políticas públicas para zelar pelo cumprimento dos direitos de cidadania da população LGBT.
A Secretária da SEDEST, Isabela Bezerra, em sua fala de abertura do fórum, parabenizou a atuação do Conselho e o empenho em debater com a sociedade. “A realização desse primeiro Fórum mostra o quanto todos os envolvidos, que encabeçam o Conselho de Direitos LGBT, estão focados em traçar e planejar objetivos. É dessa forma que a gestão quer sensibilizar a sociedade, através do debate”, disse.
Plano de Ação 2017 – primeiros passos
Para execução do plano, algumas ações já estão em prática, a exemplo das buscas de dados estatísticos junto às Delegacias do Município, como os números de atendimentos e encaminhamentos mensais dos casos de preconceito e discriminação com a população LGBT, formação de grupos temáticos e comissões e a capacitação com Conselhos Tutelares.
A presidente do Conselho, Brenda Vlasack, também desenvolve importante trabalho de discussão de gênero no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro João Cabral. Segundo o diretor da Proteção Social Básica, Sandoval Barreto, a equipe técnica da SEDEST está se empenhando para que em todos os nove CRAS do município, seja desenvolvido trabalhos como esse. “Saímos daqui como multiplicadores, garantindo que todos os CRAS de Juazeiro terão grupos de gênero, vamos fortalecer os direitos para romper com as desigualdades”, afirmou.
Para encerrar o Fórum, Brenda Vlasack apresentou os passos seguintes, envolvendo pastas, como a cultura e educação para o desenvolvimento dos trabalhos. Entre elas, a promoção de denúncias de toda e qualquer atitude de discriminação à população LGBT; garantia de acessibilidade do cidadão LGBT a todos os ambientes, inclusive os que prestam serviços públicos e privados; realização de palestras nas escolas sobre o tema LGBT; formação e capacitação contínua na temática da diversidade de orientação sexual e identidade de gênero dos profissionais da rede socioassistencial, bem como para os próprios conselheiros; participação social no processo de formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas para LGBT; fomento a projetos e atividades de entidades privadas e da sociedade civil sobre o tema da diversidade de orientação sexual e identidade de gênero; realização e apoio à campanhas voltadas à população LGBT e capacitar, monitorar, avaliar e divulgar regularmente as ações do Conselho.
Após as falas dos membros do Conselho, foi aberto para aos participantes apresentarem suas demandas e sugestões. 

SEDECI continua a firmar parcerias com universidade e setor privado
Sempre em busca de aproximar o setor público, privado e acadêmico, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação firmou parceria com a Universidade Regional do Cariri – URCA, a empresa Construtora Raimundo Coelho e o Sindindústria. Outras empresas do ramo industrial também deverão aderir a parceria.

O objetivo é que a Universidade, através do curso de Engenharia de Produção, possa fornecer estudantes que farão estágios nas empresas, dando suporte a inovação de processos ou produtos. A URCA também poderá oferecer consultorias através da Empresa Júnior de Engenharia de Produção, aliando, assim, o que é estudado em sala de aula, com a necessidade diária do mercado.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação fará a ponte entre o mercado e a academia, levando a demanda das empresas até a Universidade, e apresentando os caminhos para que a parceria entre os dois setores seja firmada.



COMDEMA dialoga sobre questões ambientais

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Juazeiro do Norte, em reunião ordinária nesta quarta-feira, dialogou sobre o estudo Gravimétrico do Município, que traz subsídios para o processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Na ocasião, a Companhia de Gestão dos recursos Hídricos do Ceará (COGERH) ministrou uma apresentação técnica sobre gestão de recursos hídricos e outorgas.

O estudo Gravimétrico foi entregue individualmente aos conselheiros, para que eles analisem e façam considerações que venham a contribuir na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, pensando na geração, coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares e urbanos do município.

O Coordenador do Núcleo técnico da COGERH, Thiago Alves da Silva, apresentou ao Conselho a síntese da oficina sobre Instrumentos da Gestão dos Recursos Hídricos e Outorgas, que foi ministrada no dia 3 abril para a equipe técnica ambiental da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro (AMAJU). Essa iniciativa, aperfeiçoa o trabalho que o conselho realiza no município, participando ativamente na aprovação de cartas de anuência e funcionamento aos empreendimentos que utilizam poços ou lançam efluentes.

O COMDEMA se reúne, na última quarta-feira de cada mês, com o objetivo de debater e participar efetivamente na preservação, conservação, no uso sustentável, e melhoria da qualidade de vida no município. 



Prefeitura de Juazeiro do Norte realiza primeira etapa do Planejamento Estratégico do Município 2017-2020

A primeira etapa de planejamento estratégico de Juazeiro do Norte, para os próximos quatro anos, contou com sua primeira etapa de elaboração, realizada nos últimos dois dias, em Workshop, encerrado na tarde desta sexta-feira. Secretários municipais, técnicos e coordenadores das pastas estiveram neste momento inicial, que contou com a presença do Prefeito Arnon Bezerra e o vice-prefeito, Giovanni Sampaio.

 O Plano Estratégico serve para que a gestão consiga obter mais resultados durante a sua ação, equivalente aos quatro anos de mandato. Durante o Plano são definidos objetivos alinhados à campanha e as reais necessidades do Município. Também possibilita que todos os secretários trabalhem de forma integrada e somando esforços. Dessa forma, a população de Juazeiro do Norte tem muito a ganhar. O workshop contou com a coordenação do economista e professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Lauro Chaves.

De acordo com o Prefeito, Arnon Bezerra, Dr. Lauro Neto veio a convite para auxiliar e dar orientações sobre planejamento estratégico, atrelado ao desenvolvimento de Juazeiro do Norte. “O que a gente está debatendo aqui é um trabalho de aperfeiçoamento”, que, segundo o chefe do executivo, já faz parte do seu plano de governo.

Para o Secretário de Gestão, Evaldo Soares, o Plano Estratégico é o início de um grande trabalho. A partir dos workshops seguintes, haverá a participação da sociedade civil, das instituições financeiras e instituições educacionais, para que seja possível discutir os desafios para se chegar ao Juazeiro desejado, onde todos possam ter a qualidade de vida esperada para se viver com dignidade. “A gente está discutindo o futuro de Juazeiro do Norte que nós queremos, com ações para serem implantadas em quatro anos, 2017 a 2020, e também querendo ver a Cidade com um futuro de 20 anos à frente”, destaca.

No planejamento são decididos os indicadores para medir o resultado de cada ação. Esses indicadores serão avaliados mensalmente, possibilitando que sejam corrigidas as ações que estejam menos eficientes e, assim, o Município ter um desenvolvimento cada vez maior, onde a população consiga uma qualidade de vida cada vez mais aceitável.

Os próximos encontros já ficaram pré-agendados para o mês de maio. “O Plano é extremamente participativo, nesse primeiro momento incluindo a gestão. Em um segundo momento será envolvida toda a sociedade civil organizada, através das lideranças”, destacou Lauro Chaves.


SEDUC e Editora SEFE realizam formação para professores da Educação Infantil
A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (SEDUC) realizou, entre os dias 25 e 27 de abril, uma formação voltada para professores do Ensino Infantil da rede municipal, em parceria com a SEFE Editora. A iniciativa é uma assessoria que a SEFE ofereceu como contrapartida à Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, por ter adotado os livros da Editora para este ano letivo.
De acordo com Lucélia Sampaio, coordenadora da Educação Infantil, os livros editados pela SEFE estão de acordo com o planejamento pedagógico que a Educação Infantil fez para 2017. Além disso, essa formação tem o objetivo de oferecer aos professores uma oportunidade de “fazer uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas em sala de aula”. Ela explica que esse tipo de reflexão pode ampliar as possibilidades de atuação de um educador, fornecendo novos subsídios que serão aplicados com o material didático escolhido. “A formação é enriquecedora para o professor trabalhar na sala de aula. Ela traz cantigas, orientações para os professores trabalharem as páginas dos livros e indicam que atividades podem ser feitas, e quais as brincadeiras e os tipos de interações, tudo isso com muita ludicidade”, ressalta a coordenadora.
Lucélia Sampaio lembra ainda que a SEDUC oferecerá em 2017, diversas formações para os professores da Educação Infantil, das quais quatro serão pela a assessoria do livro da SEFE Editora, e quatro pelo programa Mais PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa), além de outras mais que estão sendo planejadas.
A professora Josicléia de Oliveira de Sousa considera os livros adotados pela SEDUC de excelente qualidade, pois contemplam o que pede a Lei das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e, ao mesmo tempo, o conteúdo que o aluno tem que aprender em sala de aula. Ela diz ainda que a formação oferecida pela SEFE Editora também contribui para o trabalho dos professores, desde a entrada até a saída da criança da sala de aula. “Como estou assumindo uma turma da Educação Infantil pela primeira vez e fazendo o primeiro contato com o livro, essa formação, ministrada de forma bem prática, tem sido importante para que eu possa aplicar os novos conhecimentos, associando a teoria e a prática dentro da sala de aula”, comenta a professora.
Cada dia da formação foi destinada a um grupo específico de professores. No primeiro dia foram os professores do Infantil 03, no segundo os do Infantil 04 e, no terceiro dia, foram contemplados os professores do Infantil 05. A carga horária do curso foi de 8 horas.

1º Fórum de Direitos LGBT debate efetivação e garantia de direitos
Com o intuito de apresentar os membros do novo Conselho Municipal dos Direitos LGBT de Juazeiro do Norte, juntamente com o Plano de Ação para o ano de 2017, foi realizado nesta sexta-feira, 28, no Serviço Social do Comércio (SESC), o 1º Fórum de Direitos LGBT, adotando na sua primeira edição o título ‘Respeito por Direitos’.
Estiveram presentes a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Isabela Bezerra, e demais representantes Governamentais, da sociedade civil, estudantes universitários e o presidente da Comissão de Direitos de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da subsecção em Juazeiro do Norte, Tiago Callou.
O evento está sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos LGBT, que tem como presidente, Brenda Vlasack, e é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho. “Iremos nos empenhar para a criação de uma cultura de respeito. Precisamos romper paradigmas e trabalhar para uma sociedade sensível”, afirmou em sua fala.
O Fórum reiterou a importância de problematizar normatizações, naturalizações e dicotomias, de maneira que envolvam a compreensão das diversidades sexuais e de gênero. Dessa forma, será possível criar políticas públicas para zelar pelo cumprimento dos direitos de cidadania da população LGBT.
A Secretária da SEDEST, Isabela Bezerra, em sua fala de abertura do fórum, parabenizou a atuação do Conselho e o empenho em debater com a sociedade. “A realização desse primeiro Fórum mostra o quanto todos os envolvidos, que encabeçam o Conselho de Direitos LGBT, estão focados em traçar e planejar objetivos. É dessa forma que a gestão quer sensibilizar a sociedade, através do debate”, disse.
Plano de Ação 2017 – primeiros passos
Para execução do plano, algumas ações já estão em prática, a exemplo das buscas de dados estatísticos junto às Delegacias do Município, como os números de atendimentos e encaminhamentos mensais dos casos de preconceito e discriminação com a população LGBT, formação de grupos temáticos e comissões e a capacitação com Conselhos Tutelares.
A presidente do Conselho, Brenda Vlasack, também desenvolve importante trabalho de discussão de gênero no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro João Cabral. Segundo o diretor da Proteção Social Básica, Sandoval Barreto, a equipe técnica da SEDEST está se empenhando para que em todos os nove CRAS do município, seja desenvolvido trabalhos como esse. “Saímos daqui como multiplicadores, garantindo que todos os CRAS de Juazeiro terão grupos de gênero, vamos fortalecer os direitos para romper com as desigualdades”, afirmou.
Para encerrar o Fórum, Brenda Vlasack apresentou os passos seguintes, envolvendo pastas, como a cultura e educação para o desenvolvimento dos trabalhos. Entre elas, a promoção de denúncias de toda e qualquer atitude de discriminação à população LGBT; garantia de acessibilidade do cidadão LGBT a todos os ambientes, inclusive os que prestam serviços públicos e privados; realização de palestras nas escolas sobre o tema LGBT; formação e capacitação contínua na temática da diversidade de orientação sexual e identidade de gênero dos profissionais da rede socioassistencial, bem como para os próprios conselheiros; participação social no processo de formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas para LGBT; fomento a projetos e atividades de entidades privadas e da sociedade civil sobre o tema da diversidade de orientação sexual e identidade de gênero; realização e apoio à campanhas voltadas à população LGBT e capacitar, monitorar, avaliar e divulgar regularmente as ações do Conselho.
Após as falas dos membros do Conselho, foi aberto para aos participantes apresentarem suas demandas e sugestões. 

SEDECI continua a firmar parcerias com universidade e setor privado
Sempre em busca de aproximar o setor público, privado e acadêmico, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação firmou parceria com a Universidade Regional do Cariri – URCA, a empresa Construtora Raimundo Coelho e o Sindindústria. Outras empresas do ramo industrial também deverão aderir a parceria.

O objetivo é que a Universidade, através do curso de Engenharia de Produção, possa fornecer estudantes que farão estágios nas empresas, dando suporte a inovação de processos ou produtos. A URCA também poderá oferecer consultorias através da Empresa Júnior de Engenharia de Produção, aliando, assim, o que é estudado em sala de aula, com a necessidade diária do mercado.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação fará a ponte entre o mercado e a academia, levando a demanda das empresas até a Universidade, e apresentando os caminhos para que a parceria entre os dois setores seja firmada.



COMDEMA dialoga sobre questões ambientais

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Juazeiro do Norte, em reunião ordinária nesta quarta-feira, dialogou sobre o estudo Gravimétrico do Município, que traz subsídios para o processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Na ocasião, a Companhia de Gestão dos recursos Hídricos do Ceará (COGERH) ministrou uma apresentação técnica sobre gestão de recursos hídricos e outorgas.

O estudo Gravimétrico foi entregue individualmente aos conselheiros, para que eles analisem e façam considerações que venham a contribuir na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, pensando na geração, coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares e urbanos do município.

O Coordenador do Núcleo técnico da COGERH, Thiago Alves da Silva, apresentou ao Conselho a síntese da oficina sobre Instrumentos da Gestão dos Recursos Hídricos e Outorgas, que foi ministrada no dia 3 abril para a equipe técnica ambiental da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro (AMAJU). Essa iniciativa, aperfeiçoa o trabalho que o conselho realiza no município, participando ativamente na aprovação de cartas de anuência e funcionamento aos empreendimentos que utilizam poços ou lançam efluentes.

O COMDEMA se reúne, na última quarta-feira de cada mês, com o objetivo de debater e participar efetivamente na preservação, conservação, no uso sustentável, e melhoria da qualidade de vida no município. 

SEDUC Juazeiro do Norte realiza convocação extraordinária para candidatos aprovados e classificados na Seleção Pública

 A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte realiza uma convocação extraordinária de candidatos aprovados e classificados na Seleção Pública para compor o Cadastro de Reserva de professores.

Desta vez, são convocados profissionais para atuarem temporária e exclusivamente, em escolas da rede municipal de ensino localizadas na Zona Rural.

A convocação foi feita de acordo com a lista classificatória definitiva do processo seletivo simplificado (Edital n.º006/2017 – SEDUC-JN), mas é destinada somente àqueles que realmente tenham interesse de atuar nas escolas abaixo relacionadas:

 EDUCAÇÃO INFANTIL

·  EMEIF Antônio Correia - Sítio Catolé

·  EMEIF Antônio Saraiva de Oliveira - Sítio Junco

·  EMEIF Raimundo Domingos - Sítio Gavião

·  EMEI Joaquim Alves Ribeiro - Sítio Brejo Seco

·  EMEI Professora Chiquita Callou - Sítio Amaro Coelho

·  EMEI Senadora Alacoque Bezerra - Horto de Cima



FUNDAMENTAL I

·  EMEIF Antônio Correia - Sítio Catolé

·  EMEIF Antônio Saraiva de Oliveira - Sítio Junco

·  EMEIF José Araújo - Vila São Gonçalo

·  EMEIF Líder Com. Antônio M. de Souza - Sítio Pau Seco

·  EMEIF Maria Bernardino Machado - Sítio Espinho

·  EMEIF Raimundo Pessoa - Sítio Gavião

·  EMEF Ver. Francisco Barbosa da Silva - Horto

·  EEF Laurentino Alves Macena - Sítio Leite

 FUNDAMENTAL II

·  EEF Antônio Benjamim de Moura - Sítio Porções

·  EMEIF José Araújo - Vila São Gonçalo

·  EMEIF José Sabiá - Sítio Sábia

·  EMEIF Líder Com. Antônio M. de Souza - Sítio Leite

·  EMEIF Maria do Socorro Cardoso - Palmeirinha

·  EMEIF Nossa Senhora de Fátima - Carás do Umari

·  EMEIF Raimundo Pessoa - Sítio Gavião

·  EMEF Ver. Francisco Barbosa da Silva - Horto

·  EMEIF Professora Maria de Lourdes Lopes de Sousa - Vila 3 Marias

 Os convocados devem se apresentar na Sala do RH na SEDUC-JN, na Rua 15 de Novembro, 101, São Miguel, no horário das 8h às 11h30min e das 13h30 às 18h, munidos de ficha cadastral já preenchida e de uma (01) cópia dos documentos abaixo citados:

▪ Carteira de Identidade (RG);

▪ CPF;

▪ Carteira de Trabalho;

▪ PIS/PASEP;

▪ Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação da última eleição;

▪ Carteira de Reservista e/ou Certificado de Alistamento Militar, para pessoas do sexo masculino;

▪ Comprovante de Endereço;

▪ Certificado de Escolaridade que o habilite para a área em que foi classificado (a);

▪ Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 (quatorze) anos;

▪ Cartão da Conta Corrente da Caixa Econômica Federal (CEF); e,

▪ Declaração de Bens e Renda.


A lista completa dos professores chamados nessa quinta convocatória e demais informações podem ser acessadas no arquivo acessível através deste link (Clique aqui para acessar) ou no site da www.juazeiro.ce.gov.br










28 abril, 2017

Governador assina ordem de serviço para construção de CEI e entrega títulos de terra em Frecheirinha

Será investido o valor de R$ 1,3 milhão, proveniente de recursos estaduais, convênio do contrato de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município


"Esse CEI vai ser muito importante, pois Frecheirinha é conhecido pelo potencial industrial, principalmente a fábrica de lingerie, e muitos pais não têm onde deixar os filhos. Agora terão um lugar de qualidade onde eles vão receber atenção, vão aprender. É essencial esse investimento na educação, até porque nós, do interior, já temos a fama de sermos carentes e é através do ensino que transformamos as pessoas e potencializa o trabalho de nós, educadores, a construir cidadãos", disse Iracema Sousa Azevedo, monitora da escola estadual Francisco Ferreira Pontes.

Ela, junto com os alunos da escola, prestigiaram nesta quinta-feira (27) a assinatura da ordem de serviço para construção do Centro de Educação Infantil (CEI) no município de Frecheirinha, na região Norte do Estado, pelo governador Camilo Santana. Será investido o valor de R$ 1,3 milhão, proveniente de recursos estaduais, convênio do contrato de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município.

"Vim aqui dar essa ordem de serviço, pois o prefeito sempre me dizia que, com as indústrias de confecções, as mães tinham o problema de onde deixar os filhos. Na terça-feira que vem já vamos começar as obras da CEI. Vamos fazer o que tem de melhor. Não deixa a desejar em nada em relação a nenhuma creche particular do país. A qualidade, além do prédio em si, é o serviço especializado. Para mim e para a minha vice, a professora Izolda, não tem alegria maior do que cuidar dos nossos jovens. A melhor saída para nossos filhos, nossos netos, é investir em educação", disse Camilo Santana.

O equipamento será composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground e poderá atender até 208 crianças, na faixa etária de 0 a 5 anos.

O secretário da Educação, Idilvan Alencar, destacou a importância da atenção para as crianças. "Embora nossa rede seja de ensino médio, o governo tem um compromisso com a educação infantil e o ensino fundamental também, através do PAIC. O CEI tem um investimento de R$ 1,3 milhão, em que o município entra com a parte imobiliária e o Estado, o equipamento em si. Serão 119 CEIs em todo o Ceará, atendendo 208 crianças cada, com estrutura toda completa. Estive antes com o prefeito de Frecheirinha, ele ficou muito feliz, e nós da Seduc também ficamos muito contentes, pois o processo da educação começa aí, na primeira infância", disse.

Durante a solenidade, o chefe do Executivo também entregou 45 títulos de terra para produtores rurais. Ao longo do mês, serão distribuídos 303 títulos de propriedade rural na cidade, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, em Frecheirinha.

Um dos que recebeu o título de terra foi Pedro de Almeida Aguiar, que não escondeu a felicidade. "Eu já deveria ter pego esse certificado há muito tempo, mas finalmente deu certo. Moro longe, mas fiz questão de vir buscar direto das mãos do governador. Estou muito contente, pois vou continuar produzindo na minha terra como sempre fiz, mas agora posso dizer que ela é minha de verdade", disse.


Centros de Educação Infantil no Ceará

Até o momento, já foram inaugurados 18 Centros de Educação Infantil, em Aquiraz (2), Iguatu (2), Quixeramobim (1), Sobral (2), Tauá (2), Varjota (2), Tianguá (3), Guaraciaba do Norte (1), Itaitinga (1) e Viçosa (2).

A ação faz parte do pacote de investimentos que assegura a construção de novos espaços educacionais com o mesmo padrão. Os recursos integram o Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil. Ao todo, o Estado ganhará 119 CEIs.


Títulos de Terra

Desde 2015, já foram entregues 14.807 títulos de propriedade rural em todo o Estado. O programa para entrega de títulos de terra é uma parceria do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através da Secretaria do Reordenamento Agrário e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O título de propriedade rural é o produto final do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária do Governo do Ceará, que vem sendo desenvolvido em parceria com o Governo Federal. Iniciado em 2004, o programa já teve o trabalho concluído em 109 municípios, dos 182 previstos para serem atendidos até a conclusão do programa, em 2020.






Camilo anuncia novo equipamento para o trabalhador cearense

Com 60% das obras concluídas, a unidade modelo aperfeiçoará o atendimento aos trabalhadores autônomos, informais e também aqueles que buscam o trabalho formal. "Estive visitando as obras do CTA e vamos inaugurá-lo até o fim deste ano. Esse é um importante investimento que o Estado está fazendo, para que sigamos qualificando profissionais e melhorando suas chances de uma colocação no mercado de trabalho”. O anúncio de inauguração do Centro do Trabalhador Autônomo (CTA) foi feito, na manhã desta quinta-feira (27), pelo governador Camilo Santana, durante o Dia de Serviços, promovido pelo governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e entidades classistas, em homenagem ao Dia do Trabalhador, que transcorre na segunda-feira, 1º de Maio.

Com 60% das obras concluídas, a unidade modelo aperfeiçoará o atendimento aos trabalhadores autônomos, informais e também aqueles que buscam o trabalho formal, seja com carteira assinada, como microempreendedor individual (MEI) ou associado. Estão sendo investidos na nova estrutura, através do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II), R$ 5 milhões. Os recursos foram financiados pelo Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Com o CTA, acrescentou o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, o governo do Estado, reafirma a sua política de colocar, sempre, o trabalhador e a trabalhadora cearenses como protagonistas do setor produtivo e atores estratégicos no desenvolvimento do Ceará. "Vamos colocar o trabalhador no lugar de destaque que ele merece, que é na centralidade do setor produtivo do Ceará", declarou Josbertini, enquanto circulava com Camilo Santana, pelos estandes de serviços diversos ofertados por todo o dia na Praça do Ferreira.

Os serviços foram ofertados das 9h às 16h, período em que os trabalhadores e seus familiares tiveram acesso aos corredores do Trabalho e da Saúde, bem como às tendas da Beleza e da Gastronomia. Para os trabalhadores, Júnior Paiva e Edileuza Sousa, a manhã foi proveitosa. “Estou confiante, me inscrevi no estande do Sine e vou aguardar ser chamado para entrevistas de emprego, aproveitei também para emitir minha carteira de trabalho”, afirmou Paiva.

“Vim para emitir a identidade e o CPF da minha filha e acabei checando também a pressão, além de assistir uma linda apresentação musical”, acrescentou Edileuza Sousa, que se emocionou com o talento das crianças do Coral Natal de Luz, que fazem parte do Instituto Nossa Casa Mãe África.

Nos corredores do trabalho e da saúde, o público teve acesso a diversos serviços, comoconsulta e encaminhamento para vagas de emprego, além de informações sobre os projetos de capacitação profissional da STDS; cadastro do empreendedor individual, declaração para microempreendedor; emissão de RG, CPF e Carteira de Trabalho e inscrição no Cadastro Único. Além disso, foram disponibilizadas orientações médicas e fisioterápicas; informações e acolhimento para dependentes químicos e familiares; e esclarecimentos sobre práticas de redução de danos. Houve ainda cortes de cabelo na Tenda da Beleza e aula show na Tenda da Gastronomia, organizada pela Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa), com direito à degustação de produtos.

O Dia do Trabalhador foi promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com as secretarias estaduais de Justiça e Cidadania (Sejus), de Saúde (Sesa), de Políticas sobre Drogas (SPD); Sine/IDT; secretarias municipais de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Saúde (SMS), Rede Cuca; além da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT/CE), entidades do Sistema S (Sesi, Sest/Senat e Senai), Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE).






Transporte intermunicipal: moradores da RMF e do Cariri ganham novos ônibus com ar-condicionado e wi-fi

Durante o evento, Camilo Santana e uma comitiva formada por lideranças do Governo e empresários do setor participaram de viagem em um dos ônibus. Os cidadãos que dependem do transporte público intermunicipal passam a dispor de mais estrutura e conforto no deslocamento diário. Nesta quarta-feira (26), na Praça da Estação, no Centro de Fortaleza, o governador Camilo Santana participou da entrega de 30 novos ônibus com ar-condicionado e acesso à Internet wi-fi para o transporte metropolitano. Destes, 27 são destinados a Região Metropolitana de Fortaleza e três para o Cariri.

Durante o evento, Camilo Santana e uma comitiva formada por lideranças do Governo e empresários do setor participaram de viagem em um dos ônibus. No trajeto entre o Centro de Fortaleza e o município de Caucaia, o governador utilizou o Bilhete Único Metropolitano e conversou com passageiros sobre a melhoria no serviço de transporte público.
Camilo Santana lembrou que a ação de colocar transportes novos e modernos nas ruas cumprem o Decreto nº 32.136, do último dia 25 de janeiro, que determina o prazo de oito anos para a mudança de toda a frota de 380 ônibus do sistema metropolitano, entregando novos veículos equipados com ar-condicionado e rede wi-fi.

"Essa é mais uma ação para beneficiar e trazer mais conforto para a população que usa o transporte público, que já tinha a vantagem do Bilhete Único Metropolitano, implementado desde 2016, com economia de até R$ 4 por viagem de ida e volta entre municípios próximos. Num clima quente como o nosso, num Estado semiárido de um país tropical, ter na Terra do Sol esse benefício dá mais conforto e qualidade de vida para os usuários", afirmou o governador.
Segundo o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Igor Ponte, a expectativa é que a frota metropolitana seja renovada antes mesmo do período de oito anos. "É bem estar para o cidadão usuário do transporte, possibilitando mais conforto no deslocamento de casa para o trabalho, com mais qualidade. O nosso clima é muito bom, mas vez por outra o calor aperta. Você estando num ambiente refrigerado, podendo acessar um e-mail, realizar várias atividades online, torna a viagem mais proveitosa e produtiva", disse Ponte.

A dona de casa Valdelice de Lima, 52, sorriu ao governador quando perguntada se o novo ônibus da Região Metropolitana de Fortaleza estava aprovado. Ela, que faz constantemente o trajeto entre a Capital e Caucaia para visitar a mãe, elogiou a temperatura agradável do veículo e garantiu estar mais feliz por ter conforto nas viagens intermunicipais."Antes era muito quente dentro do ônibus, às vezes a gente nem se sentava. Preferia ficar em pé por causa dessas cadeiras quentes. Ave Maria, agora melhorou demais", relatou.

Sandra Santos, 41, faz o caminho inverso de Valdelice. Todos os dias, sai de Caucaia bem cedo para trabalhar vendendo flores no Centro de Fortaleza. A comerciante confessou que está curiosa e tem ansiedade para testar os transportes mais modernos. "Com certeza esses ônibus vão trazer mais conforto. Quando a gente vai e volta, é muito lotado e, agora com ar condicionado, já vai aliviar a situação. E ainda tem wi-fi para usar o celular durante a viagem".

E não é só para os passageiros que a novidade traz satisfação. Motorista de ônibus há 25 anos, Antônio Sérgio da Silva, 43, admitiu nunca ter dirigido com tanto conforto e tranquilidade no trânsito de Fortaleza."Não tem do que reclamar dessa estrutura. A gente vai ter mais conforto para trabalhar neste trânsito intenso que nós temos. Só temos a agradecer ao governador por trazer esse apoio ao nosso trabalho".

Integração

Desde junho do ano passado em funcionamento, o Bilhete Único Metropolitano já acumula mais de 57 mil passageiros cadastrados, que moram em 14 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. O programa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades e do Detran, já ultrapassou a marca de cinco milhões de viagens.
O passageiro que faz a integração da linha de ônibus metropolitano com a linha de ônibus urbano entre municípios, tem uma economia diária de R$ 4, nos dois trechos, ida e volta. O desconto só se efetiva quando a integração é concretizada. Com o uso diário do Bilhete Único Metropolitano, a economia por passageiros é de R$ 120 por mês.





Garantia Safra: agricultores de 180 municípios cearenses serão beneficiados com o programa

O Garantia Safra proporciona ao agricultor a tranquilidade para enfrentar as adversidades nos períodos de plantio prejudicados pela seca. Agricultores familiares de todo o Estado vão contar com importante política pública para assegurar dias melhores no campo. Trata-se da edição 2016/2017 do Programa Garantia Safra, lançada nesta terça-feira (25) pelo governador Camilo Santana. Em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará, o chefe do Executivo se juntou ao secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira, e prefeitos para assinar o Termo de Adesão ao Garantia Safra. Nesta temporada, o programa teve adesão de 180 municípios.     

    O Ceará ofertou 350 mil vagas para agricultores familiares, estando 231.225 agricultores cadastrados no programa. Os investimentos para a safra de 2016/2017 são de R$ 117.924.750,00, sendo R$ 11.792.475 dos municípios, R$ 23.584.950,00 do Governo do Ceará, R$ 78.616.500,00 do Governo Federal e R$ 3.930.825,00 dos agricultores.

    Camilo Santana explica que, com o Garantia Safra, cada agricultor terá a tranquilidade necessária para enfrentar as adversidades nos períodos de plantio prejudicados pela seca. "O Garantia Safra é uma das políticas mais importantes para dar segurança aos nossos agricultores familiares do Ceará, diante do Estado em que grande parte dele é semiárido e que vem enfrentando situação de seca severa periodicamente, por cinco anos seguidos. Portanto, independentemente de ter inverno ou não, boa safra ou não, essa é uma política de prevenção para que a gente possa garantir o sustento dos homens do campo nos municípios cearenses", diz o governador.

O Garantia Safra objetiva beneficiar o agricultor que tem sua produção atingida pela seca ou enchente, com perda de pelo menos 50% da produção. A ação do governo atende agricultores que já pagaram os boletos do convênio e estão aptos para receber o recurso.

    Cada produtor que tiver a perda comprovada, segundo os parâmetros técnicos de vários órgãos como Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), receberá o valor de R$ 850, divididos em cinco parcelas iguais, mensais e consecutivas de R$ 170.

    O titular da SDA, Dedé Teixeira, ressalta que o programa tem sido sucesso no Ceará pela forma que vem sendo conduzido pela gestão do governador Camilo Santana, e que colhe frutos no alto número de adesões devido à confiança dos agricultores familiares no apoio oferecido pelo Estado.

    "O Garantia Safra possibilitou que, num período de cinco anos de seca, nós tivéssemos uma compensação para esses agricultores para amenizar os prejuízos. O Ceará tem sido pioneiro com as ações do programa. Esperamos que a gente possa manter vivo esse fundo de grande relevância para os trabalhadores do campo", destaca o secretário.

    Dos 184 municípios do Ceará, apenas quatro ficaram de fora da atual edição: Fortaleza, Eusébio, Guaramiranga e Jijoca de Jericoacoara.

Antonio Ferreira dos Santos, 65, trabalha com agricultura familiar desde os seis anos. Em Quixeramobim, trabalha na terra plantando feijão, milho e algodão. Para ele, o atual período no campo está bom para o plantio, mas lembra que os anos anteriores foram de muitas dificuldades. Com o Garantia Safra, o homem do campo esperança ter a ajuda necessária para não voltar a sofrer com necessidades no dia a dia. 

    "É muito importante isso aqui porque sem ajuda a gente num faz é nada. Porque o agricultor só trabalha com fome. Quando ele colhe uma safra, já está devendo. É uma vida sofrida. Então nós precisamos mesmo desse apoio do governador, pra ter uma vida melhor", conta.


    Convênio com os municípios

    Uma das mais importantes políticas públicas de convivência do pequeno agricultor com o semiárido, o Garantia Safra se firma no Ceará através do compromisso das gestões municipais, que junto ao governo buscam soluções para os períodos de chuvas abaixo da média.

Esta é a realidade vivida pelo prefeito Nilson na cidade do Cedro, na região Centro-Sul do Estado. Segundo ele, a manutenção de ações que auxiliam o agricultor são alicerce para combater o sério impacto causado pela seca em solo cearense. "Esse convênio que estamos hoje assinando é um trabalho muito importante do Governo do Ceará, juntamente com o apoio do governo federal, justamente para que a gente possa dar a essas pessoas que vivem na zona rural uma equidade. Esses cidadãos poderão receber, na sua casa, as condições para desenvolver suas atividades e sustentar suas famílias", diz.






27 abril, 2017

O Prefeito Arnon Bezerra, junto ao Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, e representantes religiosos de Juazeiro do Norte, foram recebidos na tarde de ontem pelo Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, em seu gabinete, para tratar de assuntos referentes às romarias. Na ocasião, foi tratada a questão dos caminhões paus-de-arara e o Prefeito Arnon Bezerra seguiu para Brasílica, onde terá audiência com o Ministro dos Transportes, Maurício Quintella, para tratar do assunto.

Na ocasião, foram apresentados projetos para impulsionar e fortalecer o turismo da região do Cariri. Também estiveram presentes o Vice-Prefeito, Giovanni Sampaio, o Secretário de Governo, Fernando Santana, o pároco da Basílica Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José, os administradores do Horto, Padre Hélio e Irmã Anette Dumoulin, e o pároco e reitor do Santuário dos Franciscanos, Frei Barbosa.

Como pauta principal, foi debatido a problemática dos carros ‘pau-de-arara’, tradicional meio de transporte utilizado ainda por grande parte dos devotos durante as romarias de Juazeiro do Norte. Segundo o Padre Cícero José, o número de romeiros que visitam a cidade durante os eventos religiosos tem caído consideravelmente por conta da intensa fiscalização pelos órgãos responsáveis, não apenas desses transportes alternativos, mas de um modo geral.
O Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, disse estar muito feliz em buscar soluções e melhorias para as romarias que se aproximam“. Apresentamos alguns projetos que pretendemos implantar para impulsionar o turismo e as romarias de Juazeiro do Norte. 

Foi uma reunião muito produtiva”, afirma. O Governador Camilo Santana se dispôs a dialogar com os governadores de todo o Nordeste, para, juntos, encontrarem uma melhor solução, visto que em muitos estados este tipo de transporte também é utilizado para a condução de fiéis.   Após a reunião, o Prefeito seguiu para Brasília, onde deve se encontrar com o Ministro dos Transportes para discutirem esse impasse. Camilo Santana aproveitou a ocasião para apresentar o projeto do Teleférico do Horto para os que estavam presentes. A comitiva deve se reunir em breve para uma reunião de conclusão. 


SEDUC realiza mais um encontro Gestores de Escolas da Rede Municipal

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte realizou mais um encontro com gestores escolares da Rede Municipal de ensino com o objetivo de fazer um balanço dos quase 30 dias do início das aulas do ano letivo 2017. O encontro serviu também para que a Secretária de Educação Maria Loureto de Lima, reforçasse os eixos de atuação da SEDUC, que nessa gestão atuará nas esferas Administrativas, Técnicas e Pedagógicas e, também, a autonomia dos gestores à frente das suas unidades de ensino. Loureto cobrou dos diretores e diretoras a observação para o cumprimento da carga horária dos professores e técnicos das escolas, principalmente referente ao sábado letivo.

“É importante que todos cumpram a carga horária e o gestor deve estar atento a isso, além de incentivar e conscientizar os alunos sobre a importância do comparecimento às aulas também no sábado. O gestor também não deve omitir a Secretaria, casos em que funcionários se acham no direito de sair mais cedo do seu posto de trabalho”, comenta Maria Loureto de Lima.

Durante o encontro, a Secretária elencou algumas ações que já demonstram a mudança nas práticas da Secretaria de Educação na Gestão do Prefeito Arnon Bezerra. Entre as ações elencadas pela Secretária estão as seleções simplificadas para professores temporários, professor e intérprete de Libras que demonstraram transparência na contratação de novos profissionais para atuarem na rede municipal. Ao longo do ano, serão realizados vários encontros que farão parte da agenda da SEDUC. A ideia é dar oportunidades para que gestores possam discutir a realidade das escolas e tenham oportunidades para momentos de estudos e aprofundamento de conhecimentos e práticas pedagógicas.

A secretária reforçou que deseja ouvir gestores, professores e as comunidades e tomar conhecimento de suas críticas e sugestões, para que as ações da SEDUC sejam aprimoradas. Ela lembrou ainda que as lideranças já estão procurando a SEDUC para que ela se faça presente em suas comunidades e leve até elas ações sócios-educativas.

Encontros com demais servidores da SEDUC estão sendo planejados
A Secretária Maria Loureto de Lima lembrou aos presentes que a SEDUC está planejando outros encontros com os demais servidores da educação, visando estar de acordo com o lema “Escola Integradora”, tratado por essa Gestão para a Educação do Município. Ela disse que está planejado um calendário para encontros com porteiros, vigilantes e merendeiras, por exemplo. Para estas últimas serão ministradas oficinas de capacitação para que possam melhor gerenciar os recursos da merenda escolar, para que o estoque não acabe antes do previsto.












Coordenação de Comunicação

Prefeitura de Juazeiro do Norte 
Informações para imprensa

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...