01 fevereiro, 2017

Prefeito convida população para encerramento da Romaria

Prefeito convida população para encerramento da Romaria 

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, convida à população de Juazeiro do Norte e do Cariri para participar da grande procissão de encerramento da Festa de Nossa Senhora das Candeias, a partir das 17 horas.

Tendo como uma de suas metas melhorar as condições de recepção aos romeiros e visitantes, o Chefe do Executivo tem acompanhado detalhes da realização da romaria. Ele destaca a sua intenção de fazer de Juazeiro “a cidade que cada romeiro precisa, para que seja bem tratado e bem recebido”, disse.

Hoje, o Prefeito participa do grande cortejo. A festa é considerada uma das mais belas manifestações da religiosidade do Nordeste e do País. São milhares de pessoas nas ruas do Centro da cidade, com velas acesas, num grande cordão iluminado, em louvor à santa.


Devotos fazem balanço positivo 

O encerramento da Romaria de Nossa Senhora das Candeias acontece na noite desta quinta-feira, 2, com tradicional procissão das velas, saindo da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e percorrendo as ruas Santa Luzia e São Pedro até a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, onde acontece a bênção do Santíssimo. O balanço da romaria este ano foi positivo, segundo organizadores, devotos e representantes religiosos.

A Romaria das Candeias, iniciada no último dia 29, encerra o ciclo das grandes romarias, que começou em setembro do ano passado. A festa contou neste início de ano com o Plano de Ação, coordenado pela Secretaria de Turismo e Romaria, mobilizando serviços essenciais, contando com a atuação da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e apoio da igreja.

Os setores de transportes, segurança, desenvolvimento social e saúde receberam reforço com atuação dos profissionais das respectivas áreas. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos, tem realizado fiscalização com diversos profissionais capacitados, no intuito de manter o ordenamento das barracas e vendedores ambulantes. Por meio de recomendação do Ministério Público, boa parte das barracas foi retirada do entorno da Basílica.

A meta é que seja elaborado um plano permanente para assistência aos romeiros durante as festividades religiosas da cidade. O Prefeito do Município, Arnon Bezerra, deu boas-vindas aos romeiros, na missa de abertura, destacando a importância da grande nação Romaria para a ‘Terra do Padre Cícero’. Na ocasião, foi apresentada equipe de secretários à nação romeira, para a realização dos trabalhos. O prefeito cumprimentou as primeiras caravanas de romeiros vindas de Alagoas, para participar das festividades.

Criação de área de embarque e desembarque elogiada por fretantes e romeiros

Uma das mudanças que gerou repercussão positiva entre os motoristas de ônibus que trazem romeiros de diversas cidades do Nordeste, foi a criação de áreas de embarque e desembarque. A medida foi tomada após uma série de estudos do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), para organizar o tráfego dos romeiros nas proximidades da Basílica.

“Gostei muito. Antes eu pagava mais de R$100,00 em estacionamento privado e era um transtorno. Agora temos um local onde podemos ficar mais à vontade para passar o dia todo. E melhor, foram instalados banheiros. Fiquei muito contente com essa novidade”, diz o motorista de ônibus Geraldo Muniz, do Estado de Alagoas.

O Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, avalia como positiva a Romaria de Candeias, a primeira sob à coordenação dos serviços da nova gestão. “O que a gente da Secretaria observa é que diante do pouco tempo que tivemos, conseguimos fazer um evento muito organizado”, avalia. O Secretário ressalta que nada disso seria possível sem a parceria das secretarias envolvidas.

Os visitantes foram os principais beneficiados com esse amplo desempenho do poder público. Em questionário realizado pela Secretaria de Turismo e Romaria, os romeiros puderam avaliar o evento. “Percebi a cidade mais limpa. Não precisei andar muito para achar um lixeiro”, afirma o romeiro Amarílio da Silva, de Petrolina. O acolhimento aos romeiros foi motivo de elogios também pelo pároco da Basílica, Padre Cicero José. "Foi muito bom ver a união de todos e empenho dos envolvidos”, afirma ele, ao ressaltar o que considerou de mudanças significativas nesta romaria, a terceira maior do ano


Vigilância Sanitária faz fiscalização em estabelecimentos

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, por meio da Vigilância Sanitária, intensificou a fiscalização durante a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, com nove equipes. A Coordenação da Vigilância vem desempenhando os trabalhos nas ruas desde o início das festividades, fiscalizando pousadas, hotéis, restaurantes, barracas e vendedores ambulantes. O trabalho é realizado antes e durante as romarias e tem o objetivo de garantir estadias e alimentação de qualidade aos visitantes.

As equipes circulam pelas principais ruas do Centro, onde estão concentrados o maior número de estabelecimentos de acolhida e alimentação dos romeiros. A ação durante a romaria tem apenas caráter educativo, mas ao encontrar irregularidades, é feito o recolhimento do material.

Essa é uma das metas da administração, continuar com um trabalho que possa conscientizar vendedores à comercializarem uma alimentação de qualidade aos visitantes, além de proporcionar bem-estar a todos os consumidores.

Reunião com Gestores de Escolas Infantis

Será realizada nesta quinta-feira, dia 2, reunião da Secretária de Educação Maria Loureto de Lima, com gestores das Escolas de Ensino Infantil da Rede Municipal, que já concluíram o ano letivo de 2016. A reunião acontecerá na sede da Secretaria de Educação, localizada na Rua XV de novembro, S/N, às 9h da manhã.

A secretária está realizado acompanhamento contínuo em todas as escolas de Juazeiro do Norte. O objetivo de acompanhar o andamento da conclusão do ano letivo de 2016.  Professora Loureto Lima tem avaliado as condições estruturais das escolas para o início do ano letivo 2017.1, previsto para o dia 27 de março de 2017.

Secretaria de Educação divulga Calendário Escolar para o ano de 2017

O período de matrícula nas escolas da Rede Municipal para o Ensino Infantil, Fundamental 1 e 2, começou nesta segunda-feira, dia 30 de Janeiro, e se estenderá até o dia 20 de março de 2017.

Devido as escolas da Rede Municipal possuírem calendários diferentes para a conclusão do ano letivo 2016, a Secretária de Educação Maria Loureto de Lima informa que as unidades de ensino poderão realizar as matrículas de seus alunos à medida que forem concluindo suas atividades referente ao ano passado. As aulas do ano letivo 2017 terão início no dia 27 de março, segunda-feira.








Coronel Ronaldo Viana assume comando da Polícia Militar do Estado do Ceará

O oficial substitui o também coronel Geovani Pinheiro da Silva, que chefiou nos dois últimos anos cerca de 16.500 policiais militares

O coronel Ronaldo Mota Viana assumiu o comando da Polícia Militar do Estado do Ceará, nesta quarta-feira (1º), durante cerimônia de troca de comando da corporação, realizada no Quartel do Comando Geral, que contou a participação da vice-governadora Izolda Cela. O oficial substitui o também coronel Geovani Pinheiro da Silva, que chefiou nos dois últimos anos cerca de 16.500 policiais militares.

A vice-governadora Izolda Cela informou que a gestão do governador Camilo Santana trabalha priorizando o cearense. “A expectativa é que possamos melhorar e avançar cada vez mais a segurança pública do nosso Estado. Seja nas condições de trabalho dos profissionais, como já atua o Governo do Ceará, quanto no objetivo final do trabalho de cada um, que é de proteger a população cearense”, declara.

O novo comandante disse que o papel da Polícia Militar é garantir segurança à população cearense. “Daremos continuidade em tudo aquilo que está dando certo na Polícia Militar, que permanece atuando de forma integrada e sempre focada no combate a criminalidade. O principal objetivo do trabalho de um profissional da segurança pública do Ceará é proteger a sociedade do nosso Estado”, pontua o coronel Ronaldo Viana.

Para o secretário da Segurança Pública, delegado André Costa, a experiência na área de inteligência do coronel Ronaldo Viana é fundamental para o trabalho da corporação. “Da mesma forma que o governador me garantiu liberdade para escolher os nomes, eu também, de forma coerente, passei essa liberdade de escolha. O coronel Viana é uma pessoa que tem muita experiência na área de inteligência e é exatamente o que queremos, a partir de agora, no comando da Polícia Militar, além de profissionais que tenham o perfil na área de operações táticas. Agora é pouca fala e muita ação”, enfatiza.



Investimento

Desde o início da gestão, o governador Camilo Santana vem priorizando a segurança pública e apresentando melhorias para a pasta. Além de concurso público para o aumento do efetivo, o chefe do Executivo já criou a lei que instituiu a promoção nas carreiras de praças e oficiais, o Batalhão de Divisas e a interiorização do Raio e Ciopaer. O resultado já pode ser sentido com a redução das mortes violentas pelo segundo ano consecutivo.

Ronaldo Mota Viana

Ingressou na corporação em fevereiro de 1986, sendo declarado aspirante à oficial em dezembro de 1988; 2º tenente em 1989; 1º tenente em 1992; capitão em 1996; major em 2002; tenente-coronel em 2007 e coronel em 2014. Assumiu vários cargos administrativos e operacionais durante sua carreira profissional, como chefe do serviço de inteligência da PM; gerente do Departamento de Contrainteligência da Coordenadoria de Inteligência/SSPDS; comandante da 1ªcia/5ºBPM e da 1ªcia/6ºBPM; e coordenador estratégico, secretário adjunto e secretário-chefe da Casa Militar do Governo do Ceará.






CFO clube Paris Saint-Germain terá escolinha no Ceará

A primeira seletiva já aconteceu no dia 3 de dezembro, com a participação de mais de 1.500 jovens, na Arena Castelão. Representantes do Paris Saint-Germain (PSG), tradicional clube do futebol francês, assinaram na tarde desta quarta-feira (1º), no Palácio da Abolição, um convênio para a utilização do Centro de Formação Olímpica do Nordeste, que vai abrigar a escolinha do time para crianças e adolescentes. A primeira seletiva já aconteceu no dia 3 de dezembro, com a participação de mais de 1.500 jovens, na Arena Castelão.

A previsão é que eles possam capacitar cerca de 400 jovens. Desses, por volta de 40 serão pessoas escolhidas de comunidades próximas ao CFO, levando em conta o aspecto social. Também é uma maneira de divulgar o nosso Centro de Formação Olímpica no mundo inteiro. Ao mesmo tempo, o próprio PSG vai pagar uma mensalidade para manter o CFO. O governador Camilo Santana está trabalhando para conseguir parcerias, esteve reunido esta semana com o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, e está buscando várias outras oportunidades", disse o secretário da Casa Civil, Nelson Martins.

O secretário do Esporte em exercício, Márcio Brito, destacou que a tradição do Estado no esporte contribuiu para o interesse do clube francês. "O Ceará estava concorrendo com estados cujos clubes são da Série A. Sabemos que temos dois clubes grandes, de massa, Ceará e Fortaleza, e não tenho dúvida de que isso contou. Temos a Arena Castelão e agora temos o Centro de Formação Olímpica. Com a vinda do Paris Saint-Germain, um clube internacionalmente conhecido, um dos maiores do mundo, mostra a grandeza do CFO. Ter essa marca valoriza o equipamento e cria grandes perspectivas para o esporte como um todo", afirmou.

Ricardo Martins, CEO do Paris Saint-Germain Academy, destacou que o potencial turístico e geográfico do Ceará também foi fundamental para a escolha do clube. "Era um projeto inicialmente para ir para o Rio Grande do Sul. Eu estive em Porto Alegre, visitei vários locais. O clube queria que fosse no sul ou sudeste do país, onde tivesse clubes da Série A. Como sou cearense, filho da terra, procurei trazer o projeto para Fortaleza. Por ser uma cidade estratégica, turística, próxima à Europa e aos Estados Unidos, o clube achou bem interessante e nos apoiou", disse.


Paris Saint-Germain Academy

Criada em 2005, a Paris Saint-Germain Academy consiste na formação de jovens jogadores. Destinada a meninas e meninos com idades entre 5 e 16 anos, a PSG Academy acolhe todos os anos, em suas diversas escolas de futebol, jovens da França e de vários países do mundo.




O governador Camilo Santana cumpriu agenda em Brasília

O governador Camilo Santana cumpriu agenda em Brasília, onde se reuniu com o ministro da Integração Nacional e o presidente da Caixa Econômica Federal

O governador Camilo Santana cumpriu agenda nesta terça-feira (31) em Brasília, onde se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. O chefe do Executivo discutiu agilidade para a liberação de R$ 44 milhões de recursos federais, já autorizados pelo Governo Federal, para que obras emergenciais de convivência com a estiagem possam continuar em execução no Ceará.

"Estamos monitorando a quantidade de chuvas por parte da Funceme, investindo em uma série de ações emergenciais na Região Metropolitana, como os poços no Pecém. Outras obras estão previstas e preciso começar, como uma adutora para que a água do Castanhão sirva exclusivamente para o abastecimento, aproveitar o sistema hídrico do Cauípe, o reforço na adutora do Maranguapinho. Isso está incluído naquele valor e eu não posso iniciar a obra se não pagarem o que eu já iniciei. Tudo isso está dentro do Plano de Segurança Hídrica que anunciamos", disse o governador.

Além disso, o ministro garantiu ao governador que a licitação para a retomada das obras do eixo norte da Transposição do São Francisco será aberta nesta quarta-feira (1º). O governador do Ceará confirmou que o Governo Federal já possui uma eventual solução jurídica para a retomada imediata das obras.

"A Advocacia-Geral da União está preparada para, caso haja processo judicial de alguma empresa, possamos procurar o tempo de solução o mais rápido possível. Esperamos até o final de fevereiro colocar o processo em licitação e, em março, retomar a obra. Estamos trabalhando para que as águas do São Francisco cheguem a Jati no segundo semestre", disse Camilo Santana.

Caixa Econômica
O governador se reuniu ainda com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi. Na ocasião, Camilo Santana entregou ofício com uma proposta de parceria para o funcionamento do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO). Occhi afirmou que a Caixa enviará uma equipe para conhecer o equipamento e analisar a viabilidade e o modelo de parceria.




A força do cearense na agricultura familiar

No próximo dia 7 de fevereiro, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado comemora 10 anos de criação. Por isso, no Ceará de Atitude deste mês, conheceremos a história de Edinaldo Clementino, agricultor de Barreiras, Quixeré, que produz frutas e montou uma pequena fábrica de polpa movida a energia eólica


Filho  e neto de agricultores, Edinaldo Clementino nasceu e foi criado em Barreiras, na zona rural de Quixeré, município que faz fronteira com o estado do Rio Grande do Norte. Aprendeu desde cedo o ofício do cultivo de alimentos e, ao longo dos anos, viu a agricultura de subsistência evoluir para produção, comercialização e processamento de frutas na região.

“Comecei a andar no campo aos oito, nove anos de idade. Na época, era agricultura de subsistência. Meu pai plantava para comer e trocava o que sobrava com os outros produtores do local. Não existia investimento do Governo e a gente ficava só esperando a chuva. Hoje, podemos fazer a nossa própria chuva e temos incentivo para o preparo da terra, perfuração de poços e financiamentos, além do escoamento e venda da nossa produção. Doze anos atrás não existia nada disso. Meu pai tem 80 anos e não viveu isso, mas está tendo a oportunidade de ver essa mudança”, conta, referindo-se à criação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário há quase 10 anos, em 7 de fevereiro de 2007.

Hoje, aos 47 anos, Edinaldo produz frutas, principalmente acerola, vende os produtos in natura para empresas e moradores do município. Ele também ajuda a estimular a economia local comprando cajá, caju, manga, tamarindo e goiaba de outros pequenos produtores. Tudo isso para diversificar a produção de polpas na pequena fábrica que ele tem ao lado da casa do pai, o agricultor Francisco Guimarães.

“Tudo o que temos vem daqui, então
eu cuido da água, da terra. 
Estamos reflorestando uma 
parte do terreno com cedro. 
Não temos interesse comercial 
nenhum com isso, é apenas para 
cuidar do local”.


Agricultor e empreendedor

Edinaldo Clementino emprega seis pessoas na colheita das frutas e quatro na fábrica. Segundo ele, esses últimos cuidam das seguintes etapas: lavagem, despolpamento, envasamento, embalamento e congelamento. “Todos os dias, mil quilos de frutas passam por esse processo, o que dá uma média de 20 mil quilos por mês. A produção é vendida para o Estado, para o Município e para o comércio daqui e de cidades vizinhas”.

E o negócio segue crescendo. “Os projetos do Governo para a agricultura familiar têm o limite de R$ 20 mil por ano de faturamento. Isso era tudo para a gente, mas hoje é muito pouco, por isso estamos abrindo uma empresa. Queremos alcançar as grandes redes de supermercado, inclusive da Capital. Serei sócio da minha filha Paloma, que tem 23 anos e faz faculdade de Administração”, complementa.

Esse crescimento, ele explica, se deve também ao aproveitamento de todos os produtos e subprodutos do processo. “Essa é a melhor parte, nós não desperdiçamos nada. O resto das frutas é utilizado como ração para os animais. Além disso, serve como adubo juntamente com a palha da carnaúba”.

Desperdício também não existe quando se trata de água. “Aqui tem muita água no subsolo. Com o poço, tiramos a água para a fábrica e para irrigar a plantação. E reaproveitamos tudo. A água da lavagem das frutas volta para a irrigação”.


“Aqui é tudo 100% orgânico. Não temos certificação 
ainda por questões burocráticas, mas tudo é natural. 
Tiramos o controle das pragas da própria natureza, 
que por sinal é bem mais barato e mais 
saudável que qualquer produto”.


Inovação


Edinaldo Clementino também é destaque em inovação na agricultura familiar. Ele instalou uma turbina de energia eólica na propriedade, produz energia limpa e reduz os custos da propriedade. “Essa é a primeira miniturbina instalada na agricultura familiar no Brasil. Conseguimos financiamento e instalamos há dois anos. Pagamos, em média, R$ 800 de energia por mês, mas sem a energia eólica pagaríamos cerca de R$ 2 mil. Tem mês que não pagamos nada”, finaliza orgulhoso.



“Comecei a andar no campo aos oito, 
nove anos de idade. Meu pai plantava para 
comer e trocava o que sobrava com os outros 
produtores do local. Não existia investimento 
do Governo e a gente ficava só esperando a chuva. 
Hoje, podemos fazer a nossa própria chuva”

A SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) promove o desenvolvimento rural sustentável do Ceará, com ênfase nos agricultores e agricultoras familiares, com participação, inclusão e justiça social. A ideia é planejar, coordenar e executar, diretamente ou através das suas vinculadas, as ações do Governo para o desenvolvimento da agropecuária, mediante apoio à agricultura familiar, ao incremento do agronegócio, ao fortalecimento da agricultura de sequeiro e pecuária, à expansão da agricultura irrigada, com destaque para fruticultura, floricultura, olericultura, pesca e aquicultura.    

A estrutura da SDA foi criada pela Lei nº 13.875 de 7 de fevereiro de 2007, na gestão do governador Cid Gomes. O primeiro secretário da Pasta foi o atual governador do Estado, Camilo Santana.






Ceará registra aumento de 7,4% no número de cirurgias em 2016

No ano passado, os hospitais da rede pública estadual no Ceará apresentaram aumento de 7,4% no número de cirurgias realizadas em relação a 2015. Foram efetuados 55.903 procedimentos, 3.873 a mais que no ano anterior, quando 52.030 pessoas se submeteram a operações. Dentre estas cirurgias, destaca-se o recorde de pacientes transplantados. Outro crescimento detectado foi o da quantidade de internações em dez hospitais geridos pelo Estado, passando de 92.595 (2015) para 98.888 (2016). Os dados foram apresentados pela Secretaria da Saúde (Sesa) em coletiva na manhã desta segunda-feira (30).

Os hospitais estaduais chegaram ainda na marca de 1.155.359 pronto-atendimentos, tendo a média de 96,2 mil pessoas atendidas por mês nos serviços de urgência e emergência. Com mais atendimentos, a mortalidade intra-hospitalar foi 3% menor ao longo do ano passado.

Segundo explica o secretário da Saúde, Henrique Javi, o avanço estatístico é resultado das melhorias do atendimento nas unidades da rede pública estadual de Saúde, com qualificação técnica dos profissionais e investimentos no aprimoramento da estrutura. O titular da pasta lembra, também, que o aumento das internações em 2016 representa um salto de 17,9% se comparado a 2014, quando 83.816 pacientes foram internados no Estado.

É preciso destacar que o governador Camilo Santana tem a Saúde como uma das prioridades do governo. Essa é a motivação e a mola propulsora que fez com que, no ano de 2016, a gente apresentasse esses bons resultados. É sabido de todos que temos uma dificuldade enorme de financiamento do sistema sanitário, algo que tem gerado dificuldades em vários estados ricos do país, mas o Ceará vive momento diferenciado. Apesar de tudo, há um esforço que envolve políticas do governo, enorme dedicação dos profissionais da Saúde e apoio da população", conta o secretário.


Recorde em transplantes

Em 2016, o Ceará bateu recorde e realizou 1.866 transplantes. O resultado fez com que o Ministério da Saúde declarasse zerada a fila para transplante de córnea no Estado. Os transplantes desse tipo de tecido chegaram a 1.260 no ano passado. Além disso, houve 257 de rim, 195 de fígado, 32 de coração, 6 de pulmão, 97 de medula óssea, sendo 67 autólogos e 29 alogênicos e um haploidêntico e 19 de esclera. O Ceará, anualmente, fica entre os estados que mais realizam transplantes, com recordes sucessivos. Em 2014, foram 1.399 transplantes e, no ano passado, 1.433.

"No caso dos transplantes, é importante destacar que o transplante é a mais refinada das estruturas, envolvendo a mais complexa das atenções. Envolve toda uma rede de comunicação, uma rede de captação e uma rede de assistência. Levando em consideração toda essa gama que se tem por trás, bater o recorde de transplantes significa que a nossa rede é antes de tudo muito qualificada. Temos bons profissionais, temos capacidade técnica, equipamentos, infraestrutura e temos, também, apoio para que isso possa acontecer", destaca Javi.

O secretário lembra que o Ceará se tornou referência para todo o país na área de transplantes, ofertando capacitação para profissionais de outros estados. "Hoje nós temos um programa de tutoria junto ao Ministério da Saúde, pelo qual transplantadores de todo o Brasil vêm para cá aprender mais e desenvolver técnicas para levar a outros estados", diz.


Microcefalia
A Sesa implementou Núcleos de Estimulação Precoce em 19 Policlínicas do Estado, nas quais equipes multiprofissionais com 105 profissionais capacitados atendem a 478 crianças cadastradas, das quais 96 com microcefalia. O Estado realizou mutirões nas macrorregiões de Fortaleza, Litoral leste Jaguaribe, Cariri e Sobral para fortalecer a atenção à saúde e proteção social de crianças com microcefalia.


Arboviroses

Até 30 de dezembro de 2016, o Ceará conseguiu a redução de casos graves da dengue em 70% e queda de óbitos pela doença em 58,3% em relação a igual período de 2015. A Sesa elaborou o Plano Estadual de Vigilância e Controle das Arboviroses (doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika e chikungunya) para ajudar a prevenir a ocorrência de epidemias dessas doenças em 2017.


Programas de Ostomizados e APLV

O Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada começou em 1º de fevereiro de 2016 e, atualmente, tem 2.246 cadastrados (820 na capital e 1.426 no interior). De fevereiro a dezembro foram realizados 12.308 atendimentos para prevenir e tratar complicações relacionadas às ostomias (cirurgia para construção de um novo trajeto para saída das fezes ou da urina).

O Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), que garante atendimento ambulatorial individualizado a 2.469 crianças de 0 a 4 anos com alergia alimentar, além da dispensação de fórmulas especiais, foi aperfeiçoado. A Sesa implantou novo protocolo de atendimento em abril de 2016 no Centro de Saúde Meireles para ampliar a capacidade do número de crianças atendidas, dar agilidade a abertura do processo e entrega da fórmula. Com isso, o tempo de espera para o primeiro atendimento caiu de 12 meses para 45 dias e o intervalo de acompanhamento entre consultas passou de 8 meses para 5 meses.






Prefeito de Juazeiro Norte dá boas-vindas aos romeiros, durante abertura da terceira maior festa religiosa da cidade

Aberta na noite deste domingo, 29, a terceira maior romaria de Juazeiro do Norte. A festa de Nossa Senhora das Candeias acontece até o dia 2 de fevereiro, quando ocorre a grande procissão, em louvor à santa da grande devoção romeira. A missa oficial de abertura contou com a presença de milhares de romeiros e católicos da região, e foi celebrada pelo Padre Rocildo Alves, Chanceler da Diocese, além de concelebração do Pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Cicero José. Pela primeira vez foi realizada procissão de abertura, com saída da Rua do Horto, e hasteamento das bandeiras, na Basílica da Nossa Senhora das Dores.

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, em nome dos juazeirenses, agradeceu aos romeiros que visitam a cidade durante a romaria. “Sejam muito bem-vindos, queridos romeiros construtores de Juazeiro do Norte”, disse. Ele ainda destacou que a pretensão é poder oferecer os melhores serviços, na recepção ao povo romeiro. “Estou iniciando uma administração e queremos fazer de Juazeiro a cidade que cada romeiro precisa, e que seja bem tratado, bem recebido, tendo um lugar para se alimentar, se tratar, colocar os seus veículos, e os fretantes cada vez mais se estimulem a visitar, a divulgar essa nossa queria cidade”, ressaltou.

Plano de Ação para a romaria.

Vestidos com coletes especiais para os serviços durante a romaria, o secretariado do Governo Municipal inicia com o fortalecimento das ações em prol da melhor estruturação das festividades religiosas, por meio da coordenação da Secretaria de Turismo e Romaria. O Prefeito apresentou a equipe de secretários, que estará executando o Plano de Ação, que contempla as áreas de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Trabalho, Segurança, Meio Ambiente e Serviços Públicos, além de outros setores, dedicando atenção aos visitantes, nesse período. Nas ações, foram ampliados diversos serviços, a exemplo do aumento no número de pontos de atendimentos à saúde, com cinco postos e suas respectivas equipes.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos realizou a desobstrução de área no entorno da matriz, atendendo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), do Ministério Público, e estará atuando com orientação e fiscalização durante o período. A Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) estarão intensificando os serviços, com Polícias Civil e Militar, além de reforço. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho contará com equipes dos diversos projetos atuando, a exemplo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET), que estará distribuindo café-da-manhã para crianças e adolescentes, além de orientar e acompanhar às áreas nos locais de grande fluxo, comércio, com as equipes dos conselhos da Criança e do Adolescente e Tutelar.

Pároco destaca fortalecimento.

O Padre Cícero José destacou o apoio que vem recebendo da administração, para efetivação dos serviços. Ele afirma que os romeiros estão sentindo o carinho e ressaltou o fortalecimento dos trabalhos, a partir desse primeiro momento. O Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, reafirma todo o acompanhamento que estará sendo feito durante o período, para que, nesse primeiro momento, o Plano de Ação da Romaria seja desenvolvido com sucesso, sendo esses os primeiros passos de um projeto de reestruturação permanente de atendimento às romarias de Juazeiro do Norte.

“Tenho certeza que Padre Cícero, quando começou Juazeiro, iniciou sua construção, ele sabia que encontraria, em cada afilhado seu, a certeza da continuidade, em busca da perfeição de servir o Juazeiro do Norte”, completou o prefeito.



Medicamentos são distribuídos nos PSF’s do Município.

A Central de Assistência Farmacêutica (CAF) já iniciou a distribuição de mais de R$ 500 mil em medicamentos da Atenção Básica, e mais de R$ 112 mil em remédios da Atenção Secundária. Os medicamentos adquiridos através de um recurso repassado pelo Município ao Estado, chegam a Central de Assistência Farmacêutica trimestralmente, de acordo com a programação.

São mais de 140 itens repassados para o Município, os quais constam na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME, e são comprados de acordo com uma pactuação, feita através de uma avaliação sobre as necessidades de cada localidade.

Neste primeiro momento, os medicamentos em Juazeiro do Norte estão sendo distribuídos para todos os Postos de Saúde da Família (PSFs), além da Farmácia da Policlínica do Município, localizada no prédio onde funcionava o Hospital Tasso Jereissati. A Secretaria de Saúde já fez um levantamento em todos os PSFs para ter em mãos quais os medicamentos e outros materiais que estavam em falta.


Linha Centro/São José será retomada na segunda.        

 O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) informa que, a partir desta segunda-feira, dia 30, a comunidade do bairro São José e adjacências, poderá contar com os serviços de transporte coletivo da Viametro. A linha 7004, Centro/São José, voltará a funcionar normalmente. Com a volta da linha 04, totalizaram 10 rotas municipais em operação. O preço da passagem será o mesmo das outras linhas municipais, R$ 2,20, com meia passagem a R$ 1,10.

Para os usuários que possuírem o cartão de Vale Transporte Eletrônico (VTE), no período de uma hora após o pagamento da passagem, não haverá cobrança de nova tarifa, ou seja, o usuário dentro de uma hora, pode utilizar novamente o serviço pagando apenas uma tarifa. Para adquirir o cartão VTE, o usuário deverá se dirigir ao Terminal Municipal de ônibus de Juazeiro do Norte, que fica na Rua São Francisco, Box 10 A, ou o Box da Guanabara na rodoviária. A aquisição do cartão custa R$ 2,00 e o valor mínimo para recargas é de R$ 5,00.


Fiscalização eletrônica reduz limite de velocidade para 50 km/h a partir deste dia 30.

A fiscalização eletrônica para os limites de velocidade de 50 quilômetros, nas vias urbanas de Juazeiro do Norte, passa a vigorar a partir do dia 30 de janeiro. O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), já realizou a sinalização vertical, com a mudança de quilometragem, em quase todos os locais onde há lombada eletrônica. Com isso, o Município realiza a adequação de velocidade nas vias secundárias de acordo com o artigo 61, do Código de Trânsito Brasileiro, relacionado às velocidades autorizadas.

Conforme o artigo, a velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito. A redução acontece de 60km para 50km, também com o objetivo de garantir maior segurança no tráfego urbano. Segundo o diretor do DEMUTRAN, José Pedro Cipriano, a mudança das placas de sinalização vertical já foi realizada, e ele alerta para os condutores já ficarem atentos no cumprimento, a fim de não serem notificados.

Conforme recomenda o código de trânsito, nas vias urbanas, o limite de 60 km/h nas vias arteriais é elevado demais. Admite-se geralmente que neste caso a velocidade não deve exceder a 50 km/h. A redução é apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que recomendou a adoção do limite de 50 km/h em áreas urbanas para diminuir os acidentes e melhorar o fluxo do trânsito nas cidades.






29 janeiro, 2017

homem leva 13 disparos de armar de fogo jogando bola e morre

Um homem foi assassinado, na tarde deste domingo (29), em um campo de futebol em uma área de mangue do bairro Edson Queiroz. Após o término de uma partida de futebol, Antônio Laércio Rodrigues Silva, de 29 anos, levou 13 disparos de arma de fogo efetuados por três homens, que fugiram depois do homicídio. 

A vítima, conhecida como Marujinho, tinha três passagens pela Polícia por homicídio e tráfico de drogas. O crime ocorreu por volta das 15h, em uma área conhecida como "Campo do Dendê". 

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizou, juntamente com a Perícia Forense, os primeiros levantamentos do caso. A Polícia Civil ainda procura identificar e prender os autores do homicídio.

A esposa da vítima se encontrava no local do crime e abraçou, chorando, o corpo do marido no chão, ainda trajando a roupa azul do seu time de futebol. Segundo a inspetora Érica Uchoa, relatos de moradores colhidos pela polícia apontam que Marujinho estava envolvido com o comércio de entorpecentes na região.




Mais um acidente com vitima fatal em Mauriti

Acidente registrado a poucos momentos na cidade de Mauriti,onde um motoqueiro conhecido por RAFAEL,filho de Dau do lava jato da casa grande,pilotava sua motocicleta de características não repassadas,foi socorrido às pressas até o hospital daquela urbe,mas infelizmente veio a óbito ao dar entrada no hospital. Rabecão acionado para transladar o corpo até o IML,e posteriormente, após necrópsia, será entregue a família para seu velório e sepultamento.



Corinthians recusa segunda oferta, e turcos desistem de Rodriguinho

Na noite deste sábado (28), o Corinthians recusou a segunda oferta feita pelo Fenerbahçe por Rodriguinho. Com isso, os turcos deram por encerrada a tentativa de contratar o meia. Os valores não foram revelados.

Depois da recusa inicial, o clube da Turquia aumentou a proposta para o alvinegro e manteve a oferta que tinha feito ao jogador já que o estafe do meia havia considerado os números excelentes.

A decisão corintiana deve fazer com que o atleta aumente sua pedida para renovar contrato. Ele tem acordo como Corinthians até dezembro deste ano. Seis meses antes pode assinar pré-contrato com outras equipes. Como deixou de ganhar um salário muito melhor com a negativa aos turcos, é provável que ele queira uma valorização maior na renovação em relação ao que projetava antes.

No final do ano passado, o Corinthians iniciou conversas para renovar com o meia, mas elas estavam ainda verdes quando chegou a oferta do Fernebahçe. Neste momento, não há nenhuma oferta em análise pelo estafe de Rodriguinho.



Trauco supera 'sombra' de Jorge e anima Flamengo como arma ofensiva

Miguel Trauco chegou discreto ao Flamengo. Sem muitos holofotes, o peruano desembarcou no aeroporto sem ser notado no mesmo dia que Conca encontrava a torcida. Era, de longe, o menos badalado dos reforços na janela de transferências deste início de temporada. Nos últimos dias, ainda viu o dono de sua posição, Jorge, ser vendido ao futebol europeu e acabou recebendo a pressão de ter que substituir o jovem. Bastaram 90 minutos, no entanto, para que os rubro-negros se animassem igualmente com o novo titular da lateral esquerda.

Com um bonito gol marcado e participação em outros dois, ele comandou a vitória por 4 a 1 do Flamengo na estreia do Campeonato Carioca, no último sábado (28), contra o Boavista. O reforço que quase não recebia destaque passou a ser uma das principais armas ofensivas do técnico Zé Ricardo.

"Fico muito contente por tudo isso. Vim trabalhando muito para esse momento. Dedico esse início bom para a torcida", disse um ainda tímido Trauco, valorizando o entrosamento com o compatriota Guerrero.

"É importante estar perto dele. O cruzamento para o primeiro gol do Paolo deu confiança, já nos conhecíamos. E joguei bem depois", lembrou, citando o lance que abriu os caminhos para a vitória.

"Ele fez uma primeira parte da pré-temporada muito boa. Ainda fez bem a recomposição defensiva na partida [contra o Boavista]. Quando ele foi para o ataque, mostrou bastante personalidade. Ele vai ganhar confiança para o longo da temporada", elogiou o técnico Zé Ricardo.

Após animar comissão técnica, diretoria e torcida logo na estreia, o então reserva Miguel Trauco não deverá perder a posição tão cedo. O próximo compromisso como titular será na quarta-feira, na sequência do Campeonato Carioca, contra o Macaé, em Volta Redonda.



Chapecoense bate Inter de Lages e conquista primeira vitória após tragédia

A Chapecoense conquistou neste domingo sua primeira vitória desde o desastre aéreo com a delegação da equipe no dia 29 de novembro. Exatos dois meses depois do acidente nos arredores de Medellín (Colômbia), o time recebeu o Inter de Lages na Arena Condá, em compromisso pela primeira rodada do Campeonato Catarinense, e não decepcionou: venceu por 2 a 1, com dois gols no primeiro tempo.

Assim, a Chape é um dos três times que venceram na primeira rodada do Catarinense - além dela, o Avaí (1 a 0 no Criciúma) e o Brusque (2 a 1 no Figueirense) também somaram três pontos. Desta forma, no número de gols marcados, Chape e Brusque dividem a primeira colocação da competição.

Rivalidade? Não neste jogo
A partida colocou frente a frente dois clubes com boa relação. Para a disputa do Campeonato Catarinense, o Inter se dispôs a utilizar o distintivo da Chapecoense em sua camisa. Nas arquibancadas da Arena Condá, ainda no aquecimento, a torcida lageana cantava em apoio ao time da casa.



Real Madrid vence com gol e assistência de C. Ronaldo e dispara na ponta

O Real Madrid partiu para o jogo contra o Real Sociedad cercado de desconfiança, afinal tinha vencido apenas uma vez nos últimos cinco jogos. Mas na hora do sufoco apareceu o grande astro da equipe para resolver: Cristiano Ronaldo participou de dois gols e foi decisivo na vitória do time merengue por 3 a 0. Agora o Real lidera o Campeonato Espanhol com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado, Barcelona, e tem um jogo a menos.

O 1º tempo do jogo começou lento, com o Real Madrid controlando a posse de bola, mas sem criar grandes chances de gol. Isso só mudou depois que Kovacic recebeu boa assistência de Cristiano Ronaldo e abriu o placar, aos 38min. Depois disso, os dois times se abriram e fizeram um jogo mais agitado, com boas jogadas nos dois lados.

Esse ritmo permaneceu após o intervalo, pois o Real Sociedad continuou perigoso, mas foi o Real que conseguiu fazer o segundo gol da partida. Aos 6min, Kovacic deu um passe em profundidade para Cristiano Ronaldo, que tocou com cavadinha na saída do goleiro.

O Real ganhou confiança, mas o jogo ainda parecia aberto, pois o Sociedad tinha momentos perigosos. Porém, esse cenário mudou quando Iñigo Martínez foi expulso por uma falta dura em Casemiro. Com um mais, o time merengue teve tranquilidade em campo e ainda conseguiu mais um gol com Morata, de cabeça.

É verdade que Cristiano Ronaldo foi decisivo, mas o croata Kovacic também brilhou. Além de participar de dois gols, ele criou outras jogadas perigosas e foi fundamental para o Real Madrid controlar a partida no meio-campo.

Vaias
Assim que o jogo começou, a torcida já vaiou o brasileiro Danilo, que tem falhado e jogado mal nas últimas partidas. Depois, ainda no 1º tempo, Cristiano Ronaldo e Benzema cometeram erros em lances simples e também foram vaiados pelos merengues. Mas esses protestos só duraram até sair o primeiro gol do Real. No 2º tempo, quando Benzema foi substituído, a torcida até o aplaudiu.

Willian José
O brasileiro é um dos destaques do Campeonato Espanhol e teve a chance de enfrentar o Real Madrid neste domingo. No 1º tempo ele foi discreto, mas pelo menos fez uma cobrança de falta perigosa aos 16min. No 2º tempo, aos 12min, ele já foi substituído por Carlos Vela.

Expulsão justa
Chamou atenção o lance que gerou a expulsão de Martínez, pois ele esqueceu a bola e deu um chute alto no brasileiro Casemiro, mandando ele para fora do campo.

REAL MADRID 3 x 0 REAL SOCIEDAD

Local: Estádio Santiago Bernabéu, em Madri (ESP) 
Data: 29/01/2017
Árbitro:  Melero López 
Cartões amarelos: Kévin Rodrigues (SOC), Toni Kroos (REA), Lucas Vázquez (REA)
Cartão vermelho: Iñigo Martínez (SOC)
Gol: Kovacic, aos 38min do 1º tempo; Cristiano Ronaldo, aos 6min do 2º tempo; Morata, aos 37min do 2º tempo.

REAL MADRID
Navas; Danilo, Varane, Nacho e Marcelo; Casemiro, Kovacic (Isco) e Kroos; Lucas Vázquez (Asensio), Cristiano Ronaldo e Benzema (Morata).
Técnico: Zinedine Zidane

REAL SOCIEDAD
Rulli; Zaldua, Raúl Navas, Iñigo Martínez, Kevin Rodrigues; Zurutuza, Illarra; Juanmi, Canales, Oyarzabal (Xabi Prieto); Willian José (Carlos Vela).
Técnico: Eusebio Sacristán.



Inter valoriza empate e lamenta 'bobeira' contra o Veranópolis

O Internacional estreou com empate. Neste domingo (29), não saiu do 1 a 1 com o Veranópolis. Depois da partida, os jogadores lamentaram o gol sofrido, mas valorizaram o ponto.

"Jogamos bem, sabemos que temos muito a melhorar, mas estamos no caminho certo. Tem tudo para ser um grande ano", afirmou o atacante Roberson. "Poderia ter sido melhor. Sofremos um gol rápido depois de marcar. Não aproveitamos isso. Mas no geral foi um resultado aceitável", disse o lateral esquerdo Uendel. 

O gol do VEC saiu rápido, de fato. Quatro minutos depois de Rodrigo Dourado fazer o primeiro, Keké ganhou na velocidade de Eduardo e colocou nas redes o gol de empate. 

"Tomamos um gol de bobeira, o resultado foi decorrente disso", lamentou Rodrigo Dourado. 

O Inter encara, na próxima rodada, o Novo Hamburgo, em casa. Antes, estreia na Primeira Liga contra o Brasil de Pelotas.



Nenê desabafa após 3 a 0: "Vasco não pode perder clássico dessa maneira"

O Vasco estreou na Taça Guanabara com uma derrota por 3 a 0 para o Fluminense sob seus domínios. O meia Nenê considerou o resultado justo e não ficou satisfeito com a produção do Cruzmaltino durante o clássico.

"No segundo tempo melhoramos, mas não fizemos o gol e tomamos um no contra-ataque. Não podemos entrar dessa maneira, no próximo jogo não podemos cometer os mesmos erros. Isso não pode acontecer, não existe o Vasco, pela grandeza que tem, perder clássico dessa maneira", falou Nenê ao Premiere FC.

"Não sei se três é justo, mas a derrota foi justa", completou o meia

É a primeira vez que a agremiação cruzmaltina perde em estreia do Estadual desde 2011. E com o resultado, o time de Cristóvão Borges não pontuou e ficou na última posição do Grupo C do Estadual.

Na próxima rodada da Taça Guanabara, o Cruzmaltino enfrenta o Bangu na quinta-feira, 02 de fevereiro, às 16:30 (de Brasília), no estádio Moça Bonita.



Atuação da PM-BA em apoio a PM-PE

Para conhecimento informamos que no curso das investigações do covarde assassinato dos PM na cidade de Bom Jesus da Lapa no último sábado, hoje por volta das 05h,  foram mobilizadas tropas especializadas no Norte do estado da Bahia, para atuação em apoio à  PM de Pernambuco visando  abordar um lugarejo na ilha de Assunção, no leito do Rio São Francisco, do lado do município de Cabrobó/PE, onde segundo as investigações de Inteligência parte importante da quadrilha responsável pelo assassinato dos PM estava homiziada.


As UOEs CIPE CAATINGA  (com tropa e SOINT), BOPE e  GRAER juntaram esforços com a Inteligência PMPE,  CIOSAC/PMPE e GTA/PE, totalizando um efetivo robusto de servidores policiais objetivando  capturar alvos com envolvimento comprovado na morte dos PM's no último domingo no município de Bom Jesus da Lapa.

Da  operação  desencadeada até o momento foi confirmado:

01(hum) indivíduo que tombou em tiroteio com os PM , em franca resistência à prisão fazendo uso de arma de fogo ... ( Edson Carlos Clementino dos Santos, RG 8594044 /PE)

01(hum) indivíduo conduzido por participação direta na morte dia PM's e por está com carro com o chassi adulterado; 

15 mil pés de maconha localizados;

170 kg de maconha pronta  para o consumo;

01(hum) revólver .38;
I
Todos os dados, fatos e objetos estão neste momento sendo apresentados Delegacia de Polícia da PC Pernambuco. 

Salienta-se o mais integral apoio da Polícia Pernambucana as ações desencadeadas. 

Registra-se que o resistente Edson, as investigações indicam ter participação destacada no crime de  Lapa tendo atuado no tiroteio contra a PM bem como prestado socorro ao meliante EDGAR que fora encontrado já morto em Juazeiro.  Com ele somam-se 04 (quatro) elementos que já tombaram com a PM e com suspeita de participação comprovada no crime aí incluindo o marginal VANGERVALDO "Ponto 50" , que tombou ontem resistindo a prisão  em ação com unidades da PM na própria BJ Lapa. 

As investigações e ações continuam.  

CEL PM LÁZARO 
Cmt CPE.









Mais uma moto é recuperada na grande Juazeiro

Sob o comando do 1° Ten Filho, 1° Sgt G. Souza, Cb Rodrigo, Sd R.Freitas. O RTA após realizar patrulhamento no bairro Limoeiro,por volta 02 h da manhã,localizou uma motocicleta Honda Bros,cor vermelha,que tinha sido furtada ao lado da churrascaria Praça é Nossa.Os suspeitos da prática de furto foram localizados e apreendidos,e apresentados a autoridade policial.Por não haver testemunhas,foi lavrado um B.O. para posterior análise do ocorrido.



Santana do Cariri em festas

A cidade de Santana do Cariri está em festa, pois a Igreja Matriz está completando 100 anos. A data da criação foi 30 de janeiro de 1917, mas as comemorações foram antecipadas para este domingo, dia 29, para facilitar a participação dos fiéis. Logo cedo aconteceu a alvorada festiva e próximo ao meio dia, foi concluída  a cavalgada do centenário da Paróquia Senhora Sant'Ana com apresentação da banda municipal, hasteamento da bandeira e o descerramento de duas placas, uma que marca o centenário e a outra da coroação da imagem do Imaculado Coração de Maria.






Fonte: Diocese de Crato

Acidente é registrado na BR-230 entre Farias Brito e Várzea Alegre


Um acidente automobilístico foi registrado na BR-230, no sítio Oitis, município de Farias Brito. Segundo relatos de populares que testemunharam o acontecido, um veículo Toyota Hilux com inscrição da cidade de Várzea Alegre desceu uma ribanceira de 10 metros de altura após o condutor perder o controle em uma ultrapassagem por causa dos buracos existente naquela rodovia. Ainda segundo relatos pelo menos 06(seis) pessoas estavam no veículo. 

Rapidamente o SAMU, PM, Ambulâncias do H.G de Farias Brito e corpo de Bombeiros foram acionados para socorrer as vítimas. Rapidamente todos foram socorridas para o HG de Farias Brito e outras encaminhadas para o Regional para um acompanhamento mais detalhado. Nenhuma das 6 pessoas que vinham embarcadas no veículo corre risco de morte. 

A Rodovia Federal BR-230 a cada ano que passa, vem causando muitos transtornos aos transeuntes que trafegam por ela , vez em quando são registrados acidentes de menor proporção, mas toda causados pela grande quantidade de buracos que ainda existe. Entre esses últimos 15 dias pelo menos mais 04(quatro) veículo também perderam o controle na mesma localidade, onde a soma das velocidade com o mal estado dá Rodovia, viram apenas mais estatísticas de trânsito com perdas muitas vezes fatais.



Policiais ambientais realiza mais um flagrante

Prisões por: crime ambiental e posse ilegal de arma de fogo/ supressão de arma de fogo, na Zona rural de Aiuaba-CE CPA-5009: ST Yrtonny, SGT' Feitosa e Sousa; SD Clédson. Por volta das 13:00 no Sítio Boa Água, zona  rural de Aiuaba-CE, empós denúncias de armas de fogo e caçadores, nesse logradouro, foram presos os seguintes indivíduos: José Roberto Sobrinho, 61 anos, casado, agricultor ; Carlos Alberto Pereira Roberto, 30 anos, casado , agricultor e Domerciano Pereira Roberto, 34 anos, casado , agricultor, sendo pai e filhos.

Nas residências desses, ambos vizinhos, foram encontrados os seguintes objetos, respectivamente: 01 Espingarda Cal 20, CBC; 01 Espingarda Cal 36, BOITO, além de 20 cartuchos, CBC, do calibre 36; com o segundo 01 Espingarda Cal 20, ROSSI, Cano duplo; 01 Espingarda Cal 32, ROSSI, além de 36 cartuchos de calibres variados; na casa do terceiro  foi encontrada 01 Espingarda Cal 28, ROSSI,  34 cartuchos de calibres 22 e 28, além de um periquito do sertão. Ambos não possuíam registros das armas de fogo e nem autorização do Ibama para a criação.

Todos materiais e  presos foram conduzidos para a  Delegacia de Polícia Civil de Tauá/CE,  onde o Delegado Alisson determinou a lavratura do devido APDF por  infrações aos Artigos 12 do Estatuto do Desarmamento nos dois primeiros e no terceiro Artigo 16, inciso IV do Estatuto Desarmamento (arma com numeração suprimida) e Artigo 29, parágrafo primeiro, inciso III da Lei 9605/98, através do IP 558 - 30/2017  O pássaro foi encaminhado para o Escritório Regional do IBAMA na cidade de Iguatu/CE.








A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...