27 janeiro, 2023

Juazeiro articula criação de Comitê para população em situação de rua


Gestores da Assistência, Saúde, Educação e representantes de entidades e sociedade civil realizaram nesta sexta-feira, 27, uma reunião para articular a criação do Comitê Municipal de políticas públicas para a população em situação de rua de Juazeiro do Norte.

A criação do órgão assistencial está de acordo com o Decreto Federal n°7.053, de 23 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional para a população em situação de rua, a ser implementada de acordo com os princípios, diretrizes e objetivos presentes no Decreto.

Fontes Assessoria de Imprensa

Primeira feira do boi comercializa mais de 100 animais



A primeira edição da Feira do Boi de Juazeiro do Norte foi realizada nesta sexta-feira, 27, no Parque de Eventos Padre Cícero, contando com a participação de criadores de toda a região. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento - Seagri, contabilizou a participação de 150 animais.

O evento, que iniciou ainda na madrugada, funciona, simultaneamente, à feira de animais de pequeno porte, porém em ambientes separados dentro do parque. De acordo com o secretário da pasta, Marcelo Sousa, foram comercializados cerca de 100 animais de grande porte. A feira ocorrerá todas às sextas-feiras, a partir das 4 horas.

Batizada com o nome de um pecuarista do município, Odilon Morais, que contribui para o avanço do setor na cidade, a ação conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Ematerce, além de cooperativas da região.


Fontes Assessoria de Imprensa

Ações na SEDEST destacam o Dia da Visibilidade Trans



Antecipando o Dia da Visibilidade Trans, celebrado no dia 29 de janeiro, o Núcleo de Diversidade e Gênero - NUDG, de Juazeiro, celebrou a data histórica nas dependências da SEDEST nesta sexta-feira, 27. A programação contou com apresentações musicais, rodas de conversa e a apresentação da Lei n°5283/2022 que dispõe sobre a política de capacitação profissional para pessoas transgênero e transexuais em Juazeiro do Norte. 

A coordenadora do Núcleo, Alessandra Braga, ressalta ser "um importante marco histórico e social na luta pela igualdade de maneira ampla e pelas vidas enquanto símbolos de resistência". A gestora também destacou ações do NUDG sobre capacitações, cursos e oficinas que promovem a qualificação em diversas áreas para pessoas transexuais. 

SEJUV entrega camisas dos projetos Mulheres Ativas e Agita Juazeiro


A Secretaria de Esporte e Juventude - SEJUV promoveu a entrega de camisas dos projetos Agita Juazeiro e Mulheres Ativas. O evento ocorreu na Quadra do Municipal, no bairro São Miguel, nessa quinta-feira, 26, e contou com a participação do prefeito Glêdson Bezerra, secretários e professores dos projetos.

O prefeito disse que nunca tinha visto uma turma tão animada de mulheres. "Eu estou bem cercado de mulheres e elas são guerreiras, as mulheres comandam 70% das finanças do município e eu tenho orgulho do trabalho delas", frisou Glêdson.

Mais de 300 participantes dos dois projetos estiveram presentes, entre crianças e adultos de todas as faixas etárias. Também foi realizada uma aula de Hit Box com as professoras Camila Câmelo e Paula Wandreza e um coffee break.

O secretário de Esporte, Bendimar Júnior, reforçou que os projetos visam atender ao público em geral, direcionando a prática de exercício físico desde caminhada, corrida, aeróbica e treinamento funcional, e atende a vários eixos.

Os projetos estão abertos e as inscrições podem ser feitas diretamente com o professor em um dos locais onde são realizados. As aulas acontecem em mais de 15 praças do município.


Fontes Assessoria de Imprensa

Município disponibiliza plataforma para Declaração de Acidente de Trânsito


A Prefeitura de Juazeiro, através do Departamento Municipal de Trânsito - Demutran, está disponibilizando o Sistema de Declaração de Acidente de Trânsito - DAT. A iniciativa, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal - PRF, é voltada para registro de acidentes sem vítimas. O declarante, com responsabilização pelas informações que fornecer, deve ter acima de 18 anos ou ser emancipado.


As informações prestadas, em sigilo, serão utilizadas para fins estatísticos, de estudos para prevenção de acidentes e reforço da segurança pública. Após a geração do protocolo, o prazo é de até 48 horas para o preenchimento da plataforma.

O sistema é necessário para declaração de acidentes que não envolvam veículos de transportes de produtos perigosos, como por exemplo: avaria ao compartimento de carga a granel, derramamento ou vazamento do produto, nem veículos públicos, e que não tenham provocado dano ao meio ambiente ou ao patrimônio público.

A DATA está disponível em:


Links


PLATAFORMA


Fontes Assessoria Imprensa

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...