22 junho, 2026

Seis Meses de 2026 de Dedicação: Vereador Marcelo Júnior, Estradas e Água no pé de serra


Nos primeiros seis meses de 2026, o Vereador Marcelo Júnior (PT), residente na zona rural de Barbalha, tem se destacado por sua atuação próxima ao povo do pé de serra. Direto e acessível, ele prioriza as demandas das comunidades rurais, ouvindo de perto os moradores dos sítios e trabalhando incansavelmente para resolver os principais gargalos: estradas e abastecimento de água.

Entre as principais conquistas estão a indicação e aprovação de melhorias em diversas localidades, com a recuperação e pavimentação de estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção e a locomoção dos moradores. Além disso, várias comunidades receberam avanços no abastecimento de água potável, levando mais qualidade de vida e saúde ao interior do município. 

Marcelo Júnior também tem apresentado requerimentos importantes na área da saúde, como a criação de pontos de apoio em sítios distantes, e na infraestrutura, com recuperação de trechos críticos de estradas no pé de serra (ex.: entre Sítio Santo Antônio e Sítio Pelo Sinal). Seu trabalho foi destaque na reportagem do Jornal Crajubar, reforçando o compromisso com o desenvolvimento rural e com o bem-estar da população.

“Trabalhar pelo povo do sítio é trabalhar pelo futuro de Barbalha”, afirma o vereador, que entra no recesso legislativo com a certeza de que o mandato está cumprindo seu principal objetivo: servir com dedicação e resultados concretos.

19 junho, 2026

Prefeito interino Ronaldo participa da entrega dos convites do 2º São João do Povo



Salitre, 19 de junho de 2026 – A Secretaria de Cultura da cidade de Salitre, com a presença do prefeito interino Ronaldo, realizou a entrega oficial dos convites para o 2º São João do Povo 2026 às autoridades municipais. O ato simbolizou a alegria e a grande expectativa para mais uma edição da tradicional festa, que celebra a cultura e a identidade do município.

Nos dias 20 e 21 de junho, Salitre se transformará no palco de uma grande celebração junina, marcada por muita música, danças típicas, cores vibrantes e a valorização das manifestações culturais que fazem parte da história e da alma salitriense.

Com o tema “São João do Povo”, a festa promete reunir moradores e visitantes em um ambiente de confraternização, resgatando e exaltando as tradições locais. “Que venha o 2º São João do Povo!”, declara a organização. A população de Salitre já está preparada para receber todos com hospitalidade e entusiasmo, celebrando juntos essa importante festa da cultura popular.

O evento reforça o compromisso da gestão municipal em promover a cultura como elemento de união e desenvolvimento do município. A programação completa será divulgada em breve pela Secretaria de Cultura.

15 junho, 2026

Bebê de 1 ano e 4 meses estável no Santo Antônio graças à rápida e eficiente atuação da equipe de Salitre


Por volta das 7h da manhã desta segunda-feira (15), uma família composta por quatro pessoas trafegava de moto na estrada que liga Salitre a Araripina. O pai conduzia o veículo, acompanhado pela esposa, um filho de 5 anos e a bebê A.A.F.M., de 1 ano e 4 meses, que estava enrolada em um cobertor. Em um acidente inesperado, o pneu traseiro da moto enrolou o cobertor, puxando violentamente a criança e arremessando-a ao solo.

Em desespero, os pais socorreram a bebê e a encaminharam imediatamente ao Hospital Municipal de Salitre. A criança chegou com um corte no couro cabeludo, onde a equipe realizou sutura. Logo após, a bebê evoluiu com crises convulsivas.

Mesmo diante desse quadro grave, a unidade se destacou pela excelência e impressionante rapidez no atendimento de urgência. A coordenadora Vanielle e a Dra Neyara Lacerda recebeu na unidade hospitalar e em seguida teve o acompanhamento na transferência Dr morramulo, junto com toda a equipe, atuaram com presteza, competência e profissionalismo, controlando as crises convulsivas, estabilizando a criança e preparando sua transferência em tempo recorde, primeiro para o hospital de Campos Sales e, posteriormente, para o Hospital Santo Antônio de Barbalha.

De acordo com as últimas informações, a bebê está internada no Hospital Santo Antônio de Barbalha e encontra-se estável.

A direção e o corpo clínico do Hospital Municipal de Salitre merecem todos os elogios e reconhecimento pela rápida e humanizada resposta, que foi fundamental para salvar a vida da criança.

O caso reforça a importância e a qualidade dos serviços prestados pelo hospital à população de Salitre.

Ronaldo acelera obras, garante recursos e impulsiona educação e saúde em Salitre


O prefeito interino de Salitre, Ronaldo, concedeu entrevista à TV Crajubar, onde destacou as ações rápidas e eficientes de recuperação das estradas municipais logo após o período chuvoso da quadra invernosa. Com determinação e agilidade, a gestão priorizou o acesso às comunidades, garantindo a recuperação de vias essenciais que beneficiam diretamente a população rural.

Em recente encontro com o senador Camilo Santana, Ronaldo demonstrou mais uma vez sua capacidade de articulação política e compromisso com o futuro de Salitre. Em uma conversa produtiva e bem alinhada, obteve importantes avanços, especialmente na áreas da saúde e educação.

Dentre os destaques, o prefeito interino tratou da retomada na construção e conclusão de uma escola com oito salas de aula no Alto Alegre zona urbana, obra que estava paralisada há vários anos e que agora caminha para ser finalizada, beneficiando dezenas de crianças e jovens da região. Outra escola em fase de construção também recebeu atenção especial. Além disso, Ronaldo garantiu a liberação de um ônibus escolar e a alocação de novos recursos federais para o município, fortalecendo significativamente a estrutura educacional de Salitre.

Ronaldo também abordou a saúde pública, ressaltando a grande demanda por atendimentos e exames na rede municipal. Diante do alto volume de procedimentos, solicitou maior atenção e apoio do Governo do Estado para ampliar e qualificar os serviços oferecidos à população.

Com visão estratégica, agilidade na execução de obras e habilidade política para trazer recursos, o prefeito interino Ronaldo tem se mostrado um gestor comprometido, proativo e focado no desenvolvimento de Salitre, especialmente na recuperação de estradas e no avanço da educação e da saúde.



11 junho, 2026

Prefeito João Paulo e Secretário Gilberto Juca participam de Seminário Estadual da Alfabetização em Fortaleza

Durante o evento, as autoridades destacaram a relevância do seminário para o município, reforçando o compromisso conjunto em busca de uma educação mais equitativa e de qualidade. “Seguimos juntos em busca de uma educação com mais equidade, que garanta o direito à alfabetização de todas as crianças. Isso certamente irá reverberar em todos os resultados de aprendizagem, especialmente na educação do nosso município”, afirmaram.

Premissas principais para a alfabetização em Mauriti:

- Garantir práticas de alfabetização de forma estruturada em sala de aula;

- Formar gestores e professores com um olhar pedagógico mais qualificado na escola;

- Garantir o letramento na Educação Infantil;

- Promover momentos de acompanhamento e suporte estruturado da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) nas escolas.

Com essas ações, a gestão municipal reafirma seu compromisso com uma educação pública de excelência, que coloque as crianças de Mauriti no centro das políticas educacionais e prepare um futuro melhor para todos.

“A alfabetização é a base de tudo. Investir nela é investir no desenvolvimento de toda a nossa cidade.”

João Paulo – Prefeito de Mauriti.

Unidade Odontológica Móvel (UOM) – Leve a Saúde Bucal até Você

A Unidade Odontológica Móvel (UOM) é um equipamento moderno e totalmente equipado, recebido pelo Ministério da Saúde para o município de Mauriti.

Por meio desse veículo especialmente adaptado, o Técnico em Saúde Bucal Andrade Filho leva os serviços de saúde bucal de qualidade diretamente às comunidades mais distantes, que enfrentam dificuldades para se deslocar até a Unidade Básica de Saúde (UBS).

Nosso Objetivo é garantir que todas as pessoas, independentemente de onde moram, tenham acesso a cuidados essenciais com a saúde da boca. A UOM permite realizar atendimentos preventivos, educativos e clínicos mais próximos de quem precisa, reduzindo barreiras geográficas e promovendo o bem-estar de toda a população de Mauriti e região.

Com a Unidade Odontológica Móvel, Andrade Filho oferece:

Atendimentos odontológicos preventivos e curativos

Orientação em saúde bucal

Ações de promoção da saúde

Cuidados acessíveis e humanizados

A saúde não pode esperar. Por isso, a UOM chega onde o povo está, facilitando o acesso e cuidando do sorriso de cada morador de Mauriti.

“Levar saúde bucal de qualidade para quem mais precisa, sem deixar ninguém para trás.”

Falou, Andrade Filho – Técnico em Saúde Bucal de Mauriti

31 maio, 2026

Dr. Francisco Furtado distribui 300 cestas básicas e 1 tonelada de roupas em Barbalha Ajudando cerca de 500 famílias


O Dr. Francisco Furtado distribuiu neste sábado, 30 de maio, 300 cestas básicas, totalizando 9 toneladas de comida, além de 1 tonelada de roupas a entidades assistenciais do município de Barbalha. A significativa ação tem como objetivo combater a insegurança alimentar e oferecer apoio material a famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pelas associações locais.

Com foco na solidariedade e no fortalecimento do trabalho social, a entrega reforça o compromisso do gestor com o bem-estar da população. A iniciativa foi recebida com grande gratidão pelas entidades, que destacam a importância dessa ajuda para suprir as necessidades mais urgentes da comunidade barbalhense.












Ronaldo Realiza Plenária do PT com Presença de Deputados e Ministro e Reforça União em Salitre


O prefeito interino de Salitre, Ronaldo, realizou plenária do Partido dos Trabalhadores (PT) com a presença de lideranças municipais, dos deputados estaduais Moizés Braz, Raimundinho da Fetraece e Zé Aílto Brasil, além do ministro Guimarães.

Em entrevista à reportagem, Ronaldo destacou os desafios de assumir a gestão do município com a licença do prefeito Rondilson para tratamento de saúde. Ele reforçou o compromisso com a união da equipe e garantiu a continuidade de todos os trabalhos iniciados pela atual administração.










Plenária do PT em Mauriti: Governo Federal, Estado e Prefeitura no centro dos debates sobre desenvolvimento


O Ministro Guimarães falou das prioridades do Governo Federal para o Interior cearense, com destaque para investimentos em infraestrutura hídrica, abastecimento de água, agricultura familiar e geração de emprego em Mauriti e no Cariri.

Já o deputado estadual Diasis Dinis, que representa a região na Assembleia Legislativa, falou sobre as principais demandas de Mauriti que tem levado ao Governo do Estado, além dos projetos e emendas parlamentares já conquistados ou que pretende destinar ao município nos próximos meses.

O prefeito João Paulo destacou as principais conquistas da atual gestão municipal e apontou o grande projeto ou transformação que mais deseja realizar na cidade, contando com o apoio do Governo Federal e do Governo do Estado.

A plenária reforçou o momento de articulação política entre os três níveis de governo, buscando soluções para os principais desafios de Mauriti, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, acesso à água e oportunidades de trabalho para a população.



27 maio, 2026

Prefeito da cidade de Mauriti João Paulo, participou do 2º Ciclo de Seminários Barbalha


Prefeito da cidade de Mauriti João Paulo, participou do 2º Ciclo de Seminários Barbalha 2026, com o tema “Desenvolvimento Econômico e Oportunidades para o Mundo do Trabalho”.

O evento contou com palestras do Deputado Estadual De Assis Diniz e do Secretário Executivo do Trabalho do Estado, Paulo Ferreira, promovendo debates estratégicos sobre crescimento e geração de empregos.

Ao final, foi realizada Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Barbalhense ao Deputado De Assis Diniz.

Estiveram presentes o presidente da Câmara, Dorivan Amaro, o Prefeito de Mauriti, João Paulo, vereadores, autoridades e lideranças regionais.

A Câmara Municipal de Barbalha realizou, na manhã desta terça-feira (26), o 2º Ciclo de Seminários


A Câmara Municipal de Barbalha realizou, na manhã desta terça-feira (26), o 2º Ciclo de Seminários Barbalha 2026, com o tema “Desenvolvimento Econômico e Oportunidades para o Mundo do Trabalho”.

O evento contou com palestras do Deputado Estadual De Assis Diniz e do Secretário Executivo do Trabalho do Estado, Paulo Ferreira, promovendo debates estratégicos sobre crescimento econômico e geração de oportunidades para o município.

Encerrando a programação, foi realizada Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Barbalhense ao Deputado De Assis Diniz, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados ao município.

Estiveram presentes o presidente Dorivan Amaro, vereadores, autoridades e lideranças de Barbalha.

21 maio, 2026

Suspeito de importunação sexual contra alunas e tráfico de drogas é preso após resistir à abordagem em Barbalha

Um homem foi preso nesta quinta-feira 21, após ser acusado de importunação sexual contra alunas e envolvimento com drogas no Centro de Barbalha.

De acordo com a ocorrência, a Polícia Militar foi acionada para a Rua Eliezer Almeida Brito, em frente à Escola Martiniano de Alencar, onde Wemerson Virlanio Santana Chagas era apontado como autor de importunação sexual contra estudantes, além de usar e comercializar drogas no local.

Durante a abordagem, realizada com o apoio da viatura 2652, o suspeito resistiu à ação policial, agrediu um dos militares e tentou fugir, entrando em um hospital próximo. Os policiais conseguiram detê-lo, algemá-lo e imobilizá-lo devido ao risco de fuga e à resistência oferecida.

Em busca pessoal, os militares encontraram uma sacola contendo pequena quantidade de drogas e dinheiro trocado. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrado o boletim de ocorrência e iniciado o inquérito policial.

Até o momento, nenhuma vítima se apresentou formalmente para registrar a queixa de importunação sexual.

A Polícia Civil segue investigando o caso.

Reinaugurado nas Malvinas: Ginásio Miguel Custódio recebe mais de R$ 900 mil em revitalização


A comunidade das Malvinas, em Barbalha, celebra no próximo dia 22 de maio a reinauguração do Ginásio Poliesportivo Miguel Custódio. O equipamento foi totalmente revitalizado, com investimentos superiores a R$ 900 mil, para oferecer mais conforto, segurança e estrutura à população.

A solenidade está marcada para as 17h e contará com a presença de autoridades municipais e moradores. O novo espaço fortalece a prática esportiva, o lazer e as ações sociais, tornando-se um importante ponto de encontro para atividades culturais, recreativas e comunitárias.

A entrega representa mais um compromisso da Prefeitura de Barbalha com a valorização dos espaços públicos e o incentivo ao esporte como ferramenta de inclusão e qualidade de vida.

Polícia Federal deflagrou a Operação Kingdom em Barbalha


É uma operação conjunta da Polícia Federal com a Controladoria-Geral da União (CGU) para desarticular uma organização criminosa suspeita de:

- Fraudes em licitações
- Desvio de recursos públicos federais
- Corrupção
- Lavagem de dinheiro

O núcleo do esquema atuava principalmente a partir do município de Jardim (Cariri cearense), usando empresas de fachada, “laranjas” e vínculos familiares para direcionar contratos públicos.

Escala da operação
- 34 mandados de busca e apreensão cumpridos nas cidades:  
  Juazeiro do Norte, Jardim, Sobral, Barbalha, Aurora e Porteiras.
- 2 medidas cautelares de afastamento das funções públicas de agentes políticos do município de Jardim.

Principais alvos conhecidos até o momento
- Prefeito de Jardim: Antônio Fernando Coutinho (PT)
- Vice-prefeita de Jardim: Jezika Matias Costa (PSB) — ambos foram afastados cautelarmente dos cargos.

As investigações apontam que cinco empresas investigadas mantiveram contratos com mais de 30 prefeituras em Ceará, Pernambuco e Piauí. Uma delas movimentou cerca de R$ 290 milhões, e o grupo como um todo recebeu dezenas de milhões em recursos públicos.

Crimes que os investigados podem responder
Organização criminosa, fraude à licitação, corrupção, lavagem de dinheiro, peculato e falsidade ideológica (entre outros).

A operação ainda está em andamento e as investigações continuam para identificar outros envolvidos.

15 maio, 2026

Dorivan Amaro destaca entrega de Títulos de Cidadão Barbalhense em sessão na Câmara Barbalha, 14 de Maio


O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Barbalha, vereador Dorivan Amaro, destacou a importância da entrega dos Títulos de Cidadão Barbalhense durante sessão solene realizada na Casa Legislativa.

Em seu pronunciamento, Dorivan Amaro parabenizou o casal José Yesus e sua esposa pela honraria recebida e ressaltou o significado da concessão do título. “É com grande satisfação que a Câmara entrega o Título de Cidadão Barbalhense a pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento e o bem-estar da nossa cidade. José Yesus e sua esposa representam o exemplo de dedicação e amor por Barbalha”, afirmou o presidente.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o pároco da Paróquia de Santo Antônio, Padre Joaquim Ivo. O projeto que concedeu o título ao casal foi de autoria do vereador João Hilânio.

Dorivan Amaro ainda enfatizou o papel da Câmara como espaço de reconhecimento: “A entrega desses títulos é uma forma de valorizar aqueles que, com seu trabalho e compromisso, ajudam a construir uma Barbalha melhor. Parabenizo o vereador João Hilânio pela iniciativa e parabenizo o casal José Yesus pela merecida homenagem”.

A sessão solene reforçou o compromisso da atual Mesa Diretora com a valorização de cidadãos que se destacam em diferentes áreas da sociedade barbalhense.

Empresário e Casal José Yesus e esposa Sâmia recebem Título de Cidadão Barbalhense em sessão solene


Barbalha, 14 de Maio – A Câmara Municipal de Vereadores de Barbalha entregou o Título de Cidadão Barbalhense ao casal José Yesus e sua esposa Sâmia, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município e à comunidade.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o pároco da Paróquia de Santo Antônio de Barbalha, Padre Joaquim Ivo, o prefeito Dr. Guilherme e a primeira dama Catiane Landim que prestigiaram o evento e destacou a importância do casal para a cidade. O projeto de lei que concedeu a honraria foi de autoria do vereador João Hilânio.

Durante a cerimônia, o casal foi homenageado por sua dedicação, trabalho e contribuições ao desenvolvimento social, cultural ou religioso de Barbalha. A entrega do título representa o reconhecimento público do Legislativo municipal à trajetória de cidadãos que se destacam pelo compromisso com o município.

O vereador João Hilânio, autor da proposição, justificou a homenagem: “José Yesus e Sâmia, são exemplos de dedicação e amor por Barbalha. Merecem esse reconhecimento por tudo que já fizeram e continuam fazendo pela nossa cidade e pelo nosso povo.”

Padre Joaquim Ivo também parabenizou o casal, ressaltando os valores humanos e a contribuição para a comunidade barbalhense.

A sessão solene reforçou o papel da Câmara de Vereadores, presidida pelo vereador Dorivan Amaro, como casa do povo e espaço de valorização daqueles que constroem uma Barbalha melhor.


Câmara de Barbalha realiza audiência pública sobre a LDO 2027


Barbalha, 12 de maio de 2026 – A Câmara Municipal de Vereadores de Barbalha realizou, na manhã desta terça-feira (12), uma importante audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2027. O evento aconteceu no plenário da Casa Legislativa e contou com a participação de vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil.

A LDO é o instrumento legal que define as metas e prioridades do orçamento municipal para o próximo ano, servindo como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Durante a audiência, foram discutidas as diretrizes que orientarão a aplicação dos recursos públicos em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura, agricultura, assistência social e desenvolvimento urbano.

O presidente da Câmara, vereador Dorivan Amaro, conduziu os trabalhos e reforçou a importância da participação popular no processo orçamentário. “A LDO é fundamental para que o município trace um planejamento realista e alinhado com as necessidades da nossa população. Quanto maior a participação da sociedade, mais transparente e eficiente será o uso do dinheiro público”, destacou.

Durante a audiência, os presentes puderam apresentar sugestões, críticas e propostas para o projeto da LDO 2027, garantindo maior democratização na definição das políticas públicas para o próximo ano.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias deve ser aprovada pela Câmara até o final do primeiro semestre, para que o Executivo possa dar continuidade ao planejamento orçamentário de 2027.

23 abril, 2026

Barbalha amplia serviços de limpeza urbana com nova operação e melhorias estruturais

A Prefeitura de Barbalha passa a contar com uma nova empresa responsável pelos serviços de limpeza urbana no município. A Ecco Liberty assume a execução das atividades com a proposta de ampliar e qualificar os serviços ofertados à população.

Além da coleta de resíduos, a empresa também será responsável por ações como capina, poda e manutenção da limpeza urbana em diferentes pontos da cidade, contribuindo para a organização e o bem-estar dos espaços públicos.

Entre as novidades, está a implantação de serviço em período noturno, medida que deve otimizar a execução das atividades e, ao mesmo tempo, evitar a exposição dos profissionais às altas temperaturas ao longo do dia. A empresa também conta com nova frota de veículos, além de disponibilizar fardamento adequado e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), contribuindo para melhores condições de trabalho e mais segurança para as equipes.

Outra expectativa é a implementação, em breve, de equipes voltadas à coleta seletiva, abrangendo desde o recolhimento até o processo de transformação dos resíduos, fortalecendo as políticas ambientais no município.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Arodo Macedo, destaca a perspectiva de melhorias com a nova contratação. “Estamos com uma expectativa positiva e já em processo de alinhamento para aprimorar tanto a coleta quanto os demais serviços. Em breve, também teremos a equipe de coleta seletiva, permitindo avançar desde o recolhimento até a transformação dos resíduos”, afirmou.

A chegada da nova empresa reforça a perspectiva de avanços nos serviços de limpeza urbana, com melhorias que impactam diretamente na qualidade de vida da população barbalhense.

20 janeiro, 2026

1 ANO de música, carinho e sintonia perfeita! Crajubar FM 105,9 agradece a TODOS!



Queridos apoiadores, parceiros e, acima de tudo, nossos amados ouvintes,
Com o coração cheio de gratidão, a Crajubar FM 105,9 completou um ano de vida no ar!
Chegamos até aqui graças a vocês.
Aos apoiadores que acreditaram no nosso projeto desde o primeiro dia, que renovaram confiança, que divulgaram, que investiram e que fizeram parte da construção dessa grade de programação vibrante e diversa: muito obrigado! Vocês são a base que sustenta essa emissora e nos permitem sonhar cada vez mais alto.
E principalmente a vocês, nossos ouvintes, o verdadeiro coração pulsante da Crajubar FM.
Vocês que ligam o rádio todos os dias, que mandam recado, que cantam junto, que cobram, que elogiam, que reclamam (com razão!), que nos acompanham no trânsito, no trabalho, em casa, na roça, na cidade… Vocês transformaram um sonho em realidade cotidiana. Cada mensagem, cada curtida, cada sintonia ligada é o que nos dá força para continuar.
Um ano se passou, mas isso é só o começo.
Com a mesma energia, o mesmo carinho e a mesma vontade de fazer rádio de verdade, seguimos juntos: vocês no dial 105,9 FM e nós aqui, preparando cada programação com muito amor e dedicação.
Obrigado por fazerem parte da nossa história.
Obrigado por escolherem a Crajubar FM todos os dias.
Obrigado por nos permitirem chegar até vocês.
Crajubar FM 105,9 – Um ano de som, de emoção e de conexão.
E tem muito mais por vir!
Com carinho e gratidão infinita,
Equipe Crajubar FM.

Secretária Evânia Furtado: 'Zeramos a Fila!' – Carreta do Governo Federal Trazem Alívio à Saúde de Mauriti


O Programa Agora Tem Especialistas uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Governo Federal cujo principal objetivo é reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS). Integrado às políticas da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), o programa oferece um acesso mais rápido, eficiente à saúde especializada, com foco em regiões de maior demanda e dificuldade de acesso.


Entre as principais ações estão a realização de mutirões, o envio de unidades móveis de saúde (como as carretas equipadas para exames e consultas), a ampliação do transporte e o reforço da Telessaúde. Um exemplo concreto desse impacto está acontecendo no município de Mauriti, onde uma dessas carretas está a quase um mês em operação na cidade — inclusive com lançamentos recentes de carretas da Saúde da Mulher e de tomografia. Conversei com a secretária municipal de saúde, Evânia Furtado, destacou a iniciativa que contribuiu significativamente para zerar a fila de espera por certos atendimentos especializados na cidade, garantindo mais agilidade e qualidade no cuidado à população local.

Seis Meses de 2026 de Dedicação: Vereador Marcelo Júnior, Estradas e Água no pé de serra

Nos primeiros seis meses de 2026, o Vereador Marcelo Júnior (PT), residente na zona rural de Barbalha, tem se destacado por sua atuação próx...