07 agosto, 2019

Justiça concede habeas corpus a três advogados presos

Três advogados presos na última sexta-feira, 2, tiveram habeas corpus deferidos nesta quarta, 7, e podem ser soltos a qualquer momento. Eles estavam em prisão temporária no âmbito da Operação Rábula, que investiga esquema de advogados e servidores públicos que beneficiava facções criminosas no Ceará, burlando o sistema de Justiça do Estado.

Os três beneficiados pelos HC, nesta quarta, não tiveram identidade revelada pela Associação dos Advogados Criminalistas do Ceará (Acriece), a qual impetrou o pedido em favor dos que estavam em prisão temporária.

Na última sexta, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisões preventivas e sete de prisões temporárias, nas cidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú.

Para Ana Paula Rocha, presidente da Acriece, a prisão temporária é ilegal “por entendimento atual do Código Penal”. “O pedido foi impetrado no plantão judicial de sábado, distribuído na segunda-feira e deferido hoje pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Agora, as partes têm de se apresentar. Nosso objetivo era restituir a liberdade dos advogados, presos injustamente”, detalhou.

Outras informações não foram divulgadas por ela, uma vez o processo corre em segredo de justiça.

Pedido da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE) pediu, ainda na sexta, prisão domiciliar para os alvos da operação. A Ordem entendeu que houve "excesso" da operação ao determinar a prisão dos profissionais e prendê-los em celas da Delegacia de Capturas (Decap), em Fortaleza, e, não, em prisão diferenciada.






Em mais uma decisão o STF suspende transferência de Lula

Justiça Federal de Curitiba havia autorizado a transferência do petista graças a solicitação da Polícia Federal.

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, por maioria de votos, a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo. O petista está preso desde abril de 2018 na sede da Polícia Federal em Curitiba, Paraná, que havia solicitado a transferência do político.

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, foi o primeiro a votar a favor da suspensão da decisão de transferência.

A suspensão aconteceu em votação expressiva. Por 10 votos a 1, os ministros decidiram manter Lula preso na carceragem da PF em Curitiba, pelo menos até que o STF julgue uma ação que questiona a atuação do ex-juiz Sergio Moro – atual ministro da Justiça – no processo que condenou o petista pelo caso do triplex em Guarujá (SP).

Procuradora-geral da República, Raquel Dodge defendeu que Lula fosse mantido na superintendência da PF ou em uma cela especial, de sala de estado maior, em São Paulo. Ao contrário da decisão anterior da Justiça Federal de Curitiba, que havia determinado que o petista cumprisse pena no presídio de Tremembé, no interior paulista.

Decisão foi acatada após solicitação da PF de que, desde a prisão do petista, diversas pessoas passaram a se aglomerar no entorno da sede do órgão. Inclusive com a presença de "grupos antagônicos", o que teria passado a demandar atuação permanente de agentes segurança para evitar confrontos.
Fonte: O povo.






Escrivã que defendeu torcedores recebe bravura pelo ato

A escrivã da Polícia Civil, Tárgilla Bié Brito, que defendeu torcedores do Ceará durante agressão sofrida no último sábado, 3, dia de Clássico-Rei nas proximidades da Arena Castelão, recebeu "menção elogiosa" por ato de "bravura e destemor".

O Delegado Geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso, parabenizou a servidora.“Eu te chamei aqui para agradecer pelo seu ato de bravura, porque apesar de estar de folga, sozinha e principalmente por estar gestante, você fez exatamente o que jurou fazer, defender a sociedade acima de tudo. Então restam só elogios a sua pessoa”, afirmou Rattacaso.

Leia mais: Mulher armada impede que torcedores do Fortaleza agridam homens com camisa do Ceará

Rattacaso encontrou-se com Tárgilla na manhã de terça-feira, 6, quando a agradeceu em nome da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) pelo ato de bravura. Após a conversa entre Tárgilla e Marcus Rattacaso, uma portaria do gabinete do delegado geral, com um elogio ressaltando a bravura e o destemor da servidora, foi encaminhada para o Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da PCCE para registro nos assentamentos funcionais de Tárgilla e publicação no Diário Oficial do Estado.

O caso citado aconteceu por volta das 17h, na avenida Silas Munguba, à altura do entorno da Arena Castelão. A escrivã, identificada como Tárgilla Bié Brito, presenciou um grupo de torcedores vestidos com camisas do Fortaleza Esporte Clube agredindo violentamente, com chutes e socos, dois torcedores vestidos com a camisa do Ceará Sporting Club, pai e filho, que ocupava uma moto. As vítimas foram derrubadas e arrastadas da motocicleta em que estavam.






JORNAL BLOG REVISTA DO CARLOS JUCA: Solução ou problema! É o caminhão do cidadão em Ba...

JORNAL BLOG REVISTA DO CARLOS JUCA: Solução ou problema! É o caminhão do cidadão em Ba...: Meu DEUS isso não é justo! Vai ter gente que vai dormir na praça hoje, para poder tentar tirar seus documentos no caminhão da cidadania ama...

Solução ou problema! É o caminhão do cidadão em Barbalha

Meu DEUS isso não é justo! Vai ter gente que vai dormir na praça hoje, para poder tentar tirar seus documentos no caminhão da cidadania amanhã! Isso é certo? Isso é justo? Humilhação total meu povo... São 60 senhas para amanhã e mais 20 prioridade, são 80 atendimentos dia e são apenas 3 dias lá!

KD os que tanto divulgaram dizendo que esse caminhão iria resolver o problema da população com a entrega de documentos, que não estão para ajudar ou até defender do mau atendimento que nem para resolver isso? Vocês não trouxeram solução, trouxeram problemas para o povo... RESOLVAM!!!

Caminhão do cidadão FAKE! Desorganização total, população insatisfeita. Já tem gente esperando as senhas para o caminhão do cidadão. Um cidadão Barbalhense indiguinado com o péssimo atendimento faz vídeo e mostra nas redes sociais,vamos ver!








Sesau leva atendimento aos trabalhadores que atuam com reciclagem

Os trabalhadores que atuam na coleta de material para reciclagem receberam atendimento da Secretaria de Saúde de Barbalha. A iniciativa foi desenvolvida nesta sexta-feira, 2, na área onde funcionará a usina de reciclagem do município. Aproximadamente 28 trabalhadores receberam atendimento e orientação sobre cuidados com a saúde e prevenção a doenças.

A iniciativa foi desenvolvida pelos setores de Vigilância Sanitária e Atenção Básica de Barbalha, com equipe de profissionais que realizaram vacinação, teste rápido de HIV, Hepatites B e C, educação e saúde e orientação sobre combate ao mosquito Aedes aegypti e sobre os riscos de manipulação de lixo infectado.






Nova secretária de Educação toma posse em Barbalha

O prefeito Argemiro Sampaio deu posse a nova secretária de educação de Barbalha, Fátima Granjeiro Telles. A cerimônia ocorreu na manhã desta segunda-feira, 5, na sede da Prefeitura, municipal, quando a nova titular foi apresentada à comunidade estudantil, além de demais membros da gestão municipal.

A professora Fátima Granjeiro Telles é formada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri, tem pós-graduação em Metodologia do Ensino Fundamental e, recentemente, atuou como diretora da Escola de Tempo Integral Josefa Alves de Souza, onde desenvolveu trabalho notável.

Em sua fala, a secretária agradeceu o convite para ocupar uma das mais importantes pastas do município e destacou o compromisso com a educação, garantindo que vai lutar para elevar ainda mais as notas da Educação de Barbalha.

Já o prefeito Argemiro Sampaio destacou que a escolha da professora Fátima para assumir o posto se dá pela sua competência e compromisso com a elevação dos indicadores de qualidade no ensino do Município.





Barbalha realiza passeio ciclístico em alusão à Semana do Município

Já estão abertas as inscrições para o passeio ciclístico que fará parte da abertura da Semana do Município de Barbalha. O evento é promovido pela Secretaria de Saúde a fim de promover a prática de esporte e atividades físicas junto à população. As inscrições vão até o dia 9 de agosto, e podem ser feitas na sede da Secretaria.

O passeio ciclístico acontecerá no próximo dia 11, com saída às 7:30 hs, da Igreja das Malvinas, passando pela nova avenida, que liga o bairro à Cirolândia, chegando ao pátio da Secretaria de Saúde, no centro da cidade.

O evento contará com todo apoio da gestão, que disponibilizará equipe médica, ambulância, acompanhando de perto a pedalada. Os participantes também contarão com água, frutas e, na chegada, um café da manhã.





A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...