31 maio, 2013

RUAS DE BARBALHA SE ENFEITAM PARA A FESTA DE ANTÔNIO 2013

Bandeirolas, mastros, balões... As ruas de Barbalha se enfeitam para receber os milhares de visitantes que todos os anos vem a cidade para prestigiar a festa em alusão a Santo Antônio, o santo casamenteiro.
O palco no Largo do Rosário já está montado e receberá, no dia 02 (dia do Pau da Bandeira), nomes do forró como: Luiz Fidélis, Maurício Jorge, Ítalo Queiroz e Flávio Leandro.
Já no Marco Zero, a animação fica por conta de Chico Pessoa, Leonardo de Luna e Maninho e Banda.
No Parque da Cidade, atrações locais e nacionais se revezam no palco, entre os dias 02 e 13 de junho, para fazer a alegria dos presentes. Em todas as noites a entrada é franca.
Esse ano a festa tem um colorido todo especial. Através de Lei Estadual, proposta pela deputada Fernanda Pessoa, Barbalha foi denominada “A Capital Cearense dos Festejos de Santo Antônio do Estado do Ceará.”
A festa de Santo Antônio é uma realização da Prefeitura Municipal de Barbalha. Patrocinada por Banco do Nordeste, Governo do Estado do Ceará e Governo Federal.
Saiba mais
Realizada oficialmente há 84 anos, a Festa do Pau da Bandeira está em processo de tombamento como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A festa foi oficializada em 1928 em homenagem ao padroeiro da Cidade, Santo Antônio. Segundo historiadores, a devoção pelo santo é anterior à fundação de Barbalha e remete a mais de 300 anos atrás, mantida pelos moradores da região.

 

PREFEITO JOSÉ LEITE VIAJA A WASHINGTON (EUA) LEVANDO PROJETOS


O prefeito José Leite estará viajando para Washington (EUA) neste domingo (26) a convite do Banco Mundial  e Governo do Estado através da Secretaria das Cidades e os municípios que fazem parte do Projeto Cidades-Cariri.
O encontro será na sede do Banco Mundial onde acontecerá num período de três dias de palestras. O Secretário das Cidades Camilo Santana estará presente na viagem.
O prefeito José Leite levará vários projetos de infraestrutura, não só os que já estão concluídos, mas os que serão implantados em Barbalha como o Anel Pericentral e o Aterro Sanitário. Da região do Cariri estarão viajando os prefeitos de Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha.
“Nós vamos conseguir trazer mais recursos. Não só recursos que conseguimos através do Governo Federal e do Governo do Estado, mas recursos externos do Banco Mundial que possam fazer e acontecer o crescimento do município de Barbalha”, disse.

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA SERÁ INAUGURADA NO PERÍODO DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO EM BARBALHA

O Prefeito José Leite afirmou que está tudo organizado para a festa de Santo Antônio. Ainda essa semana estará sendo divulgada a programação oficial com as atrações, ou seja, dos shows artísticos que irão acontecer no período das festividades.
O prefeito José Leite também adiantou que provavelmente no dia da abertura da festa, ou dentro do período, aconteça a inauguração da Praça de Esportes e da Cultura, obra que foi construída dentro do Parque da Cidade.
Saiba mais
A Praça de Esportes e da Cultura em termo de valorização da cidadania vem trazer várias ações sociais, educacionais e geração de emprego e renda além das políticas públicas voltadas para os jovens barbalhenses, através do lazer e do esporte, será uma das mais importantes construídas no Parque da Cidade em parceria com o Governo Federal da presidente Dilma Rousseff e o município. Esse equipamento tem um objetivo de integrar num mesmo espaço físico, vários programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, bem como a formação e qualificação para mercado de trabalho, serviços sociais, inclusão digital de modo que possa promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social, A Praça de Esporte e da Cultura tem uma área de 3.000m² e leva o nome de um dos maiores Mestres da Cultura barbalhense, Joaquim Mulato (in memória).

ENCERRADA I CARAVANA DO BRINCAR E DA LITERATURA EM BARBALHA

O Município de Barbalha recebeu nos dias 21,22 e 23 a I Caravana do Brincar e da Literatura, que reuniu educadores sociais de municípios do Cariri, além das regiões Centro Sul, Sertão Central e Inhamuns, que fazem parte do Programa O Ceará Cresce Brincando. Trabalho este que desde 2006 vem trabalhando no Estado do Ceará, fortalecendo a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e o estabelecimento de vínculos entre as crianças e as famílias bem como as comunidades.
A Caravana do Brincar e da Leitura corresponde a uma das etapas da Formação dos Educadores Sociais Brinquedistas, que está acontecendo desde o início do ano de forma regionalizada e tem como foco a cultura do brincar e a contação de história.
Durante os três dias no Balneário do Caldas, o evento contou com a participação de crianças da rede municipal de ensino e, aproximadamente 70 educadores sociais do CCB e coordenadores do Projeto Eu Sou Cidadão, outra iniciativa da APDMCE, desta vez de incentivo à leitura e formação cidadã.
Na programação constou de aulas teóricas sobre a cultura do brincar e técnicas de contação de história; e momentos práticos com as crianças, onde, através de rodízios, todos passarão pelas ilhas do Criar, do Brincar e das Histórias Mágicas. O Programa O Ceará Cresce Brincando é realizado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) e Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), com o apoio da COELCE. Para a realização da I Caravana do Brincar e da Leitura, o Programa tem a parceria da Prefeitura Municipal de Barbalha.
Foram três dias de muita alegria, distração, brincadeiras e aprendizado que envolveu todos os profissionais educadores sociais, brinquedistas e as crianças que se divertiram em um lugar aprazível ao sopé da chapada do Araripe o Hotel das Fontes no Balneário do Caldas. A secretária de Educação do município e vice presidente da APDMCE, Isabel Cristina Cruz analisou os três dias de trabalho da I Caravana do Brincar e da Literatura, como positivo porque veio inovar cada vez  mais, o aprendizado dos educadores sociais e das crianças. 
Os participantes afirmaram que o encontro da I Caravana do Brincar no Hotel das Fontes, superou as expeditivas e foi um momento em que todos saíram renovados com as novas experiências do brincar e do saber ao lado dos articuladores, multiplicadores e coordenadores do UNICEF, assim também agradeceram pela receptividade que tiveram em Barbalha.

 

ESTÁDIO "O INALDÃO" RECEBE DOAÇÃO DE 520 CADEIRAS

O Estádio Antônio Lyrio Callou, “O Inaldão”, recebeu a doação de 520 cadeiras da Empresa Bom Sinal. Com essa doação, o estádio irá se tornar um dos mais confortáveis do interior cearense.
O Secretário de Juventude e Esporte, Jorge Luiz Fernandes, agradeceu a Bom Sinal e ressaltou que essa importante parceria já vem de longa data. “Essa doação vem numa hora importante, porque a Bom Sinal é uma empresa que muito contribui com o esporte municipal, já tendo doado birôs e cadeiras para a Secretaria e isso vem a fortalecer ainda mais essa parceria”, disse.
Jorge Luiz ainda falou sobre a reforma do Estádio “O Inaldão”, que terá início na próxima segunda-feira (27). A obra, orçada em 90 mil reais, foi desenvolvida pela Secretaria de Infra Estrutura e Obras e será feita com recursos do Município. Com essa reforma, o estádio fica apto a receber os jogos do Campeonato Cearense da série C, e o Barbalha Futebol Clube poderá jogar em casa. Coisa que não acontece há três anos.
Cobertura das cadeiras cativas, melhoria dos vestiários, banheiros com acessibilidade para portadores de deficiência, melhoria do gramado e arquibancada, são alguns dos benefícios que o estádio receberá e que o tornará um dos mais modernos do interior cearense.

OBRA DA AV. DO CONTORNO DEIXA BARBALHENSES SATISFEITOS

A obra que ora inicia em Barbalha depois da assinatura da ordem de serviço assinada pelo governador Cid Gomes e pelo secretário das Cidades Camilo Santana no último dia 17, já começaram nesta última quarta-feira 22, e repercute positiva na sociedade.
O motorista Nilton Lima de Brito residente no bairro Alto da Alegria, disse que a Avenida do contorno vai melhorar o trânsito e o centro da cidade não vai sofrer tanto desgastes com os caminhões pesados porque eles vão ter uma avenida exclusiva somente para eles.  

“Com essa nova avenida, Barbalha terá um novo trânsito, porque os caminhões não passarão mais pelo centro da cidade e, assim não danificará o Centro Histórico”, foi o que disse o estudante Ranieri Barreto Macedo residente no bairro Cirolandia.

Para o motorista Paulo Sérgio Santana residente no Alto da Alegria, à Avenida do Contorno vai trazer inúmeros benefícios para Barbalha e melhorar todo fluxo de veículos no centro da cidade. 

A obra terá toda uma pavimentação asfáltica com pista dupla e canteiro central, ciclovia na Avenida do Contorno da cidade. São 2,4 quilômetros de via que receberá um investimento de 2,7 milhões. 

Essa obra vai desafogar todo tráfego de veículos pesados do Centro Histórico da cidade. A avenida terá início na descida do Distrito do Caldas, próximo a Subestação da Coelce, passando pelas avenidas Gustavo Barroso, 17 de Agosto, Virgílio Torres e Costa Cavalcante, seguindo até a estátua de Santo Antônio no triângulo que dá acesso a Juazeiro do Norte e a Missão Velha. 


A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...