14 julho, 2012

Uirapuru Entidades ganham duas novas casas

Construções devem abrigar pessoas soropositivas e voluntários evangelizadores
Esperança e fé. Foi através da força desses dois elementos que o Projeto Sol Nascente, voltado para abrigar adultos soropositivos carentes e sem vínculos familiares, e a Comunidade Obra de Maria, que abriga voluntários evangelizadores, foram beneficiados com a doação de casas próprias dentro do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).

A inauguração da nova casa do Projeto Sol Nascente deve acontecer no próximo dia 25, mas ainda não há nenhum móvel FOto: Alcides Freire

"No CEU, existem 21 entidades que, por meio de missões, ações sociais e espirituais, fazem do lugar um espaço diferente", destaca Arilo Deodato, presidente do conselho geral do Condomínio e diretor do Projeto Sol Nascente.

Segundo ele, em nenhum lugar do Brasil existe um complexo capaz de abrigar crianças, padres idosos, dependentes químicos em recuperação, conventos, e pessoas com Aids. Para se manter, as unidades necessitam da providência do Estado e também da sociedade civil.

Abrigados

O Projeto Sol Nascente, por exemplo, foi fundado há dez anos e é voltado para crianças e adultos soropositivos. Os 12 homens e mulheres abrigados viviam em uma casa alugada.

No dia 25 de julho, o sonho de ter uma casa nova será realizado. O imóvel, financiado pelo Governo do Estado em parceria com a Receita Federal, deve ser inaugurado.

A construção de quase mil metros quadrados é um espaço adequado para o tratamento de pessoas que, muitas vezes, são abandonadas pelos parentes por serem soropositivas ou não possuem nenhum vínculo familiar.

Conforme Deodato, a nova instalação poderá abrigar 18 pessoas, pois o imóvel divide-se em seis enfermarias (com três leitos cada), posto de enfermagem, capela, cozinha, refeitório, consultório, quarto para medicação, sala, jardim e um anexo para a administração. O Governo do Estado bancou 90% do projeto e os outros 10% foram doações de mercadorias apreendidas pela Receita Federal.

Apesar da data de inauguração estar próxima, a casa ainda não possui nenhum móvel. "Estamos partindo para a segunda fase, que é mobiliar a casa. Precisamos de camas, ventiladores, televisões, equipamentos para uma lavanderia industrial e utensílios domésticos. Abrigamos pessoas que estão muito debilitadas, cadeirantes e precisam de conforto", explica Deodato.

Ele ressalta que há uma demanda reprimida, pois a entidade possui uma parceria com o Hospital São José e sempre há pacientes precisando de acolhimento e ajuda.

Voluntariado

O jardineiro pernambucano Edeildo João Malaquias conheceu a Obra de Maria há 11 anos, durante um retiro de Carnaval. A beleza do projeto o fez deixar tudo para traz e virar missionário. Na caminhada, conheceu a sua esposa e, há cinco anos, veio morar em Fortaleza para implementar a iniciativa na Capital. Neste período, ele, a esposa e outro casal missionário moraram em uma casa alugada. Mas, uma Organização Não-Governamental (ONG) da Alemanha financiou a construção de uma unidade própria dentro do CEU.

Edeildo explica que o projeto existe em outros países e, no Brasil, a sede é em Recife. O objetivo é formar e abrigar voluntários, que têm a missão de evangelizar famílias e jovens. "Fazemos visitas na tentativa de resgatá-los e levá-los a conviver na comunidade", explica.

Conforme ele, serão feitas duas casas, com capacidade de abrigar cerca de 24 voluntários cada. A previsão é que, até o fim do ano, as unidades estejam prontas. "A Comunidade Obra de Maria evangeliza através do meio social.

Ajudamos em creches, na recuperação de dependentes químicos, hospitais, escolas e fazemos visitas as famílias", ressalta o missionário.

KARLA CAMILAREPÓRTER 

Praças são revitalizadas no Crato

A reforma dos quatro equipamentos públicos valoriza o Centro do Crato e busca fortalecer o turismo na cidade
Crato Está concluída a obra de requalificação urbana das praças centrais do Crato. A reforma, que estava prevista no projeto Cidades do Ceará-Cariri Central, teve um investimento total de R$5 milhões, sendo que parte do valor foi financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

Os equipamentos foram entregues à população, na noite do último dia 11, pelo secretário das Cidades, Camilo Santana. Ao todo, quatro praças da cidade passaram por melhorias, a Juarez Távora, Siqueira Campos, Alexandre Arraes e Sé.

Foram realizados serviços de pavimentação, drenagem, iluminação, paisagismo, aumento das calçadas, instalação de rampas e pisos de módulos táteis, mobiliário urbano e sinalização, além da pavimentação das ruas Senador Pompeu e Miguel Lima Verde.

A primeira etapa, que compreendeu a reforma das Praças Juarez Távora e Siqueira Campos, foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 2011.

Já na da Sé e Alexandre Arraes, os serviços demoraram mais a serem concluídos devido às paralisações durante a intervenção, que causou alguns transtornos aos comerciantes, principalmente, entre o período de fim de ano. Contudo, o projeto valorizou o Centro da cidade.

Praça da Sé
Na Praça da Sé, foram instalados quatro unidades de boxes para os comerciantes que mantinham quiosques no local. Ao todo, 16 pessoas foram beneficiadas, entre elas, a vendedora de sucos Emanuele Bezerra de Carvalho, que está no lugar há mais de 17 anos. Na opinião dela, a reforma vai gerar mais lucros aos vendedores de alimentos.

"A mudança trouxe benefícios para toda a população. A partir do momento que existe organização, as praças se tornam mais atrativas. Assim, os nossos clientes vão consumir nossos produtos com mais frequência. Agora, os espaços têm mais estrutura e, com certeza, teremos mais lucros. Foi uma grande melhoria para a cidade", considera.

Turismo
A reforma das praças centrais do Crato foi proposta ainda em 2005, por meio do Plano de Requalificação Urbana do Município, elaborado pela Prefeitura.

O objetivo das ações é fortalecer o turismo na cidade, bem como evitar o esvaziamento do Centro, já que foram estas praças que acolheram as principais manifestações artística, culturais, religiosas, cívicas, políticas e sociais no Município.

Tanto a Praça da Sé como a Alexandre Arraes fazem parte da fundação da cidade. Segundo o jornalista Huberto Cabral, elas existem desde 1740. Ele conta que a Praça da Sé, além de ter abrigado o primeiro campo de futebol do Crato, foi o local do aldeamento dos índios Cariris.

A primeira reforma foi realizada em 1953, durante o centenário da cidade. Já a Praça Alexandre Arraes tornou-se o bosque de arborização e, posteriormente, foi um Parque Municipal. Hoje em dia, é um dos locais prediletos para a prática de esportes e outras atividades físicas.

Falhas
O projeto de requalificação prioriza os pedestres e deficientes físicos e visuais. Contudo, os equipamentos específicos para esse público não foram instalados devidamente. O assunto já foi abordado em matéria publicada pelo Diário do Nordeste, na edição do último dia 5 de julho.

A medida, que deveria ser inclusiva, ao invés de guiar os deficientes visuais por um roteiro seguro, representa um perigo, pois os direciona para obstáculos, como postes de iluminação. Antes da requalificação das praças centrais do Crato, não havia acessórios que permitissem a acessibilidade nas ruas da cidade.

De acordo com o secretário das Cidades, Camilo Santana, o projeto previa a retirada dos postes dos locais onde foi instalado o piso tátil. Ele afirma que a responsabilidade agora é da Companhia Energética do Ceará (Coelce). O secretário disse, ainda, que já cobrou ações da Companhia para que os obstáculos fossem retirados o mais rápido possível. "Há mais de seis meses que venho cobrando da Coelce o deslocamento dos postes. Já pagamos pelos serviços e estamos aguardando que a Companhia faça isso de imediato", revela.

Em nota enviada ao Diário do Nordeste, a Assessoria de Imprensa da Coelce informou que recebeu a solicitação do Governo do Estado, e já enviou proposta de orçamento para efetuar a remoção das estruturas. Entretanto, a medida ainda não foi executada por que a Companhia aguarda o pagamento do poder público.

Mais informações
Secretaria das Cidades do Ceará
Av. Gal Afonso Albuquerque Lima - Edifício Seplag, s/n
Cambeba - Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3101.4448

YAÇANÃ NEPONUCENAREPÓRTER 

Praça do Socorro não está pronta para festa

As obras, porém, foram intensificadas para que haja condições mínimas de recepção aos fiéis durante o evento
Juazeiro do Norte A obra da Praça do Socorro não estará concluída até as comemorações dos 101 anos deste Município e dos 78 anos de morte do Padre Cícero. A solução encontrada para acolher as milhares de pessoas que vêm a Juazeiro neste período foi abrir parte do Largo do Socorro, onde já está afixado grande parte do calçamento em piso intertravado, de 18 a 22 de julho, quando se cumpre a programação oficial de comemoração de aniversário.

A obra da Praça do Socorro faz parte de um conjunto de melhorias na infraestrutura turística da cidade, denominada Roteiro da Fé, por meio do projeto Cidades do Ceará. Estão sendo investidos R$ 4,8 milhões no projeto, e as praças de maior movimentação durante as romarias estão sendo revitalizadas, com inclusão de sinalização, nova iluminação nos espaços e urbanização paisagística.

Projeto
O projeto foi iniciado na Praça dos Franciscanos, no dia 7 de fevereiro. A primeira praça a ser inaugurada será a José Geraldo da Cruz, conhecida com praça das Cacimbas. De acordo com a Secretaria de Turismo e Romarias, os detalhes para a inauguração estão sendo ultimados.

A comemoração dos 101 anos do Município de Juazeiro do Norte conta com o lançamento dos 100 cordéis em homenagem à cidade. Serão 50 inéditos, com os xilógrafos contemporâneos, e mais 50 reedições, inclusive de clássicos. O lançamento da Coleção Centenária dos Cordéis acontecerá no dia 20, com a participação de artistas da cultura popular e show cultural. Serão 100 mil exemplares.

Às 6 horas do dia 20 de julho, a missa do Padre Cícero atrai milhares de pessoas, por marcar a data dos 78 anos de morte do sacerdote. Segundo o secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, por conta da grande visitação ao túmulo do Padre Cícero, na Capela do Socorro, será importante acontecer a abertura do espaço.

Para isso, foram intensificas as obras no sentido de haver condições mínimas de recepção dos fiéis. No local, é montado o palanque. "É um período que tem aumentado bastante o número de pessoas que vem a Juazeiro", destaca ele.

Visitantes
O secretário avalia que, nos últimos anos, tem aumentado a quantidade de visitantes em todas as romarias. Normalmente, a data da morte do Padre Cícero atrai bem mais visitantes do que a de aniversário, em março, que é um dos períodos de maior participação da população regional nos festejos. De acordo com José Carlos, será o fechamento do ano centenário que vem sendo comemorado desde julho do ano passado.

Para este ano, a festa começa quarta-feira, dia 18, e termina no dia 22 de julho. Durante uma semana, serão prestadas homenagens a pessoas e instituições, exibição de filmes, liturgias, lançamento de cordéis, inaugurações de obras na cidade e a entrega de parte da primeira etapa do Roteiro da Fé.

Também estará em Juazeiro do Norte o carro mais iluminado do mundo, o "Pirilampo", que virá de Ilhéus, na Bahia, especialmente para as comemorações. A recepção ao veículo acontecerá no dia 19, às 17h30, na Praça do Giradouro.

O carro, que irá percorrer toda a cidade até a Praça dos Romeiros, está inserido na programação para sair pelas ruas até o dia 22, a partir das 18h. Será reinaugurado, durante a semana, o Museu Paroquial Monsenhor Murilo de Sá Barreto.

A inauguração da primeira etapa do Roteiro da Fé será às 20h do dia 22 de julho, aniversário da cidade. Além do Roteiro da Fé, serão realizados projetos de sinalização, drenagem, valorização do patrimônio histórico e cultural de Juazeiro, além da requalificação urbana. Praças como a dos Salesianos, Franciscanos e São Miguel estão sendo revitalizadas.

O projeto inclui placas com os ensinamentos do Padre Cícero, como também dos preceitos ecológicos. Os projetos voltados para a infraestrutura turística estão previstos para serem inaugurados, em sua maioria, até o final do ano, incluindo o Centro Multiuso, onde serão abrigados órgãos da administração estadual e municipal, além da conclusão do anfiteatro com capacidade para 10 mil pessoas.

Esse serviço, mais a praça do Marco Zero, para marcar o centenário da cidade, não estão inseridos no projeto Roteiro da Fé. De acordo com José Carlos, um dos aspectos positivos das obras é que vem sendo realizado o projeto de intervenção nos espaços, sem agredir o patrimônio histórico e religioso da cidade.

Guarda é preso por ajudar assaltantes

Agentes da Coin apreenderam armas e munições de grosso calibre na residência do suspeito, em Pacajus
Após vários dias de investigações, agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) detiveram, no Centro de Pacajus, o guarda municipal Mauro Maia Holanda e apreenderam um revólver 3.57 e várias munições de armas longas e de grosso calibre. Ele é acusado de fornecer armas e munição para uma quadrilha de assaltantes de bancos que agia em todo Ceará.
Com a quadrilha da qual Fabiano Alves Alencar fazia parte, a Polícia encontrou farta munição, inclusive 14 emulsões explosivas (bananas de dinamite). O bando foi desarticulado no fim de junho deste ano. Sete foram presos FOTO: KID JÚNIOR

O bando foi desmantelado no final do mês passado, quando os membros foram presos na capital cearense, Pacajus e Pacatuba, após recebimento de denúncia dando conta que o grupo criminoso pretendia explodir o cofre de uma agência bancária no interior do Estado.

Engano

O advogado Mikhail Gomes, defensor de Mauro Holanda, diz que houve um equívoco por parte da Polícia ao acusá-lo de fazer parte da quadrilha. "Meu cliente é sócio de um clube de tiro e tem inclusive registro no Exército", disse, acrescentando que na próxima segunda-feira apresentará ao Poder Judiciário toda documentação provando que o constituinte dele tinha aquele material com amparo legal.
Na última quarta-feira, em Ibaretama, no Sertão Central, uma quadrilha formada por cerca de 15 homens explodiu o carro-forte da empresa Brinks. Os bandidos usaram explosivos e destruíram o interior do veículo FOTO: ALEX PIMENTEL

De acordo com a defesa de Mauro Holanda somente o revólver calibre 3.57 não tem documento de registro. "As munições ponto 50 estão sem pólvora, mostrando que meu cliente as tinha apenas para enfeite", ressaltou Mikhail Gomes, lembrando ainda que Mauro Holanda é uma pessoa idônea, pois do contrário, não estaria na Guarda Municipal de Pacajus até hoje.

Sobre a possível amizade entre Mauro Holanda e José Fabiano Alves Alencar, o advogado disse que ele conhecia o pai do bandido. "Ele nunca teve qualquer conversa com o Fabiano. Só conhecia o pai dele, que é falecido", assegurou.

Carro-forte
Policiais civis e militares permanecem com as buscas aos bandidos que explodiram o carro-forte da empresa Brinks, no início da noite da última quarta-feira, em Ibaretama, no Sertão Central. O titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Romério Almeida, estima que a quadrilha seja composta por cerca de 15 bandidos. Dos presos, Sheldon Ribeiro Alves, 36, já está na CPPL de Caucaia.

Termina o prazo para impugnações

Embora ainda esteja recebendo dados, a expectativa do MP é de que sejam mais de 100 impugnações no Ceará
O procurador regional eleitoral, Márcio Torres, ainda está recebendo informações dos promotores eleitorais sobre as impugnações aos registros de candidaturas apresentadas até ontem, data em que se encerraria o prazo para impugnação dos pedidos de registro publicados no último dia 8. Ele espera que ainda neste fim de semana seja possível concluir o levantamento de todas as impugnações, interpostas pelo Ministério Público Eleitoral no Ceará.

Até ontem, ao meio dia, a expectativa era de que mais de 100 impugnações fossem apresentadas em todo o Estado do Ceará. Em relação ao Município de Fortaleza, a 114ª zona eleitoral havia recebido o total de 18 impugnações, mas ainda aguardava receber outros casos até o fim do expediente. Ainda ontem, o Ministério Público preparava a impugnação do vereador Ronivaldo Maia (PT), que teve nota de improbidade administrativa referente às suas contas na Emlurb. Até as 17h, o TRE não havia recebido o pedido, mas o expediente se encerraria às 19h.
O vereador Ronivaldo Maia tinha, na tarde de ontem, sua impugnação sendo preparada pelo MP por conta de uma nota de improbidade FOTO: FRANCISCO VIANA

Embora o diferencial das impugnações para as eleições deste ano seja os casos que se enquadram na Lei da Ficha Limpa, o procurador Márcio Torres faz questão de lembrar que outras situações justificam impugnações, como é o caso, por exemplo, da falta de quitação eleitoral e de alfabetização. No âmbito da 49ª zona, que abrange Pacajus, Chorozinho e Horizonte, somente em relação aos casos da Lei da Ficha Limpa, foram apresentadas 17 impugnações.

Candidatos
Entre os impugnados, estão o candidato a prefeito de Pacajus - Auri Costa Araripe, vice-prefeito Fan Cunha, os candidatos a prefeito de Horizonte José Rocha Neto e Manoel Gomes de Farias Neto, os candidatos a vereador em Horizonte Florinda Martins de Almeida, Maria das Graças de Sousa e Vandilsa Maria Façanha Rocha, além do candidato a prefeito de Chorozinho, Sinval de Carvalho. Alguns receberam mais de uma impugnação.

O Ministério Público Eleitoral também impugnou as candidaturas de Francisco José Sousa em Umirim; Ângelo Luís Nóbrega em Marco; Luiz Flávio Mendes de Carvalho e José Martins da Costa Filho em Senador Pompeu, e de Eliseu Batista Filho em Orós.

Em Caucaia, o promotor de Justiça Lucídio Queiroz apresentou 13 impugnações de candidatos a vereador, entre eles sete vereadores que postulam a reeleição. O Legislativo de Caucaia é composta por 14 vereadores e dentre os sete impugnados estão o presidente da Câmara, Antônio Luiz de Araújo (Tanilo) e o presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Deuzinho Filho.

Eles tiveram suas candidaturas impugnadas porque têm contra si uma ação de improbidade administrativa julgada procedente pelo Tribunal de Justiça do Estado. Eles são acusados de envolvimento na contratação irregular de veículos, pela câmara, em 2006 e 2007. A candidatura da deputada Inês Arruda à prefeitura também foi impugnada, mas pela coligação que patrocina a reeleição do atual prefeito e não pelo Ministério Público

Atento
O procurador Márcio Torres disse estar atento a outros casos no Interior, inclusive em Ipu, onde o PMDB chegou a apresentar duas candidaturas à prefeitura, sendo uma delas a do prefeito Sávio Pontes. A candidatura de Sávio Pontes foi impugnada por falta de quitação eleitoral por não pagar uma multa. Também está sendo questionada na justiça a convenção que o escolheu como candidato, no dia 10 de junho, e a convenção realizada por uma comissão interventora, no dia 30, para outro candidato.

Em Fortaleza, até as 16h de ontem, o Ministério Público Eleitoral havia apresentado 18 impugnações, dentre as quais a de candidatos que deixaram de prestar contas da campanha eleitoral de 2008. A querela que envolve duas alas do PTC que disputam o comando do partido também gerou várias impugnações.

A advogada Kamile Moreira Castro entrou com duas impugnações e a comissão interventora do partido também, inclusive com uma impugnação ao Documento de Regularidade dos Atos Partidários (Drap) da Coligação Para Renovar Fortaleza que tem como candidato Roberto Cláudio do PSB porque o PTC consta como um dos integrantes dessa coligação.

Ontem, na 114ª zona eleitoral, o movimento era intenso, inclusive de candidatos e representantes de partidos que queriam informações sobre suas pendências de documentação

Um ano depois, dinheiro não foi devolvido

Ainda hoje, há suspeitas de desvio de verbas em grande parte dos acordos firmados para construção de kits sanitários em municípios do Interior. As investigações prosseguem e podem levar a mais escândalos







Há exatamente um ano, descobriam-se os primeiros indícios de um possível esquema de desvio de verbas em acordos firmados pela Secretaria das Cidades com prefeituras e associações comunitárias do Ceará. A denúncia inicial apontava irregularidades na construção de kits sanitários que deveriam ser construídos para famílias de baixa renda. Denunciado por O POVO em 14 de julho do ano passado, o caso tornou-se o mais comentado esquema de corrupção do último ano no Estado e ficou conhecido como o “Escândalo dos Banheiros”. Um ano depois, constata-se que cerca de R$ 5 milhões desviados ainda não foram devolvidos.

Menos de uma semana após divulgada a primeira matéria que desvendava os indícios iniciais do esquema, descobriu-se o envolvimento de prefeitos, secretários e até do então presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Teodorico Menezes. Hoje, um ano após o caso vir à tona, O POVO procurou os órgãos responsáveis pelas investigações e mostra um balanço do que resultou a primeira denúncia do que se tornaria o escândalo que derrubou o presidente do TCE, prendeu prefeitos, exonerou dezenas de servidores públicos e envolveu o nome do ex-presidente do BNB e então secretário das Cidades, Jurandir Santiago.

Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Secretaria das Cidades foram os encarregados de apurar o caso durante os 365 dias que decorreram. No intervalo, 54 municípios que firmaram 109 convênios para construção de 11.615 kits sanitários foram investigados. Neste período, promotores e conselheiros visitaram todas as cidades e identificaram o que estava, de fato, sendo executado.

Até ontem, de 72 processos encaminhados à análise do TCE, 12 já haviam sido convertidos em tomadas de contas especiais, processo no qual a administração exige a restituição de recursos ao patrimônio público ou que os envolvidos apresentam suas defesas. Estão nessa lista os municípios de Cascavel, Chorozinho, Pacajus, Horizonte (dois convênios), Cariús, Morada Nova, Pindoretama, Quixadá, Itaitinga, Solonópole e Ipu.

Com a constatação de que parte das obras não foi executada, o TCE julgou as contas dos 11 municípios e determinou que um montante de pelo menos R$ 5 milhões terá de ser devolvido ao erário. Dos 11.615 kits sanitários encomendados, exatos 3.888 não saíram do papel, tornando-se o que ficaram conhecidos como os “banheiros-fantasma”. Até agora, não foi efetivada a devolução do dinheiro por nenhuma das prefeituras ou supostas associações comunitárias para onde os recursos foram repassados.

“Os valores não foram devolvidos. O que fizeram para tentar minimizar o crime já cometido foi correr contra o tempo para iniciar a construção dos banheiros que já deveriam estar prontos e entregues às famílias”, detalha o promotor Eloílson Landin. Segundo ele, as comarcas dos 54 municípios seguem investigando os contratos para construção dos kits sanitários. Quando constatados indícios de irregularidades que envolvam pessoas com foro privilegiado, o caso é encaminhado à Procap.

ENTENDA A NOTÍCIA
Associações comunitários ou as próprias prefeituras municipais recebiam recursos do Governo para construção de banheiros destinados a famílias carentes. No esquema, a verba era desviada e os kits não saíam do papel.
 Números
365
dias decorreram desde a 1ª denúncia feita por O POVO 

R$ 5 mi
é o valor aproximado que foi desviado dos cofres públicos 

54
municípios cearenses foram investigados 
 3.888
banheiros deixaram de ser construídos 
 11
cidades efetivamente deixaram de construir os kits

 Prefeitos presos e conselheiro afastado
 Sávio Pontes
O prefeito de Ipu foi afastado e preso no mês passado, acusado de participar do maior esquema de desvio de verbas públicas que seriam destinadas à construção de kits sanitários em moradias de famílias carentes do Estado. Ele foi denunciado pelo Ministério Público por desvio de aproximadamente R$ 3 milhões. Oito dias após sua prisão, o prefeito foi solto por uma liminar concedida pela Justiça.

Teodorico Menezes
Constatou-se que pessoas envolvidas no esquema eram próximas ao ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Teodorico Menezes. Foi, então, que Teodorico pediu afastamento da Corte. 
Já este ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento do conselheiro por tempo indeterminado. A decisão do STJ também quebrou os sigilos bancário e fiscal do conselheiro e de seu filho, Teo Menezes.

Pedro José Philomeno
O prefeito de Pacajus e outras 10 pessoas acusadas de devio de dinheiro público foram presas no dia 15 de dezembro do ano passado. Desde então, o prefeito já foi solto, mas teve de voltar para a prisão em janeiro deste ano. Dias depois, ele renunciou ao cargo de prefeito de Pacajus, acusado de desviar cerca de R$ 10 milhões. Segundo o MP, parte desse montante seria destinada à construção de kits sanitários.

 

                                                                                                                                   
            














12 julho, 2012

SECRETÁRIO DAS CIDADES GARANTE ENTREGA DO CENTRO HISTÓRICO DE BARBALHA PARA AGOSTO


Assessoria de Imprensa


O secretário das Cidades Camilo Santana, esteve visitando a região do Cariri na tarde dessa quarta-feira (11), e garantiu que as obras de requalificação do Centro Histórico de Barbalha deverão ser entregues até o final do mês de Agosto, á população barbalhense.
Conforme relatório da construtora responsável a execução, as obras, segue em ritmo acelerado. Dentre os benefícios, a obra irá requalificar as principais ruas do centro do município. Os investimentos por parte da Scidades chegam à ordem de R$ 1,3 milhão.
O projeto de requalificação, que é oriundo do Programa Cidades do Ceará – Cariri Central da SCidades, procura melhorar a demanda do fluxo de pessoas e de veículos no município. Além de oferecer à cidade uma nova configuração visual para a população e turistas recebidos em eventos no município.
Segundo o secretário das Cidades Camilo Santana, com essas obras o centro de Barbalha passará a contar com calçadas padronizadas, novo calçamento em paralelepípedo, sinalização turística além de uma nova visão urbanística para a cidade, afirmou o secretário. 

É ASSIM QUE BARBALHA CRESCE!


Assessoria de Imprensa

   
        A Prefeitura Municipal de Barbalha vem trabalhando com as diversas parcerias, seja federal ou estadual, em busca do desenvolvimento de seu município. É o que vem propondo à administração municipal: De manter os seus compromissos em dia e, de  administrar com seriedade.
As diretrizes tomadas, a organização e o planejamento fazem parte do conceito administrativo que a Prefeitura de Barbalha tem demonstrado através dos esforços de suas equipes, buscar as diversas melhorias para o município barbalhense. São várias ações, obras que estão sendo implantadas, descentralizando o desenvolvimento, e o município ganhando, melhorando os indicadores sociais, como:
Qualificação e profissionalização de jovens e adultos, com os diversos cursos já oferecidos, fortalecendo e garantindo a geração de emprego e renda, melhorando a qualidade através das políticas públicas sobre o meio ambiente, levando e apresentando as boas maneiras e atendimentos às comunidades, através dos programas de saúde pública, valorizando e melhorando a qualidade na Educação, com bons profissionais, transporte escolar e uma boa merenda para os alunos, mostrando, assim, o compromisso de uma Prefeitura. 

PARQUE DA CIDADE GANHA ACADEMIA POPULAR


 Assessoria de Imprensa


O município de Barbalha passa a contar a partir dessa quinta-feira (12), com mais um instrumento para qualidade de vida da população. Trata-se de mais uma Academia Popular que foi instalada no Parque da Cidade. Com essa, o município conta agora, com 05 academias populares beneficiando os moradores de diversas localidades.
Com a proposta de estimular a prática de exercícios físicos, melhorando assim, a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Barbalha está implantando nas diversas comunidades as academias ao ar livre, que contam com aparelhos como: Roda de ombros, extensão lombar, barra fixa, massageador duplo, abdominal duplo, simulador de caminhada entre outros.
Com essas academias novas ao ar livre, as pessoas não ganharão apenas saúde, mas também maior integração social. Este programa incluirá uma nova rotina na vida dos cidadãos barbalhenses que, ao usarem os equipamentos das academias populares para se exercitarem, vão obter uma boa forma, e uma vida mais saudável.
Para a secretária de Saúde Jaqueline Sampaio, Barbalha tem sido referencia na Saúde e, passa a contar com mais um importante instrumento para a qualidade de vida da população, graças às boas ações de compromisso da Prefeitura Municipal, concluiu a secretária.


Galeria de Fotos



 

11 julho, 2012

MUNICÍPIO BARBALHENSE TEM SE DESTACADO COM OBRAS IMPORTANTES


 Assessoria de Imprensa


O Município de Barbalha vem desenvolvendo uma nova mudança em toda sua infraestutura, as obras estão sendo descentralizadas para todo município. E uma das preocupações da Prefeitura através de seus projetos e reivindicação da população, desde 2008, que, a cidade em suas diversas localidades recebesse uma infraestrutura de qualidade e condizente com as necessidades da população.
E as obras de infraestrutura, calçamentos e pavimentação asfálticas, são as obras que mais tem recebida elogios dos moradores de várias localidades, tanto da zona rural como urbana, além da ampliação de redes elétricas, construções de praças, escolas ampliadas e outras construídas; construção de postos de saúde e outras obras que, tem melhorado as condições de vida da população, gerando emprego e renda e fortificando a economia da cidade. Essas ações fazem parte das políticas públicas da Prefeitura Municipal.   


Galeria de Fotos



    

BARBALHA É BENEFICIADA COM 2.940 CISTERNAS DE PLACA


 Assessoria de Imprensa


A Cisterna de Placa é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva, onde a água que escorre do telhado da casa é captada pelas calhas  e cai direto na cisterna, onde é armazenada. A cisterna de placa tem a capacidade para 16 mil litros de água, a cisterna supre a necessidade de consumo de uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de oito meses.
A cisterna de placa faz parte do programa do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) com recursos da Fundação Banco do Brasil em parceria com a (ASA) Articulação do Semiarido Brasileiro. A Cáritas Brasileira Regional Ceará e a ONG Flor do Piqui são responsáveis pela construção das cisternas nas comunidades da zona rural. 
Em Barbalha na zona rural serão construídas 2.940 cisternas para as famílias que são cadastradas em algum programa do Governo federal. È importante que as famílias que queiram ser beneficiada com uma cisterna, devem procurar a Associação Comunitária de sua comunidade, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para maiores informações.
Um dos representantes da Cáritas Brasileiras Regional Ceará, João Peixoto disse da importância da mobilização das famílias junto com seus representantes rurais, para que as famílias possam ser beneficiadas com a cisterna em sua comunidade, é importante que a família apresente o número do NIS e receba os representantes da ONG Flor do Piqui e da Cárita Brasileira Regional do Ceará.  
Existe uma lei em nosso país que garante a todos o direito a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente. É o que se chama de segurança alimentar. E segurança alimentar tem tudo a ver com o tipo de água que a pessoa consome. Para evitar doenças, ela tem de ser transparente, sem cheiro e sem gosto. Só assim serve para beber e cozinhar.
Em Brasília, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome é o responsável por transformar a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan) em realidade. Nesse trabalho, o Governo Federal percebeu que muitas famílias do semi-árido não tinham acesso à água de qualidade. Nem em quantidade suficiente.
E assim surgiu o programa de construção de cisternas de placas. Um projeto pensado para beneficiar uma grande área, que inclui 1.133 municípios e mais de 20 milhões de pessoas, nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.


Galeria de Fotos



Pároco da Igreja de São José parabeniza o município pelos 148 anos


     O Padre Joaquim Ivo, Pároco de Igreja Matriz de São José, em Missão Velha, "PARABENIZA SUA QUERIDA CIDADE E O SEU ATUAL GESTOR POR TÃO BEM CUIDAR DA MESMA. PARABÉNS MISSÃO VELHA, "TU ÉS BELA ÉS, PRESENTE QUE O CARIRI GANHOU."

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...