15 junho, 2013

LIVRO E EXPOSIÇÃO SOBRE A FESTA DE SANTO ANTÔNIO FORAM LANÇADOS NESTA QUARTA-FEIRA EM BARBALHA



             A Secretaria de Cultura de Barbalha sediou, na noite de quarta-feira,12/6, o lançamento do livro "Sentidos de Devoção: Festa e Carregamento em Barbalha" e a abertura da exposição museográfica "Pau de Santo, Festa de Fé", ambos coordenados pelo Iphan. Durante o lançamento, o superintendente do Iphan-CE, Ramiro Teles, revelou que é grande a possibilidade de registro oficial da Festa, ainda este ano, como patrimônio cultural brasileiro.
Uma noite de emoção, reconhecimento e novas perspectivas para o registro oficial da Festa de Santo Antônio de Barbalha, como patrimônio cultural brasileiro. Assim foi a quarta-feira, em Barbalha, com o lançamento do livro "Sentidos da Devoção” e a abertura da exposição "Pau de Santo, Festa de Fé".
A solenidade de apresentação do livro e da exposição, coordenados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em parceria com a Prefeitura, reuniu um público numeroso no Casarão da Secretaria de Cultura de Barbalha, e foi marcada por um clima de confraternização e otimismo quanto a perspectivas de repercussão nacional ainda maior para a Festa.
"O lançamentodo livro e da exposição, produzidos em parceria pela Prefeitura e pelo IPHAN, é um momento importante para o município e para todos os barbalhenses, que fazem questão de conservar sua cultura, sua tradição", afirmou o prefeito José Leite, saudando a equipe do IPHAN-CE que se dirigiu à cidade para o lançamento do livro e da exposição – incluindo os organizadores da publicação, Ígor Menezes e Ítala Byanca, e o arquiteto Alexandre Jacó, responsável pelo belo e elegante projeto gráfico do livro.
"Essa tradição tem que ter, ainda mais, o destaque que ela merece, com o reconhecimento nacional da festa como patrimônio cultural brasileiro. Esperamos que no próximo ano a Festa de Santo Antônio aconteça tendo esse tema, com esse registro já formalizado", acrescentou José Leite.
Superintendente do IPHAN-CE, Ramiro Teles respondeu que são grandes as chances de este registro acontecer ainda este ano. "Estamos trabalhando para fornecer toda a documentação para a Câmara do Patrimônio Imaterial até agosto, para que em novembro esse registro possa estar na pauta do Conselho do Patrimônio Cultural", detalhou, citando o Conselho que recentemente prestou reconhecimento à Festa de Nosso Senhor do Bonfim, da Bahia.
Ramiro Teles agradeceu pelo apoio da Prefeitura e de toda a equipe de organização da Festa de Santo Antônio, bem como a todos os integrantes do IPHAN, para que o livro e a exposição pudessem se concretizar como marcos da edição 2013 da festa. E adiantou que já estão garantidos R$ 50 mil para a elaboração do projeto de reforma do Casarão da Secretaria de Cultura - "para que, com o projeto em mãos, possamos partir para a captação de recursos para a reforma".
Data marcante:
Agradecimento também foi à marca do pronunciamento do Secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Antônio de Luna, que destacou o empenho de toda a equipe da Secretaria e dos demais setores da administração municipal, para a organização e a qualidade da festa.
"Este 12 de junho de 2013 vai ficar marcado na história. Agradecemos também, e muito, ao IPHAN. Esta exposição e este livro, assim como aconteceu com o documentário que o IPHAN já produziu sobre a festa,fortalece ainda mais esse caminho para o registro como patrimônio imaterial da cultura",ressaltou Antônio de Luna.
Exposição e livro:
Aberta na noite desta quarta-feira, a exposição "Pau de Santo, Festa de Fé" foi produzida a partir dos resultados do Inventário Nacional de Referências Culturais da Festa de Santo Antônio de Barbalha, pesquisa que compõe a instrução de Registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. A mostra retrata como as celebrações de Corte,Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira foram se tornando centrais no calendário de Barbalha, ao mesmo tempo em que passaram a funcionar como elemento identificatório de seus moradores. E como as insinuações em torno do poder milagreiro do mastro da bandeira dão toda uma conotação sensual e brincalhona à Festa de Santo Antônio de Barbalha.
Também nesta quarta foi lançado o livro "Sentidos de Devoção - Festa e Carregamento em Barbalha", igualmente resultado de trabalho realizado pela equipe do IPHAN e um marco importante no registro documental e acadêmico da festa. A publicação, de 260 páginas, tem como organizadores: Igor de Menezes Soares e Ítala Byanca Morais da Silva, historiadores que integram a Superintendência do IPHAN no Ceará, e reúne artigos de diversos autores, abordando variadas facetas da festa e de suas múltiplas leituras. Todos os presentes ao lançamento receberam gratuitamente um exemplar do livro, que será distribuído às bibliotecas da Rede Estadual.
A obratraz reflexões tecidas sobre a Festa de Santo Antônio em campos variados, como História, Geografia, Antropologia, Pedagogia, Cinema e Turismo, evidenciando a natureza interdisciplinar da instrução dos processos de reconhecimento das práticas culturais como Patrimônio
Cultural Brasileiro. O IPHAN ressalta que existem poucos trabalhos acadêmicos defendidos e publicados sobre a festa e que, dessa forma, a publicação pretende provocar o preenchimento de uma lacuna editorial e também servir de leitura inicial, estimulando novas pesquisas sobre a celebração.
A seleção de autores e imagens foi fruto das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) da celebração, que compõe o
dossiê de registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. Atualmente, o IPHAN-CE possui um acervo de mais de 3 mil registros da festa, como entrevistas, fotografias, matérias em periódicos, além do próprio INRC. O livro poderá ser obtido mediante solicitação encaminhada ao IPHAN-CE e também será disponibilizado nas bibliotecas do Sistema Estadual do Ceará.
Organizadores do livro:
*Igor de Menezes Soares* (Organizador), Historiador da Superintendência do IPHAN no Ceará e mestrando do Programa de Pós graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará – UFC; *Ítala Byanca Morais da Silva (Organizador, Historiadora da Superintendência do IPHAN no Ceará e mestre em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Autores de textos do livro:
Antônio Igor Dantas Cardoso, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará – UFC; José Clerton de Oliveira Martins, Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR;José Edvar Costa de Araújo,Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA;Josier Ferreira da Silva, Professor do Departamento de Geografia da Universidade Regional do Cariri – URCA e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará – UECE; Jucieldo Ferreira Alexandre,Professor do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA e pesquisador do INRC da Festa de Santo Antônio de Barbalha.
Océlio Teixeira de Souza, Professor do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA e Coordenador do Projeto Cariri; Renata Marinho Paz, Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri – URCA e Coordenadora do INRC da Festa de Santo Antônio de Barbalha; Rosemberg Cariry, Filósofo e cineasta; Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra, Professora do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA e pesquisadora do INRC da Festa de Santo Antônio de Barbalha; Simone Pereira da Silva, Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e pesquisadora do INRC da Festa de Santo Antônio de Barbalha.


Prefeito José Leite Cruz e Ramiro Teles -Superintendente do Iphan-CE

14 junho, 2013

Semace abre 43 vagas de estágio

           Ao todo, são 43 vagas, distribuídas entre 10 áreas do conhecimento lotadas nas sedes Fortaleza, Crato e Sobral.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) abre inscrições para o processo seletivo de estagiários a partir desta sexta (14) até o dia 5 de julho. Ao todo, são 43 vagas, distribuídas entre 10 áreas do conhecimento lotadas nas sedes Fortaleza, Crato e Sobral. O candidato deve estar regularmente matriculado em uma das instituições de ensino superior conveniadas à superintendência.
O valor da bolsa é de R$ 568, com carga horária de 20 horas semanais. Em Fortaleza, os interessados deverão se inscrever na Gerência de Recursos Humanos (Gereh) na sede da Semace, localizada na Rua Jaime Benévolo, 1400, no Bairro de Fátima, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta.
Já nas demais sedes da superintendência no Crato e Sobral, os interessados devem procurar as Diretorias Regionais. No Crato, o órgão fica na Avenida Pedro Felício Cavalcante, 2530, Parque Granjeiro – telefone: (88) 3102-1288. E, em Sobral, na Avenida Gerardo Rangel, 858, Derby Clube – telefone: (88) 3614-8797.
Inscrição
A ficha de inscrição estará disponível na internet e nos endereços citados, onde deverão ser entregues foto 3×4, comprovante de residência, cópia da identidade, declaração e comprovante de matrícula, histórico atualizado e currículo. Os candidatos portadores de deficiência terão de apresentar também laudo médico.
A seleção
O processo seletivo contará com realização de prova discursiva, entrevista e avaliação de histórico, com observância de currículo. A divulgação do resultado final com recurso, o calendário, bem como o local das provas serão comunicados no dia 16 de julho de 2013.
Vagas
Administração – 1 + cadastro reserva
Arquitetura – 2
Biblioteconomia – 1
Biologia/ Ciências Biológicas – cadastro reserva
Ciências Contábeis – 1
Comunicação Social – 1 + cadastro reserva
Direito – 9 + cadastro reserva
Engenharia Agronômica – 4
Engenharia Civil – 1 Sobral/ 1 Crato
Engenharia Química – 4
Engenharia Ambiental – 3 + cadastro reserva
Engenharia de Pesca – 1 + cadastro reserva
Geografia – cadastro reserva
Geologia – 2
Psicologia – 1
Química – 4
Tecnologia em Gestão Ambiental – 2 + cadastro reserva
Tecnologia em Saneamento Ambiental – 3 Fortaleza/1 Crato/1 Sobral

Mais informações: 3101-5573 ou 3101-5559 (Gereh)

13 junho, 2013

Ziraldo vai lançar outra camiseta para a JMJ

 JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE


O arcebispo da Arquidiocese do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta, recebeu a camisa com a arte criada por Ziraldo das mãos do próprio cartunista. Ziraldo, que foi acolhido na manhã desta quinta-feira, 13, pelos membros do COL da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, contou que já está sendo produzida outra camisa em que o desenho representa o Cristo Redentor dizendo para o Papa Francisco: “Francisco, você por aqui?”.
O cartunista destacou que recebeu, com muita alegria, a notícia para fazer o desenho das camisas e fez uma arte que tivesse o significado da Jornada. “Eu acho que vou aparecer com ela pelas ruas aí também”, brincou.
Segundo ele, a próxima camisa será produzida em diversas línguas ocidentais e também em latim. “Fui procurar em latim, e não consegui achar. Mas, o padre Anísio (responsável pelo setor Internacional) descobriu uma frase lindíssima da Bíblia. São João fala para Cristo: ‘Que bom estarmos todos juntos aqui!’. É uma frase que é o símbolo desse encontro”, afirmou.
O cartunista, que já faz deseja o layout do cartaz da Feira da Providência há 52 anos, também elogiou o Papa Francisco, como pessoa e como Sumo Pontífice. “Ele é uma pessoa muito humana e inteligente. Está todo mundo com esperança nele”, enfatizou.
Espírito da Jornada
Seguindo o espírito da Jornada, o desenho da primeira camiseta, que é a imagem de um anjinho que vai para a JMJ Rio2013, representa todos os peregrinos que chegarão para a Jornada.
Para o criador da logo da JMJ Rio2013, Gustavo Huguenin, a arte, com a união da logo ao desenho, caracterizou o encontro dos jovens no Rio de Janeiro. “Ficou bem representativo daquilo que é a espiritualidade da Jornada, através do símbolo da Jornada, com um anjo que representa a peregrinação do mundo todo vindo para o Rio de Janeiro”, disse.
Serviço
Encontre a camiseta no site oficial da Jornada

FESTA DE SANTO ANTÔNIO TEM EXPOSIÇÃO MUSEOGRÁFICA E LANÇAMENTO DE LIVRO



Na noite da última quarta-feira, 12/6, às 19h, acontece a abertura da Exposição Museográfica sobre a Festa de Santo Antônio, fruto de parceria entre a Prefeitura de Barbalha e o Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, autarquia do Ministério da Cultura responsável pela preservação do patrimônio cultural brasileiro. A exposição "Pau de Santo, Festa de Fé" será aberta ao público no Casarão que sedia a Secretaria de Cultura de Barbalha (Rua da Matriz, S/N, Centro).

A exposição foi produzida a partir dos resultados do Inventário Nacional de Referências Culturais da Festa de Santo Antônio de Barbalha, pesquisa que compõe a instrução de Registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. A mostra retrata como as celebrações de Corte, Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira foram se tornando centrais no calendário de Barbalha, ao mesmo tempo em que passaram a funcionar como elemento identificatório de seus moradores. E como as insinuações em torno do poder milagreiro do mastro da bandeira dão toda uma conotação sensual e brincalhona à Festa de Santo Antônio de Barbalha.

Livro "Sentidos de Devoção"
Também no dia 12 de junho, será lançado o livro "Sentidos de Devoção - Festa e Carregamento em Barbalha", igualmente resultado de trabalho realizado pela equipe do Iphan e um marco importante no registro documental e acadêmico da festa. A publicação, de 260 páginas, tem como organizadores Igor de Menezes Soares e Ítala Byanca Morais da Silva, historiadores que integram a Superintendência do Iphan no Ceará, e reúne artigos de diversos autores, abordando variadas facetas da festa e de suas múltiplas leituras.

São reflexões tecidas sobre a Festa de Santo Antônio em campos variados, como História, Geografia, Antropologia, Pedagogia, Cinema e Turismo, evidenciando a natureza interdisciplinar da instrução dos processos de reconhecimento das práticas culturais como Patrimônio Cultural Brasileiro. O Iphan ressalta que existem poucos trabalhos acadêmicos defendidos e publicados sobre a festa e que, dessa forma, a publicação pretende provocar o preenchimento de uma lacuna editorial e também servir de leitura inicial, estimulando novas pesquisas sobre a celebração.

A seleção de autores e imagens foi fruto das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) da celebração, que compõe o dossiê de registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. Atualmente, o Iphan-CE possui um acervo de mais de 3 mil registros da festa, como entrevistas, fotografias, matérias em periódicos, além do próprio INRC. O livro poderá ser obtido mediante solicitação encaminhada ao Iphan-CE e também será disponibilizado nas bibliotecas do Sistema Estadual do Ceará.

Organizadores do livro:
Igor de Menezes Soares (Organizador), Historiador da Superintendência do Iphan no Ceará e mestrando do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará – UFC; Ítala Byanca Morais da Silva (Organizador), Historiadora da Superintendência do Iphan no Ceará e mestre em História Social pelo  Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Autores de textos do livro:
Antônio Igor Dantas Cardoso, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará – UFC;José Clerton de Oliveira Martins, Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR; José Edvar Costa de Araújo, Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA;Josier Ferreira da Silva, Professor do Departamento de Geografia da Universidade Regional do Cariri – URCA e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará – UECE; Jucieldo Ferreira Alexandre, Professor do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA e pesquisador do INRC da Festa de Santo Antônio de Barbalha.

Océlio Teixeira de Souza, Professor do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA e Coordenador do Projeto Cariri; Renata Marinho Paz, Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri – URCA e Coordenadora do INRC da Festa de Santo Antônio de Barbalha; Rosemberg Cariry, Filósofo e cineasta; Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra, Professora do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA e pesquisadora do INRC da Festa de Santo Antônio de Barbalha; Simone Pereira da Silva, Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e pesquisadora do INRC da Festa de Santo Antônio de Barbalha.


CAMINHADA MARCA ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES AO DIA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL



Foi realizada na manhã de ontem (12), uma caminhada que marcou as comemorações ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil. A caminhada teve início no Largo do Rosário e terminou no Paço da Prefeitura Municipal.
Alunos da rede pública municipal de ensino participaram da caminhada com faixas e cartazes que alertavam para esse abuso. 

Órgãos como Secretaria de Educação, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, CREAS, CRÁS e Polícia Militar deram todo o apoio durante o percurso.

Para o Secretário-adjunto de Trabalho e Desenvolvimento Social, Sandoval Barreto, a caminhada foi muito proveitosa. “A maior reflexão que nós temos que fazer hoje é trazer para a sociedade essa questão do trabalho infantil. E ao mesmo tempo, nós que fazemos parte das políticas públicas do município temos o dever de fazer com que esses direitos sejam efetivados. O lugar de criança e do adolescente é na escola”, finalizou.

Para denunciar disque 100.

A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...