12 junho, 2013

SEMANA DO MEIO AMBIENTE FOI ENCERRADA COM PALESTRA PARA ALUNOS DA EEF SEN. MARTINIANO DE ALENCAR




O Governo Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, promoveu de 04 a 07 de junho a Semana do Meio Ambiente em diversas escolas da rede municipal de ensino. Palestras abrangeram vários assuntos e temas foram discutidos com o propósito de conscientizar o jovem sobre a importância da preservação ambiental.
A Semana se encerrou no último dia 07/06 (sexta-feira) com uma palestra para os alunos da EEF Senador Martiniano de Alencar, com o tema “Coleta Seletiva”. Francisco Alvino, presidente da Associação Engenho do Lixo, de Juazeiro do Norte, falou da importância da reciclagem e do engajamento de toda a sociedade com o intuito de preservar o meio ambiente e com isso tornar um mundo melhor para todos.

Para os alunos da EEF Senador Martiniano de Alencar, foi um aprendizado a mais de como é importante separar o lixo a partir de casa. Ao final da palestra, o espaço foi aberto para perguntas e houve uma total interação dos alunos com o palestrante. Francisco Alvino tirou todas as dúvidas dos alunos daquela instituição de ensino sobre coleta seletiva e ressaltou que a preservação do meio em que vivemos depende da educação ambiental e que a escola tem papel fundamental nesse processo.

Saiba mais
A Associação Engenho do Lixo de Juazeiro do Norte está lutando desde o ano passado para se transformar em cooperativa. A entidade recolhe de 40 a 50 toneladas de materiais recicláveis por mês. Funciona legalmente há quatro anos, mas há 12 reúne famílias inteiras que, sem emprego, encontraram no trabalho de reciclagem a sua fonte de renda. A transição de associação para cooperativa deve mudar a vida dos recicladores associados. 

Além de serem responsáveis pela coleta de recicláveis, os integrantes da Associação Engenho do Lixo confeccionam, ainda, pequenos contêineres idênticos aos coletores de plásticos que geralmente são colocados praças e outros logradouros públicos, para coleta seletiva, aproveitando monitores antigos de computadores. Esses coletores também são trocados por materiais recicláveis. Grande parte dos objetos recolhidos nas ruas da cidade, como metal, alumínio e vidro, segue para comercialização em Fortaleza e Recife.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Reinauguração do C.E.I Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Barbalha

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, está prestes a celebrar um momento significativo na área da educação. O se...