08 abril, 2018

Prefeito Arnon Bezerra volta a se reunir com equipe da UPA

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Limoeiro, no último sábado, 07, onde participou de reunião com os servidores. Durante a visita, conversou com representantes de todos os setores que compõem a Unidade, como enfermeiros, médicos, administradores, assistente social, técnicos de enfermagem, recepcionista e auxiliar de serviços gerais. Ouviu ainda solicitações da população presente que aguardava atendimento.

Quanto aos repasses de responsabilidade do Município ao Instituto Médico de Gestão Integrada (IMEGI), empresa que administra a UPA, o Prefeito esclareceu que todos estão com o pagamento em dia. Segundo o Chefe do Executivo, o salário dos servidores para a atual administração é uma questão prioritária, e a gestão não pode ficar indiferente a quaisquer dificuldades nesse sentido. “O que for de responsabilidade da Prefeitura não é para faltar nada. Se estiver faltando alguma coisa nos digam, somos parceiros”, reiterou.

O Prefeito se comprometeu a visitar a Unidade com frequência para acompanhar de perto o serviço e identificar as dificuldades existentes para garantir o devido aperfeiçoamento do atendimento. Além disso, ressaltou que, com o trabalho colocado em prática pela Secretaria Municipal de Saúde, está sendo possível reestruturar os serviços da Atenção Primária nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. Desta forma, a demanda de atendimentos pela qual a UPA responde atualmente deverá ser descentralizada nas UBS.





Dia Mundial da Saúde comemorado com diversas ações em Juazeiro do Norte

No último sábado, 07 de abril, foi celebrado o Dia Mundial da Saúde. Em 2018, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para comemorar a data foi “Saúde para todos”. A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolveu uma série de ações em alusão a este dia, com o intuito de promover a conscientização acerca dos cuidados com a saúde e ainda proporcionar diversos serviços para a população.

Durante a semana, alunos do Colégio Militar receberam palestras sobre temas relacionados à saúde, como alimentação saudável, arboviroses e autismo. Na sexta-feira (06), em parceria com a 21ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) e Instituições de Ensino Superior, a SESAU disponibilizou serviços em saúde na ação realizada na Praça do Memorial Padre Cícero. Já no sábado (07), a ações foram promovidas em parceria com o Cariri Garden Shopping.

Prevenção

Entre os serviços, a população teve acesso às orientações sobre prevenção das arboviroses com o Núcleo de Mobilização Social; sobre saúde do trabalhador com a equipe do CEREST; sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, com a distribuição de preservativos pelo núcleo de Infectologia. Foram oferecidos serviços de imunização, com vacinas contra hepatite B, tétano, meningite e HPV.

Através de equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), de Estratégia Saúde da Família (ESF), Saúde Bucal, Programa Saúde na Escola, foram disponibilizadas ainda aferição de pressão arterial, orientações de saúde bucal, avaliação física e nutricional.

Fortalecimento

“É uma preocupação dessa gestão melhorar a qualidade dos serviços públicos de saúde, com esse trabalho permanente de aproximação com a população. Estamos trabalhando diariamente para integrar nossos serviços, fortalecendo ainda a parceria com as Universidades”, afirmou o diretor de Vigilância à Saúde, David Antônius. A secretária executiva de Saúde, Francimones Rolim, ressaltou que esses eventos são importantes “para que a comunidade possa se cuidar, se prevenir, para que a gente possa ter uma população mais saudável, proporcionando assim mais qualidade de vida para todos”.





Fase municipal dos Jogos Escolares do Ceará é realizada com sucesso em Juazeiro do Norte

Mesmo com as fortes chuvas registradas em Juazeiro do Norte durante a realização da fase da Municipal dos Jogos Escolares do Ceará, toda a programação esportiva prevista foi concluída com êxito no último sábado, 07 de abril.

As competições foram realizadas no Ginásio Poliesportivo nas quadras externas e interna com a presença de alunos, professores e técnicos de diversas escolas.

A realização da fase Municipal dos Jogos Escolares do Ceará é de responsabilidades das Secretarias de Municipais de Educação. Em Juazeiro do Norte, a equipe da Seduc responsável pelo Departamento de Educação Física, articulou a participação de 37 escolas do Município que integram as redes de ensino municipal, estadual e particular, além do Instituto Federal do Ceará (IFCE - Campus Juazeiro do Norte).

O evento contou com as parcerias das Secretarias de Saúde, que disponibilizou ambulâncias e profissionais de saúde para atendimentos médicos em casos de urgências, a Secretaria de Segurança Pública, através da Guarda Municipal e a Secretaria de Esportes, através da equipe que gerencia o Ginásio Poliesportivo. O Serviço Social do Comércio, Sesc Juazeiro, também entrou como parceiro dos jogos, sediando as competições Basquete.

Ao todo, cerca de 730 alunos participam em diversas modalidades coletivas como o Futsal, Voleibol, Volei de Areia, Basquete e Handebol.

De acordo com a Técnica da Seduc, Professora Joeuda Melo, o êxito desta Municipal se deve ao trabalho cooperado realizado por diversos professores e profissionais da Seduc Juazeiro do Norte e Crede 19, e das escolas participantes, juntamente com o apoio e o incentivo dos pais. “O foco da nossa ação foi o aluno. Aos estudantes, toda a nossa gratidão por nos dar exemplo de motivação, responsabilidade, compromisso e comportamento. A festa foi para eles. E, a resposta veio naturalmente, atendendo o chamado do professor, com muita alegria e empenho”, comenta a professora.

Melhores colocados 

Os Jogos Escolares do Ceará possui diversas fases classificatórias. As competições acontecem nas fases municipal, microrregional e estadual. Os melhores colocados vão avançando de fase. O objetivo é classificar as melhores equipes do Estado para os jogos nacionais que acontecerão em Brasília (DF).

A fase municipal dos Jogos Escolares definiu representantes de Juazeiro do Norte nas modalidades coletivas para as fases subsequentes de forma legítima através das disputas em quadra.

Cada modalidade classificou uma equipe de alguma unidade escolar que representará Juazeiro do Norte na fase microrregional, que será organizada pela Crede 19 e terá equipes dos municípios que estão sob a sua jurisdição.

As modalidades individuais da fase municipal dos Jogos Escolares do Ceará 2018 como xadrez, tênis de Mesa e atletismo terão suas competições realizadas nos dias 04 e 05 de maio.


Confira a lista das escolas juazeirenses classificadas para a próxima fase por modalidade:

Futsal Feminino Sub 14

EEF Mozart Cardoso de Alencar

Futsal Feminino Sub 17
CAIC

Futsal Masc Sub 14
EEF João Alencar

Futsal Masculino Sub 17
EEF João Alencar

Voleibol Fem Sub 17
EEEM Maria Amélia

Voleibol Masc Sub 17
EEEM Clotilde Saraiva

Handebol Fem Sub 14
EEF 03 de Junho

Handebol Fem Sub 17
EEEM Polivalente

Handebol Masc Sub 17
EEEM Polivalente





Reitor da UFCA visita horta do Restaurante Popular e sistema de ​Agrofloresta, em Juazeiro do Norte

Em fevereiro, como uma das ações do Programa de Fortalecimento da Agricultura, por meio do projeto Saúde na Mesa, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) de Juazeiro do Norte, instalou uma horta no Restaurante Popular do município. Foi a primeira das 265 hortas que serão implantadas nos equipamentos públicos da rede municipal.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, e sua equipe técnica, receberam na horta do Restaurante Popular, úlrio dia 05, o reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness, e o Secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Sandoval Barreto. Na oportunidade, foi realizada uma roda de conversa, onde foi apresentado o projeto Saúde na Mesa e os benefícios que ele já trouxe para os pratos do Restaurante Popular, já que a cultivo dos legumes é realizado de forma natural.

A visita faz parte da troca de conhecimentos que será realizada entre a Secretaria e a Universidade, parceria que tem como objetivo fortalecer a agricultura de Juazeiro do Norte e oferecer um estágio prático para os estudantes do curso de Engenharia Agronômica da UFCA. Encerrada a roda de conversa no Restaurante Popular, a comitiva seguiu para o Condomínio de Produção Familiar Dona Bia, que fica no sítio Jurema.

O Condomínio abriga a primeira agrofloresta implantada pela Seagri no município. Um projeto piloto que em breve será difundido para outras comunidades rurais. Lá a produção também é 100% orgânica e são cultivadas mais de 50 culturas. Para Ricardo Ness, a comunidade é quem mais será beneficiada com esta parceria. “Nós vamos fortalecer esses propósitos, com nossos professores e alunos, avançando no que já temos aqui, que é um potencial enorme e com certeza renderá bons frutos”, ressaltou.

Já o Secretário Romão França destaca a importância das ações da Prefeitura Municipal para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores. “Nós estamos nos preocupando principalmente com a melhoria na qualidade de vida, trazendo políticas públicas para a comunidade para que haja a multiplicação dela e assim melhorar a qualidade de vida dos nossos agricultores”, destacou.

Ainda esteve presente acompanhando as atividades, Coordenadora do Programa Ceará Pacífico, em Juazeiro do Norte. Representantes da comunidade participaram da visita, além dos técnicos.





Secult e Conselho Municipal de Cultura discutem atualização da lei do Sistema Municipal de Cultura

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte (Secult) e Conselho Municipal de Cultura debateram durante a semana, sobre a atual Lei do Sistema Municipal de Financiamento a Cultura (SMFC) que contempla o Fundo Municipal de Cultura (FMC) e o Mecenato.

O Fundo Municipal de Cultura é um mecanismo de incentivo e fomento à Cultura, através de financiamentos públicos reembolsáveis e não-reembolsáveis de projetos e atividades artísticas.  

Para assegurar a democratização do acesso aos recursos do Fundo Municipal de Cultura, os projetos culturais de iniciativa da sociedade, devem passar por uma seleção pública, normalmente realizadas através de Editais com regras e requisitos previamente definidos.


A discussão em torno da atual lei tem o objetivo de propor atualizações que permitam a execução dos trâmites necessários à luz da legislação vigente, a partir de propostas que constam no Sistema Municipal de Cultura (SMC) em consonância com o Sistema Nacional de Cultura (SNC).





A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...