01 fevereiro, 2019

Governador anuncia benefício em solenidade de nomeação de aprovados no concurso do Detran

“Assumimos hoje com o objetivo de fazer a nossa parte como servidores do Estado. Queremos agregar e fazer muito pela população.” Com essa disposição, a administradora de empresas Isabel Maria Ramos Ferreira, de 29 anos, primeiro lugar do concurso de vistoriador do Departamento Estadual de Transito do Ceará (Detran), celebrou a entrada para o serviço público estadual. Ela foi um dos 383 novos servidores nomeados nesta sexta-feira (1) pelo governador Camilo Santana, em solenidade no Palácio da Abolição.

Os aprovados participaram de uma disputa recorde: o concurso do Detran foi o mais concorrido da história do Governo do Ceará, com a participação 172 mil pessoas para os cargos de Agente de Trânsito e Transportes, Vistoriadores, Assistente de Atividade de Trânsito e Transportes e Analista de Trânsito e Transportes. “Quero parabenizar a cada um dos presentes nesta manhã, fruto do mérito de vocês num concurso com uma concorrência de quase 500 candidatos por vaga e que hoje ingressam no Detran como órgão que presta serviços à população para reforçar a segurança no trânsito no Ceará”, afirmou o governador Camilo Santana.

Além da nomeação dos novos servidores, o governador ainda anunciou outra conquista para a categoria: está enviando para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que extingue, dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do Detran, um fator que limitava as promoções dos servidores do órgão. “A assinatura da mensagem é um estímulo ao servidor que, ao atingir metas de tarefas e produtividade, terão direito à promoção e a uma remuneração mais adequada”, completou. Ao todo serão beneficiados cerca de 900 servidores.

Ele citou conquistas do Detran como a ampliação do programa de CNH Popular. “Além das 20 mil habilitações gratuitas por ano para moto, ampliamos o programa concedendo também a formação de 5 mil condutores para carro anualmente, além da gratuidade das taxas do Detran para agricultores e estabelecemos o CNH Estudantil, premiando com a habilitação estudantes que se destacam no ensino público cearense”, disse.

Descentralização


O superintendente do Detran, Igor Vasconcelos Ponte, destacou as ações de descentralização do órgão com a implantação de postos em Fortaleza e no interior do Estado. “Nos últimos quatro anos foram abertos novos postos de atendimento em Fortaleza, reformados os postos na avenida Bezerra de Menezes, Messejana e Conjunto Ceará, além de abrir unidades Baturité, Camocim, Aracati, Crato, Crateús, Sobral, Tauá, Tianguá, Acaraú, Canindé, além de termos unidades ainda a serem inauguradas e em construção”, disse.

Natural de Teresina, a psicóloga com especialização na área de trânsito, Vanessa Lobão, de 27 anos, viu no concurso uma oportunidade dada pelo Governo do Ceará para que pudesse trabalhar para melhorar a convivência no trânsito. “Fui muito bem recepcionada por todos no Ceará, especialmente em Aracati, onde assumirei como agente de trânsito. Já no concurso pude sentir que há por parte do Detran a preocupação de fazer constantes melhorias no trânsito e acredito que encontraremos espaço onde possamos também contribuir com nosso trabalho e propostas novas”.

Concurso


Para facilitar o acesso aos candidatos, as provas foram realizadas na capital e em diferentes cidades do interior, entre os meses de fevereiro a abril do ano passado (de acordo com o cargo escolhido). Cada inscrito também pode concorrer a até 2 cargos distintos. Além do alto índice de inscrições, foi registrado um grande número de isenções, aproximadamente 72 mil, consolidando uma política social e democrática de acesso ao serviço público por meio de concurso.

Entre os cargos de nível superior (Analista de Trânsito e Transportes), foram abertas vagas para formação em Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Assuntos Educacionais. Para os cargos de nível médio, as vagas eram de Agentes de Trânsito e Transportes e Vistoriadores. Já os candidatos com nível fundamental puderam concorrer como Assistentes de Trânsito e Transportes. Todos terão o seu efetivo exercício distribuído nas 15 regionais do Detran/CE distribuídas por todas as regiões. Após a nomeação, os novos servidores assinarão o termo de posse e passarão por curso de capacitação.

Os novos concursados iniciam na próxima segunda-feira (4) o curso de formação, a ser realizado no Auditório da Assembléia Legislativa de Fortaleza, com carga horária de 40 horas. Em seguida serão realizados módulos específicos de acordo com o cargo. A previsão é que todos os servidores iniciem nos postos de trabalho no segundo trimestre de 2019.






Camilo Santana prestigia cerimônia de posse dos deputados na Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (1), o governador Camilo Santana, acompanhado da primeira-dama, Onélia Santana, marcaram presença no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa para a solenidade de posse dos 46 deputados eleitos e reeleitos para o mandato do quadriênio 2019-2022.

Na ocasião, o governador mostrou otimismo na continuidade das relações com a Casa, que, na sessão, elegeu por unanimidade o deputado José Sarto como o novo presidente. “Não tenho dúvida de que fará um grande trabalho à frente da Assembleia Legislativa. José Sarto é um grande parlamentar, está há sete mandatos como deputado estadual, foi um grande líder do Governo”, disse.

Prestes a assumir a Secretaria de Cidades, o deputado Zezinho Albuquerque, que deixou a presidência da Assembleia nesta sexta, conduziu a sessão preparatória de posse e destacou a boa parceria com o Governo do Ceará, que tem gerado muitos avanços na vida pública cearense. “Desejo um excelente mandato para todos, e que possamos honrar nossos votos trabalhando para um Ceará melhor para todos”, concluiu.

O presidente eleito da Assembleia Legislativa, José Sarto garantiu que a democracia vai seguir como uma vertente essencial nos trabalhos. “Minha missão é formar uma chapa que dê representatividade, que mantenha a proporcionalidade partidária, que tanto quanto possível de gênero, e tenha uma compreensão política. É uma Casa de iguais, onde temos posições antagônicas, mas que precisamos respeitar”, afirmou.






Arajara Park abre neste sábado para Exposição de artes

O Arajara Park abre neste sábado, dia 02/02/19, no Salão Bamboo, a Exposição do artesão Claudio Lopes, intitulada Retratos Sertanejos, que conta em barro, a história de suor e luta do sertanejo para sobreviver. O artesão que já expôs no Centro Cultural Banco do Nordeste e SENAC, com sucesso de público, chega ao Arajara Park com a obra ampliada, expondo todas as peças, dentre elas, a Estação de Trem com uma locomotiva em movimento; certamente, uma atração para o público.  

A ideia do artesão é dar vida a suas peças, que trazem sempre uma referência de tempo real, a exemplo, a Casa do Sertanejo Patativa do Assaré, na qual há um rádio que toca músicas do Sertão e declama as poesias do mestre. Aliás, Patativa foi e será sempre a inspiração do artista na composição de suas estórias em barro.


Um pedacinho da história de Juazeiro do Norte é contada na obra “Vila Joaseiro”, uma das primeiras vilas de casas de Juazeiro do Norte; a rotina puxada e suada dos engenhos de cana de açúcar é muito bem retratada na peça “Engenhos de Cana”, inspirada em sua recordação de infância, quando ao visitar seu pai no trabalho, tinha a percepção do esforço e sofrimento dos trabalhadores. A rotina dura das casas de farinha também em foco na exposição com a peça “Casa de Farinha”. Todas essas peças trazem movimentos reais dos trabalhos em execução.

A exposição estará aberta ao público-clientes do Arajara Park durante todo o mês de Fevereiro, nos dias de abertura do parque, sábados e domingos, das 09:00 às 17:00h. 
O objetivo do Arajara Park com este trabalho é dar visibilidade a diversidade da arte regional, destacando uma modalidade e um talento, por vez. Por ser um lugar de diversão e entretenimento, entendemos que há espaço para mostrar o que de melhor o Cariri produz.

Venha e traga sua família! 







Informações: (88)98121-3232

31 janeiro, 2019

Raio efetua prisão por posse ilegal de arma de fogo em Barbalha

Barbalha, Sítio Taquari, Zona Rural O RAIO efetua prisão por posse ilegal de arma de fogo.  Denúncias anônimas informaram que uma pessoa de apelido Padinha, estava exibindo uma arma de fogo no local citado acima. 

Em deslocamento para o local os militares encontraram com o mesmo na estrada. Chegando lá, o acusado permitiu que a composição fizesse uma busca no local e foi encontrado uma espingarda calibre 36 com a numeração 190585 e uma espingarda calibre 12. 

Diante dos fatos, foi dado voz de prisão a Antônio de Pádua Rodrigues Silva onde posteriormente foi encaminhado à Delegacia Municipal de Barbalha, para a realização dos procedimentos.  

ARMAS APREENDIDAS 1 ESPINGARDA CALIBRE 36, NUMERAÇÃO 190585 1 ESPINGARDA CALIBRE 12 Dp destino DELEGACIA MUNICIPAL DE BARBALHA Delegado(a) FRANCISCO MARCELO MOURA DE ALMEIDA INQUÉRITO Nº 421 - 17 / 2019 M20190082884






Mais um acidente com vitima fatal no Cariri

Um acidente na BR 116 deixou um saldo de duas pessoas mortas em Barro, na região do cariri. 

Segundo o registro policial, o condutor do veículo ciclomotor conhecido como Edmílson, apelidado por "Pingão", e uma mulher que vinha como garupeira na moto, trafegavam pela rodovia federal quando houve a colisão entre a motocicleta e uma veiculo fiat strada que se evadiu do local do acidente sem sem prestar socorro as vitimas.



O casal sofreu várias fraturas expostas, sendo socorridos ao hospital da cidade do Barro. "Pingão" deu entrada na unidade hospitalar já sem vida. A garupeira morreu pouco tempo depois.

A PRF esteve no local e realizou os devidos procedimentos. O rabecão da Pefoce foi acionado para fazer o translado dos corpos ao Núcleo da Perícia Forense, em Juazeiro do Norte, onde serão necropsiados.






17 Açudes monitorados receberam aportes nas últimas 24 Hs

Nas últimas 24 horas foram registrados aportes em 17 reservatórios, com recarga de 0,79 milhões de metros cúbicos. No acumulado deste ano, a recarga já chega a 72,18 milhões de metros cúbicos.

Confira a Resenha Diária da situação dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Aqui, na Sala de Imprensa, você pode conferir diariamente a Resenha Diária.






Volta às aulas: vacinação em dia é eficaz para prevenir doenças

Com o início da rotina escolar, a Secretaria da Saúde do Ceará relembra aos pais, mães e responsáveis a importância de atualizar a caderneta de vacinação das crianças. O ditado popular diz que “é melhor prevenir do que remediar”. E a melhor prevenção é a vacina. “É fundamental, assim como amamentação. Porque ambos aumentam as defesas das crianças contra doença e elas desenvolvem mais resistência”, afirma a pediatra Sônia Guerreiro.

De acordo com a pediatra, é comum crianças adoecerem nas primeiras semanas de aula. As doenças infecciosas, por exemplo, podem ser transmitidas de uma criança para outra por meio de contato. “Crianças iniciando idade escolar, normalmente, estão com a imunidade em desenvolvimento e, portanto, são mais suscetíveis ao adoecimento”, ressalta Sônia.

Assim como a higiene e o saneamento são necessários para a prevenção das doenças infecciosas, as vacinas são importantes para proteger a saúde. “As vacinas permitem a prevenção, o controle, a eliminação e a erradicação das doenças imunopreveníveis, assim como a redução da morbimortalidade (índice de óbitos por uma doença específica) por certos agravos”, diz Daniele Queiroz, coordenadora da Vigilância em Saúde do Ceará.

Atualmente, a rede pública de saúde disponibiliza 19 vacinas no Calendário Nacional de Vacinação. As vacinas estão disponíveis nos postos de saúde dos 184 municípios cearenses para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Para casa faixa etária há vacinas específicas e todas, com exceção da Influenza, ficam disponíveis fora do período de campanhas. Ou seja, o ano todo.

“Algumas doenças infecciosas, tais como a coqueluche, a transmissão ocorre pelo contato direto, ao tossir, espirrar ou falar, e uma das principais formas de prevenção é através da vacinação disponível para crianças até 6 anos, 11 meses e 29 dias de idade”, exemplifica a coordenadora de Vigilância em Saúde do Ceará.

Com a vacinação na infância, além da coqueluche, as crianças ficam imunes também às formas graves de tuberculose, hepatites A e B, diarreia por rotavírus, poliomielite (paralisia infantil), difteria, meningite, rubéola, caxumba, febre amarela e ao sarampo e tétano.

“No período escolar existe uma aglomeração de crianças e adolescentes, assim como também maior risco para transmissão de vírus e bactérias. Faz-se necessário manter a caderneta de vacinação sempre atualizada para garantir a proteção contra as doenças”, alerta Daniele.

Quanto mais pessoas são imunizadas, mais comunidades são protegidas contra doenças e menor é a chance de contaminar outras. Seguir o calendário de vacinação nos períodos indicados, traz mais benefícios para as crianças. A vacinação básica é gratuita. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.






Time do Barbalha faz história no ano de 2019

O time do Barbalha apesar do empante em cima da representação do Ferroviário ontem a noite na capital Fortaleza, além da classificação para a segunda fase do campeonato cearense termina a fase como campeão do turno e com isso se classificou. 

Levou o gol quase ao final do segundo tempo, já ao final do jogo, com um gol que pode ser chamado de "um gol antológico", e tem como título de "o gol mais bonito de todas as rodadas dos campeonatos pelo Brasil a fora". 

Já com esse empate a equipe do Barbalha esporte club se classifica para jogar a Copa do Brasil do ano de 2020. 

Para a cidade de Barbalha que vive orgulho e alegria em ver seu time se destacando no estado e no interior do estado do Ceará deixando inclusive para trás os grandes como assim era chamado na região do cariri, como Icasa e Guarani que ambos vivem momentos de crise com péssimas diretorias.






Parcela única do IPVA 2019 vence nesta quinta-feira (31)

Vence nesta quinta-feira (31) a parcela única do IPVA 2019 com o desconto de 5% sobre o valor total do tributo. Este ano, 2.271.067 veículos serão tributados, com uma previsão de arrecadação de R$ 1.001.864.000,00, sendo que 50% desse valor pertence ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios cearenses.

Em 2019, a redução média, com relação a 2018, foi de 3,79%. O maior IPVA a ser pago no Estado será de R$ 35.788,17, referente a uma Ferrari 2010. Já o proprietário de um buggy 2004, pagará o menor imposto, R$ 23,72.

Este ano, o parcelamento continuará sendo feito em cinco pagamentos iguais. Quem decidir por parcelar o desembolso – sem nenhum abatimento especial – deverá pagar as parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50,00, no dia 8 dos meses de fevereiro, março, abril e maio e 10 de junho. Como em 2018, o IPVA 2019 poderá ser pago nos cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

Para chegar aos valores constantes nas tabelas do IPVA, a Secretaria da Fazenda do Estado considerou a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que expressa os preços médios de mercado dos veículos, efetivamente praticados por Estado, e consulta ao Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará).

Em 2019, a Sefaz não fará envio de boletos pelos Correios. Todos os boletos para pagamento encontram-se disponíveis aos contribuintes no site da Secretaria (www.sefaz.ce.gov.br). A rede arrecadadora do IPVA inclui o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNB, Bradesco, casas lotéricas e Farmácias Pague Menos.






A Reinauguração da Farmácia Conviva em Barbalha: Um Marco para o Grupo Conviva

A cidade de Barbalha, conhecida por sua rica cultura e tradições, foi palco de um evento significativo para o setor farmacêutico da região. ...